Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Mariana
Noivo Experiente Junho 2025 Setúbal (Concelho)

o grande problema: Lembranças

Mariana, a 19 de Março de 2025 às 20:45 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 32
Olá meninas,
Espero que estejam bem!

Estamos a 94 dias do grande dia e, ao contrário do que tínhamos pensado, as lembranças estão a ser um grande tema 😂
Pensávamos que já estávamos decididos mas tudo parece “mais do mesmo”, sabem?
Já estamos inclusive a ponderar não dar nada.
Dos casamentos que fomos recebemos: nada, uma raspadinha, argola de guardanapo, íman, charutos ou uma fotografia porque utilizamos o photobooth. Se gostei de alguma destas lembranças… acho que não acrescentaram nada, francamente. No caso das argolas do guardanapo nem é algo que tenhamos por hábito utilizar… Mais depressa me lembro dos missais e leques que trouxe da cerimónia do que da lembrança propriamente dita. Entendem?
Não quero estar a parecer pobre e mal agradecida, só estou a dar a minha opinião sincera.
Inicialmente tínhamos pensado em oferecer um género de mini-cabaz: mini garrafa de moscatel, bolinhos tradicionais, pote com mel, mix de especiarias. Mas talvez por estarmos a pensar tanto no tema… que nos parece sem graça. Bem sei que é só um miminho… mas será que vale assim tanto a pena?
Também pensamos em oferecer uma moldura sem nada (mas dizem que dá azar e eu sou supersticiosa) para depois darmos uma fotografia do casamento.
Este tema nem tem tanto a ver pelo custo associado mas sim pelo “drama” que está a ser 🧘🏻‍♀️
Desculpem o desabafo mas não gostamos de deixar arrastar as coisas tanto tempo e, infelizmente, está a acontecer!

32 respostas

Última atividade por Adriana, a 28 de Março de 2025 às 21:33
  • Adriana
    Noiva Constante Julho 2026 Gouveia
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que algo comestível é sempre útil e agradável ☺️☺️
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Novata Agosto 2025 Vila Nova de Gaia
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É um artigo que vão sempre dar utilidade ☺️
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá ❤️ gosto da ideia das colheres, diferente! Obrigada 🥰
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Daniela,

Muito obrigada pelas ideias ❤️ beijinho!!
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Constante Junho 2025 Castelo Branco (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mariana, nós decidimos dar ás senhoras suculentas, porque eu adoro e tenho algumas então estou a replantar e a minha sogra também tem muitas então basicamente é comprar os vasinhos e por o autocolante que já tenho com o monograma!

Aos senhores vamos oferecer mini garrafas (que mandei vir da temu) com aguardente de medronho caseira que a minha prima se ofereceu para nos dar!

E às crianças, estamos a pensar simplificar com gomas!

Vamos ter uns saquinhos de ressaca que vou colocar nos quartos dos nossos melhores amigos que vão dormir connosco na quinta e os que sobrarem vou dar aos resistentes da festa Smiley xd

beijinhos Smiley heart

• Responder
  • Daniela
    Noiva Novata Agosto 2025 Vila Nova de Gaia
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui como as mulheres da família adoram café, vamos dar umas colheres douradas em formato de coração a cada uma com umas saquetas de preparado de cappuccino 😍 aos homens ainda está difícil, contudo estávamos na ideia de dar uma mini garrafa de alguma bebida que eles gostem com um copo ou saca rolhas engraçado ☺️
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Eva, muito obrigada pelas tuas sugestões ❤️
    • Responder
  • Eva
    Noiva Curiosa Maio 2025 Cartaxo
    Eva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mariana!

Aqui do nosso lado vamos dar "mini suculentas" (a minha mãe tem muitas então vamos por alguns tranquinhos nuns vasinhos pequeninos e dar às senhoras), e aos senhores garrafinhas de hidromel (vamos comprar garrafas grandes e encher depois as pequeninas). Juntamente com uma plaquinha impressa em 3d com o nome de cada um, que vai servir também para marcar os lugares.

Coisas simples podem ser por exemplo fazerem saquinhos com o snack preferido da noiva e do noivo (por exemplo pipocas e m&ms, recebi suspiros de uma prima e comi-os logo eheh).

Beijinho!

• Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aí não acredito! 😂 mas é uma ideia bonita, adorei o packaging, querido!
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Constante Julho 2025 Alenquer
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    o grande problema: Lembranças 1
    Olá querida
    O azeite está caro então senti que pode ser útil mesmo sendo pouca quantidade 🤣🤣🤣🤣
    Vai ser por casal porque vamos oferecer fotografias de brinde estava incluído no pacote do fotógrafo .Também tenho uns potes de mel que vou aproveitar para espalhar ..Crianças Nutella …

• Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Adriana,
    No nosso caso, eu é que sou mais tradicional 😂
    Mas pelo noivo damos lembranças… mas também já está num ponto em que não se dá nada…Gosto da ideia do mel, também nos faz sentido porque temos produção de mel aqui na zona e era algo que gostávamos de incluir no mini-cabaz.Um beijinho! ❤️
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Constante Julho 2026 Gouveia
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mariana!
    Como te entendo. Por mim, também não daria nada, mas o noivo insiste pois é mais tradicional.
    Decidimos logo por potes de mel, que é caseiro da quinta da família dele, então não vai ter grande custo para nós. E para as crianças, algo doce, talvez saquinhos de gomas, mas ainda estamos a ponderar. Os potezinhos de mel foram uma decisão fácil de tomar e penso que seja algo que irão gostar.Mas no geral, sou da opinião de que lembranças são realmente um gasto desnecessário e que ninguém liga, mas pronto 🤷🏻‍♀️
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu gosto de lembranças mas têm de ter significado, sem úteis. É mais por isso… bem, iremos ver! Obrigada pela tuas palavras ❤️
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Ativa Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Depois tem muito a ver com a tua maneira de ser também. Até podes não gostar muito dessa questão das lembranças mas se para ti for muito importante a opinião geral dos teus convidados e se achas que eles vão notar "a falta" da lembrança e isso te fizer sentir "mal" então mais vale arranjares qualquer coisa para não ficares a pensar nisso.... Smiley heart

Seja como for, pensa que vai correr tudo bem! Vai ser um dia muito feliz e cheio de coisas boas Smiley heart

• Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Raquel,
    Espero que estejas bem 😊
    Compreendo-te perfeitamente… por aqui ainda a deliberar 🫠
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Experiente Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mariana,

Por aqui exatamente com a mesma questão. Vamos ter photobooth com impressão o que acaba por ser ja uma lembrança.Mas ja tentei pensar em mil coisas e não me vem nada de jeito.. na feira dos noivos havia uma amostra de mini garrafas de gin personalizadas que achamos muita piada…. Mas ainda não estou convencida a 100%
    o grande problema: Lembranças 2

• Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Catarina 😊 obrigada pela tua mensagem. Revejo-me muito! Beijinhos
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Ativa Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mariana,

Pois eu compreendo-te muito bem. Tão bem que optei por não ter essa lembrança.... é um dinheiro (no nosso entender) muito mal empregue porque em 90% das vezes aquela lembrança vai acabar no lixo, ou esquecida num lado qualquer....

• Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Quirina, revejo-me totalmente e percebo perfeitamente. Sinto o mesmo…
    Pois, a nossa ideia do mini cabaz também seria com produtos que temos ou conseguimos adquirir de forma muito fácil e com um valor mesmo acessível…
    É difícil 😂
    • Responder
  • Quirina
    Super Noiva Julho 2025 Lisboa (Concelho)
    Quirina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mariana, como te compreendo!

Sem querer desprezar, mas tudo o que vejo acho um bocadinho inútil. A minha vontade era nem dar nada, mas como dizem que fica sempre bem oferecer alguma coisa já nos decidimos em ter lembranças. Para as crianças vamos dar saquinhos de gomas, para os homens canetas personalizadas e para as mulheres saquinhos de chá.

Na realidade, acho que até conseguimos lembranças úteis; as gomas todos gostam e canetas qualquer pessoa usa, independentemente de estar lá o nosso nome ou não. Os saquinhos de chá é que já acho que não vão ser utilizados e vão parar a uma gaveta, mas confesso que não me lembrei de mais nada e o chá será da horta dos meus pais, por isso, se não usarem também não me sinto mal, pois serão quase a custo zero.

• Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Opa sim… entendo totalmente o que dizes 😂 e faz sentido! Em breve darei novidades 🤭
    • Responder
  • Carolina Elias
    Noiva Experiente Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahahahahah pois é isso. E acho que alguns nem dariam falta das lembranças sinceramente 🤣 o dia é tão preenchido que iam embora e nem reparavam que não se tinha dado nada ahahahah

Levam a barriga cheia e vão com sorte 🤣
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Polaroid nós temos, teríamos sempre de comprar muitas recargas 😂 aí socorro!

Já estivemos mais longe… olhando para tudo o que vamos ter e que os convidados podem levar (eu sou essa pessoa pelo menos, mas porque gosto de guardar essas recordações: missal, identificador da mesa, menu, leque… dou mais significado a isso 😂). Acho que estamos a milímetros a não dar nada ahahahah juro!
    • Responder
  • Carolina Elias
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, era uma boa ideia sim. Mas nós por exemplo já teríamos de comprar a polaroid e as recargas, pois não temos 😅 e seria sempre necessário ter alguém responsável sim, porque senão qualquer pessoa poderia agarrar na máquina e pôr-se a tirar fotos à parva e a gastar recargas 🤣🤣🤣🤣

Já estou como tu, e já pensei em não dar nada e pronto 😅 uma pessoa já oferece tanta coisa ao longo do dia 🤦🏻‍♀️
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Carolina,

Entendo totalmente o que dizes. Subscrevo!
    Acho que a ideia das fotografias podia resultar se fosse Polaroid… nós também não temos as fotografias impressas no dia, foi a solução que me lembrei-me… mas era preciso ter uma pessoa destacada para isso mesmo 🙃😂
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Mafalda!
    Acho uma ideia gira e, tendo em conta a vossa data, acho que faz total sentido. Gostei ❤️
    • Responder
  • Carolina Elias
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Por aqui também ainda não decidimos. Por um lado não queríamos gastar grande dinheiro porque sabemos que a maioria das pessoas nunca mais liga às lembranças e por outro lado também não queríamos dar algo que soubéssemos que a probabilidade de irem usar fosse muito reduzida. Então está difícil decidirmos 🤦🏻‍♀️
    Já pensámos em abre caricas com íman para os homens - usam e dá para colocar no frigorífico. Em velas para as mulheres.. mas no fundo não me agrada a 100% 😅 enfim. Também achei que fosse um assunto mais fácil de resolver ahah

Por acaso gostei bastante da ideia da fotografia que a Leonor deu mas no nosso caso nem dá porque os fotógrafos não imprimem as fotografias no dia. E as lembranças quero dar logo no dia do casamento.
    Vou ficar atenta ao post, pode ser que alguém venha aqui com mais ideias ahah
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Ativa Novembro 2025 Mafra
    Mafalda Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá mariana !
    Nós vamos fazer uns pendentes para a árvore de Natal em barro com o nome de cada pessoa e deixar em cada prato.
    Uma amiga minha vai fazer. Ainda não sabemos a forma, se será Estrela, círculo… mas ela ofereceu nos no Natal e nós pensamos logo que seria uma boa lembrança e decidimos logo a lembrança antes da data e de tudo o resto 🤣 o grande problema: Lembranças 3
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Leonor,

Olha mas que boa ideia! Segue um pouco a linha da moldura que mencionei em cima ❤️ gostei! Vou falar com o noivo.
    Realmente fica difícil pensar em algo útil que não seja banal… e o “só dar porque sim” não faz muito sentido para nós.
    Obrigada pela partilha! Beijinho
    • Responder
  • Mariana
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Daniela,

Muito obrigada pela tua ideia 😊 realmente pode ser algo a ponderar!
    • Responder
  • L
    Noiva Principiante Maio 2025 Braga (Concelho)
    Leonor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mariana!

Apenas posso dar a minha opinião como convidada, dos vários casamentos a que já fui, a única lembrança que realmente apreciei e achei "útil" foi do último, em que ofereceram a cada convidado/família/casal a foto que tiramos com os noivos, num postal em que mencionava o nome deles e a data do casamento. Ficamos com algo que marca o dia e permite rever sempre que quisermos recordar.
    Pelo que percebi os postais já estavam feitos e os fotógrafos foram imprimindo fotos consoante os critérios que coloquei acima.
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Principiante Maio 2025 Setúbal (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mariana!

Olha, por ter exatamente o mesmo dilema que tu e já ter experienciado isso como convidada, eu e o noivo decidimos oferecer um donativo a uma instituição com o dinheiro que seria utilizado para lembranças e vamos deixar um cartão com essa indicação no lugar de cada convidado, dando assim a entender que foi feito um donativo ao invés de uma lembrança (que muito possivelmente iria parar a uma gaveta). Desta forma estamos a contribuir para uma causa que nos é querida e sabemos que o dinheiro é bem investido Smiley heart

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração