Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Raquel
Noiva Experiente Agosto 2026 Sátão

o drama do Plano de Mesas

Raquel, a 15 de Outubro de 2024 às 11:15 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 31

Bom dia noivinh@s!!

Como estão?

Sinto que ultimamente não faço mais nada a não ser criar posts para tirar dúvidas, obter informações ou até retirar inspirações do vosso planeamento/casamento. Mas é bom sentir que não estou sozinha e que esta comunidade tem pessoas incríveis, prontas a ajudar, como vocês! ❤️

Vou então falar de algo que me deixa EXTREMAMENTE stressada - plano de mesas, seating chart, ou lá como vocês chamam 😅

big-bang-theroy-stressed.gif

Já sabemos há algum tempo quem queremos convidar, o que torna um pouco a situação mais fácil. O problema é sempre organizar mais a família que os amigos. Temos um casal que apenas se dá bem com o padrinho (de batismo) do meu noivo e com o meu sogro (o padrinho de batismo do meu noivo é irmão do meu sogro). E estamos com imensas dificuldades em colocá-los numa mesa.

Mas também estamos na dúvida sobre os pais dos noivos - no vosso casamento os pais ficaram/vão ficar ao vosso lado na mesa, ou vocês e o/a vosso/a noivo/a ficaram sozinhos numa só mesa? E caso terem ficados sozinhos, colocaram os pais do noivo e da noiva numa mesa juntos ou separaram-nos?

Confesso que apetece-me ARRANCAR os cabelos. E isto só agora começou. Mas quero já deixar o plano de mesas feito para depois, daqui para a frente, ter menos com que me preocupar!

Beijocas a tod@ssss!!! ❤️

31 respostas

Última atividade por Raquel, a 17 de Outubro de 2024 às 17:09
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Para ti também Flávia, boa sorte! ❤️
    • Responder
  • Flávia
    Noiva Principiante Março 2026 Viana do Castelo (Concelho)
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muitas felicidades antes demais! 😍
    Ja temos também a primeira lista de convidados, e planos de mesa, sabendo que ainda falta e que até lá muita gente entra e sai da nossa vida (infelizmente sei que acontece).
    Quanto aos pais do noivo, como ele é Brasileiro, vai ser dificil eles estarem cá. Mas não é ideia nossa os nossos pais ficarem na nossa mesa, mas sim o filho do noivo e a nossa bebé (uma vez que o menino dele apenas nos conhece a nós, e porque é dificil trazer uma família inteira do Brasil para ca, então faremos depois lá uma festa com a família dele). No plano de mesas está a ser muito complicado, pelo menos no caso de algumas famílias de numero ímpar, que não consigo encontrar outras a quem juntar. Ahhhh 😫Mas pronto, ainda falta e até lá, muita água corre no rio 😅
    Continuação de bons preparativos 😍😍
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Ana!

Isto é apenas um esboço inicial! Para quando estiver perto do dia, saber já mais ou menos o que fazer à minha vida sem ter que sacrificar uns quantos cabelos na minha cabeça 😂

Os nossos pais já se conhecem e já estiveram várias vezes juntos, mas, mesmo assim, também planeio separá-los nas mesas 😂

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Carina!

Como já disse a outras noivas, é apenas um esboço/maquete inicial. Para depois, mais para a frente, não me stressar tanto e já não estar a pensar quem deva juntar com quem nas mesas! Mas sim, tenho perfeita noção que vão existir desistências e até sei mais ou menos quem são essas pessoas (para verem o nível de preparação 😂)

Claro que quando estiver mais próxima do grande dia, irei voltar a isso, mas guardei um pdf que fiz aui na app com o esquema que quero mais ou menos, para poder revisitar mais perto do dia 🥰

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Magda!

As duas quintas com as quais me identifico mais têm a possibilidade de colocar mesas retangulares compridas, podendo aumentar o número de lugares por muito. E acho que vai ser interessante, pois o meu noivo tem uma família relativamente pequena, e uma das mesas poderá ficar apenas com 6 pessoas. Tenho que ver se consigo enquadrar, de alguma forma, mesas compridas com mesas redondas! 😅

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Carolina!

Realmente a opção que está a ter mais votos é os noivos sentados na mesma mesa, sozinhos, portanto vou também optar por fazer isso! 😂

Eu só estou a fazer agora o plano muito por alto, para depois, quando estiver perto do casamento e tiver ainda mais coisas com que me stressar, já não esteja a pensar se "sento este com este, ou este com aquele". É um género de maquete 😂

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Quirina!

Eu só estou a fazer mesmo agora para ter uma ideia inicial! Quando estiver mais perto posso voltar a isso e já não me stressar tanto porque já sei quem quero, mais ou menos, nas mesas! Smiley kiss

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Raquel!

Pois, acho que vou tomar a opção de ficarmos só nós os dois na mesma mesa.

E sim, também quero mesas animadas. Há uns anos fui a um casamento onde a única pessoa que me dava na mesa era nada mais, nada menos, que o meu noivo e foi estranho! Portanto claramente também vou optar por juntar as pessoas por afinidade!!

• Responder
  • Ana
    Noiva Constante Setembro 2024 Mafra
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Raquel,

No stress! Aconselho a deixar isso mais para o fim. Nós finalizámos o plano uma semana e meia antes do casamento. Vais ter desistências e, nos entretantos, o mundo roda, por isso não vale a pena stressar com isso agora.

No meu caso, ficámos os dois sozinhos numa mesa e colocámos os pais em mesas separadas, cada casal com a sua respectiva família, mas logo ao lado da nossa mesa. O nosso caso é um pouco peculiar porque somos de nacionalidades diferentes e os pais não falam a mesma língua. E na verdade, só se conheceram uns dias antes do casamento Smiley xd Mas sinceramente, acho que, mesmo que falassem a mesma língua, os sentaria da mesma maneira.

• Responder
  • Carina
    Noiva Constante Setembro 2024 Gondomar
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel,

Deixa isso mais para o fim... é realmente um stress mas ainda te falta muito tempo e ainda vais ter desistências pelo caminho etc...não vale mesmo a pena já te cansares com isso porque vais ter que depois andar sempre a ajustar.Depois, é respirar fundo e ir fazendo esquemas até chegar a um plano final. Eu fui fazendo em Excel várias opções e ia mexendo os nomes entre as mesas até acharmos que estava na melhor forma possível. A minha mãe não se dá com a cunhada dela e tiveram ambas na mesma mesa. Mas era uma mesa de 14 pessoas tava uma em cada ponta e pronto ninguém se matou ou incomodou 😂
    • Responder
  • Magda Calisto
    Noiva VIP Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel!
    Na nossa Quinta, as mesas são de 8 lugares, o n° de lugares por mesa depende do tipo de mesas que as Quintas/restaurantes dispõem, por isso convém obteres essa info junto do espaço onde irão fazer o copo d'água, de forma a orientares-te melhor.
    No nosso caso, teremos uma mesa para nós, os noivos, onde nos sentaremos com os padrinhos e madrinhas e respectivos cônjuges, pois não faz sentido separarmos os casais. Teremos, próximas da nossa mesa, três mesas, uma do meu irmão, cunhada e outros familiares meus, a mesa das Damas de Honra (ao meio) e outra com os pais do meu noivo, irmã dele, cunhado, etcDepois teremos outras mesas com mais familiares e um nr reduzido de amigos, pois também não pretendemos mais de 60 convidados 😉
    • Responder
  • Carolina Elias
    Noiva Constante Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel, sinceramente acho que ainda te falta tanto tempo que isto por enquanto é o menor dos problemas. Até porque só consegues fazer mesmo com as confirmações, podes fazer um exemplo e uma experiência mas por agora nada definitivo e acho que não deves pensar já nisso ahah eu caso para o ano e não estou minimamente preocupada com isso 🤣 (e olha que também sou muito stressada ahahah).
    Mas respondendo, eu e o noivo vamos ficar numa mesa sozinhos - na quinta onde vamos casar só dá assim mas também já era a nossa ideia antes. Vamos separar os nossos pais e assim colocamos os meus pais com os meus padrinhos e os pais dele com os padrinhos dele. Em relação ao resto ainda não pensei muito 🤣
    • Responder
  • Quirina
    Noiva Experiente Julho 2025 Lisboa (Concelho)
    Quirina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel, por enquanto só decidimos que vamos ficar os dois sozinhos na mesa e que vamos sentar as pessoas por afinidades. O plano das mesas vamos deixar para mais tarde quando tivermos as confirmações (ainda nem entregámos convites).
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Constante Agosto 2025 Alenquer
    Raquel Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hello Raquel,

Ainda este fim-de-semana falei por alto sobre isso…Nós vamos deixar o tema mais para frente mas decidido está que vamos ficar só os 2, e que vamos sentar as pessoas por afinidade e não fazer misturas..Quero mesas animadas e quando estamos com alguém que não conhecemos bem, ficamos mais retraídos.Os pais dele ficarão numa mesa com os tios, a minha mãe com os meus tios e avó, e por aí…
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sandrine!
    Obrigada!! Sim, isto que estou a fazer agora é só uma visão geral sobre como quero ter as coisas mais ou menos no dia. Claramente que deverão haver algumas desistências, tenho eu e o meu noivo família emigrada, mas depois também já saberei o que fazer!! Beijinhos e boa sorte ❤️
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sónia. Pois, acho que irei ficar também apenas com o meu noivo na mesa também!
    Relativamente a já estar a fazer o plano tão cedo, é só uma visão de como quero as coisas no dia. Caso exista alguma desistência assim também já sei como deixar as mesas depois mais próximo da data!! Beijinhos 😘
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sara!
    Pois, acho que pelos conselhos das restantes penso que deva ficar também apenas só com o meu noivo na mesa!
    Eu já estou a fazer o plano por alto, mas sei que há a possibilidade de haverem algumas pessoas não poderem vir (o meu noivo tem família no Brasil e eu na França) mas também já tenho tudo mais ou menos controlado e sei o que fazer caso essas pessoas não venham 😅
    • Responder
  • Sandrine
    Noiva Constante Maio 2025 Porto (Concelho)
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Raquel!

Entendo-te perfeitamente, aqui também está a ser uma verdadeira dor de cabeça ahaha socorrooo. Na minha visão, a melhor maneira de organizar seria misturar as famílias. Por exemplo, na mesa dos pais, planeio colocar os meus pais e avós junto com os pais e avós do meu noivo. O mesmo para os primos e amigos, criando mesas mistas como, por exemplo, juntar os meus colegas de trabalho com os dele. Acho que assim facilita a interação entre todos e torna o ambiente mais descontraído. Nao sei se faz sentido?

Quanto à questão de ficarmos sozinhos ou com os pais na mesa, também tive essa dúvida. No final, decidimos ficar só os dois, para termos algum tempo juntos durante o jantar e aproveitarmos alguns momentos a sós.

Também comecei a fazer o plano de mesas antes mesmo de ter as respostas dos convidados, mas com o caos que isto pode ser, prefiro esperar pelos RSVPs para não me complicar mais kkkk.

Boa sorte com os preparativos, vais conseguir organizar tudo da melhor forma! 💕

• Responder
  • Sónia
    Noiva Constante Abril 2026 Sintra
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel, nós vamos ficar sozinhos na mesa. Estou a pensar fazer a distribuição das mesas de acordo com as afinidades dos convidados, ou seja, a forma como se dão uns com os outros. Só vou fazer a distribuição mais próximo da data, como por vezes há desistências assim só tenho esse stress uma vez. 😁
    • Responder
  • Nia
    Noiva Constante Junho 2025 Santa Maria da Feira
    Nia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Raquel,

Nós vamos ficar sozinhos numa mesa com a nossa filhota... e as mesas serão compostas por família do noivo junto com família do noivo e família da noiva junta com família da noiva, para que esteja tudo mais a vontade.

E dentro disso iremos jogar com os que se dão melhor ou pior😅

• Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Maio 2025 Vila do Conde
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Nós optamos por ficar sozinhos numa mesa.
    Os nossos pais vão ficar separados pois eles mal se conhecem e acho que faz mais sentido colocá-los juntamente com a família mais próxima!No caso do meu noivo os pais deles são divorciados e embora se dêem bem, estamos a pensar colocá-los em mesas separadas, cada um juntamente com os seus irmãos (nossos tios). No meu caso os meus pais são casados e ficarão na mesma mesa juntamente com alguns tios também 😊Isto foi apenas algumas coisas que decidimos mas ainda não organizamos as mesas porque ainda nao entregamos convites nem temos confirmações! E era para evitar ficar tudo organizado e depois algumas pessoas não poderem vir e dar o dobro do trabalho a alterar tudo 😅
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Já sabes como eu sou. Adoro planear com a maior antecedência, até as falhas planeio 😅

A vossa mesa já está feita (com o pessoal de sempre) e acredito que, com os conselhos aqui das restantes noivas, logo à noite já consiga deixar as coisas mais ou menos tratadas Smiley heart

• Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel, efetivamente é uma grande dor de cabeça montar o plano das mesas! Eu refiz umas quantas vezes e tive desistências na última semana - 2 dias antes tive que reenviar um novo plano para a quinta 🙃
    Sugiro elaborares, para já, só as mesas da família que, em princípio, sabes que não vão faltar. Amigos deixa para os últimos meses antes da data que, por experiência, são os que mais te vão dar dor de cabeça 😅
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Beijinhos Smiley heart

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Beatriz! Smiley heart

Sim, poderá haver algumas ausências mas eu sempre fui uma pessoa assim. Gosto de organizar (em demasia) e fazer planos caso exista algum problema (neste caso as ausências) que assim, quando chegar o dia, já sei como atacar 😂 Nós já tivemos uma lista bem maior do que a de hoje, pois agora cortámos mesmo quem achávamos que não era necessário e agora sabemos que estas são as pessoas que queremos lá! Portanto, epa, se isto já ficar feito, melhor 😂

Relativamente à tua situação, tendo pais separados, acho que abordaste a situação de uma maneira incrível!! E acho que vou optar também por ficar apenas numa mesa mais o meu noivo e está bom. Assim já conseguirei, de uma certa forma, colocar aquele casal que não se encaixa na mesa dos meus sogros! Smiley tongue

• Responder
  • Sara
    Noiva Curiosa Julho 2025 Porto (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada princesa ,estamos aqui todas para o mesmo ☺️
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Sara! Eu estou no trabalho e já tive que ir à casa de banho respirar fundo porque isto está a atormentar-me desde ontem 😂

Pois, estou a ver que a maioria vai optar por ficar sozinho e não juntar os pais, que acho que também será a melhor opção para mim!!

Obrigada Smiley heart

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Wanessa! Smiley heart

Realmente quando toca a fazer o plano das mesas vai sempre existir coisas que não vão bater muito certo, mas o que importa é que a gente dê a volta a isso!

Pois, já vi que a maior parte das pessoas fica numa mesa sozinhos. O último casamento a que eu fui os pais dos noivos e os noivos ficaram na mesma mesa, por isso a dúvida! Mas obrigada e bons preparativos! Smiley heart

• Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Setembro 2025 Mafra
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Raquel, primeiro que tudo calma 😂 Respira, que tudo se resolve Smiley heart

Honestamente acho muito cedo para te estares já a preocupar com mesas. Podes estar a ter este trabalho todo agora e depois basta teres umas ausências para te estragar o plano todo.

Quanto à mesa dos noivos, tanto eu como o homem temos os pais separados e famílias que não se falam - o que piora toda a situação. Vamos ficar os dois sozinhos na mesa dos noivos, uma mesa para a minha família materna, outra mesa para família paterna e o mesmo para o noivo, uma mesa para a minha família materna, outra mesa para família paterna.

Posso também dar-te o exemplo de dois ou três casais que tenho que não se encaixam em nenhum grupo, e vou pô-los todos juntos numa mesa 😅

• Responder
  • Sara
    Noiva Curiosa Julho 2025 Porto (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola novinha, primeiro contas até dez depois respiras fundo e vai 🤣
    Normalmente as mesas são de 10 a 12 pessoas, assim podes ter uma nocao de quantas podes juntar.
    Na minha quinta existe uma mesa só do noivos. O que vamos fazer é o seguinte, uma mesa para cada um, ou seja os meus pais ficam com os meus irmãos e os dele com os irmãos dele, assim não excluímos a família mais próxima de estar nos perto,se me faço entender 😃Beijinhos e bons planeamentos 😊
    • Responder
  • Wanessa
    Noiva Constante Setembro 2025 Viseu (Concelho)
    Wanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Raquel Smiley heart

Nós também temos assim algumas situações mais complicadas com as quais tivemos que lidar, acho que faz parte!

Quanto às tuas questões, nós vamos ficar os dois sozinhos numa mesa e os nossos pais vão também ficar separados - temos uma mesa que é para a família da noiva e outra que é para a família do noivo.

Achamos que, por muito bem que os nossos pais se deem, merecem estar perto de pessoas que fazem mais parte da convivência deles no dia, como os nossos tios/avós entre outros Smiley smile

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração