Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana
Noiva Novata Novembro 2021 Sines

O drama do casamento com estrangeiro

Ana, a 5 de Julho de 2021 às 15:00 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 19
Boa tarde a todos
Eu estou super indignada em como o processo do casamento com uma pessoa estrangeira é transformada num drama.
Na altura que devia ser única os registos conseguem fazer uma dor de cabeça.
Iniciei o processo de casamento ha 2 semanas com o meu noivo de nacionalidade brasileira mas com titulo de residência ha 4 anos.
Uma das funcionarias do registo informou que o processo ia apenas ao sef e voltava assinado e que em setembro outubro ja podiamos casar.
Para minha surpresa volto lá a semana passada e agora informam que o processo vai ao ministerio publico, vai ser averiguado e que em todos os casos de casamento com pessoas de outra nacionalidade é assim 🤦‍♀️🤦‍♀️
A minha questão é, já alguem passou por algo parecido ??

19 respostas

Última atividade por Rita, a 7 de Julho de 2021 às 15:18
  • Rita
    Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida Ana! O meu nome é Rita e sou uma nova administradora desta comunidade! Smiley heart

Vou estar aqui para o que precisares.

Deixo aqui um link para te ajudar nessa dúvida.

Casamento entre dois estrangeiros.

Deixo aqui o meu post de apresentação e convido-te a ir lá apresentares-te também!

Novo elemento na comunidade!!! 🙂

Beijinhos

• Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois mas mais uma vez tou aqui a porta do registo para falar com as pessoas e desta vez n vou ser meiga nas palavras
    • Responder
  • Denise
    Noiva Ativa Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O amor e companheirismo de vcs irá ultrapassar qualquer dificuldade. Ainda não tem data, ok, mas tem um vestido e outras coisas? Quando poder marcar a data do grande C, já caibrar quase tudo pronto. Só terá que se preocupar com pequenos detalhes. Fio a no que pode fazer e não no que não está em suas mãos, pois com essas coisas não podes fazer nada a não ser sofrer.
    • Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É que uma pessoa diz que em setembro outubro ja podiamos casar e eu fiuei tranquila e fui comprar vestido e ja comprei outras coisas pq lojas aqui na zona de vestidos nao ha e agora nem data tenho...
    • Responder
  • Denise
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bem, então agora será esperar e fazer alguma pressão para darem respostas. Estarei a torcer muito por vcs. Eu sei quão difícil é todo esse processo. Mas não deixe de fazer pressão, pedir respostas sempre que poderes. Beijinhos minha querida.
    • Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola denise sim eu ja entreguei tudo inclusive ja paguei e ja apresentei a certidao apostilhada mas disseram me que ia ao ministerio publico sem sequer terem falado comigo ou com ele e sem sequer terem visto docs
    • Responder
  • Denise
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha. A resposta da Larissa é a mais acertada.
    Eu sou brasileira tbm. Estou em pt há mais de 15 anos, já tenho dupla nacionalidade e estou bater problemas com o casamento religioso porque a igreja católica pede montes de declarações de estado livre, batismo com folha, confissão de fé.... olha, o mais fácil foi entregar a certidão de casamento civil (já somos casados no civil há quase 9anos). Há que ter fé e correr atrás. Super beijinho.
    • Responder
  • Sabrina
    Noiva Ativa Maio 2021 Pombal
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tenho uma amiga que casou com um brasileiro e ela deu entrada na conservatória de Abrantes.
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Setembro 2021 Vila do Conde
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ana! Acredito que valha a pena ir a outra conservatória pois o processo só segue o fluxo que te informaram se a pessoa não estiver legal no país, pois isso vai ao SEF e investigam para verificar a veracidade do casamento.

Sou brasileira e o que fiz foi: pedir ao meu pai no Brasil que fosse a conservatória da minha cidade natal e pedisse uma Certidão de Nascimento de Inteiro Teor com apostila de Haia (é a única forma de o documento ter validade internacional). Assim que a certidão original chegou aqui por correios fui até o consulado e pedi um Certificado de capacidade matrimonial, isso prova que a pessoa não é casada no país de nacionalidade e pode contrair matrimonio em território nacional. Com os dois documentos em mãos fomos até a conservatória e apresentamos o cartão de cidadão do noivo e o meu título de residência, processo pago e marcado.

Está a vontade para me mandar mensagem e eu ajudo com o que for possível Smiley heart

O processo é sim burocrático, mas se seguirem os passos todos não há complicação alguma

• Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Ana!

Tenho ideia de que é possível alterar, mas não conheço os trâmites oficiais...
    Liga para a Linha Registo: 211 950 500.
    Boa sorte!
    Beijinho!

• Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana! Efectivamente é um processo mais burocrático mas vais ver que tudo se compõe. Quando é que pretende casar? 😘
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então não perdes nada em tentar 😉
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ana 😍

Lamentavelmente todo o processo é mais moroso sim! Mas com paciência tudo se consegue 💪

A noiva Iara também tem um noivo brasileiro e vão casar a 3 de Agosto. Envia-lhe MP que ela conseguirá certamente ajudar-te 😘

• Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim isso eu sei mas liguei para este e não me falam em nada de ministerio publico...
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Experimenta. Podes sempre ver, algumas se calhar facilitam mais mas há coisas que são obrigatórias por isso mentalizem-se que não vai ser fácil, mas com esperança de que correrá bem…
    • Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já estou super cansada , estou a pensar em mudar de conservatoria porque ja me disseram que a de santiago que é perto daqui não é nada dissoo... mas será que posso ?
    • Responder
  • Zélia
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana!
    Efectivamente o processo de casamento com um estrangeiro tem algumas dificuldades extra do que com uma pessoa da mesma nacionalidade.
    O meu marido é da União Europeia mas sei que com cidadãos de fora é ainda mais difícil. 😫😫 nao sei se acontece isso com brasileiros, mas sei de quem teve que passar um dia todo em interrogatórios para provar que o namoro era legítimo…
    Terão que ter paciência, e seguir o que vos pedem. Confia, vai correr tudo bem 🙏🏼🙏🏼
    • Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tou a pensar seriamente em mudar de conservatoria mas será que dá?
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana!
    Lamento saber que será ainda mais moroso... 😬
    Não consigo ajudar, mas algumas noivas têm experiência e poderão aconselhar!Boa sorte! 🤞🍀
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração