Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Suzy
Noiva Curiosa Maio 2016 Cascais

Nós de marinheiro

Suzy, a 29 de Julho de 2015 às 02:32 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 20

Olá comunidade!

Preciso da vossa ajuda: o tema do meu casamento é sobre os Nós (marinheiro). Neste caso, é mais de pescador, porque além dos noivos gostarem do mar e de viverem na sua proximidade, também o noivo adora pescar nos seus tempos livres.

Pretendemos que o nome de cada mesa fosse o nome de um nó, e que cada nó tivesse colocado no placard de mesas e em cada mesa. Para isso seria necessário fazer 2 nós de cada, um para o marcador de mesas e outro para o placard. Já reunimos os tipos de nós que pretendemos e o seu significado.

O problema é que eu não sei fazer os nós. Já pesquisei livros e na internet além de ver vídeos também. Não sei se ao fazer, se os nós ficam bem feitos e com o tipo de corda certa, de modo que prefiro mandar fazer.

Conheçem alguém que faça nós de marinheiro?

Antecipadamente grata!

SS

20 respostas

Última atividade por Pliiim, a 16 de Agosto de 2015 às 09:55
  • Pliiim
    Super Noiva Novembro 2015 Oeiras
    Pliiim ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Susy, encontri este nó!

    https://comunidade.casamentos.pt/forum/procuro-noiva-tema-nos-marinheiros--t57981

    mas nao consegui encontrar o teu debate Smiley sad por isso abri um novo, na esperança que alguem te identificasse... e aconteceu! Smiley laugh

    dá uma espreitadela Smiley winking

    • Responder
  • Pliiim
    Super Noiva Novembro 2015 Oeiras
    Pliiim ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom! Parabéns pela originalidade!! Smiley smile
    • Responder
  • Suzy
    Noiva Curiosa Maio 2016 Cascais
    Suzy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Pilllim,

    Estavamos a pensar para a mesa dos noivos o nó do amor perfeito, que é o nó que iremos fazer logo a seguir á cerimónia.Os padrinhos vão fazer um género de "segunda cerimónia" em que iremos " dar o nó". Esta cerimónia tem como significado A união de vidas e famílias separadas em um. Depois de fazermos o nó iremos colocar na nossa mesa.

    Depois, consoante o numero de mesas, escolhemos outros nós, relacionados com os pescadores, como:

    1 - nó de pescador, 2- nó de escada, 3 -nó bola de berlim, 4 - nó de peso,5 - nó de catau, 6 - nó de estacha, 7 - nó em oito, 8 - nó volta do pescador, 9 - nó de âncora, 10 - nó de carrasco,11 - nó cirurgião, 12 - nó volta do salteador, 13 - nó de escota, 14 - Nó garra de gato, 15 - Nó de Canhão

    Já tenho também as instruções para fazer cdda um. Agora tenho que arranjar um tipo de corda/cabo adequada, tempo e paciencia para fazer. Pelo menos tentar. Se eu não conseguir tenho que recorrer a ajuda.

    Para os centros de mesa, estava a pensar colocar uma moldura com o numero e o nó lá colocado, ou então assim,

    knot number

    knot number

    Depois, como decoração, quero ter uns em tamanho grande. Já tenho rede de pesca em branco e ainda queria arranjar uma boia em que depois pinto com as cores do tema de casamento.

    knot decoration

    knot decoration

    • Responder
  • Pliiim
    Super Noiva Novembro 2015 Oeiras
    Pliiim ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fui escuteira muitos anos e há imensos nós que podes usar e também pelo significado... Como estou no Tlm não posso por fotos, mas digo te os nomes e tu vês! Smiley winking
    Podes usar os nós como marcadores de mesa, tipo
    1. Nó direito: o nó mais seguro. Ata duas pontas de maneira que não se separem mais. Ideal para mesa dos noivos! Smiley winking
    2. No de salvação: usado para resgates no mar, falésias..., pode bem representar a mesa dos país, porque são as nossas âncoras...
    E por aí fora..
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim sim!! há livrinhos de escuteiros que ensinam vários tipos de nós Smiley winking

    Por acaso há umas semanas vi o livrinho desses de um miúdo e achei imensa piada!

    • Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente ideia!
    • Responder
  • Suzy
    Noiva Curiosa Maio 2016 Cascais
    Suzy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Obrigada! Sim, já falei com um pescador, que me faz os nós em tamanho grande, com a corda mais grossa, mas estes ficam para a decoração. Vou tentar passar numa sede de escutismo, pode ser que me ajudem! Smiley smile

    • Responder
  • Suzy
    Noiva Curiosa Maio 2016 Cascais
    Suzy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Obrigada! Boa ideia! Vou tentar passar numa sede de escutismo, pode ser que me ajudem! Smiley smile

    • Responder
  • Suzy
    Noiva Curiosa Maio 2016 Cascais
    Suzy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Obrigada! Sim, já falei com um pescador, que me faz os nós em tamanho grande, com a corda mais grossa, mas estes ficam para a decoração. Vou tentar passar numa sede de escutismo, pode ser que me ajudem! Smiley smile

    • Responder
  • Suzy
    Noiva Curiosa Maio 2016 Cascais
    Suzy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada! Sim, são ideias engraçadas, algumas já tinha visto! Vou reunir algumas imagens que encontrei e vou coloca-las por aqui também!

    • Responder
  • Suzy
    Noiva Curiosa Maio 2016 Cascais
    Suzy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito Obrigada!!!

    Realmente ainda não tinha pensado nos escuteiros. Vou tentar lá passar aqui na zona, pode ser que me ajudem! Já falei com marinheiros, através da página do facebook, mas são de muito longe, e queria ver alguém aqui mais perto. Também já falei com um pescador, que me faz os nós em tamanho grande, com a corda mais grossa, mas estes ficam para a decoração.

    Ainda bem que acharam o tema original e se tiverem disponibilidade para ler o que escrevo a seguir, verão que tenho ainda mais ideias. Mas gostava de ter a vossa opinião.

    Além de 2 nós de cada (um para o marcador de mesas e outro para o placard), estamos a pensar fazer vários nós "amor perfeito" para os convites, em tamanho pequeno, para colocar dentro de uma garrafinha. Este nó, estaria afixado à rolha de cortiça e no seu centro, colocaria o papel enrolado. Depois preenchia apenas com areia e algumas conchas.

    convite

    conviteconvite

    Além de tudo isto, estamos a pensar fazer o seguinte:

    Como o nosso tema é o Mar - os Nós, e sendo a cerimónia Civil, estamos a pensar fazer, logo após a cerimória, o nó do amor perfeito, em frente de todos os convidados, com uma corda grossa, em que depois colocariamos na nossa mesa (dos noivos), sendo que o nome da mesa seria "nó do amor perfeito". Estive a pesquisar e tudo isto tem um significado: A união de vidas e famílias separadas em um.

    "A associação de nós com o simbolismo de amor , amizade e afeto remonta à antiguidade é considerado como um emblema de amor verdadeiro ou afetos entrelaçadas, e remonta à antiguidade. Ao longo dos últimos séculos, porém, eles foram mais comumente considerado como um símbolo da ligação entre dois amantes. Este tipo particular, muitas vezes chamado de "nó verdadeiro amante", era um estilo de toque popular para os marinheiros separadas de seu amado. É feito pelo encaixe de dois nós overhand em dois fios paralelos, de modo que cada um é flexível para se mover sobre a outra, mas eles são inseparáveis para sempre. "Amarrar o nó" no dia do casamento, fazendo nó de um verdadeiro amante (nó de pescador). Este é o nó mais forte que pode ser utilizado para amarrar duas pontas. Quanto mais pressão sobre a corda, o mais apertado o nó se tornará. O nó vai quebrar antes que ele se desfaz. Esta cerimónia tem o mesmo símbolo como a vela da unidade - A união de vidas e famílias separadas em um."

    Exemplos:

    dar o nó

    dar o nó

    dar o nó

    dar o nó

    Para isto, penso falar com o Sr. ou Sra. que irá realizar a cerimónia, para que logo após esta termine, passar imediatamente para o "dar o nó". Consiste mais ou menos no seguinte:

    "Diz o oficial (tendo consigo 2 cordas na mão): Cada uma destas cordas representar o seu passado, o seu próprio indivíduo e vidas separadas antes de hoje. Como voces entrelaçam suas cordas, estão a unir as suas duas vidas numa só, o que representa o presente. O nó acabado simboliza o seu futuro, e como o seu amor e casamento continuará a ser forte. Noivos, por favor amarrar os nós.

    - Os noivos amarraram o nó de um pescador. Este nó, quando as extremidades são puxados, torna-se tão forte que a corda vai quebrar antes que ele se desfaz. Por favor, retire as pontas de sua corda.

    - Noivos, Puxem a corda!

    - Que este nó de amor ser um lembrete da força do seu amor e a ligação junto de seus dois corações."

    cerimónia - dar o nó

    cerimónia - dar o nó

    Penso que seria uma ideia original, para quebrar o tipo de cerimónias civis. Este tipo de cerimónia é muito comum nos EUA, e assim, fazia jus ao tema. Tem tudo a ver com o tema.

    Que acham da ideia? Qual a vossa opinião?

    • Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Suzy.

    Acho um tema muito bonito e original!

    Então e se tentassem falar com um pescador que conheçam?

    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Na internet não encontras uns DIY? Desde ja parabens pelo tema! Tens que nos mostrar as tuas inspirações!!!!

    Ha pouco tempo, o noivo jorge fez um debate sobre esse tema!

    pode ser que te ajude:

    https://comunidade.casamentos.pt/forum/pesca--t55175

    • Responder
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Suzy, eu ía dizer o mesmo. Também já fui escuteira e lá aprendemos a fazer imensos nós. Os escuteiros são as pessoas ideias para te ajudar. Não conheces alguém escuteiro?

    • Responder
  • Francisca
    Noiva VIP Setembro 2015 Porto (Concelho)
    Francisca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, Suzy. Eu sei fazer alguns nós (direito, correr, marinheiro, etc etc). Pq que não procuras um agrupamento de escuteiros perto da tua residência? Fazem isso em 3 tempos.. Bj
    • Responder
  • Isabel
    Noivo VIP Julho 2016 Vila Nova de Famalicão
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Suzy na net tem os nomes e como se faz. Ou entao ja que vivem perto de uma zona piscatoria podias sempre ver se algum pescador vos podera ajudar.

    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não conheço , mas mesmo consultando na net nao consegues? Costuma sempre haver vídeos a exemplificar...
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também concordo com a Eliana, de certeza que os escuteiros te conseguem ajudar Smiley smile
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Suzy, eu concordo com a Eliana. Eu já fui escuteira e nós na altura davamos vários tipos de nós, mas agora já não os sei fazer. Passa numa sede de escutismo e fala com eles

    • Responder
  • Eliana
    Noiva Master Setembro 2015 Maia
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Suzy não te posso ajudar, mas sei que os escuteiros sabem fazer esses nós, ou pelo menos alguns deles, podes sempre pedir a algum escuteiro se te pode ajudar!
    Caso te veja aflita coloca a imagem do nó, sei que não é a mesma coisa mas pronto sempre se resolve! Smiley laugh
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração