Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Mariana
Noiva Constante Agosto 2020 Santo Tirso

Normas Casamentos

Mariana, a 30 de Maio de 2020 às 16:24 Publicado em Fórum Organizar um casamento 7 43
Se ajudar meninas para quem ainda está na incerteza e nervoso há um certo fumo branco!
Deixo-vos aqui o resultado quanto aos casamentos decidido no conselho ministros. Diz a resolução “E diz ainda “ À luz do artigo 12 não se aplica o máximo de 20 pessoas para eventos como casamentos. A DGS irá dar indicações de como deverão ser celebrados e na falta dessas indicações deve se observar as regras de ocupação e higiene previstas nos artigos 6 a 8 e 14 , ou seja os organizadores de eventos deverão assegurar as regras de ocupação máxima por local e de higiene .”

43 respostas

Última atividade por Daniela, a 1 de Junho de 2020 às 21:43
  • Daniela
    Noiva Ativa Agosto 2020 Porto (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mesmo Ana...
    Chega a um ponto que é tão saturante...
    Para eles poderá ser apenas um casamento ao qual vão, com gosto, mas não passa disso talvez. Para os noivos... Caramba é o nosso dia, um dia de sonho, com o qual gastamos tanto € e tanto idealizamos. Adiar é terrível, adiar uma vez há é muito mau, quanto mais adiar duas... E depois há imensa coisa 'em jogo' portanto... Costumam dizer que 'pimenta no ** dos outros é refresco....' e é mesmo verdade. Enfim....
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Ativa Agosto 2020 Viseu (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Boa sorte! Vai correr bem !!

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Agosto 2020 Santo Tirso
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é como eu. Além disso é só uma hora e pouco! Eu vou reunir amanhã com o meu padre
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Ativa Agosto 2020 Viseu (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada! Sim, será isso que vamos argumentar... nós já só estamos a pedir que os noivos, pais e padrinhos possam estar sem a máscara, o resto não tem muito mal Smiley smile Vamos ver...


    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Agosto 2020 Santo Tirso
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Normas Casamentos 1
    O artigo 12/2 autoriza os casamentos com mais de 20 pessoas! Devem seguir se as normas da dgs . Caso está não as dê , cada quinta deve seguir as suas normas respeitando a higiene e segurança!
    Nas igrejas serve o nr de pessoas . Ou seja não há limite pq é um evento familiar! No entanto, cada paróquia poderá ter as suas regras e poderá obrigar ao uso de máscara . Mas argumentem que se a lei da abertura a estes eventos familiares a celebrarem se nas quintas e as pessoas aí não vão usar máscara pq tem de comer certo?! Na igreja , tb é um evento familiar e desde que haja distanciamento ou q as pessoas se sentem por famílias não vejo problema .... mas vai depender claro! Cada padre terá a sua ideia
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Agosto 2020 Santo Tirso
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aliás , neste momento acho que também se aplica às comunitárias .....
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Ativa Agosto 2020 Viseu (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Mariana,
    Onde viste que as cerimónias familiares se distinguem das celebrações comunitárias na igreja? É que o padre responsável pela paróquia (que não é o padre que nos vai casar) está um pouco intransigente em relação à utilização de máscaras, e nós vamos falar com ele presencialmente e assim já levavamos isso Smiley smile

    Obrigada.

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Agosto 2020 Santo Tirso
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É meninas . Isto está na lei .
    Portanto, parece me que é para ser.
    Neste momento, as quintas devem estar a tentar orientar cada uma as suas medidas . Pq na falta de medidas mais concretas com a dgs, as quintas estão autorizadas a concretizar os casamentos dentro das medidas de higiene e segurança! E devem estar também aguardar a ver se a dgs diz alguma coisa mais concreta! Na minha opinião sincera acho que a dgs não vai dizer nada E vai deixar cada quinta fazer as suas próprias medidas . Pq é impossível criar medidas iguais para todos . Não podemos ter as mesmas medidas para uma quinta colocação lotação de 100 pessoas e para uma quinta com lotação para 400 pessoas! Assim como as igrejas estão incluídas nessas medidas quanto a estás cerimónias . Distinguem se das medidas das celebrações comunitárias
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Mariana! Precisamos mesmo de uma resposta concreta o quanto antes. Mas como dizes, ainda há esperança. Vamos aguardar por melhores dias!

    Beijinhos Smiley heart

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Ativa Agosto 2020 Viseu (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mariana, muito obrigada pela partilha! Smiley smile Notícias que fazem manter a esperança Smiley smile)

    • Responder
  • Ana Rita
    Noiva Curiosa Agosto 2020 Vila do Conde
    Ana Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu estou no mesmo barco. Iamos casar dia 5 de junho e adiamos para agosto! Estou (principalmente agora que a data original se aproxima) super sensivel e ainda ha gente que diz para adiar para o ano. So me apetece mandar los a merda sinceramente
    • Responder
  • Ana Rita
    Noiva Curiosa Agosto 2020 Vila do Conde
    Ana Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    As pessoas conseguem ser muito más, invejosas e ridiculas.
    Nem percas tempo a pensar nesse tipo de comentários nao vale a pena. O teu casamento vai ser lindissimo e quem te ama de verdade vai estar presente.
    • Responder
  • Magda
    Noiva Constante Maio 2021 Vidigueira
    Magda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá meninas 😊
    Então e quando nós dizemos que em Setembro as coisas já vão estar mais calmas e que vai ser possível realizar o nosso casamento, e certas pessoas olham para nós e dizem : "está bem está, em Setembro ainda deve estar pior, com este desconfinamento, vai tudo piorar. O melhor é aproveitarem a desculpa do covid e fazerem algo só para a família". Acham que uma pessoa que nos diz isto é digna de ser um dos convidados? Que moral tem uma pessoa para dizer que tudo vai estar pior, quando ela vai passar fins de semana fora e vai a todos os sítios possíveis e imaginários? Às vezes acho que as pessoas são más ao ponto de até 'gostarem' do que nos está a acontecer. Só dão conselhos que não interessam a ninguém, gostava de ver se se fosse com elas como iriam fazer!!!
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Agosto 2020 Porto (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade Joana.
    Dói mesmo... Magoa. Deixa nos tristes. Gostava de saber se gostavam que lhes dissessemos as mesmas coisas...
    As vezes as chapadas vêm de quem menos esperamos. De quem menos deviam vir... Mas a vida é assim mesmo, uma aprendizagem. Vai tudo correr bem para nós 😉
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Agosto 2020 Santo Tirso
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro Marta!
    Olha é assim , das novas normas não falei . Mas falei na semana anterior. Ligaram me de la! Eu tenho 180 convidados . Conto com 140/150 penso.
    Na quinta disseram me para não me preocupar e esperar , não ser precipitada pq no dia 1/07 acreditavam que estariam a celebrar Casamentos! Estavam a trabalhar nas normas de higiene e segurança já . E a aguardar as instruções do governo. Disseram-me tb que mal aconteceu isto que começou tudo a correr para tentar marcar para 2021 e por isso é que foram também tomando algumas atitudes c o tempo. Pq as pessoas perdiam a noção e assim. Já estavam a marcar degustações e ficou de me ligar novamente este mês mal soubesse algo novo. Portanto depois destas novas normas daqui a pouco estarão a ligar me penso eu! Ela falou me também das normas , disse me que estavam a criar normas apertadas para a própria quinta e staff e não para os convidados. Que o máximo podia ser colocar as mesas por famílias ou convivência. Que a sala era grande e tinha capacidade para quase 400 pessoas e caso contrário tb tinham o jardim. Disse me que tb no caso dos buffets e assim que podiam também aumentar as áreas . Ou seja , deram notícias animadoras antes de saírem estas novas normas . Agora aguardo! O padre também me disse para aguardar . Terça vou estar com ele pessoalmente! Nesta zona julho e agosto ainda se mantém meio suspenso aguardar . A maioria não adiou.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Agosto 2020 Santo Tirso
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como te compreendo! Mas não ligues e não desanimes .... vai correr bem!
    As pessoas devem achar que 2021 vai ser milagroso! Ninguém sabe. Haverá já vacina? Ou algum dia ela existirá ? Não sabemos!
    • Responder
  • Marta
    Noiva Ativa Agosto 2020 Viana do Castelo (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mariana, posso perguntar-te se já falaste com a tua Quinta destas novas normas? Qual o teu número aproximado de convidados?
    Em Viana praticamente toda a gente desistiu de casar e tenho medo que a minha Quinta por um ou dois casamentos em Agosto não queira fazer. Enviei lhes e-mail a perguntar sobre esta nova recomendação e ainda não me responderam Smiley sad
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Dói tanto, principalmente se vier de quem não estamos a espera, daqueles que supostamente nos deveriam dar força e apoiar.
    Era noiva de 13 de junho, adiei para 5 de dezembro, mas fiquei já com uma pré reserva para o próximo ano, mas continuamos e queremos muito casar este ano.
    Temos as pessoas mais afastadas a dizerem nos para nós acalmarmos que vai tudo correr bem, que ainda vai ser melhor e mais feliz, e aí da ontem fui bombardeada pelas minhas DUAS CUNHADAS(se é que posso chamar disso) a moerem me a cabeça que devia adiar para o ano, que não havia diferença nenhuma, e que íamos mais a vontade e já era de verão.... Juro tive vontade de as desconvidar e dizer lhes olha não valem a pena o esforço vocês as duas 🤬🤬🤬
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Agosto 2020 Porto (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahah Mariana de facto há pessoas com as quais ficamos mesmo desiludidas! Mas lá está é mais uma aprendizagem. Eu compreendo o receio das pessoas, eu tb o tenho. Mas... Não vamos agora andar sempre a massacrar com questões que nem nós (noivos) sabíamos responder até à bem pouco tempo, porque tb ninguem tinha ainda uma resposta para nos dar.
    Ir ao supermercado, farmácia, café, etc etc (portanto a vida normal) é sempre um risco. Temos de aprender a viver com ele porque efetivamente está cá o vírus e estamos cá nós e estão cá outras tantas viroses. Como se costuma dizer 'com cabeça, tronco e membros' aos poucos as coisas vão voltando ao normal, ao novo normal. Não vamos adiar a nossa vida eternamente porque nada nem ninguém nos dá as garantias. Portanto, podendo, siga para um dos dias mais felizes das nossas vidas Smiley smile e faremos todo o gosto em partilhar com quem está lá porque realmente gosta de nós!!!
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Agosto 2020 Santo Tirso
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sou da mesma opinião! Este é o meu plano A. E único!
    Não tive ninguém a questionar me mt sobre isso. Só uma pessoa me disse que não vinha por causa do covid. O resto foi me ligando a confirmar ou questiona se mantenho a data.
    Digo é uma dor estar assim na espera mas eu não ficaria aliviada se adiasse para o ano. Pq nada é certo, não sabemos quando vamos estar bem, não sabemos se irá haver vacina e quando. Não devemos esperar por ela. Devemos sim habituar-nos ao novo normal. A lidar com tudo! Foi por isto que decidi e continuo a decidir aguardar ate ao máximo. Pq adiar agora não me traria tranquilidade , e pelo contrário, traria me muita tristeza caso o fizesse e depois entendesse que afinal o podia ter realizado este ano. Mas cada pessoa tem o seu caso e a sua forma de lidar com as situações da vida . Não há decisões certas nem erradas! Há apenas decisões! Opiniões etc. Eu ouvi tudo e mais alguma coisa sobre o covid até que um dia achei que chegava e comecei a concentrar me só na quinta e no padre e estou tranquila c eles e tenho um feedback positivo mesmo antes de ter saído está resolução do conselho de ministros na sexta! Se é permitido pelo governo e afins é pq é seguro , se não fosse não fariam pq uma quinta envolve mt dinheiro. Não iam fazer casamentos cheios de restrições . Além do mais , há mt hipocrisia no seio dos convidados que as vezes me apercebo. Não há desculpa! Vão à rua para trabalhar , vão jantar fora , vão caminhar à noite em grupo, vão ao café , e não vão a um local onde há segurança e algo mais íntimo e familiar ? Se a desculpa deles é o covid é pq nem o convite mereciam ter nas mãos ... Já entreguei os convites , caso contrário poderia sem problema rever a lista e colocar alguns na lista negra 😂
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Agosto 2020 Porto (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde a todas!
    Pois bem, caso no final de Agosto (como já referi aqui num outro debate, este já é o meu plano b).
    Sinto de certa forma, alguma 'pressão' sobre mim... Já várias pessoas me questionaram como iria ser com o casamento (dando sempre a sua opiniao: 'adiar talvez fosse o melhor..') pois, adiar já nós adiamos 1 vez. E custou... Muito! Continuo a dizer que não havendo uma vacina, será exatamente igual para o ano que vem. As pessoas vão continuar a ter de viver, conviver com o covid. Alem de que na igreja, será vedada a entrada aos' espectadores' que apenas querem espreitar. Lá dentro serão apenas e só os nossos convidados, assim como na quinta. Se saímos para lá ir trabalhar (pq tem de ser), se saímos para apanhar um pouco de ar (pq tb tem de ser e a nossa mente agradece) porque não podemos na mesma ter um dos dias com que mais idealizamos este ano? Se for possível com os cuidados, obviamente, tenho a certeza que nós e os nossos convidados e claro, a Quinta, vão tornar na mesma o dia inesquecivel. E um dia mais tarde, teremos uma história ainda mais incrível para contar! Vamos conseguir 🍀🙏
    • Responder
  • Marta
    Noiva Ativa Agosto 2020 Viana do Castelo (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Completamente de acordo! Temos um governo que está a pedir para desconfinar, ir a restaurantes, esplanadas, ajudar o comércio local. E "irresponsáveis" para alguns são os noivos que querem manter o casamento, que no fundo é um jantar, num restaurante (quinta!) exclusiva para os convidados... Haja noções. Para o ano o vírus vai estar cá, não sabemos se haverá vacina, é tão difícil explicar isso as pessoas Smiley sad
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Sesimbra
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Adoro essa pergunta! As pessoas acham que nós tomamos assim uma decisão sem pensar nas consequências, como se quiséssemos pôr alguém em risco... Como se não fosse a principal preocupação na nossa cabeça nos últimos meses... Respeito quem adia, mas quem não adia não é irresponsável, desde que cumpra as normas impostas pela DGS.
    • Responder
  • Ângela
    Noiva Constante Agosto 2020 Sintra
    Ângela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mariana concordo plenamente convosco ... É como todos aqueles que nos questionam se não achamos melhor adiar, que estamos a ser insensatos e que é perigoso.. Mas vão para restantes.. Praias... E para concluir NG sabe como será para o próximo ano!!
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Agosto 2020 Santo Tirso
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mesmo ahahah sim eu partilho a opinião do padre!
    Acho isso. Alguns utilizarão o covid como desculpa? Ok, é pq não mereciam convite! Agora dizer me que não vão ao casamento por isso e depois vejo-os nas explanadas , cafés , a caminhar com um grupo , a fazer mil e uma coisas , a trabalhar .... etc. portanto!


    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Sesimbra
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente! Partilhamos o mesmo nome e as mesmas opiniões 😂 depois diz aqui ou manda-me mensagem a contar o que disse o teu padre! Eu vejo as pessoas a divertirem-se na esplanada, não sei porque não farão o mesmo num casamento. E acho bem, é preciso sacudir a depressão, cumprindo as regras obviamente.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Agosto 2020 Santo Tirso
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente!!! Acho isso! Acho que há alarido a mais à volta do covid! Não há vacina. Vamos viver com ele e saber lidar c ele. Eu estou a transmitir o que a minha quinta me disse também e a quinta! Do baile não me falaram do exterior , falaram me de um espaço maior . A missa é precisamente isso , cabe nas celebrações religiosas familiares e não nas comunitárias .... Eu vou reunir com o meu padre terça ... ainda não sei mas ele é mt tranquilo mas se necessário eu faço a cerimónia ao ar livre 😂 .... Aliás na missa se as pessoas forem da mesma família oi convivência nem tem de se afastar!
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Sesimbra
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Completamente de acordo contigo! Para o ano haverão restrições na mesma. Nas quintas, a proposta feita pelo setor só prévia máscaras nos funcionários, dar preferência ao baile no exterior, um funcionário a servir nos buffets. Na igreja, o meu padre (e o do casamento transmitido ontem, num debate de outra noiva por aqui) não me pareceu muito preocupado com máscaras, falou em as pessoas se afastarem como quiserem. É diferente uma missa Comunitária, em que as pessoas que assistem não convivem todos os dias, de um casamento, em que indirectamente praticamente todos os convidados vivem juntos ou trabalham ou convivem diariamente. Ponderem, mas pensem que temos de continuar todos a viver com isto e que provavelmente para o ano haverão restrições na mesma.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Agosto 2020 Santo Tirso
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A decisão de adiar ou manter é complicada! Cabe a cada um decidir bem! Decidir o melhor para si.
    No entanto mantenho a opinião : estamos a falar de eventos familiares como a própria lei prevê!
    Não acho que vá haver máscaras na quinta . Poderá haver sim mesas feitas por famílias ou por grupos c convivência. Nenhuma quinta vai fazer casamentos com convidados de máscara . Eles sim, staff tem de usar . Mas isto são informações da minha quinta tb. Além da minha opinião!Na igreja poderá ser mais restrito apesar das cerimónias religiosas também estarem previstas quando falamos de casamentos e batizados .... distanciamento social haverá algum este ano e ko proximo! Nunca nada vai ser completamente igual. Como noiva acho q aguardar é sempre a melhor solução . Pq há uma luz ao fundo do túnel!Além disso não acho que o covid seja desculpa para não ir ao casamento. Quanto a mim quem me der essa desculpa é pq já não merecia convite 😂 pq se as pessoas trabalham , vão ao café , se juntam etc , é pq N se sentem assim tão inseguras!
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Principiante Junho 2021 Aveiro (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parece não ser o pior dos cenários, ainda assim, dada a obrigatoriedade de usar máscara, 2m de distância entre pessoas e a insegurança que todos sentem, não é de todo o que idealizei para este dia.... É o que mais me custa, mas o mais sensato a fazer... Adiar! 😔
    • Responder
  • Ana Rita
    Noiva Ativa Agosto 2020 Lisboa (Concelho)
    Ana Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Mariana,
    Muito obrigada pela partilha. Boa notícia. Bjs
    • Responder
  • E
    Noiva Constante Agosto 2020 Leiria (Concelho)
    Eunice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela informação 🤗
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração