Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Tânia
Noiva Novata Julho 2021 Viseu (Concelho)

Nome depois do casamento

Tânia, a 1 de Março de 2019 às 16:06 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 18
Ola noivinhas
tenho uma pergunta, alguem ja se casou por civil em portugal estando a viver na suica?
é que na suíça alteraram as regras dos nomes.
Se eu me casar aqui vou perder o meu subernome e vou ficar com os dois subernomes do meu namorado exemplo:
eu: silva brito. Ele: machado andrade
quando casarmos fico eu a chamarme Machado Andrade.

Como eu nao queria perder o meu subernome
pensei casar por civil em portugal.
Nao sei e as regras dos nomes ai?!
Se fosse possivel eu queria ficar com o meu ultimo nome de solteira e aceitar o ultimo nome do meu noivo no nosso caso:
brito andrade

desde ja obrigada pela ajuda

18 respostas

Última atividade por Raquel, a 4 de Março de 2019 às 12:21
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Tânia! Acho que sendo portugueses aplicam-se as regras de Portugal.. mas é uma questão de perguntares Smiley smile

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Constante Junho 2019 Lisboa (Concelho)
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tanto eu como o meu noivo partilharmos apelido, eu fico com o dele e ele com o meu, portanto seremos o casal De Souza Magalhães.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Constante Dezembro 2018 Amarante
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola eu tambem me casei em portugal e nao quis ter um nome do noivo nem o noivo quis ter do meu... optamos por deixar assim e tambem estamos na suiça e nao tivemos qualquer alteraçao nos nomes...
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Tânia, eu casei pelo civil no consulado português e portanto no fundo casei em Portugal, e optei por não ficar com o nome do meu marido no entanto para o Luxemburgo isso é indiferente... eles acabaram por meter no meu nome os dois nomes do meu noivo/marido. Creio que aí não seja diferente, mesmo casando em Portugal eles vão colocar-te os dois nomes do teu futuro marido porque faz parte da cultura deles.😘
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2019 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oh, acho uma treta terem o teu nome e meterem os 2 do marido. 😑
    Acho que como te casas em Portugal que podes ou não acrescentar o nome do marido. Não é obrigatório ter o nome...
    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Junho 2019 Mafra
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Casando pela lei portuguesa adotam ou não os vossos apelidos se quiserem, não é obrigatório! Se te casares pelas leis de um outro país a partida terá que ser como o registo civil desse país diz. No entanto sendo apenas de nacionalidade portuguesa penso que não poderás tirar os apelidos que tens para colocares outros, mas o melhor e ligares para o IRN em Portugal e veres essa situação, isto porque se casarem perante as leis suíças em Portugal continuas solteira, terás que fazer um processo de transcrição de casamento e aí pode haver conflitos com essas mudanças de apelidos. Eu trabalho no centro de atendimento consular de Portugal em Espanha e esta é a minha experiência com portugueses que casam pelo registo civil espanhol. Também podes ligar para o consulado de Portugal na Suíça para te esclarecerem melhor 😊
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada! ☺️

    Mas, lá está, como eles, aí, são muito "exigentes e picuinhas", com este tipo de coisa, informa-te o melhor possível, para não arranjares nenhum sarilho, ou teres alguma complicação, depois! 😉

    Boa sorte!
    • Responder
  • Tânia
    Noiva Novata Julho 2021 Viseu (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, era essa a minha questão.
    E que aqui e muito complicado ter muitos nomes.
    Vou ter de me informar mesmo bem porque tenho a dupla nacionalidade e nao sei se e melhor casar por civil ai ou aqui.
    Mas obrigada a todas! 😘
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Tânia! ☺️

    Acho que te deves informar muito bem sobre essa questão. Sei que, na Suíça, eles têm uma política muito particular, em relação ao nome da esposa, depois do casamento. Mas tens de te certificar que a alteração que fizeres em Portugal, não irá interferir nas tuas coisas aí, pois não deixa de ser, esse, o teu país de residência...
    Há várias noivinhas, aqui no Fórum, que estão na Suíça, e até já casadas. Infelizmente, não te consigo nomear nenhuma, mas espero que alguma te possa ajudar!

    De qualquer forma, em Portugal, aquando do casamento, tu não podes mudar o teu nome de solteira, ou seja, não podes retirar nenhum apelido, só podes acrescentar o/s do teu marido.
    Para mudares o teu nome, ou seja, retirar algum apelido de solteira, terás de abrir um processo específico, de alteração de nome! Isso faz-se no Registo Civil e tem custos. Mas, só assim é que podes, em Portugal, alterar alguma coisa, no teu nome de solteira.
    Quando casas, não podes retirar, só podes acrescentar.
    Espero ter ajudado!

    Bons preparativos! ☺️
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como a burocracia é mais que muita aqui no UK não vou ficar com o nome do meu noivo. Só por essa questão
    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2019 Mafra
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que com cidadania portuguesa e casando em portugal, faz-se como manda a lei portuguesa, independentemente do sítio onde se mora. Ou se adopta o apelido do marido ou não, mas nunca se perdem nomes. Casando noutro país é que a situação pode mudar.
    • Responder
  • Tânia
    Noiva Novata Julho 2021 Viseu (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho que me expressei mal 😅
    eu quero adotar o ultimo nome do meu noivo!
    Mas nao queria ficar com tantos subernomes, ja tenho dois e ao casar ia ficar com 3!
    A minha questao era se é possivel tirar um subernome para ficar so com o nome do meu pai e o nome do meu noivo.. 😅

    na comuna disserame se eu casar na suíça ou adoto os dois nomes dele e perdo os meus ou fico com o meu e o dele (4 subernomes)😅 ou cada um fica com o seu, o que nos nao queremos...
    • Responder
  • Tânia
    Noiva Novata Julho 2021 Viseu (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Inflizmente na suíça eu tenho se quizer ficar com o nome dele aceitar os dois subernomes dele porque aqui e considerado como 1 subernome e nao dois.
    Eu isso nao quero porque nao vou perder o meu nome para ficar com os dois nomes dele.
    Quero sim ter um nome dele mas nao os dois e ainda porcima perder os meus.
    Se ficar com os meus dois nomes e ainda querer o dele fico com 4 subernomes o que me ira tornar a vida aqui na suíça ainda mais complicada😅
    • Responder
  • Ana M.
    Noiva Master Julho 2019 Ribeira de Pena
    Ana M. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Tania, nós tbem estamos na suiça. Vamos casar em julho em portugal. Informei me aqui na comuna o que tenho a fzer por causa dos papeis e nao me disseram nada dessa regra, aliás nunca ouvi dizer tal coisa 😊
    Eu nao vou adotar nenhum nome do noivo
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Agosto 2019 Viseu (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tambem nao vou adoptar o nome do meu noivo. Vou continuar com os que sempre tive. O meu mano ta na Suiça e casou ca em Portugal e tambem tanto ele como a minha cunhada mantiveram os nomes de solteiros. Nenhum adoptou o nome do outro. Ficou tudo na mesma 😉
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Tânia ! Podes optar por ficar apenas com o teu nome, com o teu e com o do noivo, só com o do noivo ou então o noivo pode colocar o teu apelido. Nunca ouvi falar em tal obrigatoriedade. Eu não vou adoptar o nome do meu noivo.
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Tânia, em Portugal podes deixar como está, retirar o teu e ter todo o dele ou tirar parcialmente o teu e assumir o dele.

    • Responder
  • Ana Rodrigues
    Noiva Master Abril 2019 Porto (Concelho)
    Ana Rodrigues ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida! Em solteira eu chamava me Ana Letícia Teixeira Rodrigues e agora já casada chamo me Ana Letícia Teixeira Rodrigues Pompeu de Campos, ou seja, adicionei os nomes do meu marido! Eles aqui não permitem que tires os teus nomes
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração