Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

M
Super Noiva Agosto 2022 Albufeira

Nome de casada

Marisa, a 27 de Fevereiro de 2021 às 13:34 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 30
Olá comunidade!

Tenho andado a dar voltas à cabeça em relação a este tema. Sempre disse que se um dia me casasse, não iria adoptar o nome do marido porque afinal, apenas me casei, não mudei de pai (isto era o argumento que eu utilizava). Contudo comecei a pensar no futuro e se eventualmente vier a ter filhos, gostava que tivéssemos todos o mesmo apelido. Assim, sugeri ao noivinho em adoptarmos os nomes um do outro: eu sou Correia e ele é Silva e ficaríamos os 2 com Correia da Silva. Apesar da junção dos dois nomes me fazer lembrar um sociedade de advogados ou algo semelhante 😜
Qual a vossa opinião sobre este assunto? Obrigada.

30 respostas

Última atividade por Telma, a 1 de Março de 2021 às 10:02
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Marisa 😍

    Por cá ainda colocamos em hipótese, no entanto devido às burocracias e alguma "perda de identidade familiar" optamos por não o fazer querida 😘

    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2022 Alenquer
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo feedback Marisa.
    Se para vocês está bem assim é o mais importante!
    Beijinho!
    • Responder
  • M
    Super Noiva Agosto 2022 Albufeira
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde noivinhas! Resolvi vir informar-vos da nossa decisão sobre este tema.
    O noivinho dormiu sobre o assunto e disse que não queria mudar o apelido dele. Assim, e como somos uma sociedade equalitária, também ficarei só com o meu nome de família. Se um dia existirem rebentos irão ser sempre filhos dos dois, independentemente dos nomes de família 😊
    Muito obrigada pelo vosso feedback, são umas queridas 💜

    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Setembro 2022 Beja (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Esta também é a minha dúvida, mas acho que não dou adotar o nome dele, porque parece que perdemos um pouco da nossa identidade, acabamos como se fôssemos da família do pai dele ou sei lá 🤷🏻‍♀️

    Porque no início dizemos ah vou dizer que sou Inês Carmo Bento, para não desaparecer o meu nome de família (Carmo) mas depois vão pedir o primeiro e último nome e já sou Inês Bento, já não está la o nome da minha família, mas sim o nome da família dele, como se já não pertencesse à minha família, são opiniões claro ☺️ Eu antes sempre disse que queria o último nome quando casasse, mas agora acho que não me faz muito sentido.

    • Responder
  • A
    Noiva VIP Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Ana♡ ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hello lady *.*
    É uma decisão pessoal. No meu caso, não adoptei o apelido dele no meu nome. São opções 😉 beijinho
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marisa!! Olha por acaso é um assunto que eu também pensava porque nós somos duas irmãs e portanto o nome do meu pai não terá continuidade...mas pronto, não pretendo adotar o nome do noivo...
    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2026 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Isso é uma decisão muito pessoal.... Ninguém pode dizer sim ou não. Se para vocês faz sentido, então sigam em frente. No nosso caso, o noivo já me disse que não iria colocar o meu nome e, para mim, não há problema nenhum. Tem que partir dele. Tal como ele não me pede nem incentiva a colocar o nome dele. Se o colocar, será porque assim o quis 😘
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem dúvida, isso pra mim é mesmo um não!
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marisa! Concordo com as restantes meninas, acho que é uma decisão pessoal e cada um deve fazer consoante aquilo que acha melhor. No nosso caso, não irei adotar o nome dele nem ele o meu. Beijinhos 😘
    • Responder
  • Sabrina
    Noiva Constante Junho 2022 Braga (Concelho)
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mesmo, imagina que em PT quando as pessoas me perguntavam o nome completo para meter nalguma fixa, eu dizia "Sabrina Solèr"... e elas: "menina, eu disse nome completo" e eu "é msm o meu nome completo" e dps de explicar a situação era sp como tu disseste "fogo e a mae não conta?" 😆 mas por cá é msm assim... a minha mae e portuguesa e em PT nem me deixaram por o nome dela.. senao era "Sabrina da Silva Solèr".. so "s's" 😆
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marisa. Nós fizemos o mesmo 😊 eu adotei o dele, e ele tb adotou o meu.. Assim os nosso filhos têm o mesmo nome que eu 😍
    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola minha linda.
    Eu acho que a questão de adoptar o sobrenome do marido é uma questão profundamente pessoal, mas a verdade é que tem caido mais em desuso nos ultimos anos. Ja há naior percentagem de noivas que não muda o nome do que as que opta por adoptar o sobrenome do marido. Quanto à questão dos filhos e da familia ter toda os mesmos nomes, sim, acho que praticamente todas concordamos que fica mais "bonito" e "tradicional" a familia toda com os mesmos sobrenomes, mas lá está... É uma questão muitissimo pessoal. Os tempos mudaram e muitas coisas mudaram com eles, por isso se queres manter o sobrenome da tua familia acho que não te deves sentir precionada so por causa da questão do nome dos filhos.

    Eu, como eu sempre disse que nao mudaria de nome, primeiro por ser pouco pratico ter de alterar tuuudo pra o novo nome e porque nunca quis deixar de ter o sobrenome do meu pai. O que foi coisa, que ao inicio da organizaçao do casamento, irritou muito o meu noivo que, não percebendo nada do que se passa hoje em dia em materia de casamentos, não fazia ideia que já é o mais comum. Ele achava que ainda era sempre como antigamente a questão da noiva adoptar o sobrenome da familia do noivo e que eu querer manter o meu sobrenome era um capricho so meu e que era uma especie de afronta pra ele e pra familia dele. 😅 (Realmente vamos a muito poucos casamentos. Lol) Foi a nossa primeira discuçao sobre o casorio. Ele fez um drama tao grande que eu nem queria acreditar! 😳 Dizia que não casava e tudo, se eu nao ficasse uma Duarte como ele. 🤣
    Coitado... Lol 😏 entretanto com a ajuda dos nossos padrinhos la falamos sobre o assunto mais umas vezes, e ele la percebeu que não era uma mania minha, e que já muita gente faz assim... não vai ter outro remedio se não casar com uma Pereira que vai continuar Pereira e ponto final! 😝😝😝Se houver filhos, coisa que pra ja nem está nos nossos planos, depois logo se verá... Mas eu, pessoalmente duvido que algum dia queira adoptar outro nome que não o meu, com ou sem filhos.
    Beijos 😋
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Marisa!
    Isso nem é tema cá em casa!

    Sempre disse que nunca ficaria com mais um apelido...
    Ficar com o nome de família do meu sogro não me faz qualquer sentido! Gosto muito do nome do meu Pai!
    Mas lá está... Este é um tema muito pessoal! Não há decisões certas ou erradas! Há apenas decisões!

    • Responder
  • Rute
    Super Noiva Junho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marisa!
    Eu vou adotar o nome do noivo porque sempre quis, lá está, ter o mesmo apelido que os meus futuros filhos. Para além disso acho a junção dos nossos nomes lindíssima. Tanto é que o nosso casamento vai girar em volta da formação desta nova família que aí vem, Ribeiro do Vale 🥰
    Gostava muito de ele adotasse também o meu nome. O único senão é ele ter um nome enooorme. Já tem 6, ao adotar o meu seriam 7 😳 ainda não decidimos essa parte!
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marisa.
    É uma decisão pessoal .
    Os dois nomes juntos a mim não me soam mal e se, realmente, é importante para vocês todos terem o mesmo nome ( quando tiverem filhos) acho que é a melhor opção. Bjs
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahahah. Eu nem sabia que tinha um nome grande até vir para o Reino Unido (cá usam só 3 - nome, nome do meio e sobrenome do pai) e da-me um ódio o noivo ter só dois nomes, é tão simples. 😂😂😂😂
    E às vezes há questionários que pedem primeiro e último nome, outros que pedem nome e sobrenome, e eu já assim nunca sei o que colocar 😤
    Quando vou ao médico pedem-me sempre a primeira letra do sobrenome é eu tenho sempre que pensar (porque sou Dos Santos Vitorino e tenho que me lembrar que é D).
    Pensa no assunto e não deixes o facto de serem 6 influenciar 😉
    • Responder
  • M
    Super Noiva Agosto 2022 Albufeira
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Zélia. Agora fizeste-me reparar num pormenor que já tem grande peso: eu tenho 5 nomes!!! Sim, porque tenho 2 nomes próprios + 1 nome da mãe (que nem é o de família dela, é outro) + 2 nomes do pai (sim, o meu pai não quis que eu perdesse o "brasão" da família dele). Se adoptar mais um fico com 6. E com a quantidade de formulários que tenho de preencher no meu trabalho com o nome completo (sou contabilista) poderá não haver espaço suficiente 😂
    • Responder
  • M
    Super Noiva Agosto 2022 Albufeira
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Marta. Também me ponho a pensar se mudar o meu apelido para Silva a quantidade de documentação de N sítios que vou ter de mexer, inclusive a assinatura 🙄
    • Responder
  • M
    Super Noiva Agosto 2022 Albufeira
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Cátia. Adorei a tua frase de "vocês já são uma sociedade" Bem verdade! O meu noivo diz que "Correia da Silva" parece nome de artista de acordeão 😂😂
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós vamos fazer isso! 😊 convenci o noivo, pois no sec. XXI eu posso ser a esposa dele, mas ele vai ser também meu esposo, por isso é 50-50. Beijinhos
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marisa!


    Por aqui até falamos nisso mas decidimos não mudar os nomes por vários motivos:
    1- eu tenho 4 nomes e o noivo tem 2. Se eu adicionar o nome dele fico com 5 😱 e ele só com dois??? E sim ele é só Marco Savino, porque em Itália não se usa o nome da mãe!! Também podia ele ficar com três nomes e eu com 5 mas não vou dificultar mais a minha vida, aqui no Reino Unido o meu nome já é considerado bem grande
    2- em Itália é mais comum a mulher ficar com o nome do solteira. A minha sogra é De Micco e nunca foi um problema os filhos serem todos Savino (sem o nome dela)
    3- iria ter que mudar imensas coisas por um nome que nem sequer é melhor que o meu 😅 então não.De qualquer maneira os nossos filhos terão o meu sobrenome e o dele( nesse aspecto sigo a tradição portuguesa).
    Então vê o que faz mais sentido. Se faz sentido que vocês tenham os dois o nome, sinceramente acho bem mais bonito quando os dois mudam, e como a Cátia disse, o casamento já é uma sociedade 😉❤️
    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marisa eu vou ter o apelido da minha esposa. Eu adoro o apelido dela e acho um dia que teremos filhos vamos todos ter o mesmo apelido
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marisa eu não acho piada nenhuma como tu dizes vamos casar, não vamos mudar de pai. Eu costumo dizer nasci Marta Vieira vou morrer assim, não me imaginava a chamarem-me Marta Santos naaaa! 🤣
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noiva Marisa 😉
    Olha dou te apenas o meu exemplo, pois estas questões são muito pessoais e nos dias que correm já não há norma.
    Eu os meus apelidos são Gonçalves Alves... O meu noivo o apelido é Gonçalves... Ou seja não ficaria nada bem eu ser Gonçalves Alves Gonçalves 🤣🤣🤣... Até sugeri ele ficar com o Alves..... Nós temos um filho de 4 anos,e não vejo qual o stress de ter nomes diferentes, eles aprendem a diferença sim, o meu sabe e só têm 4 anos, Eu sempre disse que quando casasse não adotaria o nome do meu futuro marido, pois para mim não me diz nada, e podia enumerar mil e uma razões mega feministas 🤣mas não vale apena.... Faz o que tu queres ❤️ e se tu achas que irias gostar vai em frente mulher, mesmo que se pareça com a tal sociedade de advogados... Ao fim ao cabo vocês já são uma sociedade ❤️😊Beijinhos e boas escolhas
    • Responder
  • M
    Super Noiva Agosto 2022 Albufeira
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sabrina. Que engraçado, não sabia que na Suíça era assim... estranho, assim parece que os filhos só são filhos de pai...
    • Responder
  • M
    Super Noiva Agosto 2022 Albufeira
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Joana. Acho bem ele também adoptar o teu apelido. Se o casamento é uma parceria então se nós adoptamos o nome de família dele ele também deverá adoptar o nosso
    • Responder
  • Sabrina
    Noiva Constante Junho 2022 Braga (Concelho)
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marisa


    Eu tb manterei o meu nome! So possuo um apelido (sou suíça) e ou deixo o meu completamente ou uso o do meu noivo. Estou porém a ponderar a usar o nome dele com hífen junto ao meu em caso de termos filhos, pois os filhos cá só ficam com o apelido do pai. Mas com hífen não é oficial e não estará no BI pelo que sei (mas poderei usar como nome na escola, no seguro de saúde, etc)
    • Responder
  • S
    Super Noiva Maio 2022 Alenquer
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marisa. Eu não irei adotar o nome do noivo. Sou a última Saraiva de apelido da família e gostaria de o manter.
    Acho que para alterar o nome tenho de pagar e tinha de atualizar todos os meus documentos e serviços...embora não fosse grande problema.
    Em relação aos filhos, terão o meu nome e o do pai na mesma 😊
    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marisa.
    Eu vou ser a primeira da minha família e da família do noivo a fugir à tradição.
    Eu acredito que o meu nome, vem da minha origem, ou seja, mãe e pai. Então, não adoptarei o nome do meu noivo quando casarmos.Contudo, se tivermos filhos, terão os nossos nomes, Carvalho (do meu lado) e Pereira (noivo), sendo o Pereira o último nome.
    Boa sorte 🍀
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Maio 2022 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha!!!
    Também nunca tinha pensado muito no assunto até efetivamente ter chegado o pedido de casamento e todas as coisas associadas ao mesmo.
    O noivinho quer adotar o meu nome e eu quero adotar o dele. Ainda não decidimos se efetivamente os apelidos vão ficar iguais (eu sou Araújo e ele Chyzh), por isso se calhar ficaria para os dois Araújo Chyzh, em vez de para mim Araújo Chyzh e para ele Chyzh Araújo..😂Acho engraçado adotar o apelido por sermos uma família. No entanto, profissionalmente, como sou enfermeira, vou deixar ficar Joana Araújo simplesmente por ser mais fácil 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração