Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

M
Noiva Curiosa Setembro 2027 Aveiro (Concelho)

Noivas de 2027, alguém?

Maria, a 27 de Fevereiro de 2025 às 13:27 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 12

Olá a todos(as).

Bem, por aqui, o pedido foi feito no dia dos namorados. Namoramos há quase dois anos...

Sabemos que queremos um casamento simples, somente com os familiares mais chegados e amigos.
Temos uma ideia, pelas nossas contas que serão aprox. 30 a 40 pessoas.

Neste momento faltam 911 dias e, decidimos que seria daqui a +/- 2 anos e pouco, para assim fazermos tudo com calma, paciência e, acima de tudo, não temos pressa.

Agora vem a parte que vos peço ajuda:

- Temos uma data já pré-estabelecida, mas pode ser flexível. Digam-me se eu posso falar com a celebrante (uma ainda a escolher) e, se sou "obrigada" a ir aos registos, marcar a data?
A celebrante faz todo o processo ou tenho mesmo assim que ir aos registos?

-Pretendo casar em Hotel, pela questão de depois do copo d´água ficar lá alojada. Derivado ao número reduzido de convidados, sei que não conseguirei um casamento numa quinta. Se estiver errada, corrijam-me!!

-Já tenho um feedback de um Hotel (grupo de hotéis conhecido), na minha zona e, está bem cotado e, o serviço oferecido vs valor apresentado não é um valor astronómico. Não temos ainda nenhum plafond estabelecido, porque realmente queremos ver o que nos é oferecido e, depois aí decidir se realmente vale a pena....

-Se conhecem Hotéis e ou mini quintas e/ou outros locais, por favor digam. Zona Aveiro até ao Porto.
Aqui tenho alguns já selecionados, mas quero mesmo saber a vossa experiência.

Relativamente aos convites, brindes, vamos ser nós a fazer;
Vestido e fato do noivo, algo muito simples e não é prioritário(para já);
Animação(depende se o espaço tiver já alguém(a pagar claro);
Babysitting (nem sei se vai ser preciso);
Alianças( só mais próximo da data);

Obrigada pela ajuda

Sejam felizes

Maria

12 respostas

Última atividade por Rodrigo, a 21 de Agosto de 2025 às 01:15
  • Adriana
    Noiva Experiente Julho 2026 Gouveia
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim Magda, já me tinhas dito isso mesmo num outro post. E como expliquei na altura, pessoalmente iremos procurar mais perto da data, pois o tamanho do dedo pode sempre mudar, e mesmo as ideias poderão não ser as mesmas que as de aqui a um ano Smiley winking Podes ir vendo anéis agora, mas se escolheres agora o fornecedor e garantires o preço de agora, és obrigada a escolher os anéis agora, e não mais tarde, pois nunca seria rentável para eles.

• Responder
  • Magda Calisto
    Noiva Master Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Adriana!
    Só um pequeno áparte quanto ás alianças... Raramente as ourivesarias/joalharias têm alianças em stock, elas funcionam com um mostruário para que possam escolher e após escolhidas, elas são mandadas fazer à vossa medida, pelo que o preço do ouro de quando as mandam fazer é sempre o preço do dia em que as ourivesarias /joalharias enacomendam ao fornecedor, não sei se me fiz entender.
    Nós também fomos ver alianças em ,vários sítios, inclusivé nalgumas pequenas terras transmontanas e todas funcionam desta forma... Acabámos por comprar as nossas em Bragança mas apenas porque vimos umas que adorámos mas não porque fossem mais baratas, como também pensámos que pudessem vir a ser, dada a localização mais remota. Por este motivo e, como a tendência do ouro é para continuar a subir no mercado, se eu fosse a vocês começava já a procurar e comprar, de forma a ainda conseguirem poupar alguns €€€Continuação de bons preparativos! 😍
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Experiente Julho 2026 Gouveia
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Maria! Muitos parabéns e bem-vinda à comunidade Smiley smile

Tal como já mencionaram, precisas sempre de ir ao registo primeiro, e com 6 meses ou menos de antecedência. Aconselho a ir logo 6 meses antes, devido à disponibilidade da conservatória, pois o dia oficial do teu casamento será esse e a tua licença começará nesse dia, logo convém fazeres isso no dia antes ao dia do teu casamento ou mesmo no próprio dia se tiveres essa possibilidade. Nós também iremos ter uma celebrante. Na nossa cerimónia decidimos "assinar" os papéis, apenas pelo simbolismo, pois não precisamos realmente de testemunhas quando nos casamentos pelo civil.

Quanto às quintas, já visitei algumas que permitem sim menos de 100 convidados. Quando procurares aqui no casamentos.pt, consegues ver o número de convidados permitidos em cada uma delas.

Relativamente aos convites e afins, também iremos fazer tudo nós. É muito mais giro (se tiveres tempo) e dás muito mais valor a essas pequeninas coisas no dia Smiley smile É uma fase tão bonita esta da preparação do casamento!

Quanto ao fato do noivo, aconselha-se a ser feita a primeira prova cerca de 6 meses antes. Já o vestido da noiva cerca de um ano antes.

A nossa quinta já tinha animação incluída, mas nós queríamos um grupo que já tínhamos em mente, então foi-nos descontado esse valor do valor total por convidado na quinta.

Iremos ter animação infantil / insufláveis, pois temos muitas crianças e bebés na nossa festa.

As alianças também só mais perto da data iremos começar a procurar. Vivemos numa cidade pequena, então iremos procurar por aqui, pois acreditamos ser mais barato, já que não há tanta procura como nas grandes cidades.

Beijinhos, boa sorte e bons preparativos! Smiley kiss

• Responder
  • Magda Calisto
    Noiva Master Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Maria!
    Relativamente ao processo legal de casamento, tal como outras noivinhas já disseram e bem, terão sempre de tratar vocês. No entanto e o que não te disseram é que não deves submeter já o processo por causa da validade (6 meses).
    O que podes fazer, como eu fiz, é ir à Conservatória do Registo Civil falar com o/a Conservador/a, dizer que pretendem casar em tal dia e, em princípio, em tal hotel e que pretendem saber qual a documentação que necessitam, bem como quando podem fazer a marcação para data de entrada do processo? Quanto a baby sitting também não iremos ter porque não teremos crianças no nosso casamento, apenas um adolescente de quase 14 aninhos, o meu sobrinho e afilhado que será o menino das alianças 😉Continuação de óptimos preparativos!
    • Responder
  • M
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa!

É confiar.....
    Vai se fazendo.Obrigada
    • Responder
  • Sandrine
    Super Noiva Maio 2025 Porto (Concelho)
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Completamente normal! 😅 No início, tudo parece meio confuso e até um bocadinho assustador com tantos detalhes para tratar… Mas acredita, com o tempo as coisas vão-se alinhando e vais encontrar fornecedores que fazem sentido para vocês e para o vosso orçamento.

Os primeiros orçamentos assustam sempre! 😅 Eu também passei por isso e pensei "como é que as pessoas conseguem pagar isto?!". Mas depois, pesquisando bem e falando com várias opções, conseguimos encontrar alternativas dentro do que queríamos. O truque é não aceitar o primeiro orçamento sem comparar!

Mantém a calma, confia no processo e lembra-te que, no final, o mais importante é o amor e a celebração com as pessoas que realmente importam. ❤️

Se precisares de ajuda, estamos aqui! ✨💪

• Responder
  • M
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada.

Nas próximas semanas irei tratar da parte burocrática nos registos e começar a ver uma boa celebrante...
    Obrigada
    • Responder
  • M
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada.

É normal sentir me assim meia que perdida?
    Estou a receber orçamentos que são algo disparatados...
    Mas estou confiante que a coisa vai encarreirar....
    • Responder
  • Sandrine
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sobre o registo, como já mencionaram, a cerimónia com a celebrante não tem valor legal, por isso, sim, têm sempre de tratar da parte burocrática no registo civil. Mas há opções práticas, como o registo online se escolherem comunhão de adquiridos.

Em relação às quintas, é verdade que muitas trabalham com um número mínimo de convidados, mas também sei que algumas fazem eventos mais pequenos, especialmente se o casamento for fora da época alta ou num dia de semana. Vale sempre a pena perguntar! 😊

Bons preparativos!

• Responder
  • Sandrine
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Maria!

Bem-vinda e parabéns pelo noivado! 🥰🎉

• Responder
  • M
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela partilha

Por aqui já recebi mais orçamentos e, há locais onde é um verdadeiro rim

• Responder
  • Quirina
    Super Noiva Julho 2025 Lisboa (Concelho)
    Quirina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Maria, sê bem-vinda à comunidade Smiley heart

Quanto ao registo, tens sempre de casar por lá também, porque a celebrante só faz uma cerimónia simbólica, sem valor legal. Têm de ser vocês a deslocar-se ao registo ou então podes fazer online (se optarem pelo regime de comunhão de adquiridos).

Em relação à quinta, estás certa. Será difícil encontrar uma que aceite fazer um casamento com esse número de convidados. Nós vamos ter cerca de 70 e já foi difícil encontrar.

Os convites, brindes, estacionário e outras coisinhas também somos nós que estamos a fazer, dá para poupar algum dinheirinho Smiley laugh

Babysitting/animação infantil também não vamos ter. Como temos poucas crianças achámos que não se justificava

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração