Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catnun
Super Noiva Maio 2018 Lisboa (Concelho)

Mudar o nome

Catnun, a 30 de Janeiro de 2018 às 23:53 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 13
Eu sei que isto já foi perguntado mas não consigo encontrar a resposta.
Quanto tempo temos para adicionar o apelido do marido aos nossos?
Principalmente se houver noivas que não casem em Portugal (ou em embaixada portuguesa) sabem se o processo é simples?
É que pelo que percebo depois de casar pelo civil aqui em Inglaterra vou ter de registar o casamento em Portugal, mas aqui basta o certificado de casamento para mudar o nome por isso não há prova nenhuma se eu quero ou não fazê-lo.

13 respostas

Última atividade por Catnun, a 14 de Agosto de 2019 às 14:13
  • Catnun
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Reconheci o teu nome e a foto não me era estranha, quando me mudei para Londres em 2010 seguia o teu blog e acho que ainda cheguei a ir a um dos jantares que organizaste.
    • Responder
  • Ana Jesus
    Noiva Principiante Agosto 2019 Lisboa (Concelho)
    Ana Jesus ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Super útil! Muito obrigada! Vou ver disso o quanto antes então.
    Ahh e como conseguiste identificar que eu tenho um blog? Agora fiquei curiosa.
    • Responder
  • Catnun
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Em Inglaterra não precisas de deed poll, basta mostrares a certidão de casamento e podes mudar o nome no banco, council tax, etc.

Como cidadã portuguesa por lei tens de registar o casamento em Portugal, se tratares disso no consulado escusas de tratar de traduções, mas têm de ir os 2 e confirma que o nome dele nas certidões (nascimento e casamento) estão iguais ao passaporte (o meu marido só tinha o 1.º e último nome no passaporte mas o nome completo nas certidões e por isso recusaram-nos fazer a transcrição, teve de pedir passaporte novo e quando lá voltámos foi tudo impecável)

Pelo que li em lei portuguesa não podes exactamente retirar apelidos, simplesmente podes adicionar em qq ordem que queiras ( por exemplo se fores Ana Maria Pimenta Jesus e o teu marido for Smith podes mudar para Ana Maria Smith Pimenta Jesus ou Ana Maria Pimenta Smith Jesus ou o mais usado Ana Maria Pimenta Jesus Smith)
    Eu pessoalmente não retirei nenhum por isso não te sei dizer se to deixam fazer ou não.

Qq dúvida diz.

P.s. ha muito tempo que não ia ao teu blog, não sabia que ias casar! Parabéns
    • Responder
  • Ana Jesus
    Noiva Principiante Agosto 2019 Lisboa (Concelho)
    Ana Jesus ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

E foi assim tao simples? Eu casei-me na conservatória em Inglaterra e queria fazer alteracoes no meu nome incluindo retirar um dos meus nomes e adicionar o do meu marido. Em inglaterra preciso de um deed poll, mas sabes como decorre em Portugal?

• Responder
  • Catnun
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Parece mais simples do que tenho lido! Espero que assim seja!
    • Responder
  • Steph
    Top das Noivas Julho 2018 Palmela
    Steph ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Casaram.se aqui n.a. inglaterra querida .. e depois apresentaram o papel da conservatória no consulado português e eles mudaram o nome dela.. quando te casas eles perguntam logo se queres mudar de nome 😙
    • Responder
  • Catnun
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Infelizmente a embaixada por cá é uma piada...
    • Responder
  • Catnun
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Steph!
    Eles casaram em Portugal ou em Inglaterra? É que a informação que encontro diz que tenho de registar o casamento e tenho de abrir processo tal como se fosse casar em Portugal.

• Responder
  • M
    Top das Noivas Agosto 2013 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá linda Smiley heart

Na embaixada não te conseguem explicar isso?

Beijinho Smiley smile

• Responder
  • Steph
    Top das Noivas Julho 2018 Palmela
    Steph ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida a minha madrasta mudou para o sobrenome do meu pai.. acho que foi só apresentar o papel no consulado português e fizeram.lhe o CC com o sobrenome do meu pai.. foi simples 😙
    • Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, depois quando voltei de lua de mel, na semana seguinte, fui logo mudar o cartão de cidadão e a carta de condução. Sei que tens um prazo mas não sei qual é. Quanto ao passaporte não alterei ainda, só vou alterar quando precisar dele novamente. Eu também fiz a viagem de lua de mel toda com o nome de solteira, estava tudo marcado com esse nome, para além de que ainda demora uns dias até receberes os papéis do civil com o comprovativo do casamento e nos fomos de viagem logo no dia seguinte. Beijinhos
    • Responder
  • Catnun
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

E depois quanto tempo tens para mudar os documentos? Principalmente o passaporte. Sabes?

Estou preocupada com essa parte porque é mais rápido tratar de documentos em Portugal do que cá na embaixada mas só o posso fazer quando for a Portugal depois da lua de mel que marquei os voos com o meu nome actual

• Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola, não sei como funciona em Inglaterra, no meu caso quando casei (pela igreja), no final quando assinamos o papel havia uma parte para colocar o novo nome. Depois recebemos a carta do registo civil já com o novo nome.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração