Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Samantha
Noiva Ativa Abril 2022 Castelo de Paiva

Mudança de sobrenome no casamento civil?

Samantha, a 9 de Setembro de 2021 às 16:32 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 4

Olá meninas! Espero aqui encontrar alguém que me possa ajudar com este assunto...

Nós vamos nos casar em breve pelo civil e eu tenho de me decidir qual o sobrenome/s que quero por.

Eu desde o principio que decidi que queria ter o mesmo nome que o meu marido, nós vamos ter uma filha e acho mais bonito nós termos os 3 o mesmo ultimo nome.

Eu neste momento já tenho 2 sobrenomes (de solteira) e se eu quiser adicionar o do meu marido ficaria com 3 sobrenomes e aí começa o meu problema... Eu nao quero ficar com um nome assim tao comprido, estou a viver no estrangeiro e tenho sempre problemas por que eles aqui nao entendem qual o nome certo e trocam sempre tudo...

A mim disseram me que as unicas opçoes que tinha era ou ficar com 4 nomes (Nome+2 sobrenomes de solteira+ sobrenome de marido) ou tirar os meus nomes de solteira e ficar so com o nome do meu marido (Nome+sobrenome de marido). Mas assim tambem ficaria curto demais e nao poderia dar nenhum nome de minha familia a minha filha...

E eu queria perguntar se alguém sabe se há opçao de tirar só um sobrenome de solteira e adicionar o do marido em troca assim ficaria na mesma com 3 nomes?

Por exemplo se meu nome fosse Samantha Pinto Carvalho (solteira) e tirar só o Pinto e adicionar o do sobrenome do meu marido para ficar Samantha Carvalho Pereira... Alguém sabe se é possivel fazer essa mudança.

Obrigada!

4 respostas

Última atividade por Samantha, a 9 de Outubro de 2021 às 17:47
  • Samantha
    Noiva Ativa Abril 2022 Castelo de Paiva
    Samantha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada meninas pelas vossas respostas! Entretanto já consegui ir ao Consulado e o que me disseram é que a lei portuguesa nao autoriza fazer mudanças do nome de solteira... Por isso quem quiser adicionar o nome do marido vai ter sempre que ficar com 4 nomes... Muito obrigada pela vossa ajuda! Penso que vou fazer como a @Gabriela tinha dito e assinar so com os últimos 2! Smiley shame Smiley heart

• Responder
  • Rita
    Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha! Smiley smile

Penso que as nossas brides já te deram alguma ajuda.

Mas tenta perguntar no teu consulado!

Como estão a correr os preparativos?

Beijinhos

• Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Samantha!
    Também moro no estrangeiro e entendo o teu dilema dos nomes grandes 😂😂😂 o meu marido só tem primeiro e último nome e fica TÃO mais fácil.

O melhor seria perguntares no consulado ou no registo civil, aliás, que queres mudar o nome de x para x… e ver o que dizem. Aqui onde moro da para alterar por deed poll mas em Portugal nao sei como funciona…
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva VIP Julho 2022 Santo Tirso
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Samantha,

Aconselho-te a perguntares no teu consulado. O que me disseram no consulado português em Berlim foi que a lei portuguesa não permite retirar nomes, apenas manter o que tens ou acrescentar o nome que queres na posição que quiseres (último, penúltimo, enfim como quiseres).Também não é permitido o hífen. Mas envia email ou telefona e assim saberás melhor.Aqui na Alemanha os casais só têm um nome de família. Eu acrescentei o do meu marido mas assino só com os 2 últimos. Até hoje não tenho tido problemas com o nome pois só uso os últimos (correspondencia e etc). Se for para documwntos oficiais uso todos os nomes, claro.
    Beijinhos e boa sorte
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração