Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sandra
Noiva Master Julho 2016 Oeiras

Mitos ou obrigações?

Sandra, a 31 de Janeiro de 2016 às 19:54 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 26

Hoje em dia existem muitas dúvidas acerca do que fazer e do que não fazer num casamento, e existem muitos mitos com os quais devemos ter cuidado para não caírmos neles, pensando que são obrigações. Ficam aqui 10 mitos sobre o casamento.

1. Os padrinhos de casamento têm de ser os padrinhos de batismo

Os padrinhos de casamento nada têm a ver com os padrinhos de batismo. Se querem convidar padrinhos de batismo para o casamento, não há nada que diga que não o possam fazer, mas antes de decidirem os padrinhos de casamento confirmem que serão pessoas com a proximidade e intimidade suficiente com os noivos para conseguirem ajudar a planear o casamento. Perguntem-se: "A madrinha vai ser capaz de organizar a despedida de solteira?" (o mesmo para o padrinho); "A madrinha vai ser capaz de acompanhar a noiva na sua demanda pelo vestido de noiva perfeito?". Resumidamente: os padrinhos de casamento devem ser os melhores amigos dos noivos para conseguirem ser capazes de cumprir bem as suas obrigações e não alguém que sentem dever em convidar.

2. O nosso amigo faz um trabalho tão bom como um fornecedor

Só porque o vosso amigo tira fotografias bonitas não significa que seja capaz de fazer um bom trabalho no vosso casamento. Os amigos são bons para ter como convidados no dia do casamento; não se esqueçam que o trabalho profissional é isso mesmo, é profissional, e se tiverem de reclamar um mau trabalho não existe amizade no meio para impedir que o façam.

3. O fornecedor é amigo de um amigo e não necessito de me preocupar com nada escrito

Nada contra o facto de se confiar nos amigos, mas quando se trata de negócios não se pode colocar o fator confiança em cima da mesa de negociação. Um contrato de fornecimento de serviços com todas as condições descritas protege ambas as partes, independentemente de ser amigo ou conhecido de algum amigo. Peçam sempre contratos escritos a todos os fornecedores, e faturas! Lembrem-se que não existe nenhum casamento onde tudo corra como os noivos idealizaram.

4. A noiva tem de usar branco

Se o estilo da noiva não está de acordo com o branco, pode usar a cor que melhor ajudará a realçar a sua personalidade. Porém, hoje em dia o branco dos vestidos de noiva já só é branco puro muito raramente. Existem muitos tons de branco desde a pérola ao creme até ao branco champanhe ... Adicionalmente ao vestido de noiva, uma noiva não tem necessariamente de usar véu, pode sempre substitui-lo por flores, uma peça de joalharia, nada forçosamente branco, mas sim em cores mais marcantes que podem contrastar com o branco do vestido ou complementar a cor do vestido de noiva. Para além de tudo, pode sempre usar um vestido branco com uma fita de cetim colorida a demarcar a cintura, um bolero colorido, uns sapatos de noiva coloridos, etc...

5. Se foram ao casamento deles têm de os convidar para o vosso

Não têm de convidar ninguém apenas porque foram convidados para o casamento dessas pessoas. O dia é vosso e apenas vocês sabem quem desejam convidar para o vosso casamento. Convidem as pessoas a quem se sentem chegados. Se pretendem dar uma justificação podem sempre dizer que tiveram de restringir a lista de convidados de casamento.

6. Um designer/gestor de casamentos é muito caro

Por vezes apenas um designer/gestor de casamentos (wedding planner)é capaz de sugerir ideias, conceitos e mesmo outros fornecedores com quem trabalha, o que poderá fazer com que obtenham uma poupança considerável. Muitos designers/gestores de casamentos trabalham exclusivamente com certos fornecedores - por este motivo conseguem descontos que de outra forma seriam difíceis de obter. Se mesmo assim acharem que é caro contratar um organizador de casamento podem sempre contratar um gestor de eventos apenas para o dia, para manter tudo a correr sem preocupações.

7. Fazerem tudo vocês poupa muito dinheiro

Pois, nem sempre fazerem tudo vocês mesmos poupa dinheiro. Por um lado, tempo é dinheiro e o tempo e desgaste que se acaba por consumir ao ter de fazer tudo, especialmente se pretenderem fazer tudo de forma correta, não compensa. Antes de decidirem fazer vocês mesmos toda ou alguma parte do casamento, saibam quanto custa serem os profissionais a fazerem-no; e mais importante que isso, calculem o tempo e custo dos materiais, bem como o conhecimento necessário para elaborarem cada projeto do casamento.

8. Os padrinhos têm o dever de pagar as alianças de casamento

Os padrinhos de casamento têm deveres, mas não de oferecer nada em especial (vestido, alianças, lua de mel..etc etc etc), a não ser um presente de casamento como todos os outros convidados. Os padrinhos têm sim o dever de apoiar os noivos no percurso do planeamento do casamento; têm a obrigação de conhecer muito bem os noivos e serem companheiros neste percurso, mantendo uma amizade para a vida.

9. Um casamento é tão caro que não se pode ter um

Nem sempre se tem de fazer um empréstimo para pagar um casamento. Está certo que um casamento, especialmente a receção, custa dinheiro, mas nem sempre tem de custar uma fortuna. Uma lista de convidados mais restrita, um almoço simpático na casa da família, as flores do campo em belos vasos de vidro, o acolher dos convidados com comida caseira e pormenores que farão um casamento de baixo orçamento tão memorável como um cheio de luxo, que implique uma recepção sentada e um jantar de três pratos e uma banda a tocar. Todos os casamentos são especiais e exclusivos. Um casamento para ser um sucesso apenas necessita de dois noivos apaixonados e de uma lista de convidados próximos que sintam genuinamente que querem partilhar este momento especial, por isso, não importa a forma como este é conseguido, nem com o orçamento com que é feito. Também não é obrigação dos pais pagarem o casamento aos filhos, isso é coisa do século passado..porquê que temos que os sobrecarregar e/ou endividar somente porque decidimos casar??

10. Temos de servir pratos consensuais

Mas porquê cair no bacalhau e cabrito? Hoje em dia existe uma seleção inúmera de caterings de excelente qualidade que tanto podem dar sugestões consensuais como outras mais originais. Optar por um prato consensual e outro mais arrojado, tornará uma recepção de um casamento menos monótona. Deem ao chef do catering a oportunidade de vos surpreender previamente ao dia do casamento com algumas sugestões distintas das comuns e surpreendam os vossos convidados também.

Espero ter-vos esclarecido algumas dúvidas. . beijinhos

26 respostas

Última atividade por Vânia, a 2 de Fevereiro de 2016 às 01:31
  • V
    Top das Noivas Setembro 2016 Faro (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo plenamente Sandra! Nós não vamos nestas históriasSmiley winking
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com a parte dos padrinhos, não são obrigados a oferecer nada nem coisas caras, cada um oferece o que quer e o que pode. Apenas são pessoas especiais que têm que ser distinguidas na nossa vida

• Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Smiley smile tal e qual Joana ..resolvi criar este debate por essa razão mesma!! Nos dias de hoje ainda há pessoas que casam e "obrigam" os pais a endividarem-se para pagarem o casamento e há outras tantas que "exigem" aos padrinhos que paguem o vestidoe por aí fora..sem terem em conta se as pessoas podem ou não pagar!! Há quem fique indignado porque essas ditas pessoas não cumprem com as "obrigações " .. Eu não sei porquê que muitas pessoas pensam assim..eu quando me resolvi casar fiz contas à vida, sacrifícios, poupanças. . Não vou ter todas aquelas pessoas que gosto presentes mas infelizmente não sou rica eheheh
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2016 Torres Vedras
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para mim os padrinhos são pessoas q nos são "queridas/especiais" e queremos q sejam nossas testemunhas "no papel", ou seja, q fique " registado" o nome de pessoas q tanto gostamos. Fico pasma qd dizem q têm obrigação de pagar "alianças", " vestido noiva ", " fato noivo"...ou dar prenda "boa" (sim vi dizerem q tem de dar 700/800€), fico mesmo indignada. Parece q só se casam para receber dinheiro, e ter lucro Smiley atonished
    • Responder
  • Estrelinha
    Top das Noivas Abril 2016 Coimbra (Concelho)
    Estrelinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que excelentes dicas Smiley winking

• Responder
  • Sandra
    Noiva VIP Junho 2016 Paços de Ferreira
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boas dicas e grandes verdades.
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Excelentes dicas Smiley winking

• Responder
  • Patrícia
    Noiva Experiente Julho 2016 Lisboa (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Totalmente de acordo, Sandra. Boas dicas! Smiley winking

• Responder
  • Tânia
    Top das Noivas Maio 2016 Coimbra (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com tudo! hoje em dia ainda persistem imensos mitos

• Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu pedi às minhas madrinhas para me organizarem a despedida de solteira. Para além de não viver em Portugal, acho que a despedida tem muito mais piada quando a noiva é surpreendida e não sabe ao que vai.
    • Responder
  • Bebiana
    Super Noiva Julho 2016 Penafiel
    Bebiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com isto...
    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gostei muito das dicas e concordo com tudo Smiley laugh

• Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo completamente com tudo ..
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E tudo uma questão de informação Smiley smile eu por exemplo estou a fazer a decoração. .a quinta não tem metade das coisas que eu quero portanto ou contratava alguém e ficava me por 1000€ ou fazia eu (vai ficar por 200€)
    • Responder
  • Sandra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O "dever" da madrinha de organizar a despedida de solteira deve-se ao facto de te tentar tirar um pouco o peso de cima..já é dose organizar um casamento..quanto mais outra "festa"..dou-te o meu exemplo. .estou a viver fora do pais..não tenho tempo para andar a contactar e organizar ..disse-lhe aquilo que queria e o que não queria e deixei nas mãos dela!!só tem que me dizer se for necessário pagar alguma coisa!!Com a comida concordo contigo..mas até a mais típica comida podemos correr o risco das pessoas não gostarem..é uma questão de perguntarmos aos nossos convidados se são "esquisitos" eheh nomeadamente vegetarianos ou se tem algum problema. .por exemplo diabéticos ou alergias!!
    • Responder
  • Sofia
    Super Noiva Outubro 2016 São João da Madeira
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelentes "dicas", gostei muito, obrigada pela partilha :]
    • Responder
  • Ana.
    Noiva Master Julho 2016 Ponte de Lima
    Ana. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não acho que a madrinha tenha que organizar a despedida de solteira, isso é tarefa da noiva na minha opinião. Penso que não hajam obrigações de qualquer tipo... não é taxativo, cabe a cada um decidir.

Quanto aos pratos convêm sempre ter em atenção as características dos convidados: inovar mas com a ideia de que a comida deve ser algo com potencialidade para que a maioria das pessoas gostem.

• Responder
  • Sissi
    Super Noiva Agosto 2016 Lamego
    Sissi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com tudo!
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei tudo e concordo plenamente!!! Principalmente tudo relacionado com padrinhos!

• Responder
  • Solange
    Noiva Master Julho 2017 Leiria (Concelho)
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou totalmente de acordo Smiley laugh
    • Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Agosto 2016 Castelo Branco (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com tudo Smiley smile

• Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com tudo!
    • Responder