Olá noivinh@s!
Hoje faço 2 meses de casada 🎉 E para celebrar as minhas bodas de sorvete, trago-vos mais um post sobre eco-detalhes do meu dia C!
Esta foi uma das manualidades que fiz para o meu casamento e que quis muito que fosse o mais sustentável possível. Falo do meu missal da cerimónia. Ou melhor dizendo, do meu não-missal!
Um bocadinho confus@s? Hehehe! Eu explico:
Desde o início que eu pensava que fazer missais seria uma tarefa essencial, pois dou muita importância à cerimónia num casamento e sou daquelas convidadas que, se vejo um missal bonito e com as músicas que o coro cantou, guarda-o logo como mais uma lembrança do casamento 😅
Eu já tinha a noção, por dicas na comunidade, que nunca precisamos de imprimir em número igual a todos os convidados, mas fazer missais em grande número seria um risco de desperdício quase certo e não estava bem com essa possibilidade…
Pensei também em colocar o missal em QR code e assim só teria de imprimir uma sinalética em cartolina (tal como fiz com o meu Jornal do Casamento), mas iria encorajar os convidados a usarem o telemóvel durante a cerimónia e não queria que o padre interpretasse mal esse gesto 😳
Refletindo também na necessidade de ter um missal, ponderei muito bem se esta manualidade era mesmo pertinente... Fiz uma retrospectiva dos últimos casamentos a que fui e que tinham missal, e creio que a maioria dos convidados não usou nem seguiu a cerimónia pelo missal. Verdade seja dita, as pessoas que vão à missa já sabem de cor os momentos em que se responde, e os que não vão também não procuram saber através do missal. E o último casamento a que fui, que era um casamento celta e por isso muito diferente e inesperado, nem havia missal/guião nenhum e não fez falta. Esta é a minha experiência das cerimónias a que fui, e que me levou a crer que um missal seria quase obsoleto…
Então, depois de pesar bem todos estes factos, a minha solução para esta manualidade ser sustentável foi REDUZIR drasticamente a quantidade de “missais” unicamente para quem participasse ativamente na cerimónia e precisasse de uma "cábula".
E foi assim que transformei o meu missal num simples livro de “leituras da celebração do matrimónio”!
Apesar ter ponderado eliminar este elemento dos meus preparativos, posso dizer que deu-me muito gozo fazê-lo, não só pelo design do livro, mas porque pude escolher as leituras que mais gostava da minha vivência cristã, já que nem todas faziam parte do livro da Celebração do Matrimónio do Ritual Romano, e acrescentar uma quadra pessoal na Oração Universal.
Assim, visto ter várias leituras personalizadas, acabou por se justificar fazer um livrinho que reunisse tudo direitinho como eu havia planeado e escolhido. Foi o que me ajudou na decisão final e me fez avançar com esta manualidade. Para além de que consegui outros objectivos sustentáveis:
🌱 A impressão foi feita em cartolina 100% reciclada para a capa, e papel também é 100% reciclado para as páginas do livro;
🌱 Como o livrinho era em tamanho A5 e tinha apenas as leituras da cerimónia, gastei apenas 2 folhas A4 por livrinho. Isto ajudou-me a reduzir ainda mais o gasto de papel e embarateceu muito esta manualidade;
🌱 Imprimi apenas 7 livrinhos (ao invés de talvez 40 ou 50, caso quisesse imprimir para os convidados).
Imprimi livrinhos apenas para os três leitores, padre, acólito, para mim (como recordação), e um último para um amigo que veio somente à cerimónia e que é super católico (quis dar-lhe este miminho).
Resumidamente, não tive missal no meu casamento! E posso dizer que nenhum convidado se queixou de não ver um missal na sua cadeira 😜
Então, para @s eco-noivinh@s que têm o missal na lista de afazeres, pensem bem se vale a pena fazê-lo dentro do modelo habitual (de imprimir um livro com muito conteúdo e em grande número), pois estarão a gastar recursos ao ambiente, neste caso o papel, e é muito provável que os missais acabem no lixo ou na reciclagem. Lembrem-se que RECICLAR deve ser o último recurso de encaminhamento de materiais... Para além da poupança de 💰 ao cortar com essas impressões!
📸 Michelle Fotona Photography
Há fotografias e inspirações lindíssimas 👆e que nos atraem automaticamente para reproduzi-las no nosso dia C, mas nem sempre são as mais sustentáveis - e o nosso/vosso casamento não tem de ser igual ou ter o que os outros têm… Lembrem-se também de ter sempre um pensamento crítico sobre as coisas que vocês vêem neste mundo de casamentos, e escolham o que faz sentido para vocês e que respeite o vosso orçamento e o ambiente (claro!).
Gostaram destas dicas ecológicas?
Alguém aqui pensa em abdicar de fazer missais tradicionais ou de recorrer a uma alternativa assim?
Beijinhos 💚