Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)

“Missal” do casamento | Eco-noiv@s 🌱

Rita, a 21 de Novembro de 2021 às 17:35 Publicado em Fórum Manualidades 3 23

Olá noivinh@s!

Hoje faço 2 meses de casada 🎉 E para celebrar as minhas bodas de sorvete, trago-vos mais um post sobre eco-detalhes do meu dia C!

Esta foi uma das manualidades que fiz para o meu casamento e que quis muito que fosse o mais sustentável possível. Falo do meu missal da cerimónia. Ou melhor dizendo, do meu não-missal!

“Missal” do casamento  |  Eco-noiv@s 🌱 1

Um bocadinho confus@s? Hehehe! Eu explico:

Desde o início que eu pensava que fazer missais seria uma tarefa essencial, pois dou muita importância à cerimónia num casamento e sou daquelas convidadas que, se vejo um missal bonito e com as músicas que o coro cantou, guarda-o logo como mais uma lembrança do casamento 😅

Eu já tinha a noção, por dicas na comunidade, que nunca precisamos de imprimir em número igual a todos os convidados, mas fazer missais em grande número seria um risco de desperdício quase certo e não estava bem com essa possibilidade…

Pensei também em colocar o missal em QR code e assim só teria de imprimir uma sinalética em cartolina (tal como fiz com o meu Jornal do Casamento), mas iria encorajar os convidados a usarem o telemóvel durante a cerimónia e não queria que o padre interpretasse mal esse gesto 😳

Refletindo também na necessidade de ter um missal, ponderei muito bem se esta manualidade era mesmo pertinente... Fiz uma retrospectiva dos últimos casamentos a que fui e que tinham missal, e creio que a maioria dos convidados não usou nem seguiu a cerimónia pelo missal. Verdade seja dita, as pessoas que vão à missa já sabem de cor os momentos em que se responde, e os que não vão também não procuram saber através do missal. E o último casamento a que fui, que era um casamento celta e por isso muito diferente e inesperado, nem havia missal/guião nenhum e não fez falta. Esta é a minha experiência das cerimónias a que fui, e que me levou a crer que um missal seria quase obsoleto

Então, depois de pesar bem todos estes factos, a minha solução para esta manualidade ser sustentável foi REDUZIR drasticamente a quantidade de “missais” unicamente para quem participasse ativamente na cerimónia e precisasse de uma "cábula".

E foi assim que transformei o meu missal num simples livro de “leituras da celebração do matrimónio”!

“Missal” do casamento  |  Eco-noiv@s 🌱 2

Apesar ter ponderado eliminar este elemento dos meus preparativos, posso dizer que deu-me muito gozo fazê-lo, não só pelo design do livro, mas porque pude escolher as leituras que mais gostava da minha vivência cristã, já que nem todas faziam parte do livro da Celebração do Matrimónio do Ritual Romano, e acrescentar uma quadra pessoal na Oração Universal.

Assim, visto ter várias leituras personalizadas, acabou por se justificar fazer um livrinho que reunisse tudo direitinho como eu havia planeado e escolhido. Foi o que me ajudou na decisão final e me fez avançar com esta manualidade. Para além de que consegui outros objectivos sustentáveis:

🌱 A impressão foi feita em cartolina 100% reciclada para a capa, e papel também é 100% reciclado para as páginas do livro;

🌱 Como o livrinho era em tamanho A5 e tinha apenas as leituras da cerimónia, gastei apenas 2 folhas A4 por livrinho. Isto ajudou-me a reduzir ainda mais o gasto de papel e embarateceu muito esta manualidade;

🌱 Imprimi apenas 7 livrinhos (ao invés de talvez 40 ou 50, caso quisesse imprimir para os convidados).

“Missal” do casamento  |  Eco-noiv@s 🌱 3

Imprimi livrinhos apenas para os três leitores, padre, acólito, para mim (como recordação), e um último para um amigo que veio somente à cerimónia e que é super católico (quis dar-lhe este miminho).

Resumidamente, não tive missal no meu casamento! E posso dizer que nenhum convidado se queixou de não ver um missal na sua cadeira 😜

Então, para @s eco-noivinh@s que têm o missal na lista de afazeres, pensem bem se vale a pena fazê-lo dentro do modelo habitual (de imprimir um livro com muito conteúdo e em grande número), pois estarão a gastar recursos ao ambiente, neste caso o papel, e é muito provável que os missais acabem no lixo ou na reciclagem. Lembrem-se que RECICLAR deve ser o último recurso de encaminhamento de materiais... Para além da poupança de 💰 ao cortar com essas impressões!

Muq7DOVVoVbHdlh3QAqxV6bjWxJmmQK75MX_9vmAO0YIT7WJfOLn6xV5LqeYboJJsN0E__wDA5h9h_wLohfE_0P-f_EBk6G-2gbnUb6T-14Ff2_rcwobuCOzTR1niaTtLnwjDiHm

📸 Michelle Fotona Photography

Há fotografias e inspirações lindíssimas 👆e que nos atraem automaticamente para reproduzi-las no nosso dia C, mas nem sempre são as mais sustentáveis - e o nosso/vosso casamento não tem de ser igual ou ter o que os outros têm… Lembrem-se também de ter sempre um pensamento crítico sobre as coisas que vocês vêem neste mundo de casamentos, e escolham o que faz sentido para vocês e que respeite o vosso orçamento e o ambiente (claro!).

Gostaram destas dicas ecológicas?

Alguém aqui pensa em abdicar de fazer missais tradicionais ou de recorrer a uma alternativa assim?

Beijinhos 💚

Editado por Casamentos.pt

23 respostas

Última atividade por Marta, a 26 de Agosto de 2022 às 21:40
  • M
    Noiva Principiante Outubro 2022 Viseu (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita. Será que podes partilhar o PDF do teu missal? Queria muito espreitar que leituras escolheste. Obrigada
    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por acaso ainda é algo que estamos a ponderar. As tuas inspirações ajudam. Parabéns.

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Laurinha 😊 Beijinhos 💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Jéssica! Olha, que bom que consideraste não fazer então... seria mesmo desperdício 😆 Beijinhos 💚

• Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adoro Rita, mais uma super ideia da nossa eco bride 😍
    • Responder
  • Jessica
    Noiva VIP Agosto 2021 Braga (Concelho)
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola Rita !

Muito lindo ! Smiley love Eu nao fiz pq na minha familia ninguem liga muito Smiley smile

Beijinhos Smiley heart

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Ritinha 🥰 Beijinhos 💚

• Responder
  • Rita
    Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Rita! Smiley heart

Uau, adorei a ideia.

Super orginal e diferente!

Obrigada por partilhares.

Beijinhos

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Telminha! Obrigada querida 😊 opá isso é que são bons convidados! Nem te dão preocupações com os missais se sobrassem 😜 Fico feliz que não tenham sobrado! Beijinhos 💚
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Joaninha! Obrigada ☺️ eu também gostei muito de fazer essa capa, é o local do casamento mesmo, fui lá tirar uma foto de propósito para isto 😅
    Eu acredito que não te tenha sobrado nenhum, porque eu sou assim! Apanho os livrinhos todos, tenho uma coleção em casa dos casamentos a que fui 🤣 mas também já vi a sobrar muito nos bancos, e até a minha mãe me diz que aparecem missais perdidos quando ela vai arranjar a igreja… para veres que há noivos que nem querem saber do lixo que deixam para trás… 😒
    Mas fico feliz por saber que não te sobrou nenhum! Sinal de que estavam super bonitos e os convidados gostaram da cerimónia (para terem ainda mais lembranças). Beijinhos 💚
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Diana! Fico feliz por saber que pensas em reduzir estes gastos… e se encontrares uma gráfica que tenha cartolina reciclada melhor ainda. Nem todas têm papel/ cartolina reciclado, tive de procurar bastante até encontrar. Mas felizmente encontrei 🥰
    Beijinhos e bons preparativos 💚
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Milhinha! Sem dúvida que o covid foi o primeiro motivo para me travar e repensar de fazer esta manualidade por inteiro. E poupa-se muito ao cortar com os missais, porque fazer assim em formato de livrinho sai caro numa gráfica… Beijinhos e até breve!!! 💚
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que excelente detalhe querida Rita 😍

Por cá, sempre achei essencial e sempre soube que os meus convidados levam tudo para casa e no dia confirmou-se, imprimi 50 missais e não sobrou nem 1 na igreja eheh 😘

• Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ritinha e as suas fantásticas ideias 🥰💚 Adoro o Layout do Livro de Leituras. Confesso que no meu caso optámos por fazer Missal completo, e embora o tenha feito apenas para 1/3 dos convidados ainda eram alguns exemplares. Mas posso-te dizer que não sobrou 1 único, não fosse a minha mãe e a minha irmã terem guardado 1 cada uma, não tinha ficado com nenhum para nós :p A malta aqui leva tudo de recordação 🙈😂

• Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Rita,

Adorei a tua ideia! Obrigada pela partilha!Para te ser absolutamente sincera, não estou a pensar imprimir o missal para os convidados, pois certamente 95% deles iriam acabar no lixo.
    O mais provável é que imprima 2 ou 3 para os leitores, mas nada além disso.Talvez “roube” a ideia da capinha em cartolina 100% reciclada.Mais uma vez, obrigada pelo excelente debate. Beijinho
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo plenamente
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia Rita! Tão bom ler-te com eco-dicas geniais! Apesar de ter feito o meu Manualidades (17): Missal – tudo o que precisam para criar o vosso https://comunidade.casamentos.pt/forum/manualidades-17-missal-tudo-o-que-precisam-para-criar-o-vosso--t229789, o COVID permitiu-me poupar imenso! Fiz apenas 10 exemplares e foi mais do que suficiente (uns quantos iam ficando nos bancos da igreja 🤦‍♀️🤷‍♀️). É uma Manualidade útil para prepararmos a nossa celebração - especialmente para aqueles padres que não fazem um “ensaio”. Mas total dispensável para os convidados! Bjs e até breve 😉
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ana! Obrigada querida pelo apoio 🥰 Acho muito importante fazermos as escolhas para o nosso casamento porque gostamos e vemos necessidade de o fazer, e não por pressão dos outros ou por copiar simplesmente o que se vê sempre a fazer hoje em dia. Espero que mais noivinhas encontrem inspiração para fazerem o que precisam, e não o que lhes pressionam para fazer (como as inundações de ideias do Pint, que também é uma fonte de pressão para se atingir um certo nível de destaque ou beleza). Beijinhos 💚
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Carlinha és uma querida! Obrigada por esse carinho todo 🥰 Fico muito feliz de te dar ideias que reduzam o desperdício na tua festa, poupas dinheiro e recursos ao ambiente! Beijinhos 💚
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Zélia querida! Lembro-me bem do teu processo de realização do missal, e o teu objetivo de tradução para que a família do noivo pudesse acompanhar foi muito nobre. E o teu caso é um excelente exemplo do tal pensamento crítico e de ajustar às necessidades de cada cerimónia… Beijinhos 💚
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida, mais uma vez as tuas dicas são tão boas e bonitas, especialmente porque ensinam e tiram um peso de cima de algumas noivas que, por vezes, sentem pressão, por parte de algumas pessoas e até da sua mente de, fazerem algo para uns e não para outros.
    Felizmente temos-te aqui para mostrar que tudo tem uma razão. Obrigada 🙏
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se eu gosto das tuas dicas ecológicas? Sou tua devota, Ritinha!!!! hahahaha

Mas olha, ainda estou a pensar nesse assunto, gosto de manualidades (não se nota?) e queria o missal, mas sei que quase ninguém vai ler... bem, da família, sei um grupinho que vai acompanhar a missa, por isso talvez faça como tu, só as leituras e em número muito reduzido. Mais uma vez obrigada pelas dicas!! Beijinhos

• Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei a ideia Rita!
    No meu caso sempre achei o missal desnecessário, já que, como tu disseste, quem vai à missa já sabe o que se passa e quem não vai, não quer saber. O que me levou a fazer o missal foi dar à família do meu marido a oportunidade de acompanhar a cerimónia.
    Acabei por fazer missal para cada casal, já que não quis discriminar, mas sei que passaria bem por não fazer ou fazer só para os leitores como tu fizeste ☺️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração