Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

V
Noiva Novata Novembro 2019 Mafra

Missal

Vanessa, a 29 de Outubro de 2019 às 10:29 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 10
Bom dia noivinhas,
Vou casar daqui a 3 semanas e estou a ficar desesperada com, o missal, mais propriamente como fazer a oração dos fiéis. Será que alguém tem exemplos de missais que me possa ajudar por favor?
Obrigada😊

10 respostas

Última atividade por Patricia, a 30 de Outubro de 2019 às 15:57
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vanessa vais ter mesmo que enviar o e-mail por mensagem privada porque não podes partilhar os teus contactos público
    • Responder
  • V
    Noiva Novata Novembro 2019 Mafra
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Patrícia🙏🏽😊. O mail é ***************@*****.***.
    Beijinho
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Vanessa!

Vejo que as já tens ajuda aqui nos comentários, vê se gostas dos missais que elas têm Smiley smile

Também te deixo alguns artigos com inspirações de missais:

20 ideias para o vosso missal de casamento

Conselhos para preparar o missal do casamento

O missal de casamento: tudo o que deves saber para preparar o teu

E olha, hoje vamos desafiar-te a criar o teu casamento com 2000€! Achas que és capaz? Começa aqui 😍 >> Quinta, casamento íntimo ou por adesão: Qual escolhes?

Um beijinho!

• Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanessa. Eu tenho um missal. Envia-me o teu e-mail por mensagem privada e eu envio-te o meu nisso
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Vanessa 😍

Aconselho-te a falares com o Padre porque muitas vezes são muito exigentes! Mas o link que a Destacada Rita enviou tem óptimos exemplos 😘

• Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Vanessa, dá uma vista de olhos neste link, tem vários exemplos de oração de fiéis para o matromónio: http://liturgia.pt/oracaouniversal/dominical/06_07_Dom_Matrimonio.pdf

• Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanessa, o ideal é falares com o padre, já que muitas vezes estes têm restrições para a celebração ou a mesma requer leituras obrigatórias por serem dias especiais para a igreja. Depois vai depender se vais ter casamento com ou sem missa e aí as coisas mudam um pouco.
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha,

Pesquisa na lupa por missais,
    Há várias noivinhas que já publicaram vários exemplos!
    Também podes pedir ajuda ao padre, ele está lá para ajudar...
    Beijinhos
    • Responder
  • Ana Babo
    Noiva VIP Agosto 2021 Porto (Concelho)
    Ana Babo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O ideal é seres honesta com o padre e pedir-lhe ajuda
    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Outubro 2020 Seixal
    Mara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Encontrei este exemplo: Alerta de quem não percebe nada disto. Vou casar apenas pelo registo.

Cântico Entrada: Ave Maria

RITOS INICIAIS

Atendei, Senhor, as nossas súplicas, derramai benignamente a vossa graça sobre os vossos servos F e A que hoje se unem em matrimónio junto do vosso altar, e confirmai-os no amor fiel e santo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: “O amor é forte como a morte”

Cântico dos Cânticos

Eis a voz do meu amado. Ele aí vem, transpondo as montanhas, saltando sobre as colinas. O meu amado é semelhante a uma gazela ou ao filhinho da corça. Ei-lo que está por detrás do nosso muro, a olhar pela janela, a espreitar através das grades.

O meu amado ergue a voz e diz-me: “Levanta-te, minha amada, formosa minha, e vem. Minha pomba, escondida nas fendas dos rochedos, ao abrigo das encostas escarpadas, mostra-me o teu rosto, deixa-me ouvir a tua voz. A tua voz é suave e o teu rosto é encantador”.

O meu amado é para mim e eu sou para ele.

Ele disse-me: “Põe-me como um selo sobre o teu coração, como um selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte e a paixão é violenta como o abismo. Os seus ardores são setas de fogo, são chamas divinas. As águas torrenciais não podem apagar o amor, nem os rios o podem submergir”.

Palavra do Senhor.

TodosGraças a Deus.

Salmo Responsorial

Refrão – Felizes os que amam o Senhor

Felizes os que amam o Senhor

Felizes os que andam Seus Caminhos

Felizes são os pés daqueles

Que vivem e anunciam o Senhor

Felizes aqueles cuja vida é pura

E caminham na vontade do Senhor

Felizes os que observam os Seus preceitos

E O procuram de todo o coração.

Segunda Leitura: “O amor constrói a unidade”

Leitura da Epístola de S. Paulo aos Colossenses

Irmãos: Como eleitos de Deus, santos predilectos, revesti-vos de sentimentos de misericórdia, bondade, mansidão e paciência.

Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, se algum tiver razão de queixa contra o outro. Tal como o Senhor vos perdoou, assim deveis fazer vós também.

Acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. Reine em vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados para formar um só corpo. E vivei em acção de graças.

Habite em vós com abundância a palavra de Cristo, para vos instruirdes e aconselhardes uns aos outros com toda a sabedoria; e com salmos, hinos e cânticos inspirados, cantai de todo o coração a Deus a vossa gratidão.

E tudo quanto fizerdes, por palavras ou por obras, seja tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças por Ele a Deus Pai.

Palavra do Senhor

Todos – Graças a Deus.

Cântico Aleluia: Agnus-Dei

Evangelho: “Permanecei no meu amor”

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa. É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei”.

Palavra da Salvação.

Todos Glória a Vós, Senhor.

Homília

RITUAL DO MATRIMÓNIO

P – F e A, viestes à casa da Igreja para que o vosso propósito de contrair Matrimónio seja firmado com o sagrado selo de Deus, perante o ministro da Igreja e na presença da comunidade cristã. Cristo vai abençoar o vosso amor conjugal. Ele, que já vos consagrou pelo santo Baptismo, vai agora dotar-vos e fortalecer-vos com a graça especial de um novo Sacramento para poderdes assumir o dever de mútua e perpétua fidelidade e as demais obrigações do Matrimónio. Diante da Igreja, vou, pois, interrogar-vos sobre as vossas disposições.

P – F e A, viestes aqui para celebrar o vosso Matrimónio. É de vossa livre vontade e de todo o coração que pretendeis fazê-lo?

F e A – É, sim.

P – Vós que seguis o caminho do Matrimónio, estais decididos a amar-vos e a respeitar-vos, ao longo de toda a vossa vida?

F e A – Estou, sim.

P – Estais dispostos a receber amorosamente os filhos como dom de Deus e a educá-los segundo a lei de Cristo e da sua Igreja?

F e A – Estou, sim.

Consentimento

P – Uma vez que é vosso propósito contrair o santo Matrimónio, uni as mãos direitas e manifestai o vosso consentimento na presença de Deus e da sua Igreja.

F – Eu, F, recebo-te por minha esposa a ti A, e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

AEu, A, recebo-te por meu esposo a ti F, e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

P – Confirme o Senhor, benignamente, o consentimento que manifestastes perante a sua Igreja, e Se digne enriquecer-vos com a sua bênção. Não separe o homem o que Deus uniu.

P – Bendigamos ao Senhor.

Todos – Graças a Deus.

Bênção e entrega das alianças

P – Abençoai e santificai, Senhor, o amor dos vossos servos A e F, para que, entregando um ao outro estas alianças em sinal de fidelidade, recordem o seu compromisso de amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Todos – Ámen.

F – A., recebe esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

AF., recebe esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Oração dos Fiéis

P – Irmãos caríssimos, celebrando o especial Dom da graça e da caridade, com que Deus se dignou consagrar o amor dos nossos irmãos A e F, confiemo-los ao Senhor:

Pela A e pelo F, para que o Senhor os ilumine e lhes dê força, para seguirem juntos uma vida de amor e felicidade, oremos ao Senhor.

Todos – Ouvi-nos, Senhor.

Pela A e pelo F, para que formem uma família feliz e dêem um bom testemunho de vida cristã, oremos ao Senhor.

Pelos pais da A e do F, para que o Senhor lhes dê paz, alegria e saúde, oremos ao Senhor.

Pelos irmãos, padrinhos, familiares e amigos da A e do F, para que os possam acompanhar na sua nova vida e com eles compartilhem a sua felicidade, oremos ao Senhor.

Por todos os familiares da A e do F que já não se encontram entre nós para que juntos de Deus participem na nossa alegria, oremos ao Senhor.

Por todos os casais aqui presentes, para que sintam hoje renovada a graça do seu Matrimónio e fortaleçam o seu amor, oremos ao Senhor.

Pela Santa Igreja de Deus, pelo Santo Padre e pelos Sacerdotes, para que continuem a desempenhar com amor e perseverança a missão que Jesus lhes confiou, oremos ao Senhor.

Por todos aqueles que sofrem e vivem em dificuldade, para que o Senhor os ajude, lhes dê força e coragem, oremos ao Senhor.

P – Enviai, benignamente, Senhor, sobre estes esposos o espírito da vossa caridade para que se tornem um só corpo e uma só alma e nada separe os que Vós unistes e cumulastes com a vossa bênção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

TodosÁmen.

LITURGIA EUCARÍSTICA

P – Bendito sejais, Senhor, Deus do Universo, pelo pão que recebemos da vossa bondade, fruto da terra e do trabalho do homem, que hoje Vos apresentamos, e que para nós se vai tornar Pão da vida.

Todos – Bendito seja Deus para sempre.

P – Bendito sejais, Senhor, Deus do Universo, pelo vinho que recebemos da vossa bondade, fruto da videira e do trabalho do homem, que hoje Vos apresentamos, e que para nós se vai tornar Vinho da salvação.

Todos – Bendito seja Deus para sempre.

P – Orai, irmãos, para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso.

Todos – Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

P – Oremos.

Aceitai, benignamente, Senhor, os dons que vos apresentamos com alegria, e guardai com paternal bondade, os vossos servos A e F, que unistes pelo sacramento nupcial. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Cântico Santo: Santo Santo...

Oração Eucarística

COMUNHÃO

Cântico Comunhão (entrega das hóstias): Senhor Meu Desejo

Cântico Acção de Graças: Após a comunhão pequeno momento de reflexão, instrumental só com o Piano: «Adágio» da Suite nº 3 de J.S. Bach.

P – Oremos.

Senhor, que nos fizeste participantes da vossa mesa, concedei a estes vossos servos, hoje unidos pelo sacramento do Matrimónio, que, vivendo sempre em união convosco, dêem a todos bom testemunho do vosso nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Todos – Ámen.

P– O Senhor esteja convosco.

Todos – Ele está no meio de nós.

P – Nosso Senhor Jesus Cristo, que Se dignou assistir às bodas de Caná, vos dê a sua bênção, a vós e a toda a vossa família.

Todos – Ámen.

P – Nosso Senhor Jesus Cristo, que amou a sua Igreja até ao fim, derrame sem cessar o seu amor nos vossos corações.

Todos – Ámen.

P – Nosso Senhor Jesus Cristo vos dê a graça de testemunhardes a fé na sua ressurreição, esperando com alegria a sua vinda gloriosa.

Todos – Ámen.

P – E a vós todos, aqui presentes, abençoe Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.

Todos – Graças a Deus.

Cântico Final: Amazing Grace

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração