Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Mónica
Noiva Novata Agosto 2024 Tomar

Melhor dia para casar: sábado ou domingo.

Mónica, a 23 de Agosto de 2020 às 00:36 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 25
Olá, sou a Mónica e sou nova aqui. Estou a pensar casar-me no verão 2022 e estamos a tentar decidir a data. A questão que me ponho é se será melhor fazer o casamento num sábado ou domingo?
O casamento vai ser organizado a distância pois estou no estrangeiro e por isso vamos ter alguns convidados que vem de fora de Portugal...
Inicialmente pensei no sábado, mas agora acho que se calhar será um pouco apertado para quem vier do estrangeiro... Depois a outra incerteza é a hora. Normalmente os casamentos são da parte da manhã... eu até não me importava de fazer o casamento só início da tarde. Como se passa depois a organização das refeições? Alguém que tenha uma experiência de casamento da parte da tarde que me possa dar umas dicas?Obrigada pela ajuda .

25 respostas

Última atividade por Telma, a 9 de Setembro de 2020 às 17:51
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mónica 😍

Sem dúvida que em Portugal o dia mais frequente para casamentos é o Sábado, se conseguires arranjar disponibilidade. Para facilitar aos teus convidados, o melhor seria eles viajarem na sexta-feira.

Quanto a ser só de tarde, o nosso era pelas 14h30 e chegaríamos à quinta pelas 16h30-17h, serviam-se os aperitivos, fotografias, jantar por volta das 20h corte do bolo pela 00h 😘

• Responder
  • Rafaela
    Super Noiva Maio 2022 Lousada
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mónica

Também vou casar em 2022, e pessoalmente gosto dos sábado, pois tenho receio que ao domingo as pessoas vão embora cedo por irem trabalhar na Segunda.

Nunca tive num casamento que fosse só da parte da tarde, mas sou da opinião que se é uma coisa que gostava, ou que te dê mais jeito.

Vai nessa!!!!

O dia é vosso, são vocês que decidem como querem e quando querem!!!

• Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mónica! A nossa primeira opção foi um sábado. Tivemos de alterar e ainda assim preferimos uma sexta. O domingo tivemos receio que as pessoas fossem embora muito cedo mas depende muito dos teus convidados 😊
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mónica. Acho que sábado seria o ideal porque se os teus convidados vêm de fora, domingo também seria apertado para eles voltarem (caso tenham de trabalhar já na segunda-feira).

Um beijinho Smiley smile

• Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, pessoalmente preferi sábado pois dá tempo para o convidados descansarem antes do início da semana de trabalho. O último casamento em que fui a um domingo, acabou super cedo pois estava tudo preocupado em se levantar cedo.

Por outro lado, há quintas cujo os valores são mais altos ao sábado do que ao domingo e essa pode ser uma questão a ter em conta no orçamento.

Beijinho.

• Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Mónica.

Acho que não existe um dia ideal para casar. Isso vai depender da vontade dos noivos e até mesmo da disponibilidade das igrejas/quintas. Nós sempre quisemos casar ao sábado, mas há muitos casais que por causa do Covid tiveram que adiar e vão casar a um domingo. Devem pensar no que é melhor para vocês e não se preocuparem tanto com os convidados. Quem realmente gostar de vocês vai ao vosso casamento, seja ele a um sábado ou a um domingo. Beijinhos

• Responder
  • Andreia
    Noiva Experiente Agosto 2022 Vila Nova de Gaia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sábado será o ideal visto ter convidados de fora, é a minha opinião pois eu também me caso para o ano em agosto e também tenho convidados de fora ☺️
    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mónica.
    Pessoalmente prefiro sábado acho mais prático em todos os sentidos.
    Nos marcamos para um sábado.
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mónica 😘 eu prefiro ao sábado,mas não tenho ninguém a vir de fora. Acho que se viessem tb preferia ao sábado que assim poderiam vir na sexta a tarde noite, e domingo podiam descansar e ir mais tarde. De kk das formas axo k quer um dia ou outro ou faltam ao trabalho sexta ou segunda se folgarem ao fim de semana 🙄
    • Responder
  • Ana
    Super Noiva Março 2025 Évora (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

A ementa do jantar é igual como se fosse ementa de almoço. Tem peixe, tem carne, tem sopa e tem a sobremesa. A ceia é a ceia. O copo-de-água é a refeição que escolheres! Vocês é que decidem o que servem ou deixam de servir, se achas que vai ser muita comida então depois reduzes ou escolhes só peixe/carne. Dá para fazer tudo à vossa maneira Smiley smile

Relativamente às crianças: isso é como tudo. Se for durante a manhã vão haver crianças na mesma. Os pais e as crianças sairão à hora que tiverem de sair e não faz mal. Não te prendas com isso. O casamento é vosso e os vossos convidados ficarão lá o tempo que conseguirem. Não tentes adaptar o vosso dia aos vossos convidados porque nunca vai ser 100% ideal para ninguém. Façam-no 100% ideal para vocês e as pessoas adaptam-se.

Um casamento à tarde gere-se da mesma forma que um casamento de manhã. A diferença é que pode acabar mais tarde, mas os casamentos de manhã por vezes também se prolongam até à madrugada... por isso é sempre relativo.

Igreja ou civil já depende de vocês! Falem e vejam o que faz sentido. Eu por mim casava no civil mas o meu noivo queria mesmo casar na igreja e fazia essa questão... por isso eu cedi e vamos casar pela igreja. Não me custa nada e ele fica contente Smiley laugh

Eu vou casar em Évora e os serviços também são poucos. Mas podes procurar um pouco por todo o lado para fazer acontecer, qualquer serviço trabalha em qualquer ponto de Portugal!

Beijinhos e não penses demasiado nas coisas senão dás em louca!

• Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mónica.
    Já fui a casamentos ao sabado, ao domingo, durante a semana, inclusive até a uma 2a feira. Com tempo, tudo dá.
    Não há dia certo. Lembro-me de ha uns anos atrás a minha prima ter alterado de sabado para domingo pq casava no primeiro fds de agosto e os emigrantes que vêm de ferias so chegavam sabado e assim tiveram um dia.Quanto ao planeamento do dia, tens tempo para pensar... 😘
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Desculpa a sinceridade mas acho que estás a pensar demasiado nas coisas😁
    Tens de pensar no que vocês casal querem, o que imaginam para o vosso dia e não se vai ser tarde para X ou Y.
    Nós vamos casar na igreja e marcamos a hora da cerimónia tendo em conta que queremos tirar fotos na igreja com a família, o que pode demorar e depois ter tempo para chegarmos à quinta e tirarnos as fotos de casal. Nisto a família vai ter que fazer tempo durante 1h30 mais ou menos. É a vida.. podem ir à um bar beber qualquer coisa, ir à casa descansar um pouco.. estão à vontade.
    • Responder
  • Mónica
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela resposta. A vossa cerimónia é na igreja ou directamente na quinta?
    Eu o único medo que tenho é que fique muito tarde. Vai haver muitas crianças, eu tenho 3 pequenas... pois se o jantar for servido as 20h, só acabará la para as 22h no mínimo... depois o bolo será a que horas? E o Baile?
    Pois haverá também bastantes pessoas que vão estar cansadas da viagem e algumas de certa idade e tenho medo que faça tudo muito tarde... estou cheia de dúvidas em tudo. Não me consigo decidir em nada. Nem dia, nem horas, nem tipo de cerimónia (igreja ou civil). Sinto me perdida. Ainda por cima o noivo é estrangeiro por isso não me pode ajudar muito com a organização em Portugal e na minha zona ( tomar) não há grandes coisas... ter de organizar também transportes, alojamentos... estou desmotivada antes mesmo de começar...
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mónica.
    Nós vivemos no estrangeiro e eatamos a organizar tudo à distância também.
    Optamos por casar num sábado mas se tivéssemos conhecimento da promoção da Quinta, que faz um desconto se a festa for durante a semana não me importaria nada de casar numa sexta .😁 A nossa cerimônia começa às 14h e o cocktail será às 17:30h. Quanto ao jantar já ne me recordo a 100% mas acho que começaàs 19h/20h. Bjs
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mónica. Estando eu mesma no estrangeiro também organizei a distância. Teremos maus de 70% dos convidados estrangeiros por parte do noivo que ele mesmo não é português. Inicialmente tínhamos escolhido um sábado ( 18 de Abril) tivemos que basear a data nos momentos de férias escolares porque também têm os algumas crianças. O ter sido um sábado foi por disponibilidade e facilidade. Com o covid tivemos que adiar mas infelizmente o dia 17 de Abril( o sábado de 2021) já estava completo além de muitos outros. Os sábado e disponíveis calhavam fora das férias escolares, então só nos sobrou sextas ou domingos. Tivemos a mesma dúvida que tu com os convidados e chegamos a conclusão que não tendo sábado que teria sido para nós ideal, preferimos escolher sexta por vários motivos: sábado muitos não trabalham e depois ter ao o domingo, para quem vem do estrangeiro e está de férias que seja sábado ou domingo não importa, mas para quem trabalha na segunda, casarmos numa sexta permitir-lge-ao preparar a viagem de formava terem o sábado e poderem regressar no domingo tranquilamente para assim poderem ir trabalhar na segunda. Se tivéssemos escolhido o domingo teria sido difícil para os convidafos que vem do estrangeiro pedir mais dias e para os de Portugal que trabalham na segunda a festa tornar-se-ia curta.
    Casarmos da parte da tarde porque só vamos casar pelo civil na quinta, não fazia sentido para nós casar de manhã para ter uma cerimônia de 20 minutos e ter demasiado tempo. Na minha opinião quem casa na igreja e casa de manhã faz mais sentido porque é preciso contar a deslocação da igreja a quinta mais o tempo da cerimônia que é bem mais que 20 minutos. Normalmente se a hora ficar igual a precedente casarmos as 15h na quinta depois segue -se o copo de agua e mais ao fim da tarde é servida a refeição.
    • Responder
  • Cláudia
    Super Noiva Junho 2021 Porto (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mónica

Sou noiva de junho de 2021, vou casar a um sábado as 13 horas. Mas escolhi o dia por ter significado para nós é claro num sábado melhor ainda. Pois muitos convidados não são da cidade onde vou casar, por isso, tem domingo pra voltar para casa/descansar.
    Ainda não define horas com a quinta, mas será chegada mais ou menos a quinta aí as 14:30/15:00 existe as entradas e assim e servir refeição as 19 horas.
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mónica,
    Eu sou noiva de Junho de 2021, e vou casar a um sábado por volta das 12horas, escolhi o sábado para poderem descansar no domingo.
    Os meus convidados do estrangeiro chegam na sexta à noite. Mas eu vou casar em Junho ainda não é altura de férias. Mas se tu quiseres casar em altura de férias um domingo pode ser uma boa opção 😉
    • Responder
  • T
    Noiva VIP Agosto 2021 Cascais
    Tárcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá girl,
    Eu vou casar no verão de 2021,Escolhi um sábado porque assim as pessoas tem o domingo para descansar. Também tenho muito convidados que vem de fora de Portugal e muitos vem sexta-feira, tenho ainda outros convidados quem vem mesmo 3 dias antes dos casamento. Quanto ao horário cerimónia e copo de água vão ser no mesmo lugar, vai começar as 18h. Acho que de manhã ou hora do almoço fica muito cansativo. 😊
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha terra a maior parte dos casamentos é à tarde (depois do almoço) o copo de água contempla apenas o jantar cedo (18h) e a festa continua noite dentro. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mónica. Vou casar em 2020 e a um Domingo (adiado por causa da quarentena COVID). Não consegui ementas mais baratas por causa disso... a maior dificuldade que estou a ter é ter de adaptar a minha cerimónia religiosa às horas habituais das missas e arranjar sítios que façam maquilhagem e cabelo para os convidados. Como é feriado no dia a seguir, não irei ter problema com a festa. Bjs
    • Responder
  • Mónica
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela resposta.
    Antes de mais espero que este dia seja inesquecível! Desejo tudo de bom.
    Depois do jantar o que está previsto? Música? Bolo? Ceia? Tenho medo que só fazer um jantar as 20:30 depois mais ninguém tenha fome? É necessário organizar mais comida como as famosas mesas do copo de água. Os buffets cima comida toda? Obrigada pela ajuda
    • Responder
  • Mónica
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela resposta.
    A nível de festa a ementa do jantar vai ser como se fosse um almoço. Com as entradas, sopas, peixe, carne e sobremesa? E a ceia vai ser como o copo de água?
    Tenho medo que depois o t eu moi não de para comer e degustar tanta comida. Que se faça muito tarde. Pois haverá bastantes crianças... Desculpa tantas perguntas mas estou terrívelmente pérfida. Não sei por onde começar . Ainda não reservei nada.... não consigo decidir nem o dia, nem a hora...Preferia um casamento a tarde mas não tenho a mínima ideia como gerir a festa .... tenho a impressão que há tantas coisas para fazer nesse dia que não sei se ao fazer o casamento as 15h o tempo será suficiente ( igreja, fotos, aperitivos, refeição, bolo, música....).A outra questão é igreja ou civil.... tudo é tão complicado estando longe... ainda por cima na minha zona a oferta de serviços não é muito vasta.... Fico grata por toda a ajuda.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Agosto 2020 Santo Tirso
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para mim não faz sentido casar de manhã nem ao meio dia pq acho que se torna cansativo ... então fiz esta opção! Smiley smile
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Agosto 2020 Santo Tirso
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá ,
    Caso daqui a umas horas Smiley smile
    Escolhi o domingo porque não tinha sábado. Vou casar às 14h ... a chegada à quinta será pelas quatro e tal. Teremos as entradas . E as 20h30 a entrada na sala para o jantar!
    • Responder
  • Ana
    Super Noiva Março 2025 Évora (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Bem-vinda!
    Também vou casar em 2022 e a um Sábado.

Escolhemos esse dia da semana porque é o que fazia mais sentido para a nossa lista de convidados — mesmo com uns vindos do estrangeiro! O melhor conselho que te dou é veres o que faz mais sentido para vocês e, seja Sábado ou Domingo a festa vai ser boa de certeza!
    Nós também decidimos ter só a cerimónia no início da tarde — às 15h. Não faz sentido para nós um casamento que dure o dia todo. E depois em termos de refeições: temos o cocktail às 17h/18h, o jantar por volta das 21h e depois a ceia e o bolo!
    Espero ter ajudado ☺️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração