Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Célia & Filipe
Noiva Master Outubro 2014 Silves

Mais um... desabafo!

Célia & Filipe, a 1 de Novembro de 2014 às 13:16 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 29

Olá Comunidade,

Decidi escrever aqui a desilusão profissional que tive esta semana Smiley angry

Ora bem, em Junho fui seleccionada para um Estágio Profissional, promovido pelo IEFP, para trabalhar como Psicóloga Clínica num Centro de Saúde no Alentejo (eu resido no Algarve mas não me importava). Fiquei super feliz, pois procurava a oportunidade desde de 2009 e precisava do estágio para passar para membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Além disso, estava no limite da idade para ingressar um estágio do IEFP. Tudo parecia correr bem... esperei muito tempo (porque neste país os processos levam meses em análise) pela aprovação do estágio.

Regressei da lua-de-mel e passados uns dias sou informada que o IEFP não aprovou a candidatura de Estágio, por motivos alheios a minha responsabilidade (como candidata). Fiquei para morrer Smiley cry Garantiram-me um estágio, abdiquei de um trabalho fora da área mas com boas perspectivas, fiquei sem qualquer rendimento porque fui "obrigada" a inscrever-me no IEFP como desempregada e perdi quase 5 meses da minha vida para nada e esperança num futuro profissional na minha área de formação... isto é lamentável e inadmissível!

Apresentei reclamação junto do IEFP e da Entidade Promotora, mas sei que não vai dar em nada... ninguém vai assumir qualquer responsabilidade!

A Ordem só aceita estágios remunerados, agora já nem outro Estágio Profissional pelo IEFP posso fazer, porque já passei a idade (tenho 31 anos)... a solução é desistir de 10 anos de luta (5 a estudar e 5 à procura da oportunidade)!

Já estou à procura de trabalho, terei de me sujeitar a um horário de Shopping... estou mesmo triste e desiludida, sei que somos milhares na mesma situação, mas isto não se faz e eu não merecia de todo Smiley sad Preferia que nunca tivesse encontrado este amaldiçoado estágio, e já foi a segunda vez em 2 anos que me aconteceu o mesmo, mas desta foi muito mais grave!

Agora mãos à obra, infelizmente não podemos ter tudo o que ambicionamos!

Obrigada pelo desabafo!

Beijinhos e abraços

29 respostas

Última atividade por Célia & Filipe, a 16 de Novembro de 2014 às 20:09
  • Célia & Filipe
    Noiva Master Outubro 2014 Silves
    Célia & Filipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Smiley smile Para mim o sentimento de realização pessoal e familiar e a base de uma vida feliz Smiley heart Uma boa colocação profissional seria o ideal.., mas sem amor, família e saúde nada e pleno!!! Beijinhos e se feliz Smiley winking
    • Responder
  • P
    Super Noiva Agosto 2015 Braga (Concelho)
    Paris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É um problema realmente. Sermos já muitos assim! E cada vez mais... A frustração é enorme =S Muita força e espero que concretizes os teus desejos =D

    • Responder
  • Célia & Filipe
    Noiva Master Outubro 2014 Silves
    Célia & Filipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vamos ter força e seguir em frente Smiley smile Eu quero constituir família e não vou adiar mais, somos muitos na mesma situação.
    Beijinhos
    • Responder
  • P
    Super Noiva Agosto 2015 Braga (Concelho)
    Paris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oh Célia ainda me lembro que há um tempo atrás estavas me a dar força usando como argumento esse mesmo estágio. Isto está horrível aqui, eu continuo sem perspetivas algumas e infelizmente muita gente como eu. Conheço uma pessoa que tirou psicologia e nunca trabalhou na área também, optou por esquecer para ter uma família. Este país está horrendo, desde amigas minhas de ciências da comunicação a trabalhar em lojas dos chineses a fisioterapeutas em confecções, isto não está nada fácil. Muita gente do meu curso já se fez a vida e emigrou. Infelizmente esta desgraca toda já me custou uma depressão, veremos como vou dar a volta :-/ espero que encontres o teu rumo. ;-)
    • Responder
  • Célia & Filipe
    Noiva Master Outubro 2014 Silves
    Célia & Filipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu vi uma notícia na net, mas ao que parece so da até aos 28 anos , eu já tenho 31 Smiley sad
    Obrigada por me ires informando Smiley winking
    Beijinhos
    • Responder
  • Ana Rita
    Noiva Constante Maio 2016 Braga (Concelho)
    Ana Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não importa, sempre a tentar!

    Já saiu o DL do PEPAL, agora temos de aguardar pela portaria que fixará o numero de estágios.

    Decreto-Lei n.º 166/2014 de 6 de novembro de 2014.

    • Responder
  • Célia & Filipe
    Noiva Master Outubro 2014 Silves
    Célia & Filipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já me candidatei ao Pepac e Pepal em edições passadas, sem sucesso, somos muitos Smiley sad
    Obrigada pelas informações, assim que tiver alguma resposta comunico Smiley smile
    Beijinhos
    • Responder
  • Ana Rita
    Noiva Constante Maio 2016 Braga (Concelho)
    Ana Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não entendo o que é o 'factor empregabilidade', nunca vi isso.

    Mas não desistas, quando tiveres resposta diz. Não há forma de responsabilizar ninguém podes sempre evidenciar que foram criadas expectativas e ignoradas outras ofertas, para terem em atenção...

    De qualquer forma aviso-te que os estágios PEPAC e PEPAL vão abrir em inicio de 2015 ^_^ e podes sempre tentar, há sempre alternativas ;-)

    Boa Sorte!

    • Responder
  • S
    Noiva Master Agosto 2015 Santo Tirso
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Este país ta lindo de morrer...Smiley sad é triste ver casos destes...nao desistas linda..

    • Responder
  • Sandra
    Top das Noivas Agosto 2016 Vila Nova de Gaia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Célia!

    Realmente é uma situação muito desagradável e ,tal como dizes, o mais certo é que ninguém venha a ter culpa e tu é que ficas penalizada! Mas tens de manter o pensamento positivo e estar aberta a novas perspectivas! Acabaste de iniciar uma nova fase na tua vida e vais ver que em breve encontras o rumo certo! Pode até nem ser o rumo que pensaste mas será de certeza um rumo com coisas muito boas! Não desanimes! Smiley winking

    Beijinhos

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Setembro 2015 Odivelas
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pegando num velho ditado... quando uma porta fechada abre-se uma janela...

    Não desistas... outras oportunidades irão surgir o Nuno também acabou por desistir ao ver que era uma batalha perdida...

    E abraçou outras oportunidades e areas de formação...

    Não desistas... cabeça erguida e muita força de vontade... é o que precisas para passar este obstaculo...

    • Responder
  • Daniela
    Super Noiva Julho 2016 São Miguel
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que país é o nosso... Por um lado tem coisas maravilhosas e por outro é isso que se vê! Consegue ser tão bipolar! Mas querida, não desanimes... Sei que te dedicaste aos estudos e agora estás assim mas tudo se resolve! Nunca te deixes ir abaixo!

    Beijinhos

    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ha males que vêm por bem, pode ser que encontres o trabalho da tua vida. Nao percas as esperanças! Bjinhos e boa sorte!

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Agosto 2014 Braga (Concelho)
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    só me resta desejar.te sorte na procura de um novo emprego e não desistas da queixa que apresentas-te e leva-a p frente até ás ultimas consequecias.

    • Responder
  • Célia & Filipe
    Noiva Master Outubro 2014 Silves
    Célia & Filipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite Comunidade,
    Um grande agradecimento a todos pelas vossas mensagens de apoio Smiley smile
    Está a ser muito complicado gerir toda a situação, ainda e muito recente! Emigrar está fora de questão, o meu marido tem um bom emprego e está estável... Nunca lhe pediria para deixar tudo e sozinha não iria claro! Enfim...
    Beijinhos
    • Responder
  • Célia & Filipe
    Noiva Master Outubro 2014 Silves
    Célia & Filipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ana Rita,
    Muito obrigada pela tua ajuda, e sempre bom perceber alguns aspectos que ninguém sabe explicar.
    A candidatura do estágio foi submetida dia 12 de Junho de 2014, o meu nome seguiu como candidata e na altura tinha 30 anos (fiz 31 no final de Setembro).
    Eu enviei a reclamação para o Serviço de Emprego de Beja (uma vez que foi nesse distrito que foi submetido o estágio) e para a ULSBA (Entidade Promotora).
    Segundo a Entidade Promotora o processo não foi aprovado devido ao " factor de empregabilidade"!!!
    Achas que alguém se irá responsabilizar pelos 5 meses que estive com a minha vida em stand by?
    Obrigada e beijinhos Smiley smile
    • Responder
  • Ana Rita
    Noiva Constante Maio 2016 Braga (Concelho)
    Ana Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Célia,

    já trabalhei no IEFP, e o facto de agora te terem dito isso não quer dizer que acabe por aqui.

    A minha colega reclamou 3x a mesma situação e só agora foi deferido (Candidtura em Março)

    - Que idade tinhas tu à data da Candidatura?

    - A entidade colocou na Candidatura que eras a candidata que pretendiam?

    - Que motivos foram alegados para não seres ajustada ao estágio?

    se tinhas 30 anos, tens de reclamar até ao fim, se tinhas já 31 só és elegível a estágio se:

    obtiveste há menos de três anos uma qualificação de nível 2 ou superior, estejas à procura de novo emprego e não tenhas desenvolvido atividade profissional nos 12 meses anteriores à data da seleção pelo IEFP

    Tenta saber junto da Delegação Regional do Sul os motivos reais do indeferimento.

    Penso que estejam a indeferir devido ao Estagio ser num Centro de Saúde, a Lei que saiu em julho não prevê estagio na Adminitração Local ou Central, excepto se for PEPAL ou PEPAC.

    No entanto, não é aplicável a ti, se a candidatura foi antes de 24 de julho.

    Qualquer novidade diz ;-)

    • Responder
  • Jorge
    Top dos Noivos Agosto 2015 Figueira da Foz
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também tenho formação académica em psicologia apesar a nível profissional não exercer. Conheço bem a dificuldade que hoje em dia quem acaba o curso de psicologia se depara, tudo bem que somos já bastantes os licenciados (mestrados) no entanto a entrada para a ordem deveria ter outros critérios. Desejo toda a sorte do mundo
    • Responder
  • Ana Catarina
    Super Noiva Julho 2015 Valongo
    Ana Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Célia! É uma situação mesmo muito má e lamentável da parte das entidades do nosso Governo mas nao desanimes. Continua a lutar e irás conseguir atingir os teus objectivos. Muita força! Beijinhos
    • Responder
  • Margarida
    Noiva Curiosa Julho 2015 Coimbra (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Força para enfrentares as adversidades!
    • Responder
  • Ludmila
    Loures
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oh Célia que pena! Se calhar não era pra ser! Sabe na minha religião cremos que há coisas que cooperam pra o nosso bem!
    Pode ser que lhe surge uma oportunidade melhor!!
    Beijinhos e tenha fé!
    • Responder
  • A
    Super Noiva Agosto 2016 Guarda (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá. Realmente agiram muitissimo mal contigo tu leva essa queixa o mais para a frente que possas e luta plos teus direitos. Já pensaste em tentar lá fora? beijinho e força

    • Responder
  • Ana
    Noiva VIP Junho 2015 Braga (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muita força Celia Smiley smile entendo a tua desilusao e sei q a situaçao n está fácil mas n desistas do q queres e do q te faz feliz..continua na luta, algum dia a sorte vai te sorrir Smiley smile beijinhos
    • Responder
  • D
    Noiva Master Julho 2016 Santa Maria da Feira
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oh Célia, que pena.. sei bem o que custa estarmos a contar com algo e tirarem-nos o tapete de baixo dos pés.. lamento imenso, e espero que consigas dar a volta à situação..

    Infelizmente o nosso país não nos dá sequer uma oportunidade, quanto mais o que quer que seja.. infelizmente tive que procurar a minha oportunidade fora do país, pois em 2 anos após a licenciatura também não tive nem uma janelinha que se abrisse para mim..

    Muita força e boa sorte!! Beijinhos

    • Responder
  • Liliana
    Noiva Constante Março 2025 Vila Franca de Xira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Este país infelizmente brinca com a nossa vida!

    Mas bola para a frente linda, é hora de limpar as lagrimas, sacudir a poeira e ir á luta!

    Muita força!

    Beijinho grande

    • Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No país que estamos ou melhor "quem o faz dele assim " já nada me admira. Lutamos por nossos sonhos abdicamos de coisas para podermos ter algo melhor e depois é isto que nos dão.
    Mas não desistas e força que encontres algo que gostes e te sintas bem no mínimo
    beijinho
    • Responder
  • Marisa
    Top das Noivas Abril 2016 Sintra
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oh celia que situacao
    Forca muita força mesmo neste momento
    Espero que tudo corra pelo melhor
    Beijinhos
    • Responder
  • S
    Noiva Master Agosto 2014 Vila Nova de Famalicão
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Célia isso é mesmo muito mau e é perfeitamente normal estares em baixo... Que desilusão mesmo Smiley sad... Espero que consigas concretizar outros teus sonhos e o mais importante não te deixes ir mais abaixo e de cabeça erguida é que tens que seguir ... Beijinhos para ti Smiley kiss
    • Responder
  • Diana
    Noiva VIP Julho 2016 Santa Maria da Feira
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Celia,
    E verdade que e muito mau, e sim infelizmente nao es a unica nessa situaçao. E o país que temos. Nao e por nada que hoje resido no estrangeiro. Tem força e luta pelos teus direitos. Luta pelos teus sonhos, vais ver que ainda vais conseguir. Boa sorte. Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração