Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Beatriz
Noiva VIP Setembro 2025 Mafra

Mais um desabado sobre Damas 🙃

Beatriz, a 23 de Julho de 2024 às 15:45 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 22

Olá meninas...

Desculpem o mega testamento mas preciso de desabafar e poderá haver por aqui alguém que perceba ou me ajude com opiniões porque estou a dar em louca e não sei o que fazer 😭

Então, eu sempre soube que quando casasse iria querer damas de honor, não tenho irmãs e as minhas amigas são o mais próximo que tenho disso. Tenho o meu grupo de amigas de infância e dessas 6 nunca tive questões nem dúvidas.

Mas, ainda antes sequer de ter começado a namorar com o homem, sabia que a minha melhor amiga da faculdade iria também ter de estar ao meu lado. Conhecemo-nos na primeira semana de aulas, em 2016, e desde então que somos inseparáveis. Com o covid ela voltou para Viseu, de onde é, mas mesmo assim sempre falámos todos os dias e visitávamo-nos com regularidade, tanto nas nossas próprias casas como convívios com os nossos familiares. Quando fiquei noiva falámos semanas sem parar sobre como eu gostava que fosse o grande dia, ela esteve cá nos meus anos em outubro e até marquei uma prova de vestidos de propósito para garantir que a incluía em alguma parte do planeamento.

Acontece que, desde o início do ano, sinto que ela se tem afastado até ao ponto de ela me ter deixado de falar de um dia para o outro no início de abril, não respondia a SMS nem atendia telefone. Fiz o que pude para perceber o que se passava, falei com a irmã e mãe dela e apenas me disseram que ela precisava de tempo. Meados de maio ela liga-me e diz que se sente assoberbada com tudo o que se está a passar na minha vida e que precisa de tempo para processar porque está numa fase de vida diferente da minha e que sente muita pressão da minha parte em incluí-la na organização do casamento. Falámos, e tudo se resolveu, tanto que tive outra prova de vestidos e ela fez questão de acompanhar por videochamada, e combinámos de eu ir a Viseu ter com ela este fim de semana porque ela fez anos ontem. Início de junho e ela voltou a deixar de me falar completamente. Todas as mensagens que enviei foram lidas e ignoradas, incluíndo a minha chamada e mensagem de ontem a desejar os parabéns. Entretanto já cancelei também os planos de ir ter com ela este fim de semana.

Agora não sei o que fazer. Quero fazer o brunch/jantar para as damas de honor em setembro mas não quero estar já a excluía de ser dama de honor nem do casamento. Tenho as coisas todas feitas e compradas para ela. Mas também até que certo ponto vale a pena considerar alguém que eu julgava ser a melhor das minhas amigas e ao mesmo tempo me abandona e me deixa na mão numa das alturas mais importantes da minha vida? Estarei eu a exagerar? O homem diz que se fosse ele já a tinha posto de parte, porque um melhor amigo não nos elimina da vida deles sem mais nem menos e só porque sim, mas eu não consigo ser assim tão extremista 😥

Por outro lado, no último ano tenho-me aproximado muito de 3 amigas que nunca pensei, pois são namoradas/mulheres dos amigos do homem e já nos conhecemos há alguns anos, e apesar de sempre nos termos dado bem, só agora nos tornámos mais próximas. Temos convivido bastante e ao mesmo tempo elas têm-nos apoiado muito em tudo sobre o casamento. Começo a sentir que também as gostaria de ter ao meu lado no dia e durante toda a preparação, mas não sei se estarei a ser precipitada.

Bem, depois deste drama todo, o que fariam no meu lugar? Para ambas as situações...
Eu sou uma pessoa muito nervosa e ansiosa e estas coisas só pioram e eu fico sem saber o que fazer 😞

22 respostas

Última atividade por Mónica, a 24 de Julho de 2024 às 13:56
  • Mónica
    Noiva Ativa Maio 2024 Leiria (Concelho)
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como disse, quem quer estar na nossa vida, está, quem não quer, a vida também se encarrega de manda-la embora, por mais que nos custe ..
    Se já tentaste de tudo, acho que não deves gastar a tua energia com ela, por mais que te vá custar isso 😔
    • Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Mónica Smiley heart é sempre bom ter opinião de outro ponto de vista... Mas a verdade é que se entretanto ela não me disser nada também não me faz sentido sequer convidá-la para o brunch...

• Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Smiley heart

• Responder
  • Mónica
    Noiva Ativa Maio 2024 Leiria (Concelho)
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Beatriz,
    Realmente é uma situação muito chata e o que vou dizer é só a minha opinião e sei que muitas vezes pode ser controversa. Sou um bocado como o teu noivo, uma melhor amiga não faz isso, para mim quem quer estar, está e já não faço fretes para andar atrás de ninguém. Uma amiga apoia-te nos bons e mais momentos, percebo que possa ser uma situação de "ciúmes" ( a meu ver ), no entanto não acho justificação para andar sem responder a sms e os ter visto. Em último caso convidava para o brunch, se não reepondesse, era simplesmente riscada da minha vida. Estás numa fase ótima da vida, feliz e sentires que uma grande amiga tua está a fazer isto é só péssimo. Não percebo como uma pessoa tão chegada pode ter estas atitudes, atenção já passei pelo mesmo, uma grande amiga minha deixou simplesmente de me falar de um dia para o outro, tentei mandar mensagens, inclusive um amigo nosso mandou mensagem a dizer que eu ia casar, ela viu e nem respondeu. Portanto, isto é a opinião de uma pessoa "extremista" e decidida nestes casos, se achares por bem convidar para o brunch, ótimo, faz o que a tua intuição mandar e tenta não stressar com isto 😊
    Em relação as outras meninas, como já foi dito aqui, vê se achas que daqui a uns anos elas podem estar incluídas na tua vida, acho que é a melhor forma de ver as coisas nestas situações 😊
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Master Agosto 2024 Óbidos
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Bea 💙

Dos dois relatos que aqui fazes, passei por coisas idênticas em ambos, sim digo passei porque já está resolvido em mim e na minha cabeça, tinha mesmo que estar estou a 9 dias do meu casamento!
    Começo já por te dizer que no fim de 581 dias nesta fase do casamento, reconheço que quando dizem que esta fase serve como limpeza eu não iria acreditar, mas é mesmo! Hoje estou mesmo de acordo.

Vamos a mais simples, também tive aproximação de 3 namoradas/mulheres dos amigos do noivo que não pensava. Tenho convivido com elas mais que algumas amigas minhas, pois é o nosso grupo. Elas tem sempre a amabilidade de oferecer ajuda, inclusive uma tirou ferias para me ajudar, obvio que essa tive de incluir como dama (não só por esse motivo)! As outras duas, também fizeram parte do meu dia, estão incluídas em algumas atividades que se vão realizar no casamento, e por acaso sem eu dizer nada vão com vestidos dos tons de casamento, algo que adorei Smiley xd Por isso se tens tido o apoio delas não estás a ser precipitada em nada, verás que são elas que te vão acompanhar nas próximas fases da tua vida. Na preparação do meu dia, visto os homens delas serem cavalheiros do noivo deixei ao critério delas disse-lhes que não precisam de fazer duas viagens, compreendo pela questão da logística, que nos encontrávamos na igreja. Mas tiveram presentes na minha despedida de solteira.

O lado menos positivo, também passei, por isso com 3 supostas amigas, por situações diversas! Por isso o que te tenho a dizer é aproveita o teu dia e quem quer estar perto!
    Hoje eu já não queria damas!

Beijinho e Força!

• Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Percebo o que dizes... Muito obrigada Patrícia Smiley heart

• Responder
  • Patricia
    Super Noivo Outubro 2024 Montijo
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Beatriz,
    Olha antes de mais lamento o que estás a passar e ao longo dos anos vais ver que vai acontecer esse tipo de coisas com regularidade, às vezes as pessoas mudam de vida ou não têm tanto tempo ou até às vezes um mal entendido pode originar algo assim. São ciclos e tudo o que passamos serve para a nossa aprendizagem.
    Eu sou (ou fui) como o teu noivo ou pior, nunca tive paciência para filmes e se não gostava de alguma coisa cortava logo e nem dava oportunidade, era logo um ponto final... com a idade fui ficando mais compreensiva porque também percebi que às vezes eram mal entendidos ou mesmo situações parvas mas também não insisto, se conseguirmos resolver tudo bem senão tudo bem também, faz parte.Sinceramente parece-me que a tua amiga possa ter ciúmes de não ter tanta atenção tua ou mesmo um pouco de inveja da tua situação agora... isto não quer dizer necessariamente que ela não goste de ti ou te queira mal até porque ela própria pode estar a ter esta luta interna com ela própria e não perceber porque se sente assim em relação a ti.Agora para teu bem e da tua saneadade mental tenta seguir a tua vida sem pensar muito nisto e não dizer mais nada para já para as coisas acalmarem, eu com o meu feitio depois de já ter sido ignorada já não voltava a dizer mais nada mas se achares que te faz sentido na altura convida-a para o tal brunch/jantar e logo vez. Quem se importa procura e não apenas nas relações, na amizade funciona igual.Em relação às amigas do teu noivo, pondera e se te fizer sentido acho que deves fazê-lo. ❤️
    • Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada mais uma vez Rita ❤️
    • Responder
  • R
    Noiva Ativa Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Neste caso, eu não voltaria a enviar mensagens. A verdade é que, independentemente dos motivos que ela tenha, a amizade é uma relação de dois sentidos. Se ela não acha que deve sequer ter uma conversa contigo para te explicar o que aconteceu, é porque talvez tu valorizes mais a amizade do que ela. Porque, independentemente de tudo, podia pelo menos explicar-te o ponto dela e ser sincera contigo, é o que os amigos fazem. De qualquer forma, espero que esse assunto se resolva e não te consoma numa altura que é única e especial para ti Smiley heart

• Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Rita ❤️ é de facto um bom ponto de vista.
    Tenho enviado sempre mensagem a perguntar se está tudo bem e se podemos falar, e tal como a mensagem que enviei a dar os parabéns, foi vista e ignorada…
    • Responder
  • R
    Noiva Ativa Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Beatriz,

Lamento que estejas a passar por uma situação tão complexa com a tua amiga. Vou dar um outro ponto de vista, que pode ser totalmente inválido e por isso descarta-o a vontade se não te fizer sentido (só outra perspectiva, como gosto que o façam também comigo).

Talvez exista a possibilidade de teres incluido em demasia a tua amiga na preparação para o teu casamento. Não de uma forma negativa, porque acho que quem é noiva, entende na perfeição que 75% dos nossos pensamentos, estão ocupados com o casamento. Mas ao mesmo tempo, talvez ela esteja realmente num momento muito diferente do teu e o excesso das conversas sobre o tópico de casamento, podem ser "too much" para ela. Novamente, pode não ter absolutamente nada a ver, é nada mais do que uma suposição. Mas se assim o for, não quer dizer que nenhuma das duas esteja errada, é natural que tu vivas agora o casamento e é natural que ela não o queira viver tanto. Acho que uma conversa honesta pode acabar por preservar a vossa amizade (pelo menos, assim o espero e é isso que desejo).

Sobre as mulheres/namoradas do teu noivo, eu tentava perceber se são as pessoas que eu quero ver daqui a 10 anos nas fotos do meu casamento comigo, sem as olhar como pessoas que integram a tua vida por causa das relações amigáveis do teu noivo, mas sim como pessoas totalmente independentes e possíveis amigas tuas. Se te imaginas a ir viajar só com elas e a passar um bom bocado, não vejo porque não.

O que eu faria em relação a amiga: não a descartava, tentava falar com ela por msg (já que não atende e ao vivo é pouco provável) e deixava em aberto a possibilidade de ela te acompanhar no teu dia. Se ela ignorar, como se costuma dizer, a falta de resposta, já é uma resposta.

Espero que tudo se resolva da melhor forma Smiley flower

• Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Cristele ❤️ sem dúvida são palavras a considerar
    • Responder
  • Cristele
    Noiva VIP Agosto 2024 Setúbal (Concelho)
    Cristele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bea 🖤
    Ao longo da nossa vida , e eu sou mais velha que tu uns 10 anos talvez vais ter várias pessoas na tua vida que entram e saem por vários motivos, faz tudo parte da vida.

Em relação a tua amiga talvez perceba a parte dela, talvez seja uma inveja no sentido de que ela também desejava estar como tu e não está porque não tem ninguém ou simplesmente pq está dedicada a outra fase da vida. Eu não vou ter damas pq não sabia que cor pedir e não queria estar a entrar nisso convidei as minhas amigas de infância para o casamento que temos um grupo onde nós falamos sempre , e muitas já tem filhos e estão casadas , nem sempre é possível mas quando nos encontramos é maravilhoso é voltar 18 anos atrás .
    Entretanto tive uma que não convidei pq a vida é mesmo assim não sei dela aos anos não fazia sentido.
    As mulheres dos amigos dele temos feitios diferentes, eu sou uma pessoa que gosta de falar de tudo , mas não falo do meu trabalho, eu trabalho numa unidade de cuidados intensivos, falar do meu trabalho é falar da doença e do fim de vida , mas também de casos de sucesso, mas nem todos sabem lidar com isso . Elas gostam de falar de outras coisas , como filhos, eu também tenho mas gosto mais de falar de política, vida, dar conselhos falar de tudo, são feitios , talvez um dia um deles arranje uma que goste de ser como eu, tanto que muitas vezes eu vou jantar com eles e sou a única mulher pq adoro o ambiente deles as brincadeiras tudo , são rapazes incríveis.
    Se para ti faz sentido inclui elas na tua vida é maravilhoso estarmos rodeados de pessoas que nos apoiam em qualquer altura da vida e vemos as pessoas nas boas alturas e más.
    Voltando a tua amiga, da um tempo , não a procures mais e não excluas, até perto da altura de se juntarem, aí vês se vale a pena ou não tê-la como dama de honor.
    🤍 A vida é feita de ciclos e de fases com o pessoas é questão de vermos o que nos faz bem ou mal.
    Alguma coisa apita 😘 🤍
    • Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Raquel Smiley heart Vou certamente pensar melhor sobre as amigas do homem

• Responder
  • Teresa
    Noiva Master Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Coragem Smiley heart

• Responder
  • R
    Noiva Constante Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Beatriz,

Começando pelo mais fácil- as namoradas dos amigos do noivo, se sentes que sim, faz o convite.. eu tmb convidei 2 namoradas de amigos de infância porque senti que era uma ótima oportunidade para nos aproximarmos ainda mais e elas vibraram imenso e mostram-se super interessadas!
    Quanto à outra amiga, se tivesse no teu lugar, nao me livrava do convite mas também não o faria agora… tenho amizades que achava que eram para vida e que até hoje sinto falta, mas acho que uma amizade só resulta quando o esforço é das duas partes! Com o tempo logo ves se faz sentido ou não para nao tomares nenhuma decisão precipitada…
    • Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É isso. Obrigada Teresa Smiley heart

• Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois eu tambem gosto muito pouco de andar atrás, nunca fez parte do meu feitio.

Honestamente parece muito infantil a atitude dela, mas eu não a conheço para julgar. Agora não esqueças que é o teu dia portanto não queres dramas a volta disso. Relaxa e deixa passar um tempo, mas ela que entenda bem que a próxima oportunidade é a ultima.

• Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelas palavras Cátia ❤️ percebo o que queres dizer!
    Vou mesmo deixar passar umas semanas porque agora ela desliga-me as chamadas e vê os SMS e não responde.
    • Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Teresa!
    Lamento que te tenha acontecido isso.
    Sobre o que dizes de falar com ela, é o que tenho estado a tentar fazer mas ela não atende chamadas, vê os SMS e não responde….Não sei mais o que fazer, mas desta vez não vou andar atrás da mãe e da irmã…
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Ativa Maio 2025 Porto (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Beatriz... tens ai realmente um problema... se fosse comigo tentava uma ultima vez o contacto com ela e caso ela volte a ignorar acho melhor esqueceres porque se ela realmente se importa contigo não estava a ter as atitudes que tem tido... sei que pode parecer mau mas é mesmo o melhor a fazer... já tentaste vezes de mais a reaproximação dela.. Não vale a pena estares a stressar só não há solução para a morte Smiley laugh Quanto as mulheres dos amigos do teu noivo acho que era algo a considerar uma vez que estão do teu lado e te estão a ajudar com o casamento. Pensa no que é melhor para ti. Penso que te faz mais feliz e vais perceber que a incerteza de uns não pode ser um problema teu! Quem te ama quer estar do teu lado e fazer tudo para que tu estejas feliz.. e não o contrário! Desculpa a frieza mas tive algumas situações do género e lidar com elas fez me ver as coisas de outra maneira. Caso precises de alguma coisa estou aqui para ajudar ! Smiley heart Podemos falar quando precisares!

• Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Beatriz!

Que situação, estou chocada e não estou ao mesmo tempo, passo a explicar...

Eu tive uma situação idêntica não nesta fase do casamento mas com uma das que eu considerava uma das minhas melhores amigas com quem partilhava casa. Ela arranjou namorado e passou a dar-se com os amigos do namorado até que decidiu que queria ir viver com ele, ok tudo certo, faz sentido e nunca tive nenhum tipo de atitude contra, cada um sabe de si. Ela mudou-se de casa e da vida, deixou de falar. Passou um tempo e ela fez anos, eu dei-lhe os parabéns normal e ela so agradeceu por sms. No dia seguinte faleceu o meu pai, não vou entrar em pormenores mas foi uma perda muito muito complicada da forma repentina que foi, tive de lidar com muita coisa e sentir a dor depois, e nessas alturas vês quem está do teu lado. Ela não apareceu no velório, nem no funeral, recebo uma sms dela uns dias depois a dizer que soube e com uma desculpa esfarrapada qualquer (as minhas amigas tinham-lhe dito da noticia) obvio que não respondi e cortei-a da minha vida também. Vim a descobrir que ela estava grávida por outras pessoas, talvez não quisesse contar ou sei lá, nem quero saber.
    Olha vida segue, as pessoas em fases da vida diferente ou encontram um caminho em comum ou isolam-se, talvez a tua amiga não saiba onde se encaixar na tua nova vida, mas chegamos a uma idade que só faz falta quem está, encurtamos o grupo de amigos para quem realmente importa.
    Eu percebo o ponto de vista do teu noivo, para eles é mais fácil estas coisas, mas no teu lugar eu falava abertamente com ela, tenta perceber o que vai naquela cabeça e aí avalias se vale a pena ou não teres essa pessoa no teu casamento e na tua vida. Smiley heart

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração