Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Inês
Noiva Novata Junho 2026 Vila Real (Concelho)

Madrinhas e Damas de Honor

Inês, a 5 de Março de 2025 às 14:37 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 7

Olá noivinhas

Sou nova por aqui e já estive a procurar sobre este tema mas não chego bem a uma conclusão e gostava da vossa ajuda.

Sou desde pequena muito ligada à Igreja e vamos ter uma cerimónia religiosa. O noivo vai ter os seus padrinhos (de batismo) e eu os meus também vão ser os de batismo.

No entanto optamos pedir aos nossos irmãos (2 rapazes) e a duas amigas nossas como padrinhos para que no dia nos possam ajudar a coordenar tudo e porque são as nossas pessoas mais especiais. Não lhes queremos chamar "damas" nem "cavalheiros" porque eles acabam por ter tanta importância quanto os nossos padrinhos "principais", se calhar até mais.

Por ser cerimónia religiosa podem ser todos padrinhos? Quantos podiam assinar?

E no casamento por civil, quantos podem assinar?

Muito obrigada!

7 respostas

Última atividade por Magda Calisto, a 6 de Março de 2025 às 08:33
  • Magda Calisto
    Noiva VIP Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu irmão já casou em 2013, por isso as coisas podem ter mudado entretanto mas, porque não perguntas ao padre da igreja onde pensam casar? Ele, melhor que ninguém, saberá responder a essa questão!! 😉😘
    • Responder
  • Magda Calisto
    Noiva VIP Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pela igreja, não sei bem mas acho que no casamento do meu irmão foram 4, dois do lado dele e dois do lado da minha cunhada.
    No civil só 4 podem assinar, conforme info da nossa Conservadora 😉
    Espero ter ajudado 😉
    • Responder
  • Quirina
    Super Noiva Julho 2025 Lisboa (Concelho)
    Quirina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Inês, nós vamos casar pela igreja e disseram-nos que só podem assinar duas pessoas. No entanto, já vi pelas respostas que difere consoante a igreja, por isso, é melhor perguntares onde vais casar 😊
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Curiosa Agosto 2025 Loures
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Inês 💗

Olha, eu já casei pelo registo e assinaram quatro pessoas. Pela igreja, o padre já me informou que serão apenas duas pessoas assinar. Já o meu irmão casou pelo registo e só deixaram assinar duas pessoas e igualmente duas pessoas na igreja.
    Informa-te onde irás casar, porque às vezes difere 😘
    • Responder
  • Mariana
    Noivo Experiente Junho 2025 Setúbal (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Inês ❤️ as assinaturas podem variar mas, por norma, assinam os 4 padrinhos e, se te fizer sentido, podem assinar as damas de honor/cavalheiros de honra.

Contudo, há igrejas em que assina apenas 1 padrinho de cada lado. Mas fala com o Padre e questiona.
    No nosso caso vão assinar os 4 padrinhos apenas. Beijinho!
    • Responder
  • Carolina Elias
    Noiva Experiente Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Também acho que o melhor será falares com o padre e perguntar. Às vezes as regras mudam consoante o padre, apesar de supostamente serem universais, mas nem sempre funciona assim!
    Se queres ter a certeza de como será no teu, o melhor é falares com o padre que vos vai casar e tiras as tuas dúvidas ☺️
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Experiente Julho 2026 Trofa
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá minha querida

No que diz respeito à igreja, acho que deverias falar com o padre, pois ha uns que aceitam mais que 4 padrinhos e outros nao

No civil, pelo menos do que sei, 2 testemunhas precisam

Um beijinho

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração