Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Alexandra
Super Noiva Setembro 2017 Valongo

Madrinha não católica [ajuda]

Alexandra, a 21 de Setembro de 2016 às 10:22 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 24

Bom dia noivinh@s e casadinh@s,

Antes de mais obrigada pela ajuda de tod@s, a vossa opinião ajudou bastante mesmo havendo opiniões bastante diversas.

Finalmente atenderam-me da paróquia. Pelo que me disseram a paróquia está em mudanças mas aquilo que me disseram foi que nenhum padre poderia rejeitar padrinhos por não serem da mesma religião porque os padrinhos eram testemunhas do civil.

Que o padre que saiu agora era muito conservador e mesmo ele, o máximo que me poderia pedir, era que também arranjasse alguém que fosse católico, como um segundo casal de padrinhos, mas apenas para "descansar" o padre e nunca por obrigação. Mas que também ainda não conheciam bem como o novo padre.

Sorrisos, Alexandra Smiley smile

PS: Acho que me disseram estas coisas porque eu conheço a pessoa com quem falei (já fui uma menina do coro :3), se não conhecesse o mais provável era dizerem "Sim mas terá que arranjar mais uma madrinha que seja católica).

__________________________________________________________________________

Bom dia noivinh@s e casadinh@s,

acabei de me deparar com um dilema daqueles... Já eu tinha a madrinha escolhida, aliás acho que foi mesmo a primeira pessoa que pensei em convidar, mesmo antes da minha família. Ela é a pessoa ideal. Responsavél, dedicada, dá-me o meu espaço para pensar por mim, super prestável, e acima de tudo uma amiga que quero ter para toda a vida.

Só que agora que acabei de fazer o convite e o presente alguém me diz "Olha que os padrinhos têm que ser católicos" (vou casar pela igreja). Fugiu-me o chão. Ela é evangélica. E eu só a tinha a ela para madrinha. Não sei mesmo o que fazer.

Alguém tem alguma dica para me dar? Obrigada desde já.

Sorrisos, Alexandra Smiley smile

24 respostas

Última atividade por Carla, a 24 de Setembro de 2016 às 23:31
  • Carla
    Super Noiva Agosto 2017 Lamego
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não sei bem minha querida. Mas para nao correres risco é melhor informares te junto da paróquia.

    • Responder
  • Marlene
    Noiva Ativa Novembro 2016 Vila Nova de Gaia
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O noivo é batizado na igreja adventista, os nossos padrinhos serão os dele de batismo e o padre da católica limitou-se a dizer " isso não interessa, os padrinhos são apenas testemunhas"

    • Responder
  • A
    Noiva Master Julho 2020 São Miguel
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não entendo???A minha madrinha vai assinar mas não teve que entregar certidão nenhuma nem nada disso, apenas o seu B.I e pronto se são ou não de outra religião não interessa!

    • Responder
  • M
    Noiva Constante Julho 2022 Trofa
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá .. para ser madrinha da igreja católica tem de ser certidão de batismo da mesma religião . Não sei até que conto vão deixar te fazer . Contido falas c o padre e expõe a tua situação . Que situação chata Tb ficava triste se a minha madrinha tivesse um "dilema " Espero ter ajudadoBons preparativos
    • Responder
  • Mary Berry
    Noiva VIP Setembro 2017 São Miguel
    Mary Berry ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que depende muito dos padres! Eu vou ter duas madrinhas e um padrinho em que o padrinho não é crismado e uma das madrinhas é divorciada (sim... Há padres que chateiam por isso) mas para segurança o melhor mesmo é falares com o padre para teres a certeza...
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Experiente Outubro 2015 Proença-a-Nova
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que não precisas de mudar de madrinha por causa disso, pois os padres não fazem esse tipo de perguntas

    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É como a Débora disse, eles nao pedem informaçao religiosa sobre os padrinhos. So é preciso serem maiores de idade e terem o B.I. actualizado. Sinceramente eu so perguntava que papeis é preciso para os padrinhos, se o padre nao te pedir certidao de baptismo NAO DIGAS NADA. No dia quando os padrinhos assinam os papeis os responsaveis so vêm se o BI ta correcto nao fazem questionario religioso.

    • Responder
  • Débora & André
    Super Noiva Maio 2017 Setúbal (Concelho)
    Débora & André ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Segundo o que o diácono nos disse. As restrições para os padrinhos são mais para os batismo aí sim os padrinhos tem de ser batizados e ou casados pela igreja a igrejas que pedem que tenham os crisma. Mas para o casamento não costumam haver restrições até porque as testemunhas são apenas para o registo e não para o casamento católico. De qualquer modo tenta falar com o padre que te vai casar assim ficas mais descansada
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Julho 2017 Matosinhos
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho que não é necessário. Para o batizado sim, mas para casamento não, nem te pedem nada para te comprovar tal coisa. As únicas coisas que me pediram em relação aos padrinhos foi a fotocopia dos CCs e as suas moradas. Beijinhos

    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ufa! Obrigada pela resposta Débora. Já estava a pensar falar com o padre (quando a secretaria me atendesse o telefone) mas a tua resposta deixa-me tão mais descansada, nem acreditas. Smiley smile Obrigada. ^^

    • Responder
  • Débora & André
    Super Noiva Maio 2017 Setúbal (Concelho)
    Débora & André ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também caso seja igreja e os meus padrinhos não são casados pela igreja nem católicos. E falei com o diácono que nos vai casar d disse'nós que não tem problema. Fala com o padre e pergunta
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não têm nada! isso é mentira. Só se for para baptizado

    • Responder
  • Ana
    Noiva Curiosa Julho 2016 Guimarães
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Penso que pode ser madrinha na mesma, pois no fundo o papel assinado e é esse que importa é para o civil. Aliás, até são chamados de testemunhas e não padrinhos ou madrinhas. Comigo o padre não perguntou nada disso. Eu tive 4 padrinhos (2 madrinhas e 2 padrinhos) na igreja, mas as testemunhas oficiais foram as madrinhas, por sinal irmãs do noivo!!
    • Responder
  • Cláudia
    Noiva VIP Agosto 2018 Viana do Castelo (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Informa-te com o padre querida, sei qued no batizado os padrinho tem que ser catolicos e na maior parte das igrejas tem que ter o crisma, no casamento não sei como funciona

    • Responder
  • C
    Noiva Curiosa Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Exactamente, como disse a Gabriela, no batismo os padrinhos é que assumem a responsabilidade de educar a criança na fé católica. No casamento a figura do padrinho é apenas de testemunhar que efetivamente os noivos deram o seu consentimento e se aceitaram mutuamente.
    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    Obrigado pelo esclarecimento. Smiley smile

    Eu até perguntava ao padre /secretaria da paróquia mas ninguém me atende o telefone e agora só no fim de semana lá consigo ir. =X

    • Responder
  • G
    Super Noiva Outubro 2016 Braga (Concelho)
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não, no caso do batismo é diferente porque a responsabilidade de educar uma criança na religião católica é dos pais e padrinhos. Por isso é que têm que ser todos católicos. Num casamento é diferente, mas não estranhava se algum padre impedisse uma pessoa de ser padrinho por não ser católico.
    • Responder
  • Ana Cristina
    Super Noiva Fevereiro 2017 Lisboa (Concelho)
    Ana Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fala com a pessoa em causa a conversar que se entendem
    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Mas se assim fosse os padrinhos de batismo também não precisavam de ser visto que a criança é que vai ter a "responsabilidade" futura de ser um bom cristão.

    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Junho 2017 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não vou casar pela igreja mas na minha opinião, os noivos é que se vão comprometer perante deus. E os padrinhos são apenas testemunhas do vosso dia.

    Não penso que o padre vá perguntar se são ou não católicos. Beijinhos.

    • Responder
  • C
    Noiva Curiosa Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No casamento católico, aquilo que chamamos padrinhos são na verdade testemunhas. Quem se casa são os próprios noivos e eles que assumem a "responsabilidade" do sacramento. Acho que não há qualquer impedimento em ter uma madrinha de diferente fé, mas podes sempre aconselhar-te com o pároco.
    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não, não é.

    Já me disseram que ela podia ser madrinha desde que existisse pelo menos mais uma que assinasse por ela, mas por outro lado também já me disseram que ela tinha que ser católica mesmo que não assinasse.

    • Responder
  • Elsa
    Noiva Master Agosto 2016 Cantanhede
    Elsa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O melhor, como diz a Gabriela, é informares-te com o Padre, eles são as pessoas mais indicadas para te ajudar!!

    Beijinhos, espero que consigas resolver esse "dilema"..

    • Responder
  • G
    Super Noiva Outubro 2016 Braga (Concelho)
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Alexandra, ela é batizada na igreja católica no mínimo? Se for, é possível. Se não for, aconselho te a falar com algum padre. Ninguém melhor para te esclarecer as dúvidas.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração