Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Zélia
Noiva Master Junho 2021 Rio Maior

Lua de Mel segura em tempos de pandemia

Zélia, a 13 de Maio de 2021 às 20:32 Publicado em Fórum Lua-de-mel 2 40

Olá noivinhas!

Com os casamentos a chegar, o tempo a aquecer e os casos de covid a baixarem, surge também a vontade de ir e aproveitar a nossa bela lua de mel, far far away.

tenor.gif



Já sabemos que o mais seguro de momento é ficar em Portugal, no entanto há quem legitimamente não queira, ou para quem essa não seja uma opção viável (emigrantes que já vão ter que viajar para o casamento por exemplo).

Tenho visto bastante desinformação recentemente e queria vir aqui deixar alguns pontos que espero que vos ajudem, para as vossas Luas de Mel 😍😍


1. Evitem ir para países com muitos casos

Alguém a querer ir para a Índia? 🤷🏻 ou para a Alemanha?

Ninguém queria (nem podia) viajar na Europa em janeiro e por razões óbvias. Mais casos podem também significar mais restrições, se bem que para destinos de praia, paz e sossego não influencia tanto.


2. Estejam conscientes que o que hoje é certo, amanhã já não é.

Isto já seria verdade em tempos normais, e mais ainda se aplica em tempos de covid!

Há umas semanas vi alguém comentar numa rede social que tinha estado 3h numa fila no aeroporto etc etc e alguém comentou “isso não é nada assim, no verão passado viajei e foi calmo” 🙄🙄 gente, não sejam essas pessoas e se o vosso “tio x” vos vier com esta conversa (agora ou em tempos normais) desconfiem e certifiquem-se sempre que a informação é a correcta.

Sim eu também viajei no verão passado, aeroportos vazios, maravilha, nada de testes... a realidade mudou (e bem) este ano, até Portugal que não pedia teste agora pede e estou a prever um cenário diferente. Isto vale para tempos não covid, quando a pessoa vos disser que não é preciso visto para o país tal mas as regras mudaram entretanto, e vale muito, mas muito mais agora.


3. Pesquisem sempre nos sites oficiais dos Governos.

Imaginem que querem ir para Cuba e não sabem se precisam de teste. A Maria vai dizer que não é preciso, o Pedro vai que é, a Ana vai dizer que o país está fechado.

Vão ao site oficial do turismo de do país (mesmo ao site oficial, não é à revista x) e terão a informação actualizada e real. Isto vale para qualquer país, em qualquer altura.


4. Se reservarem a Lua de Mel por conta própria reservem os voos nos sites oficiais da companhia aérea (esta regra também vale para sempre e não só agora - não há cá edreams ou rumbo ou companhias duvidosas que funcionam muito bem até correr mal).

Para alojamento reservem com opção de cancelamento gratuito, de preferência também no site do Hotel.


5. Certifiquem-se que têm um bom seguro.

Outra das barbaridades que tenho ouvido recentemente: “ai agora com o COVID é preciso fazer seguros de viagem”.

Gente, pelo amor de Deus!

Não é agora.

É sempre!!!

Sempre!!!

POR FAVOR!

Nós não somos imortais. A qualquer altura alguma coisa nos pode acontecer: cair, ser atropelado, levar um tiro, ser esfaqueado, ter um aneurisma, AVC, ataque cardíaco, uma apendicite, ter um acidente de carro ou mota, ter uma intoxicação alimentar, ser mordido por um animal (sabiam que a raiva tem 100% de chances de morte se não tratada imediatamente com vacina?)


Ai Zélia que exagero!

Não é exagero, todos estamos sujeitos, agora imaginem acontecer uma coisa destas em viagem.

Não é muito difícil vocês precisarem de assistência médica em viagem, tenho eu própria três exemplos:

📌 há uns anos a minha irmã foi visitar-me a Praga e um dia ela tropeçou e caiu nas escadas do metro e torceu o pé. Ela não quis ir ao hospital, chegámos a casa colocámos gelo, pusemos um lenço atado no pé a servir de liga e no dia seguinte ela estava melhor, mas poderia ter sido necessário.

📌Eu tenho sinusite crônica e em 2018 fui a Itália conhecer os meus sogros pela primeira vez. Estava razoavelmente bem na altura e levei um frasquinho meio cheio do spray que usava em casos de crise. Pois foi, precisei e o frasquinho não chegou. Fui à farmácia mas como não havia o mesmo spray comprei outro que não me ajudou. Recusei-me a ir ao hospital porque o meu Cartão Europeu de Seguro de Doença para além de expirado tinha ficado em Londres. Os últimos dias em casa dos sogros eu mal ouvia e mal respirava 😂 (que bela impressão devo ter causado) cheguei a Londres e tive a pior crise da minha vida - felizmente fui operada no ano seguinte.

📌 Em 2019 fui com o noivo de férias para Málaga (vá lá que depois do episódio em Itália, se vamos para a Europa certifico-em sempre que temos o cartão). Ainda estávamos em Londres no aeroporto e o noivo diz-me “acho que o meu dente do siso está a acordar” 🤦🏻o dente do siso do meu noivo dava-lhe direito a uma bochecha extra 😂 e a comer sopinha por uns dias.

Bem... passámos o primeiro dia em Málaga e no dia seguinte o meu noivo acordou com uma cara diferente. Passámos o dia inteiro em 2 hospitais de Málaga (já não me lembro porque nos atenderam e depois enviaram para outro). Felizmente por conta disso naquela noite já mal se notava o inchaço e nas fotos mal se pode ver. Felizmente esse dente ja não chateará mais.


E agora vocês devem de pensar: “que exagero, então nós vamos às urgências e pagamos o quê? 20€ por uma consulta nas urgências?”.

Vocês acham mesmo que essa consulta custa 20€?

Imaginem o custo de médicos, enfermeiros, técnicos, medicamentos, equipamento, utensílios, desinfectantes, papel, impressoras, água, electricidade e sei lá mais o quê. Um turista que venha a Portugal com o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou com seguro, vai pagar o mesmo que um português. Agora um turista que venha sem isso, vai pagar o preço real. E os preços são exorbitantes. A nossa destacada Rita ajudou-me a ter alguma noção dos valores REAIS do Reino Unido (onde o utente não paga taxas moderadoras) e cujos valores à partida não diferem muito de Portugal: ida às urgências 100-200£, viagem de ambulância £400, internamentos 300-400£/dia, cuidados intensivos ****£/dia.

Imaginem vocês terem que ficar internados 5 dias num país estrangeiro e terem de pagar 2000€ só para o internamento, fora o tratamento.

A transladação de um corpo custa entre 1500 e 15000€.

Posso parecer drástica mas um bom seguro custa à volta de 100€ sendo um dos custos mais baixos da viagem. Vocês gastarão mais em vôos, transporte, comida e alojamento.

O preço da paz de espírito não se conta.

E sim o seguro é daquelas coisas que compramos e esperamos não usar 🙏🏼


6. Comprem um seguro de boa cobertura.

Tambem não vale de muito ter seguro e ser o mais básico.

Imaginem um seguro bem básico com cobertura de 50.000€ e vocês pensam “este já chega”.

Chega se vocês caírem e se esfolarem, não chega se algo de muito grave acontecer. Vejam estas notícias de uma senhora que ficou gravemente ferida na Capadócia . Eles tinham seguro, mas básico, e como o estado era grave, já não havia cobertura para um avião ambulância que custaria 100.000$ .


Nesta notícia estão exemplos de custos de tratamentos que os seguros britânicos tiveram que cobrir : £200,000 para tratar um pessoa que sofreu uma hemorragia cerebral num cruzeiro na China (incluindo ambulância aérea); 153,000£ para tratar um braço partido num turista que caiu da cama em São Francisco (os Estados Unidos é o país com a saude mais cara do mundo); £89,000 para tratar um paciente que sofreu um ataque cardíaco na Turquia; £78,000 para tratar uma idosa que ficou 23 dias hospitaizada em Espanha depois de um acidente na estrada... Ah pois é o seguro de 50,000£ não ia cobrir tudo nestes casos.

Vejam estes exemplos do seguro básico e do estrela premium da Iati (coloquei uma semana no México para 2 pessoas).


Lua de Mel segura em tempos de pandemia 1


Lua de Mel segura em tempos de pandemia 2


Lua de Mel segura em tempos de pandemia 3

O preço a pagar é só o dobro para ter uma cobertura de 10x mais


7. Ao reservarem por agência, peçam detalhes sobre o seguro

Uma boa agência dará cobertura alta, outras uma cobertura mais baixa. Não negligenciem esta parte. Em tempos covid, é boa ideia ter um seguro que cubra cancelamentos também. Não reservem numa agência que vos diga que em caso de cancelamento vocês não são reembolsados, que ridículo. 🤷‍♀️


8. O Cartão Europeu de Seguro de Doença ajuda em certos aspectos, sendo que na União Europeia um seguro mais básico serviria. No entanto o Cartão Europeu de Seguro de Doença não cobre repatriamentos, cancelamentos, bens perdidos ou roubados, responsabilidade pessoal, resgate em montanhas... Ah e seguros de cartão de crédito são muito bonitos mas normalmente são os básicos.


9. Protejam-se:

não é por estarem de férias que o vírus não existe, cumpram as regras, mesmo em países sem regras de Covid (aí tentem manter distanciamento etc).


10. Divirtam-se e não façam coisas muito parvas na vossa lua de mel/ viagens que possam correr mal.


Desculpem este testamento de algo que não tem tanto a ver com casamentos, mas que é fundamental numa viagem, incluindo a Lua de Mel.

tenor.gif






40 respostas

Última atividade por Zélia, a 25 de Maio de 2021 às 10:06
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não sei 😂😂 nesta altura o top das possibilidades é a Madeira. Estamos à espera que o governo britânico actualise a lista verde aqui para comprar voos, se puder ir para fora de Portugal vou, mas de momento na lista verde do Reino Unido para além de Portugal está só a Islândia e as Ilhas Faroe assim mais viável, e queremos sol e mar 😅 tu provavelmente tens mais sorte que aqui em Portugal não estão tão rígidos
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate Zélia! Ainda estou sem lua de mel mas quero mesmo ir e com a máxima segurança tendo em conta o panorama atual...vou ter de fazer bastantes questões na agência de viagens...tu vai para onde?
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Depos de reservar a viagem, vou analisar bem issoSmiley smile obrigada!

    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Setembro 2021 Almodôvar
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente Excelente debate..adorei!!!
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelente debate e uma óptima ajuda querida Zélia! Muito obrigado 😍😘

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A verdade é que a maior parte das vezes não acontece nada, e a questão é mesmo essa, acionarmos o seguro e não usar. Para o Estados Unidos então, em que toda a saúde é caríssima, ai convém mesmo um de cobertura alta.
    Não viajem outra vez sem seguro, é tudo muito bonito até ao dia que não é, uma pessoa sabe lá e mais vale estar prevenido. E leiam as letras pequeninas do seguro 😊
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na verdade custa estar a gastar o dinheiro do seguro que à partida não vamos usar 😂 mas a intenção deve mesmo ser essa, pagar para não usar.
    Nunca usei nenhum seguro então não consigo falar por exeperiencia própria mas há este da Iati e o world Nomads, que sempre ouvi falar muito bem e são os que contrato ☺️
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu até à bem pouco tempo também nunca tinha pensado muito no assunto, sabia que era necessário seguro mas só isso. Claro que 99,9% das vezes não acontece nada e graças a Deus.
    Olha por conta própria já ouvi falar muito neste da Iati, mas também nunca usei o seguro, mas por agência não faço ideia, eles lá saberão, mas pergunta qual a cobertura e os detalhes do seguro e vê se te agrada ☺️
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E pior do que ter férias estragadas porque alguma coisa ruim aconteceu, é ter que gastar imenso dinheiro para resolver a situação 😌
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho que nós temos todos um pouco essa ideia (eu também fui para Itália sem seguro e sem cartão 😂) mas uma pessoa começando a pensar em toda a m* que pode dar... lá está mais vale pagar 59€ extra e estar de consciência tranquila.
    Felizmente nunca usei seguro mas de Portugal vejo imensa gente a usar e a recomendar por isso eu usaria a Iati sim como primeira opção, mas há sempre que ler as letras pequenas 😉
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Alice ☺️
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Julho 2021 Alenquer
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aí Zélia... eu e o noivo ja corremos muitos países, desde Europa quase toda, capadócia, Estados Unidos, Canadá.... e nunca fizemos seguro. Na Europa temos o cartão, é certo, mas de resto nunca fizemos. Uma irresponsabilidade eu sei. E tivemos sempre uma sorte dos diabos.


    A lua de mel já está com seguro, e é verdade que a covid veio despertar este lado mais cauteloso em mim.
    Obrigada pelas dicas Smiley smile
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom dia Zélia! O teu debate é super super importante, e claro que tem tudo a ver com casamentos - afinal a lua-de-mel faz sempre parte de toda a nossa organização!

    Tal como já te tinha contado, nunca mais me esqueço do caso de uma amigo que viajou para o sudoeste asiático e a meio da viagem já perto do regresso teve uma crise renal e teve de ser operado de urgência! Se não tivesse feito o seguro de saúde, teria de pagar quase 10.000€ pelos cuidados médicos que recebeu! Desde que ouvi a experiência dele, não penso duas vezes... Estou com a pergunta da Joana, tens algum seguro de saúde que recomendes? Beijinhos 💚

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu sei 🙈A verdade é que o perigo está sempre a espreita, já dizia a minha avó, e mais vale prevenir do que remediar, mas nunca tina pensado nesta questão. Vou falar com a agencia para ver o que podemos adicionar. Aconselhas algum seguro?

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Zélia! Este debate fazia falta! Sim o tom e as informações são alarmantes mas são a mais pura das realidades! Obrigada por explicares isto para leigos! E concordo contigo! Todos têm a legitimidade de querer ter uma Lua de Mel diferente. Mas já estão avisados do que pode acontecer... É preciso cautela! Bjs
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Infelizmente acontece a todos, mas pensa positivo já passou 🙂
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As vezes é preciso. Esmo estes debates duros e realistas para deixarmos de ser forretas. Acho que vou precisar ajudar com o seguro haha recomendas o iati?
    • Responder
  • Alice
    Super Noiva Setembro 2022 Lousã
    Alice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aiiii Zélia, este debate fez-me pensar! Obrigada por nos alertares a todas, muito importante! beijinhos Smiley heart

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu até há pouco tempo também nunca tinha pensado nisso desta forma, também achava que qualquer coisa dava e depois mudei de ideias 😅
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Zélia pelo debate tão importante e esclarecedor. Realmente acho que passo a olhar para os seguros de uma forma totalmente diferente 😘😘
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E é muito importante
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahah olha se precisar de trabalho já tenho uma recomendação da tua parte 😂


    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai meu Deus não era essa a intenção, é de que qualquer coisa pode acontecer em qualquer lugar e mais vale estar prevenido como deve ser 😝
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estamos sempre a aprender, eu também fui para Itália sem seguro 😂 imagina que era algo grave. Pensamos sempre que só acontece aos outros 😫
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também era assim 😅 aliás eu fui para Itália sem seguro e sem o cartão europeu 🤦🏻‍♀️
    Sabia da importância do seguro mas só há pouco tempo abri os olhos a sério para a situação. Custa gastar mais por um seguro mais alto? Sim! Mas pensar ter o mais baixo e algo de muito mau acontecer faz-nos pensar 2 vezes 😫
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Laura ☺️
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Zélia n tinha noção dessas coisas obrigada 💖
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Zélia!!!
    Óptimo debate! 👌👏
    Já te podemos contratar! 😂 (trabalho numa Seguradora) 😅
    Fizeste bem alertar para vários detalhes que são necessários em qualquer viagem! Não é, de facto, de agora! É de sempre!!!Beijinho 😘
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai Zélia que interessante debate, mas agora até deu um receiozinho de pôr o pé fora daqui 😂😂😂
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Zélia, que debate interessante mesmo! Ainda existe muita gente na ignorância e depois da tenda 🙈
    Excelente partilha, este debate vai ficar guardadinho, parabéns pelo abre olhos 😉
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Zélia, estou a fazer-te uma vénia, concordo com todos os primeiros pontos mas em relação aos seguros sou daquelas que 50000€ dá, pois isso é imenso dinheiro para o comum mortal e não imaginamos o custo de aviões ambulâncias e outros que mencionaste! Obrigada pela chamada de atenção. Beijinhos
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Um debate super importante querida Zélia! Muito obrigada 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração