Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Lua de Mel no Funchal - 10 sítios a não perder

Milhinha, a 5 de Junho de 2019 às 00:50

Publicado em Fórum Lua-de-mel 39

Aproveitando a inspiração da minha querida noiva Patrícia e a noites quentes de Junho, vim deixar-vos dicas para quem pensa fazer uma Lua de Mel em Portugal, mais concretamente na Madeira. Nesta série de debates, deixo-vos as dicas do que visitar no Funchal: uma cidade cheia de vivacidade e de cor!...

Aproveitando a inspiração da minha querida noiva Patrícia e a noites quentes de Junho, vim deixar-vos dicas para quem pensa fazer uma Lua de Mel em Portugal, mais concretamente na Madeira. Nesta série de debates, deixo-vos as dicas do que visitar no Funchal: uma cidade cheia de vivacidade e de cor! Também está cheia de turistas de todo o mundo, mais novos e mais velhos, que parecem todos rumar para os mesmos sítios em banda. Aqui deixo-vos alguns locais que estão fora dos roteiros turísticos, bem acessíveis de transportes públicos para que possam desfrutar de um ou dois dias de passeio pela cidade. Espero que gostem!

1. Mercado dos Lavradores e Zona Velha - o embrião da cidade. Comecem por visitar o Mercado dos Lavradores, onde podem admirar os azulejos representando o artesanato original: vime e bordado madeira. Visitem no piso superior as bancadas coloridas e flores e frutas exóticas (não caiam na tentação de comprar! Certamente pagarão uma pequena fortuna por um produto de má qualidade) e também a praça do peixe onde poderão ver peixe espada preto, lombos gigantes de atum e até espadartes se tiverem sorte! Percam-se nas ruas à volta do mercado, mas percorram a Rua de Santa Maria onde as portas das casas foram transformadas em autênticas galerias de arte! Acabarão junto à igreja do Socorro, onde poderão descansar debaixo das árvores e tomar um bom gin.

Zona Velha do Funchalcfb_534861.jpg

2. Sé Catedral e Praça Colombo - um exemplo modesto de arquitectura manuelina, vale a pena visitar o interior desta igreja e lembrarmo-nos de que Portugal já conquisto meio Mundo! Nas traseiras irão dar à "Praça Amarela" onde podem visitar o Museu do Açúcar uma maiores exportações da Madeira em tempos e perceber como da cana se produzia o ouro branco e todos os subprodutos que usamos na região (ex. mel de cana). Descansem numa das pastelarias e peçam um café um uma queijada (miniatura) - prometo que não se vão arrepender!

3. Câmara Municipal e provas de vinho Madeira - esta emblemática praça de calçada portuguesa permite-vos tirar fotos fantásticas para o instagram (podem também perder-se no Claustro da Igreja do Colégio onde atualmente é a sede a Universidade da Madeira para um pouco de sombra). Nas imediações têm várias adegas de vinho Madeira: o Instituto do Vinho, a adega Oliveira's e a adega Blandy, todas elas cheiinhas de turistas, mas um spot agradável para fugir do calor do meio dia. Terminem, se a taxa de alcoolémia assim permitir, com um por do sol no rooftop do The Vine - um design hotel 4 estrelas sobre um centro comercial que tem uma das melhores vistas sobre o Funchal. Peçam na recepção para subir ao bar da piscina para um cocktail - aconselho o mojito de vinho Madeira branco!

Mini Rota Vinho Madeiracfb_534863.jpg

Prometo que ainda tenho mais paisagens de cortar a respiração na manga!

4. Porto do Funchal e Nini Design Centre - se fazem questão de ver a estátua ou o Museu Cristiano Ronaldo, não se esqueçam de estender o vosso passeio em direcção do Porto do Funchal. Da Praça do Mar até ao terminal de Cruzeiros o passeio vale a pena pelas vistas apesar dos montes de turistas dos cruzeiros todos os dias (era o meu sítio preferido para jogging). A meio caminho têm o antigo Forte da Capitania de Gonçalves Zarco actualmente convertido em Museu da famosa Designer de interiores Madeirense Nini Andrade. O museu é gratuito. Subam o elevador, apreciem as vistas da baía, tomem um copo na esplanada (preços um pouco elevados) e imaginem-se a realizar o vosso casamento lá (são fornecedores aqui no casamentos.pt)

5. Zona hoteleira e Promenade - provavelmente o vosso hotel fica nesta zona plana e cheia de turistas. Os restaurantes são à pinha de bifes meio embriagados! Não se preocupem: façam como os locais. Calcem as sapatilhas e façam o vosso exercício diário ao longo da Promenade que percorre vários jardins panorâmicos e outras tantas praias. Atenção! Não há areia natural na Madeira. As praias são em cimento e com piscinas à beira-mar! Então destaco-vos algumas praias que vale a pena visitar. A praia da Ponta Gorda, mais moderna e paga-se entrada, tem zonas mais recatadas junto às rochas e uma piscina de água natural que faz a delícia dos adultos. A doca do Cavacas, muito velhinha!, mas é uma piscina "natural" única com restaurantes/tascas de peixe. A Praia Formosa, praia de calhau - desafio-vos a tentar ir molhar o pezinho sem se magoarem! Acabem o dia de praia indo a pé até ao Beer Garden comer o picado (pica-pau madeirense), um spot só com locais!

Vamos tornar isto mais interessante: vamos fazer umas excursões de autocarro (usando transporte Púlbico)

6. Pico dos Barcelos - Apanhem o autocarro dos Horários do Funchal correspondente (http://www.horariosdofunchal.pt/) e deliciem-se com este miradouro fantástico com vista para a cidade e o mar! É um curto passeio, mas uma vista de cortar a respiração.

7. Monte (roteiro turístico) - primeiro descrevo-vos o "passeio dos tristes" para que escolham o que querem aproveitar. Todo o turista começa na Zona Velha (1), apanha o teleférico até ao Monte, tira uma foto de recordação, compra um chapéu de vilão ou um íman a preços absurdos, visita a igreja do Monte onde está sepultado o Imperador Carlos I de Áustria (pai da Princesa Sissi que também passou longas jornadas na nossa ilha) e descem nos (não) tão divertidos carrinhos de cesto, tiram fotos e pagam taxi para o centro do Funchal. Em alternativa sugiro que subam ao Monte (freguesia das Zonas Altas do Funchal) de autocarro, visitem também o Jardim Tropical Monte Palace onde podem tirar as fotos mais instagramáveis dos jardins temáticos e desçam a pé até ao centro do Funchal (usem calçado confortável): quero que imaginem o que é conduzir naquelas ruas íngremes!

O melhor do Monte (turístico)cfb_534865.jpg

8. Monte (roteiro radical) - no Largo do Teleférico no Monte, há uma capelinha de devoção a Nossa Senhora do Monte. Se se aventurarem no caminho de terra batida que passa ao lado, irão percorrer a Levada dos Tornos. As Levadas são cursos de água potável que traziam água do interior da ilha para as cidades à beira mar. Hoje em dia são fantásticos passeios a pé no meio da Natureza que fazem as delícias de locais e turistas. O trilho é longo (cerca de 2,5 horas julgo eu) é necessário calçado muito confortável, lanternas!, cuidado com as cabeças porque irão percorrer um túnel longo, e farnel. Depois de várias horas de contacto com a Natureza, começam a ver moradias particulares - estará na altura de apanhar o autocarro de volta "para a cidade".

9. Miradouro do Pináculo - os locais vão achar que enlouqueci! Apanhem um autocarro para ver este miradouro, algo abandonado mas de onde se tiravam todas as fotos dos postais do Funchal. Aquela rua sinuosa era também o único acesso rodoviário para o aeroporto; na altura demoravam 3h para lá chegar (hoje com as vias rápidas demoramos 15-20 minutos). Este ponto tem um valor simbólico para todos os Madeirenses que emigraram para todos os pontos do Globo: quando voltavam à terra, choravam aqui as suas primeiras lágrimas de saudade. Podem voltar a pé para o Funchal. Digo-vos que Dolores Aveiro tem casa geminada com os filhos nesta zona do Funchal (apreciem as vistas). Poderão visitar o Miradouro das Neves e o Miradouro Acciaoli nesse percurso.

Miradouro do Pináculocfb_534867.jpg

10. Visitar o resto da ilha - Posso dizer-vos que o Funchal não tem nem um décimo da beleza do resto da ilha! Por favor, se tiverem oportunidade aluguem um carro (de preferência com motor a gasóleo; lembrem-se das subidas íngremes e travem com o motor!) para descobrir tudo o que a ilha da Madeira tem para vos oferecer! Não se vão arrepender.

Espero que vos tenha sido útil!



39 respostas

  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lanço-te um repto Carla! Fazeres algo semelhante sobre os Açores! Quero ler tudo e tirar ideias para levar o noivo Milhinha! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Catarina. Aqui ficas com este roteiro “ser turista Like a local”. E muitos sítios haverá para descobri (já não moro lá há 14 anos). Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim fi-lo a pensar especialmente em ti Maria! Mas também ainda vou fazer um debate sobre a Madeira no geral (e o Curral das Freiras está super incluído)! Eu também faço coleções de ímanes 🧲 o truque é não comprá-lo nos pontos turísticos no alto das montanhas - aí o preço é claramente superior ao que deveria ser! Hahahah Bjs espero que gostes! E vai ao The Vine por mim (a sério). Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É sem dúvida um lugar que quero muito visitar.
    Beijinhos 😘
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vamos alugar carro 😁 para ir a todo o lado. Temos imensa curiosidade em vesitar o curral das freiras, acho que é assim que se chama. Li que lá se come sopa de castanha e ginja 😂 e sim eu quero um chapeu de palhinha a dizer madeira para andar com ele todos os dias. E quero um íman caríssimo porque fazemos colecção dos sítios onde vamos e onde a família e amigos vão ahahah 😂
    Vou guardar este debate ❤️
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fizeste o debate a pensar em mim.. Eu sei ahahah 😂 vou guardar isto muitoooo bem ❤️
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimas dicas e diferentes das turisticas habituais Smiley smile obrigada pelas dicas.

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração