Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Raquel
Noiva Ativa Agosto 2025 Alenquer

Lista de convidados!

Raquel, a 2 de Abril de 2024 às 18:55 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 26
Helloo noivinhas,


Estava a responder um post aqui e percebi que estamos “presos” num tema muito importante - lista de convidados!!!
Logo no início decidimos, que apesar de termos uma família muito grande, queríamos organizar algo mais “pequeno” para conseguirmos estar com toda a gente e aproveitar ao máximo tudo…
Fizemos uma pre-reserva a apontar para os 150 convidados ( pode variar um bocado, mas não queriamos uma diferença muito grande), e com isso não conseguimos fazer uma lista inicial!
Quantas pessoas a mais vocês convidaram, já sabendo que há sempre pessoas a não ir? Devo fazer uma lista de 200 pessoas? Ou mesmo de 150? Há alguma “fórmula” para este cálculo?!
Como é que escolheram que crianças vão fazer parte do vosso dia? Temos imensas crianças na família e amigos e não conseguimos convidar todas infelizmente.. mas não queremos que ninguém se sinta magoado ou posto de parte..
Como fizeram com a questão do acompanhante?! Como deixaram claro que o convite era apenas para a pessoa X e não para toda a família?!
Help please!!!

26 respostas

Última atividade por Beatriz, a 4 de Abril de 2024 às 14:35
  • Beatriz
    Noiva Master Agosto 2024 Óbidos
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Raquel!

    Belo tema, e dos principais e fundamentais a ser discutido, nós iniciamos uma lista com o máximo de 80 convidados, mas estava a ser difícil na nossa zona arranjar local para esse mesmo efeito, sem ser um típico restaurante... Decidimos avançar para as 100 até porque era o limite mínimo de muitas quintas, neste momento contamos com 130 pessoas, da qual só tivemos 2 desistências. Também tivemos opiniões de devias convidar x ou y primo... mas se passou um ano e não nos falamos, não nos desejou um feliz natal, feliz aniversário... está fora da lista. Acompanhantes a menos de um ano de relacionamento ou que não conhecemos estão fora...

    Incluímos todas as crianças e deixamos ao critério dos pais se as levam ou não, eu se fosse mãe é obvio que se fosse convidada também gostaria de levar o meu filho/a, muito das pessoas pensam "se vai sair a noite e deixa com os avós, desta vez também pode deixar", eu sou mais de a opinião de "se não há lugar para o meu filho, também não há lugar para mim".

    • Responder
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vai dar Raquel, pensamento positivo Smiley heart

    • Responder
  • Patricia
    Noivo Constante Outubro 2024 Montijo
    Patricia Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, poderá ser uma boa ideia... pelo menos com um número máximo de crianças sempre tens uma resposta caso questionem o porquê da criança x ou y não ter sido convidada.
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já ando atrás do noivo para ver a dele, mas ainda não conseguiu fechar…
    Como só queremos enviar o Save the date em agosto/ setembro não tou a insistir muito, mas qualquer dia terá de ser!!!
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois.. acho que vai ter mesmo de ser e eles vao ter mesmo de perceber!
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O problema é quando há tantas crianças na família… e muitas a pagar já como adultos! Se já convidar os primos apenas por “consideração” teremos de deixar os filhos de fora por exemplo..


    Estou a pensar em pôr no site que há um número limitado de crianças, e que por isso não conseguimos convidar todas! Mas para se houver alguma questão falarem connosco a saber se é possível ou não.. Pode ser que seja uma boa opção …
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Joana, pois é exatamente isso que vamos fazer.. como parte da família mora longe, sabemos a partida que algumas pessoas não virão! Por isso estou a pensar em fechar 200 convidados (com crianças incluidas) a ver se fica pelos 150-160!
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Mariana,


    Pois é isso.. temos mesmo de tirar os familiares mais distantes com quem não temos nenhuma relação!!
    A minha mãe também pediu para convidar umas pessoas amigas e vai pagar por elas… só espero que no final dê tudo certooo🥲❤️
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela partilha Carla!!


    Que sorte poderes ter essa abertura de acompanhantes.. nós mesmo que filtremos não vamos conseguir porque a família é enorme.. Mas vamos fazer com que dê😂
    • Responder
  • Katia
    Noiva Constante Agosto 2025 Lamego
    Katia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Este tema è mesmo complicado...ate nos temos dificuldades com a lista dos convidados
    Bem vinda o clube
    Mas esperamos conclui la nestes dias

    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2024 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai a minha posição é: se eu estou a pagar, eu decido 😅 se os meus pais pagassem teria obviamente os pedidos deles em conta
    • Responder
  • Patricia
    Noivo Constante Outubro 2024 Montijo
    Patricia Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não nos aconteceu porque nem demos hipótese 😅 é o que é... os pais ainda tentaram "ah e tal não vão convidar o primo x ou y?, acho que devias convidar..." ... Dissemos logo: "não não vamos, não nos faz sentido convidar uma pessoa que não vejo à anos e além disso somos nós a pagar por isso somos nós a decidir"... e pronto, perceberam (por dentro sei que queriam convidar mas acabaram por aceitar).
    Acho sinceramente a questão das crianças muito mais complicada, nós convidámos todas as crianças em que convidámos os pais e as que não vão são mesmo os pais que preferem não levar para estarem mais à vontade e sem preocupações, porque realmente estar a convidar só algumas crianças é complicado (os pais podem por exemplo não ter com quem deixar ou levar a mal pois vão existir outras crianças e questionar porque a deles não foi convidada).
    • Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Maio 2024 Vila do Conde
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Raquel Smiley smile

    Nós decidimos fazer um casamento mais pequeno, com 80 adultos (a contar com acompanhantes, crianças podem ir se os pais assim o entenderem). Foi nos dito que estatisticamente aproximadamente 10% dos convidados não iria ao casamento. Posso dizer que realmente se confirmou porque tivemos 8 desistências.

    Diria que para um casamento de 150 pessoas podes contar com uma margem de 10-20%.

    Beijinhos!

    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois…


    Não gosto nada da ideia de ter de convidar por educação ou para nao “parecer” mal… acabamos por ter de cortar pessoas especiais para estarem os tios que só vemos no natal 🥹
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Faz todo o sentido cortar família com que não falamos ha anos, ou que não tenhamos uma relação muito forte… mas parece que há sempre aquele tio que vai ficar magoado se não for, e que os pais insistem que tem de ser convidado para nao parecer mal!!


    Entretanto, fizemos dessa forma no casamento da minha irma mas houve imensa gente a ligar a perguntar porque não estava o nome de X ou Y. Não te aconteceu??

    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já tentamos fazer por esses graficos mas parece que ha sempre aquele tio ou aquele primo que os pais insistem que têm de ser convidados 🥲
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Socorro!! Passar de 150 para 250 pessoas seria caótico🤣 Mas percebo, a minha irmã casou o ano passado e aconteceu exatamente o mesmo.. passou de 80 para 100, de 100 para mais de 200!


    No nosso caso, a forma como queremos organizar a propria sala de jantar não dá para tanta gente, por isso vamos ter mesmo de arranjar forma de ficar perto disso!
    Temos crianças na família e filhos de amigos que fazem sentido para nós estarem… mas nao as crianças de todaaa a família o que pode gerar um desconforto do tipo “porque que ela esta e o meu nao?!” Percebes?
    Obrigada pelas dicas❤️
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois…
    Com 250 tens bastante espaço para alocar o pessoal… Sao as tais vantagens de não ser em quintas🤣
    • Responder
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel,
    É um tema bastante complicado. No nosso caso, temos uma família grande mas não nos fazia sentido convidar a família mais afastada que, para ser sincera, não faz parte da nossa vida. Se tivermos juntos 1x em cada 10 anos é muito. Decidimos convidar apenas a família e amigos próximos que, na lista inicial, davam cerca de 80. Como vamos casar em época alta o mínimo que a quinta nos pedia eram 100 convidados. Então conseguimos juntar mais umas pessoas e acompanhantes também e conseguimos chegar aos 102.
    Acho que podes fazer a lista inicial de todas as pessoas que querem no vosso dia e depois analisar se têm crianças ou não e se têm namorado/as ou não. É depois também uma questão de falarem com as pessoas ou no momento de entrega dos convites ou até mesmo antes. O ideal seria escreveres no convite o nome das pessoas que estás a convidar e deixar nota que não há acompanhantes.No final, acho que têm que ver os 2 se todas essas pessoas fazem sentido no vosso casamento, se são pessoas próximas e que fazem parte do vosso dia a dia ou não - se só estão juntas de lés a lés.É sempre complicado mas são vocês que o estão a pagar e são vocês que decidem. Tenho meia dúzia de pessoas no casamento que os meus pais fizeram questão de convidar e eles quiseram pagar esses convidados. Boa sorte ❤️
    • Responder
  • Carla
    Noiva Ativa Agosto 2024 Braga (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fazer a lista dos convidados foi o nosso primeiro passo para termos uma ideia de quantas pessoas estariam no casamento para então podermos começar a ver quintas. Como muitas delas têm número mínimo de pessoas e nós vamos ter menos de 100 convidados, era importante para nós termos uma noção do número.

    Quando começámos a ver quintas demos uma estimativa de 50 convidados mas entretanto, 7 meses depois, a nossa lista sofreu alguma alterações com novas adições. Temos agora um total de 73 pessoas (a contar com acompanhantes) com 4 desistências, mas ainda a contar com menos presenças no dia. Do meu lado, e como tenho uma família mais extensa, decidi não convidar membros da família que não via há muitos anos e que nem reconheceria na estrada se passassem por mim, apesar de serem tios/primos diretos. Eu valorizei convidar as pessoas que importavam estarem presentes na festa com os quais realmente tinha alguma relação pessoal.

    Como a nossa festa é pequena em comparação com o normal, nós não pusemos nomes no convite nem restrições a acompanhantes, desde que estes sejam informados até à data mencionada no convite.

    • Responder
  • Cristele
    Super Noiva Agosto 2024 Setúbal (Concelho)
    Cristele Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E no convite disse quem ia convidar.
    Convidei crianças mas muitos pais não levam por decisão deles .
    • Responder
  • Cristele
    Super Noiva Agosto 2024 Setúbal (Concelho)
    Cristele Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola, foi a primeira coisa que tratamos antes do local, a nossa lista inicial foi aos 200, e ainda faltavam pessoas, disse logo que não podia ser. Depois comecei a excluir família com quem não tenho ligação aos anos, é família mas tenho amigos mais presentes, fomos aos 160, reduzimos ainda mais, ficamos com 140, deixei pessoas de fora. Neste momento tenho 94 confirmações de pessoas que pagam, incluindo crianças de 50% . Devo ter uns 87 que pago os 100% do valor. Não contando com quem não paga, pois não vale a pena, coloquei nas mesas e tenho nome da lista mas fiz assim ( Ana + Alice ) por exemplo pois já sei que a menina não paga mas sento na mesa.
    Lista de convidados! 1
    E sou sincera espero que muita gente que ainda não respondeu que não vá 🤣🤡 são família dele que não tenho lidacao nenhuma.
    • Responder
  • Patricia
    Noivo Constante Outubro 2024 Montijo
    Patricia Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós por acaso foi a primeira coisa que fizemos para termos uma ideia 😅
    Nós queríamos algo pequeno e a nossa lista inicial tinha 150 convidados, conseguimos reduzir e de no momento temos 125 (mas o que queremos é 100 😅 por isso já estamos a contar com as desistências que haja nos 125), de qualquer forma e como o mínimo da quinta é 100 pessoas temos ainda uma lista de suplentes para convidar caso não tenha os 100.
    Cortámos muita gente que sinceramente não nos iam acrescentar nada, mesmo família que já não falámos à anos para nós não faz sentido.Nós colocámos uma etiqueta nos convites com os nomes de quem queríamos convidar.
    Lista de convidados! 2

    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2024 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Vi isto e pode ser que ajude ☺️
    Lista de convidados! 3


    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O drama é real neste tema 🤣
    Nós a primeira coisa que fizemos depois de escolher o local foi a lista de convidados. Eu queria no máximo 150 pessoas mas no fundo sabia que era impossível, eu tenho família próxima pequena, mas o noivo tem família enorme e são todos mesmo muito próximos, cada jantar ou almoço é um arraial 😅
    Amigos, só os mais próximos, mas já temos muitos amigos casados e muitos na segunda volta de filhos e ao convidar não deixaria a miudagem de fora (mas é legítimo não quereres atenção). Eu sei que muitos não levam filhos para ficaram mais descansados e aproveitarem melhor a festa. Nisto temos cerca de 250 convidados 😰 eu que sempre achei um horror tanto convidado, mas temos cerca de 40 crianças aqui no meio.Quanto a indicares exactamente quem queres convidar sem haver “colas” da o convite em mãos e diz especificamente para quem é, ou no envelopes ou convite escreve o nome das pessoas.Boa sorte!
    • Responder
  • Beatriz
    Super Noiva Setembro 2025 Mafra
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós primeiro fizemos uma lista com toda a gente e fomos fazendo ajustes, não passando dos 250.
    Este número já inclui crianças e acompanhantes mas o que aconselho é ver quem são as pessoas mais próximas e no convite indicar mesmo que é só a pessoa mencionada…
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração