Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

C
Noiva Novata Outubro 2023 Fafe

Licença de casamento, o que fazer?

Claudia, a 16 de Abril de 2023 às 22:05 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 7
Olá a todos. Marcamos o casamento para outubro com uma celebrante no entanto queríamos casar mais cedo no cartório, por volta de junho/julho.uma vez que a cerimônia com a celebrante "não tem qualquer valor" Como poderei falar com a entidade patronal se os mesmo me pedirem um documento com a data do casamento?
Obrigada a quem poder ajudar.

7 respostas

Última atividade por Jéssica, a 17 de Abril de 2023 às 09:34
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Cláudia,

A data que conta é aquela que vocês querem escolher como data de casamento. Por exemplo, eu caso no cartório no dia 1, mas para nós vamos contar o dia 3 que é o dia da festa. Ou seja, vamos tirar os 11 dias seguidos após o dia 3. Isto é tudo acordado com a entidade patronal e podes sempre enviar um mail, ficas com um registro a informar a partir de que data vais tirar a licença.

É assim que funciona, digo isto porque a tia do meu noivo trabalha em uma conservatória.

• Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Claudia! Legalmente, és obrigada a tirar os dias da licença no momento em que efetivamente casas (civil ou religioso), pois conta o dia do casamento. Contudo, existem empresas que são abertas a estes processos e, falando abertamente com os RH, até podem aceitar que tires a tua licença noutro período mais conveniente para ti.

Eu também irei ao civil e 2 dias depois terei cerimonia simbólica, com celebrante. Mas no nosso caso optamos mesmo pela data do civil pois até nos deu jeito para organizar as coisas para o dia da festa.

Experimenta falar com eles sobre o tema. É o único conselho que te posso dar neste caso! Smiley star

• Responder
  • C
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela ajuda 😊
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Master Maio 2023 Maia
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia. Terás mesmo que falar com a entidade patronal.
    Isso teve quase para me acontecer, por uma questão legal estive quase para ir ao registo civil 4 meses antes do casamento simbólico. Falei com os meus recursos humanos e felizmente eles disseram que não pediam documento nenhum a confirmar, eu só podia era pedir uma vez a licença 😅
    • Responder
  • Sara
    Noiva VIP Maio 2023 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim conta a data oficial do casamento que é o registo
    • Responder
  • C
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas conta a data do casamento no cartório certo? Uma vez que o outro não tem valor.
    • Responder
  • Sara
    Noiva VIP Maio 2023 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pelo que sei a licença tem de ser gozada logo após o casamento pelo menos a minha entidade patronal não deixa gozar depois
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração