Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Jorge
Noivo VIP Agosto 2021 Seixal

Licença de Casamento - Como Funciona?

Jorge, a 26 de Setembro de 2019 às 00:08 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 23

Olá Amigas Noivinhas,

Sei que este é um site maioritariamente frequentado pelo sexo feminino, mas agora têm aqui um "amigo" novo do sexo masculino, que se irá casar no dia 16 de Agosto de 2020 e que tem algumas dúvidas e espero que me consigam ajudar. E, até quem sabe, ajudar pessoas que tenham as mesmas dúvidas que eu.

Nunca me casei, por isso sou mesmo novato nisto tudo. . . Confesso que um pouquinho assustado, pois nunca pensei que organizar um Casamento fosse assim tão difícil e stressanteSmiley tongue .

A dúvida que me trás aqui hoje é sobre a licença de Casamento.

Após o casamento Civil temos direito a 15 dias de licença de Casamento, mas essa licença tem de ser tirada mesmo após o Casamento? Ou pode ser adiada?

(Sei que esta pergunta pode parecer um pouco "tonta", mas o que li não me elucidou a nada)

Para tirarmos essa licença temos de pedir algum papel em especial na conservatória para entregar à entidade patronal? Ou isso é algo automático e basta apenas avisar a entidade patronal do matrimonio?

Com que antecedência temos de avisar a entidade patronal? A entidade patronal pode recusar-se a dar a licença por coincidir com período de ferias de outros colegas?


Desde já o meu Obrigado a Todas (os).

A quem prepara o Casamento (como eu) desejo-vos uns bons preparativos, a quem já casou desejo as Maiores Felicidades!


Cumprimentos,

Jorge Jesus Smiley smile

23 respostas

Última atividade por Jorge, a 27 de Setembro de 2019 às 13:51
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito Obrigado pela ajuda Isa 🙏🏼
    Beijinhos
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Jorge!

    Sê muito bem vindo, vais ver que aqui vais encontrar toda a ajuda que precisas e deixar de ficar tão assustado eheh. Encontrei um artigo que explica tudo direitinho, olha dá uma vista de olhos >> As férias a que tens direito por te casares

    Espero que ajude! Beijinhos!

    • Responder
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Boa Soraia! Smiley smile

    Felicidades Smiley star

    • Responder
  • Soraia
    Noiva Novata Novembro 2020 São Miguel
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jorge, ainda bem que colocou essa dúvida, por acaso não estava por dentro do assunto, acabei ficando esclarecida também 😃


    • Responder
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Boa Patrícia Smiley smile

    Felicidades Smiley star

    • Responder
  • P
    Noiva Ativa Junho 2025 Paredes
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns Jorge!
    É uma boa questão que também consegui elucidar 😊
    Obrigada pela questão e muitas felicidades!! 😊
    • Responder
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, felizmente ajudaram imenso.
    Espero que com a minha dúvida e esclarecimentos dados também consiga ajudar quem estava na mesma situação que eu 😉
    Obrigado, Felicidades 🌟
    • Responder
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito Obrigado pela partilha Tânia.
    Vai ser muito útil
    Pois a minha empresa, apesar de pequenas dimensões torna-se um pouco grande. Não tenho muita intimidade com a entidade patronal para os Convidar.
    Irei convidar apenas as chefias mais directas e com quem lido diariamente.
    Mas lá está, é a entidade patronal que tenho de avisar.
    As Maiores Felicidades 🌟
    • Responder
  • Rosana
    Super Noiva Abril 2023 Póvoa de Varzim
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nisto não tenho informação alguma , nem sequer conhecimento a isso tinha , mas já vi que te ajudaram bastante, boas continuações de preparação Smiley smile
    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Jorge e bem vindo ao fórum.

    Julgo que já te informaram sobre a forma de gozar a licença de casamento bem como ao avisar no entanto, o meu comentário serve apenas para dizer que poderás informar a tua entidade empregadora verbalmente ou, caso pretendas que seja um aviso mais formal (ou no caso de uma grande empresa com muitos colaboradores) convém enviar ou entregar uma carta de pré-aviso.

    Existem vários modelos que podes ir buscar à net, no entanto se quiseres, deixo-te exemplo da minha carta (no meu caso não fazia grande sentido porque os nossos patrões foram ao casamento, mas para estar arquivado na pasta de RH).


    Bons preparativos e muitas felicidades!


    Minuta aviso prévio de licença de casamentoLicença de Casamento - Como Funciona? 1



    • Responder
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    👌🏼😊 Obrigado
    • Responder
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Catarina,
    Muito Obrigado pela informação. 😊
    Fiquei esclarecido 😉
    • Responder
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Catarina,
    Muito Obrigado pela Informação.
    Continuação de Bons Preparativos 🌟
    Beijinhos
    • Responder
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Rita,
    Muito Obrigado pela informação e pelo link, foi bastante útil 😊😉
    Bons preparativos 🌟
    • Responder
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito Obrigado pela Informação Daniel! 😉
    Um Abraço
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns Jorge pelo noivado! É tal qual
    como disse o Daniel! Bjs
    • Responder
  • Daniel
    Super Noivo Agosto 2018 Vila do Conde
    Daniel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia Jorge e benvindo ao grupo.
    A tua pergunta é debatida constantemente aqui na comunidade.
    Tens direito a 15 dias seguidos e não interessa se é fim de semana ou não é o dia do casamento tem que estar incluído nesses dias, ou seja, se precisares de tirar 2 ou 3 dias antes podes fazer mas já sabes que depois do dia do casamento vais ter menos dois ou 3 dias pois já os gozaste anteriormente.
    Quanto a adiar não é possível, contudo podes sempre tentar falar com a tua entidade empregadora e tentar chegar a um acordo sobre a alteração das datas. Convém é que assim que tenham data marcada (dado que igreja é padre São as primeiras coisas a marcar) que informes a entidade patronal para depois não teres dissabores...

    Um abraço
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile Antes de mais muito bem vindo e parabéns pelo noivado. Segue um artigo que explica este assunto muito bem: https://www.e-konomista.pt/licenca-de-casamento/
    A acrescentar que tens 5 dias úteis antes de tirar q licença para avisares a entidade, mas como não estamos em Las Vegas, e não decidimos casar de um dia para o outro, fica de bom tom fazer o aviso mais cedo. No meu caso, os meus patrões já sabem, até porque eu vou os convidar Smiley winking
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jorge.
    Infelizmente sou trabalhadora a recibos verdes e não terei direito a essa licença mas o noivo vai ter e pelo que tenho lido e percebido, devemos a avisar a entidade com algum tempo de antecedência. Há quem vale em 3/4 meses mas acho que tudo depende de entidade para entidade.
    Quanto aos dias, são sim 15 dias seguidos e esses dias têm ser gozados de forma a apanharem o dia do casamento.

    Mas o melhor é sempre questionares no local onde trabalham... e assim a entidade patronal já fica consciente de que vai haver casamento e quando forem pedir a licença já não é tão de surpresa.

    Beijinhos e continuação de bons preparativos.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Deixo aqui este debate com mais informações sobre esse assunto. Espero que te ajude.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jorge. A licença de casamento tem que ser tirada logo a seguir ao dia do casamento. A mesma pode ser tirada antes do dia do casamento também. Não podes casar e guardar essa licença para gozar mais tarde. Deves avisar a entidade patronal da data do casamento e se eles te pedirem algum documento, entregas uma cópia do certificado de casamento. A conservatória depois vai te dar esse papel. A licença de casamento é um direito do trabalhador e está na lei por isso, mesmo que tenhas colegas de férias, a empresa não pode recusar a licença. Claro que quanto mais cedo avisares a entidade melhor mas não tem que ser necessariamente um ano antes, por exemplo. Eu diria uns meses antes.
    • Responder
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sê Bem-Vinda então Smiley smile

    Bons preparativos Smiley star

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jorge, confesso que vou colar-me a este debate para perceber. Bons preparativos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração