Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana B
Noiva Experiente Abril 2021 Johannesburg

Licença de Casamento - Casamento no estrangeiro

Ana B, a 18 de Novembro de 2020 às 18:13 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 10

Olá a tod@s !

Será que alguém me consegue ajudar?

Com tantas voltas que 2020 deu, tivemos de alterar o nosso casamento e já não iremos casar em Portugal mas no país do noivo.

Queria perceber se, casando no estrangeiro (casamento civil), tendo a licença também depois passada pela embaixada (para ficar tudo certinho em Portugal) se terei direito à licença de casamento (os 15 dias consecutivos a contar da data do casamento) ou se essa licença só acontece se esta cerimónia civil se realizar em Portugal?

Estou à procura de informações mas ainda não consegui encontrar se haverá algum tipo de restrição nesse sentido.

10 respostas

Última atividade por Krizitah, a 19 de Novembro de 2020 às 12:14
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ana. Se vives e trabalhas em Portugal, penso que tens direito aos dias Smiley smile

• Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Em todo o caso já falaste com a tua entidade empregadora? Eu falei com os recursos humanos por outras questões e eles têm a obrigação de saber esclarecer...mas se entregares o comprovativo do casamento acho que não têm nada por que pegar...o local do casamento não conta 😉
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tomara que sim Ana, esses dias dão imenso jeito
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tinha compreendido que estavam no estrangeiro querida! Então assim sendo creio que não há qualquer tipo de problema, desde que entregues a declaração direitinha 😘

• Responder
  • Ana B
    Ana B ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Telma!

Pais de residencia e empresa é tudo em Portugal. Na verdade eu avisei a entidade patronal que ia casar, mas com as mudanças de ultima hora, nao avisei que seria no estrangeiro, porque foram realmente decisões muito recentes.

• Responder
  • Ana B
    Ana B ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Miriam!

Neste caso sendo Portugal não deveria ter problema ... espero! Pelo menos não encontro nada em contrário, porque não encontro nada especifico para esta situação

• Responder
  • Ana B
    Ana B ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada! Nesse caso, vivendo e trabalhando em Portugal, aparentemente terei direito a esses dias.

Sim, no trabalho já sabem mas ainda não falei sobre os dias porque queria primeiro ter a certeza que não haveria nenhum impedimento legal nesse sentido.

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ana 😍

Partilho da mesma opinião da Zélia, creio que essa lei aplica-se a casamentos realizados em Portugal e para empresas em Portugal. Mesmo que eventualmente casasses em Portugal, se a empresa onde trabalhas fosse no estrangeiro mesmo assim não tinhas direito querida, salvo acordo com a entidade patronal 😘

• Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi oi Ana! Tão como te disse a Zélia, penso que a lei aplicada será aquela do país onde estás a residir...
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ana

Eu não tenho a certeza, mas pelo que sei a lei em vigor é aquela do país em que habitas.

Por exemplo: eu moro no Reino Unido e, mesmo casando em Portugal, não terei direito a licença de casamento porque aqui isso não existe.

Entendo que se o contrário se passasse (sendo que tu estás na situação oposta à minha) que poderia gozar desse período já que essa é a lei em Portugal.

Não há nada na lei que defina que a licença de casamento é diferente para casamentos no estrangeiro... o que dizem é que o empregador pode pedir-te uma prova de que realmente te vais casar, sendo que terás essa prova: Artigo 254.º- 1

Já avisaste no trabalho que vais casar?

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração