Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ines
Noiva Ativa Julho 2016 Lisboa (Concelho)

Licença de casamento

Ines, a 11 de Maio de 2016 às 15:07 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 11

Olá a todas!

Estou prestes a casar. Infelizmente estou à pouco tempo no desemprego e a receber o subsidio. Como vou casar tenho direito à licença de casamento? se sim, o que tenho que entregar no centro de emprego? os 15 dias terão que ser obrigatóriamente a seguir ao casamento ou pode ser, por ex, uma semana antes e outra depois da data do casamento?

obrigada a todas e felicidades para quem vai casar

11 respostas

Última atividade por Ines, a 12 de Maio de 2016 às 23:01
  • Ines
    Noiva Ativa Julho 2016 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada a todas. para a semana ja irei saber.

    Estao nervosas com o aproximar do grande dia? acho que so ontem me caiu a ficha de que vou mesmo casar Smiley smile

    • Responder
  • Maria
    Coimbra (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Inês Smiley smile
    Que bom ver-te por aqui, como estão a correr todos os preparativos para o grande dia? Smiley smile
    As noivinhas já te deram uma super ajuda, eu começaria por informar-me bem sobre o teu caso! Deixo-te também um artigo que te pode interessar:

    - As férias a que tens direito por te casares

    Como estão a correr todos os preparativos para o grande dia? Smiley smile

    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho que a licença só serve para quem tem contrato de trabalho

    • Responder
  • M
    Noivo Novato Maio 2016 Seixal
    Marco ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A melhor opção é perguntar directamente a quem sabe, ou seja, no centro de emprego.

    Certamente não haverá problema nenhum, e a certidão de casamento serve para justificar qualquer falta, mas convém saber se é necessário informar com alguma antecedência ou marcar férias.

    Segundo o código de trabalho a licensa de casamento é de 15 dias consecutivos, a gozar pela data do casamento e tem de ser informado à entidade empregadora até 5 dias antes do mesmo. Não é obrigatório ser após o casamento, apenas tem de ter a data do casamento incluída nesses 15 dias. Mas por outro lado, o código de trabalho aplica-se aos trabalhadores.

    Boa sorte

    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tenta ir saber o mais cedo possivel quando podes por férias Smiley smile

    • Responder
  • Nbraga
    Top das Noivas Julho 2016 Vila do Conde
    Nbraga ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Deixa ver...como te encontras a receber o subsídio deves ter que te apresentar quizinalmente na freguesia da tua localidade certo?

    vais ter lua de mel?

    se sim convém te informares na segurança social pk tens que justificar a tua ausensia se não podem te cortar o subsidio...mas informa te melhor...esta a ideia que tenho mas não é por experiência própria

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2016 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sei k podes por ferias no subsidio de desemprego, tens direito a 30 dias. Tens e k avisar quando fores fz a apresentacao. N sei se existe algo de licenca de casamento em relacao ao subsidio. Nada como na proxima apresentacao perguntares
    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mas se não tens trabalho e estás a receber subsídio , não há nada para tirares , pelo menos só se tem esse direito porque existe um contrato Smiley smile
    • Responder
  • J
    Noiva Master Julho 2016 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Inês! Felicidades pelo noivado e o casamento em breve.

    Infelizmente não te posso ajudar, não faço ideia como funciona para quem está no desemprego... Mas não acredito que dêem licença...

    • Responder
  • Anacoimbra
    Noiva VIP Outubro 2016 Coimbra (Concelho)
    Anacoimbra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tens direito a um mes de férias, quando quiseres. Tens de apresentar um documento para o efeito no centro de emprego Smiley winking
    • Responder
  • G
    Super Noiva Outubro 2016 Braga (Concelho)
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, a licença de casamento serve para quem tem contrato de trabalho, poder ter esses 15 dias de férias extra, obrigatoriamente depois do casamento. Portanto, se não trabalhas não precisas da licença propriamente dita. No entanto podes perguntar se isso implica alguma coisa no teu subsídio ou apresentação quinzenal (caso seja o teu caso).
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração