Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana
Noiva Novata Setembro 2025 Vila Nova de Gaia

Licença de casamento

Ana, a 29 de Janeiro de 2025 às 08:32 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 10
Olá noivas/os!!
Tenho uma questao que nao sei se muitas vao ter resposta e receio ter que ir buscar apoio jurídico. Vou casar a 12 de setembro, e sendo assim, vamos de lua de mel para a Tunisia de dia 14 a dia 21. A minha entidade patronal nao nos deixa tirar ferias apos 12 de setembro, isso aplica se à licença de casamento também?

10 respostas

Última atividade por Adriana, a 7 de Fevereiro de 2025 às 21:57
  • Adriana
    Noiva Ativa Julho 2026 Gouveia
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ana! Dá uma olhada neste artigo aqui do website https://www.casamentos.pt/artigos/as-ferias-a-que-tens-direito-por-te-casares--c4352

• Responder
  • Carolina Elias
    Noiva Experiente Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana, é como as outras noivas já disseram. Espero que a tua entidade patronal seja compreensiva e colabore. Apesar de ser um direito nosso, é sempre bom que seja feito por bem. No entanto é sim, um direito teu 😊
    • Responder
  • Magda Calisto
    Noiva VIP Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana!
    Não pode contar 2 dias antes, se casas a 12 de Setembro, é a 12 que começam a contar os 15 dias, sendo que o último dia de licença será a 26 de Setembro, dia 27 (caso trabalhem ao Sábado) já teriam de se apresentar nos vossos postos de trabalho.
    Espero ter sido clara na minha explicação 😉Que corra tudo pelo melhor e vai dando notícias 🙂
    • Responder
  • Wanessa
    Noiva Constante Setembro 2025 Viseu (Concelho)
    Wanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso já seria um acordo teu com a empresa. Por lei, o tempo começa a contar no dia do casamento, se eles permitirem que comece antes ou depois é uma coisa, mas não são obrigados a isso

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Julho 2027 Sátão
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A licença começa no teu dia de casamento sendo que, o próprio dia, já está contemplado na licença. Sobre começar a licença antes/depois, só falando com a entidade patronal. Há alguns que são mais flexíveis, outros nem tanto!

• Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mais alivada por saber que nao mo podem recusar.. e normalmente conta 15 dias apos o casamento ou pode começar 2 dias antes e seguir ?
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Julho 2027 Sátão
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ana, a licença de casamento é, basicamente, um direito teu, não influencia em termos de faltas nem é contabilizado como férias portanto a tua entidade patronal apenas tem que perceber que vais casar e pronto. Smiley smile

• Responder
  • Wanessa
    Noiva Constante Setembro 2025 Viseu (Concelho)
    Wanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ana, não precisas de te preocupar com isso, é um direito teu!

• Responder
  • Ana
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estou com um bocado de receio ja que eles normalmente nao colaboram com muito, mas fico feliz de saber que ao menos sei que é um direito meu
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Setembro 2025 Mafra
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ana! A licença de casamento não são férias por isso não têm de deixar ou não, é a lei.

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração