Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Isabel
Super Noiva Julho 2023 Maia

Licença de Casamento

Isabel, a 25 de Janeiro de 2023 às 00:30 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 20
Licença de Casamento 1
Boa noite! Há por aí alguém que me saiba explicar melhor o que significa esta informação que encontrei no site doutor finanças?
Preciso mesmo de saber!
Obrigada!

20 respostas

Última atividade por Isabel, a 28 de Janeiro de 2023 às 12:02
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Era isso que queria saber! 🙂
    Agora é rezar para conseguir as férias para Agosto, como é habitual! Espero mesmo que corra como desejo! Até porque só tenho intenção de casar uma vez na vida 🤩 por isso só vou viver isto uma vez e quero ter tudo a que temos direito também! 🤩🤩🤩
    Obrigada por tudo! 🥰
    • Responder
  • Sara
    Noiva Experiente Julho 2024 Oliveira de Azeméis
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas eles não te podem negar gozar a licença.... Popularmente dizemos sempre licença de casamento mas na realidade não é uma licença... no código de trabalho está estabelecido como falta justificada com direito a remuneração, por isso é que se estiveres de férias acabas por "perder o direito" porque se estás de férias não estás a faltar...
    No caso de não estares de férias nessa altura, tens o direito a faltar justificadamente os 15 dias seguidos logo a seguir ao casamento e eles têm de te pagar os dias... desde que avises atempadamente a empresa
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, eu sei disso. Mas o que me está a causar confusão é conseguir as férias para agosto e mesmo assim me neguem a licença em julho, alegando a história do encerramento parcial, não sei se me fiz entender. Eu não estarei de férias em julho, mas a empresa já está nesse encerramento parcial, visto que 50% será obrigado a gozar as férias em julho.
    Para ser sincera, estas novas regras que impuseram desde o maldito covid, são tal confusão que nem eu as entendo. Só servem para gerar revolta e desmotivação entre os trabalhadores ( e quando não leva em desacordos e arrufos entre os próprios colegas ).
    Enfim, e eu acabei por vir para aqui desabafar 😅 mas eu precisava mesmo de estar informada, pelo menos já não se aproveitam da minha ignorância.Obrigada pela ajuda! 😉
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! 😉
    • Responder
  • Sara
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas de qualquer das formas não tens de ir logo trabalhar na segunda feira seguinte... não te estou a perceber...
    Tu só perdes a licença total no caso dos dias de férias coincidirem totalmente com os dias de licença, imagina que só coincidem 5 dias, podes gozar na mesma o resto da licença...
    A questão da licença é que tem de ser 15 dias seguintes após o casamento ou seja imagina que só os primeiros 5 dias coincidem com as férias, podes gozar na mesma os restantes até acabarem os 15. O que não pode acontecer é por exemplo: casas, gozas cinco dias de férias e depois gozas mais 15 de licença...
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Master Maio 2023 Maia
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Assim não é fácil 😞 mas é a única situação que vejo possível. Vamos tod@s torcer por ti 🤞
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá!
    Oficialmente ainda não. Apenas tive que contar à minha chefe porque entretanto surgiram uns problemas e tive que lhe pedir um favor. Mas em questão de recursos humanos, ainda não informei nada.
    E o que estava a pensar era precisamente dar a minha sugestão de férias para Agosto e rezar para que aceitem. Depois disso, comunicar então o grande acontecimento. 😁Mas como falam em encerramento parcial , tenho receio de perder na mesma o direito à licença. 😵‍💫 Não era nada agradável casar e ter de ir trabalhar logo na segunda-feira seguinte e esperar 2 semanas pelas férias, por arranjarem maneira de me negarem a licença. Maldita a hora que veio o covid... só serviu para dar ideias malucas a esta gente....pois antes não existiam estas regras para marcação de férias. Cada um gozava como bem entendia, até porque cada um sabe da sua vida e todos eram mais felizes. Enfim...
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, Eduarda!
    Eu já pensei nisso, primeiro marcar as férias e torcer para que me continuem a deixar gozar em agosto e, só depois avisar que vou casar e pedir licença.
    Mas tenho receio, que mesmo assim, ajam de má fé e me estraguem a vida. E tenho razões para isso, pois já agiram de má fé noutra situação e prejudicaram a mim e a outros colegas.... por precisamente conseguirem usar a lei a favor deles... fazendo tudo sem o nosso conhecimento. 😮‍💨
    • Responder
  • Sara
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Isabel,

Já comunicas-te à empresa que te vais casar e quando?

Caso ainda não o tenhas feito, podes aguardar que eles divulguem primeiro o mapa de férias (tem de ser afixado até abril) e depois avisas que vais casar...

No caso de no mapa as férias estarem marcadas em agosto como costume, eles depois não te podem obrigar a gozar em julho...

Diria que não é o mais agradável nem o mais ético mas pode ser uma opção...

• Responder
  • Eduarda
    Noiva Master Maio 2023 Maia
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá noivinha, já percebi o dilema. Será que não consegues acordar já com eles que mantens o teu período de férias em agosto e só depois mais tarde pedes a licença. Se eles não souberem que vais pedir licença talvez seja mais fácil e a licença podes pedir mais tarde (nesse documento do dr finanças diz quanto tempo antes)
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O que mais quero é que corra tudo bem. E acho que mereço ter o mesmo direito que os outros. Ao menos ter algum gosto na vida... porque para vida estúpida já bastam os outros dias.
    Obrigada! Beijinhos! 🤞
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu só queria que isto não se tornasse em mais um pesadelo 🫤 Já tenho tanta coisa a complicar, que dispensava mais isto 😅
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois eu sei, entendo perfeitamente. Mas às vezes ao conversar talvez chegues a algum acordo com a tua empresa! Estou a torcer por ti! Beijinhos

• Responder
  • Cláudia Silva
    Noiva Master Julho 2023 Vila Franca de Xira
    Cláudia Silva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhhh pois... Mas falando com eles é ver a hipótese não seria viável.... Seria muito mau?!
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá!
    A empresa nas regras de marcação de férias fala em encerramento parcial... ou seja, 50% goza em julho, outros 50% goza em agosto.
    Eu costumo gozar em agosto, mas como caso a 15 de julho, não sei se eles não irão arranjar alguma estratégia só para não me darem a licença. Por isso, queria estar bem informada, caso me tentem "tapar os olhos". Obrigada pela resposta! 😘
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá!
    Era bom que assim fosse, mas infelizmente do que vejo...eles aproveitam-se ao máximo das situações para fazer tudo a favor deles... E uma pessoa como é pobre, não tem outro remédio se não comer e calar, como se costuma dizer. É triste, mas é assim 😔
    Obrigada pela ajuda! 😘
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Desde que veio o covid, a empresa inventou um período obrigatório de férias, mas não fecha.
    Ou seja, 50% goza férias em julho outros 50% goza em Agosto.
    Eu costumo gozar as minhas férias em agosto. Este ano caso a 15 de julho, por isso não sei até ponto não arranjam maneira de me prejudicar, visto que se podem lembrar este ano de me obrigar a gozar as férias em julho....enfim! 🤯🤯🤯🤯 Obrigada pela resposta, Sara! 😘
    • Responder
  • Cláudia Silva
    Noiva Master Julho 2023 Vila Franca de Xira
    Cláudia Silva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pelo que interpreto no print é mesmo o que a Sara referiu... Se a tua licença coincide com as férias ou fecho para férias da empresa, perderás o direito aos dias...
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha!

Exatamente, não podes tirar a tua licença de casamento no mesmo tempo que tiras as férias da tua empresa, é como se "perdesses" esse direito. Porém, podes acordar com a tua empresa e não tirar a tua licença de casamento logo após o casamento, mas deve ser tudo falado e se eles aceitarem, um conselho é escrever por escrito e ser assinado,

• Responder
  • Sara
    Noiva VIP Maio 2023 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha o que isso quer dizer é imagina que a tua empresa tem férias fixas que por exemplo a tua empresa fecha sempre no mês de agosto logo os funcionários são obrigados a ir de férias nesse mês, se casares nesse mês obrigatório de férias da empresa não poderás gozar licença de casamento pois não podes alterar as tias férias pois a empresa só dá férias no mês de agosto.
    É um exemplo espero ter ajudado alguma dúvida se souber esclarecer aqui estarei
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração