Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rafaela
Noiva Ativa Setembro 2023 Vila Nova de Famalicão

Licença de casamento

Rafaela, a 30 de Outubro de 2022 às 00:33 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 30
Olá noivinhas!
Sendo que no dia do nosso casamento não vamos ter ninguém a oficializar a cerimónia, os dias da licença de casamento começam a contar de quando? Quando é que podemos ir ao civil, “casar” mesmo?
Obrigada!

30 respostas

Última atividade por Carla Costa, a 31 de Outubro de 2022 às 14:31
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Referir-me apenas ao processo inicial, mas sim após a explicação também entendi que o final do processo é assim mesmo.
    Eu só tinha conhecimento do início! Sempre a aprender 🙏
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Carla, mas aqui a questão não é a abertura do processo, é o ato de casamento em si. Eu tinha a ideia de que, quando te casas pela igreja, quando vais assinar no final da cerimónia, assinas também os documentos civis, não tens que depois ir à conservatória, é a igreja que trata de tudo.
    E pelo que entendi destas noivas, realmente o processo é esse, e por isso é que o dia é o mesmo, pois não há uma ida à igreja e uma ida ao civil, é tudo tratado na igreja.
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Sara pela ajuda 🙏


    Pois o tal que falas de entrar em acordo com a entidade patronal foi o que falei no início, precisamente por causa dessa situação das datas. ☺️
    • Responder
  • Sara
    Noiva Experiente Julho 2024 Oliveira de Azeméis
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por isso é que eu intervim, o que estavas a dizer parecia meio confuso e pode induzir em erro quem anda a tentar saber mais sobre como se processam as coisas. É normal que quem ainda não passou pelo processo e que ainda não tenha tentado procurar informações sobre como se processa não saiba... Eu também não sabia até decidir casar pela igreja Smiley laugh

    Basicamente quem casa pelo civil e depois faz uma celebração simbólica, com amigos ou celebrante etc... a data efetiva de casamento é a civil, sendo claro que os noivos podem preferir considerar a data da celebração como sendo a data de casamento e tentar entrar em acordo com a entidade patronal para começarem a gozar a licença a partir dessa data.

    Isto também se aplica no caso dos casais que decidem casar primeiro pelo civil e só depois pelo religioso. (Isto aconteceu muito na época covid, como só era possível fazer festas com poucas pessoas, muitos casais optaram por casar pelo civil e depois quando foi possível fazer festa com mais pessoas, casaram pela igreja)

    No caso de só existir casamento religioso (que é o mais comum em quem decide optar logo por casar pela igreja) a data do casamento é a data da celebração religiosa e como tal a licença conta a partir desse dia.

    Deixo o link de um site que esclarece bem (na minha opinião) os procedimentos quando se trata de casamento religioso, pode ser que seja útil para alguém.

    https://www.zankyou.pt/p/casamento-religioso-procedimentos-e-documentos-764

    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ora desta é que não sabia! Pois todos os casos próximos de mim (mesmo casos recentes) casaram primeiro pelo civil e depois pela igreja! Obrigada pelo esclarecimento ☺️
    Boa, aprendendo sempre 🙏

    • Responder
  • Sara
    Noiva Experiente Julho 2024 Oliveira de Azeméis
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Carla, aqui o que está a gerar confusão ou mal interpretação é o facto de dizeres que existe a data de casamento civil e a data de casamento religioso, quando por norma não existe. O casamento religioso tem direito civil ou seja quando os papeis religiosos são assinados no dia de casamento pela igreja, é a partir desse momento que estão efetivamente casados e é a partir desse documento que é emitida a certidão de casamento. O documento entregue aos noivos quando fazem a abertura do processo no civil e pagam, é somente uma autorização para poderem casar no período de 6 meses, não significa que estejam já casados, ou seja nada tem haver com a data do casamento.

    Obviamente que os noivos têm a possibilidade de casar pelo civil e depois mais tarde pela igreja, há quem case no civil e anos depois decida casar pela igreja por exemplo... e aí claro que se já gozaram na data do casamento civil, não podem gozar a licença novamente.

    Mas regra geral, quem decide casar pela igreja, só tem uma data de casamento que é a data do casamento religioso.

    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A parte de pagar ou não a igreja não sei como funciona mesmo. O meu irmão diz que ainda teve que dar bastante e uma amiga minha também.


    Quanto aos papéis, perfeito! Dessa parte não tinha conhecimento e obrigada pelo esclarecimento . ☺️Mas a parte que eu sabia então está correta: tiveste que tratar de tudo previamente e pagar, correto? E a tua licença começou da tua data de casamento pela igreja certo?
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Na igreja temos que pagar os papéis que são necessários caso seja outra paróquia, eu como casei na minha paróquia os meus papéis já estavam lá e por isso não tive que pagar nada por eles. Podemos fazer um contributo no dia de casamento mas isso é opcional e vai de cada pessoa se o quer fazer e em que valor.

    Os documentos do civil não são levados à igreja, eu não assinei nada de civil nem na abertura do processo, nem no dia de casamento, nem depois... em caso de casamento religioso eu assinei um documento religioso, e depois a minha igreja enviou esse documento para o civil e inclusive a certidão civil refere-se a esse certidão e ao nome do celebrante como o comprovativo da validade do matrimónio. beijinhos

    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que fui mal interpretada! Os noivos fazem todo o processo inicial no civil (pagando o civil + igreja) e, como disse abaixo, têm a hipótese de ou assinar os documentos no mesmo dia em que casam pela igreja. Aí sim, o dia é o mesmo.. eu falo do que tenho conhecimento,
    Mas há casos e casos. Nada como cada pessoa falar com a sua entidade patronal e advogado e tirar tudo a pratos limpos 😊



    Acho que ninguém leu a parte em que disse isto 😅
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Catarina. Conforme descreves, foste tu que trataste e não a igreja.. quando digo “tratar” é isso mesmo: todo o processo de abertura deve de ser feito por parte dos noivos (e acredito que tenhas efetuado o pagamento no dia em que foste, correto?). Ou seja, pagaste o civil e pagaste à igreja também.


    Como eu disse abaixo, estou apenas a referir-me a abertura do processo que sei que a igreja não trata. 🙂
    E, como disse noutra mensagem, em caso de dúvidas devemos sempre de falar com as devidas entidades.
    O caso que estávamos aqui a discutir seria de quando seria possível tirar a licença de casamento quando não se tem qualquer tipo de cerimónia. Que, legalmente, deve de ser feito quando os documentos do civil são assinados, que também falei abaixo que esses documentos podem ser levados à igreja. 🙂
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah, obrigada Catarina.
    Eu realmente pensava que era assim, mas como não vou casar pela igreja, não é um assunto de que perceba realmente.
    Obrigada por teres vindo esclarecer 🥰
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Alô sara! Como eu disse abaixo, falei apenas do que eu tinha conhecimento (caso de 3 pessoas próximas de mim: Dos 3 casos que conheço, todos casaram primeiro pelo civil e depois sim, igreja. ) e que em caso de dúvidas, que precisamos sempre que falar com as devidas entidades. 🙂


    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Carla,

    A igreja trata sim dessa parte. Eu casei pela igreja e por isso sei como é! Abri o processo no civil 6 meses antes como é normal - nós fomos lá para abrir, demos uma série de dados e informações que nos pediram e emitiram um papel com os nossos dados basicamente a dizer que estava tudo ok e que o documento era válido até dia X (durante 6 meses). Entregámos esse documento na igreja e pronto. No dia apenas assinámos os documentos da igreja. Quando voltámos da lua de mel tinhamos no correio o registo para ir levantar a nossa certidão do civil, que foi a igreja que tratou ao enviar os comprovativos de casamento religioso. Nós não fizémos absolutamente nada - a igreja enviou tudo.

    beijinhos!

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Fabiana,

    A igreja trata sim dessa parte. Eu casei pela igreja e por isso sei como é! Abri o processo no civil 6 meses antes como é normal - nós fomos lá para abrir, demos uma série de damos e informações que nos pediram e emitiram um papel com os nossos dados basicamente a dizer que estava tudo ok e que o documento era válido até dia X (durante 6 meses). Entregámos esse documento na igreja e pronto. No dia apenas assinámos os documentos da igreja. Quando voltámos da lua de mel tinhamos no correio o registo para ir levantar a nossa certidão do civil, que foi a igreja que tratou ao enviar os comprovativos de casamento religioso. Nós não fizémos absolutamente nada - a igreja enviou tudo.

    beijinhos!

    • Responder
  • Sara
    Noiva Experiente Julho 2024 Oliveira de Azeméis
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Carla, esta informação que estás aqui a dar não é bem verdade e podes confundir ou induzir as pessoas em erro...

    Quem casa pela igreja tem sim de abrir primeiro o processo civil (isto até pode ser feito online) como todos os noivos e pagar, mas o casamento efetivamente só acontece na igreja, não têm de ir ao civil "casar ou assinar o contrato" (como lhe queiram chamar) assinam apenas na igreja e depois a igreja é que se encarrega de entregar os documentos ao civil e a data do casamento é efetivamente a data do casamento na igreja.

    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom, no caso de igreja tudo dependerá se os noivos pagam por uma cerimónia só para o casamento ou se pretendem unir com alguma missa do dia. São opções com custos diferentes. E claro depois há os custos da decoração e afins. Por isso acredito que fique mais ou menos a mesma coisa 😅
    O meu irmão diz que na altura dele pegou cerca de 200€ ao padre e teve ainda o custo da decoração da igreja. Uma amiga minha que casou o ano passado disse que só para decoração floral da igreja foram 250€ E porque conseguiu aproveitar algumas coisas da primeira missa que aconteceu antes do casamento.
    Por isso acredito que fique mais ou menos a mesma coisa!

    Nós vamos casar 2 dias antes da festa. Por isso não me parece de todo ma ideia casares pelo registo uns dias depois da tua festa. Isso já é algo pessoal e se tu e o noivo assim querem, não vejo porque não ☺️
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bem, viver e aprender.
    Acho que vou mesmo amadurecer a ideia de ir à conservatória só na segunda seguinte.
    Eu a pensar que casar com celebrante ficava muito mais caro, afinal… não me parece que fique muito diferente
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim. Antes de qualquer cerimónia temos as questões legais. É como nós: temos de pagar o civil e depois abrimos os cordões à bolsa com celebrante. O mesmo acontece a quem casa pela igreja 😅


    Nós colocamos a data do casamento em civil muito próximo da festa por isto mesmo também.Mais fácil de lidar com todas as burocracias e questões legais! 🙏
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Caraças, eu pensei que a igreja tratava dessa parte, ou seja, que quando assinamos os papéis deles também assinávamos os da conservatória. Bolas, assim quem casa pela igreja ainda abre mais os cordões à bolsa 😱
    Todo um mundo novo para mim.
    Obrigada pela explicação. Eu juro que até cheguei a pensar em fazer primeiro a cerimónia simbólica e só depois ir à conservatória à conta disto, mas se for assim, perfeito 👌🏻
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A igreja nunca trata deste tipo de processos. A única coisa que os noivos podem fazer é pedir ao notário para ir a igreja ou assinar os documentos on-line no mesmo dia em que casam pela igreja. Aí sim, o dia é o mesmo.. eu falo do que tenho conhecimento,
    Mas há casos e casos. Nada como cada pessoa falar com a sua entidade patronal e advogado e tirar tudo a pratos limpos 😊
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mesmo a igreja que trata? Porque pelo que sei (mesmo pelo meu irmão), primeiro é o civil e só depois igreja. Uma coisa nada tem a ver com outra.. ate porque igreja para efeitos legais nada tem a ver. O mesmo acontece em cerimónias simbólicas. Quando falo do acordo com entidade patronal é mesmo por conhecimento. A madrinha do noivo é advogada e diz isso mesmo. Legalmente, a licença deve de ser tirada quando o casamento pelo registo acontece, mas se assim fosse ninguém casaria pela igreja ou qualquer outro tipo de cerimónia e poderia gozar a licença nesse período. Daí existirem os acordos com a entidade patronal, Pois ninguém casa pelo civil no mesmo dia em que casa pela igreja (ou noutra cerimónia qualquer).
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas quando se casa pela igreja, a igreja trata do processo civil, pelo que a data é a mesma. Todo o processo é tratado em conjunto. Se só casares pelo civil, conta a data da cerimónia civil, creio.
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Daí eu dizer que tem que se entrar em acordo com a entidade patronal. A grande maioria das pessoas em PT conta como data de casamento l dia em que casam pela igreja, mas pra casarem pela igreja já precisam de estar casados por civil. No entanto, a grande maioria goza a licença quando casa pela igreja. E tudo isso tem que ser combinado com a entidade patronal. A grande maioria facilita e permite ter a licença no dia em que se celebra pela igreja, com celebrante ou apenas o copo de água, mas há quem seja mesquinho e não permita isso, obrigando as pessoas a tirar os dias de licença quando casam pelo civil. Por isso convém haver noção de ambas as partes: avisar a entidade patronal com a devida antecedência para que também exista compreensão do lado deles. Porque por lei, também só é necessário avisar a entidade 5 dias antes, mas do meu ponto de vista isso é muito pouco tempo!
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas a nível de legislação não é assim, só se tem direito no momento do casamento civil.
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Rafaela! Então se terás a festa, terás tu que escolher quando queres efetivamente gozar da licença. Acredito que terás neste caso de apresentar algum documento comprovativo do casamento a tua entidade patronal e, no teu caso, algo que comprove que irás ter a festa em dia X. ☺️
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Fabiana! Isto normalmente é combinado com a entidade patronal. Por exemplo, aqueles casais que já são casados por civil e simplesmente decidiram fazer festa uns anos mais tarde: se nunca gozaram de licença de casamento, podem perfeitamente gozar desde que indiquem à entidade patronal que efetivamente vão “celebrar” o casamento (em casos assim acredito que seja necessário apresentar o documento do casamento civil bem como alguma prova em como dia x vão efetivamente “celebrar”, por exemplo o contrato da quinta que apresenta o dia da festa). A entidade patronal tem sempre que estar de acordo com os dias em que se pede para começar a licença. O meu caso, por exemplo, se eu pedir licença apenas a partir de dia 2 (que é perfeitamente válida tendo em conta que a minha celebração e festa será nesse dia), irei precisar de tirar como férias o dia 31 de maio e 1 de junho na mesma, mas la está, a entidade patronal tem sempre que estar de acordo. 😊
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rafaela!
    Obrigada por trazeres esta dúvida. Eu também a tinha.
    Beijinho
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Carla
    Por acaso também tinha esta dúvida. Consegues enviar onde encontraste essa informação? Estou farta de procurar e não encontro.
    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Ativa Setembro 2023 Vila Nova de Famalicão
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Carla! obrigada pela ajuda. Nos festa vamos ter, apesar de não haver celebrante ou cerimónia religiosa ☺️

    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rafaela. Os dias de casamento contam efetivamente a pedir da data do casamento. o dia o casamento, mesmo sendo sem cerimónia ou com celebrante (sem ser por igreja) conta como sendo o teu dia de casamento na mesma.


    Dou o meu exemplo: caso a 2 junho de 2023 e não sera por igreja, terei apenas celebrante na quinta, e irei ao registo casar a 31 de maio. Se quiser posso pedir a licença já a partir de 31 de maio e gozo a partir daqui, bem como posso pedir apenas a partir de 2 de junho. Mas se tu não tiveres cerimónia nem festa, então conta o dia em que vais ao registo ☺️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração