Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sílvia
Noiva Experiente Junho 2021 Póvoa de Varzim

Licença de Casamento

Sílvia, a 2 de Outubro de 2020 às 01:38 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 16
Olá a todas!

Uma dúvida: sei que temos direito a 15 dias de licença de casamento.
No entanto, eu tenho dois trabalhos, terei direito a 15 dias num trabalho e 15 dias noutro? E poderei fazer esses 15 dias de forma repartida? Por exemplo, um dia antes do casamento, alguns dias depois e depois os restantes para a lua de mel, passado umas três semanas (pois talvez não possamos ir logo).
Obrigada Smiley smile

16 respostas

Última atividade por Isabel, a 5 de Outubro de 2020 às 14:55
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida. Espero que consigas ehhe, mando-te boa sorte virtual!

Um beijinho 😘

• Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Silvia. Os dias são sequenciais e de calendário. Não é possível gozar 3 + 10. Isso não sao seguidos. A não ser q, porventura, a tua empresa autorize. 😘
    • Responder
  • Patrícia
    Super Noiva Junho 2021 Seixal
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sílvia,

Entendo o teu ponto de vista. Mas a licença só começa a contar na data do casamento, no entanto o melhor mesmo é falares com a tua entidade patronal e verificares a "disponibilidade" para fazeres a licença repartida.

Boa sorte
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Desculpa carreguei no responder sem querer 😅
    O que a lei diz é que tens direito a 15 dias consecutivos pela altura do casamento, ou seja podes goza-los antes ou depois mas tem de apanhar sempre o dia do casamento...contando com dias úteis e fins de semana.
    No meu caso juntei uns dias de férias para ter mais tempo 😉
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi oi Sílvia
    Olha penso que tens direito aos 15 dias nos dois empregos mas têm de coincidir os dias. O que a lei diz é que tens direito zy 15 dias
    • Responder
  • Joanna
    Super Noiva Agosto 2020 Oliveira do Hospital
    Joanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nesse caso, é melhor falar directamente com eles.

Aquilo que te estamos a referir é a lei portuguesa sobre a licença, agora falando com a entidade patronal, eles podem fazer uma excepção contigo, é sempre uma questão de ver e tentar Smiley smile

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Sílvia 😍

Só tens direito a 15 dias em ambos os empregos (mas coincide nos mesmos dias e não 15+15). Quanto a tirarem repartido, isso já depende se consegues acordo com a entidade patronal. Caso não consigas, não consegues repartir por lei querida 😘

• Responder
  • Joana
    Noiva VIP Outubro 2020 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá,

o que diz a lei é que os 15 dias são seguidos, a contar desde o dia do casamento. Contudo, acho que será sempre melhor falar com a entidade patronal e chegarem a um acordo Smiley smile

• Responder
  • Sílvia
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não queria utilizar dias de férias que são usados normalmente para ir para o Brasil visitar a minha família.
    Exato, eu já soube de pessoas que tiraram repartidos e conseguiram chegar a um acordo com a entidade patronal. Penso que conseguirei com a minha.
    Eu também queria tirar seguidos obviamente mas estou a candidatar-me a um curso e os exames calham precisamente em junho, então tenho de ficar cá.
    • Responder
  • Sílvia
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas eu já soube de casos de pessoas que falaram com a entidade patronal e chegaram a um acordo para retirar os dias repartidos. Pode ser que consiga com a minha empresa.
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sílvia, o previsto legalmente são 15 dias seguidos incluído os dias não úteis, sendo que o dia do casamento tem de estar incluído. Não me parece muito viável que gozes a licença assim repartida. Não tens dias de férias que possas usar para a lua de mel? De qualquer das formas, vê com a tua entidade patronal, eles podem não de importar muito de fugir à regra 😘
    • Responder
  • Joanna
    Joanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Infelizmente, como já indicado, não podes voltar ao trabalho. Os 15 dias são consecutivos e não repartidos.

• Responder
  • Sílvia
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Desculpem, a última mensagem não deu para entender nada.

Mas eu iria colocar o dia de casamento nessa licença, obviamente. Eu vou dar um exemplo que é mais fácil:
    1dia de licença: 11/06
    2dia de licença / casamento: 12/06
    3dia de licença: 13/06
    4dia de licença: 14/06
    * Neste intervalo, volto ao trabalho. E a seguir, irei de lua de mel.
    5dia de licença: 01/07
    6dia: 02/07
    7dia: 03/07
    8dia: 04/07
    9dia: 05/07
    10dia: 06/07
    11dia: 07/07
    12dia: 08/07
    13dia: 09/07
    14dia: 10/07
    15dia: 11/07 - voltamos de viagem de lua de mel.
    Estou a pensar bem, certo? Dá os 15 dias seguidos de licença de casamento mas repartidos. E contém a data do casamento. Eu penso que está correto.
    • Responder
  • Sílvia
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas eu iria colocar o dia de casamento nessa licença, obviamente. Eu vou dar um exemplo que é mais fácil:

1dia de licença: 11/062dia de licença / casamento: 12/063dia de licença: 13/064dia de licença: 14/06
    * Neste intervalo, volto ao trabalho. E a seguir, irei de lua de mel.
    5dia de licença: 01/07 6dia: 02/077dia: 03/078dia: 04/079dia: 05/0710dia: 06/0711dia: 07/0712dia: 08/0713dia: 09/0714dia: 10/0715dia: 11/07 - voltamos de viagem de lua de mel.
    Estou a pensar bem, certo? Dá os 15 dias seguidos de licença de casamento mas repartidos. E contém a data do casamento. Eu penso que está correto.
    • Responder
  • Joanna
    Joanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Infelizmente a licença de casamento tem que obrigatóriamente ser tirada aquando do casamento, pois o dia do casamento tem que fazer parte desses 15 dias.

No meu caso, pedi para começar a licença na segunda feira antes do casamento (que era no sábado), e voltei a trabalhar passados os 15 dias (são seguidos e não 15 dias úteis). Exemplo: inicio licença no dia 27/07, casamento 01/08, fim da licença 10/08.

Nós não fomos de lua de mel logo a seguir ao casamento, só vamos para a próxima semana, por isso tivemos que tirar os dias de férias.

• Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá bride Sílvia a licença conta logo no dia do teu casamento, são 15 dias seguidos, e não úteis se tiveres que voltar a trabalhar ao fim de semana acontece... Essas situações de ter um dia antes isso só falando com a tua identidade paternal, e pedires folga. Ou veres se te dão a benece de juntar uma semana aos tais 15 dias....
    Fala com os patrões neste caso e vê o que te podem ajudar em termos legais.

A decisão de não irem logo de lua de mel é inteiramente vossa... Mas entendo o teu lado eu ando a ver no meu caso o que sera possível.... Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração