Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Miriam
Noiva Master Junho 2021 Sintra

Licença de casamento

Miriam, a 13 de Agosto de 2020 às 14:39 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 22
Hi brides!!! Surgiu-me uma dúvida e não sei se já alguém passou por isto... é o seguinte, para mim e para o noivo o que nos diz mais é o casamento religioso e apesar de termos data para outubro estamos com medo de avançar...mas para não perdermos mais dinheiro estávamos a pensar aproveitar e casar pelo civil...porque senão lá vamos nós abrir outro processo e pagar mais 120€...pensamos nisto mas entretanto lembrei-me, e a licença? Somos obrigados a gozar a licença aquando o casamento civil ou podemos gozar quando fizermos o religioso com a festa que é o que nos diz mais? Liguei para os recursos humanos do meu trabalho e não me deram muitas certezas 😕 alguém sabe??

22 respostas

Última atividade por Miriam, a 14 de Agosto de 2020 às 16:07
  • Miriam
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bem tenho mesmo de insistir para ver se me respondem...se não for assim não respondem 😕 no outro dia responderam mas depois já não disseram mais nada, ficamos a meio da conversa...enfim, mas pelo que me dizes pode ser então que dê para adiar sem custos...porque isto de perder mais dinheiro por causa do covid não dá 😅
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pelo que vou lendo aqui depende imenso da conservatória. o que não faz sentido nenhum... ma quando a responder eu não me posso queixar... mal mando emalis para lá eles respondem nas horas seguintes... e sim.. foi o que me informaram a poucos dias... eu já tinha questionado em Maio e agora quis confirmar de novo...

Em janeiro mais ou menos... solicito a renovação e sim fica ativo o processo que ja tinha aberto este ano Smiley smile não falaram em pagar nada. e penso que é assim em alguns locais que também já tinha lido, de algumas novinhas.

• Responder
  • Miriam
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa Rute!! Ainda bem!!! E que o dia de amanhã corra lindamente 🥰
    • Responder
  • Rute
    Noiva Ativa Agosto 2020 Porto (Concelho)
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida !
    Antes de mais parabéns!
    Eu falei c a AcT e eles disseram que é opcional, desde que so goze os dias 1x.Eu vou casar amanhã pelo civil e so caso dia 22 pela igreja e so aí vamos gozar os dias.
    Beijinhos
    • Responder
  • Miriam
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois...a minha ideia é essa se a conservatória não me adiar o processo...vamos ver..
    • Responder
  • Miriam
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai Sandra ainda bem! Eu fiquei mesmo na dúvida...vou esperar que a conservatória me diga se dá para adiar para abril...não sei o que faça...
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Agosto 2021 Sabugal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha 😊
    Eu penso que podes escolher em qual das duas datas podes gozar e podes também falar com a identidade patronal para chegarem a um consenso .
    Um primo tinha casamento religioso marcado e adiou para o ano . Entretanto , casou por civil e vai usufruir da licença no casamento pela igreja , ou seja , para o ano .
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Ativa Julho 2021 Beja (Concelho)
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,
    Eu também caso em Outubro 😍🤩 se tudo correr bem 🙏🙏
    Perguntei no meu trabalho e foram super flexíveis... Tenho possibilidade de gozar a licença quando me der mais jeito,, caso essa situação também me aconteça.
    • Responder
  • Ana Sofia
    Noiva Curiosa Julho 2021 São Miguel
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim é esta a ideia que tenho
    • Responder
  • Ana Sofia
    Noiva Curiosa Julho 2021 São Miguel
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pode fazer na altura do religioso ou civil você é que escolhe qual das opções lhe dá mais jeito.
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo esclarecimento, Bruna! Não li dessa forma, de facto. Assim sendo, poderá tentar por essa via ainda que o assento de casamento continue com a data deste ano. A Igreja poderá é passar comprovativo de cerimónia religiosa e a empresa usá-lo como justificação. Ainda assim, acho que a Miriam faz bem em querer ter a certeza junto do entidade patronal que não terá qualquer entrave no próximo ano! 😘
    • Responder
  • Miriam
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, a lei não é específica...realmente se for apresentado um documento comprovativo do casamento religioso não deveria haver problema...
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Ativa Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não será apenas a festa de casamento em 2021. Pelo que percebi será celebrado o casamento religioso por isso por ser gozada a licença de casamento. O casamento religioso é reconhecido pela ordem jurídica e igualmente válido.
    • Responder
  • Miriam
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Alexandra ☺️
    Realmente fiquei muito na dúvida e com pouca segurança com a resposta dos recursos humanos 😕
    • Responder
  • Miriam
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi oi Vanessa! Então dá para a renovar o prazo? E já agora, cobram alguma coisa por isso? Eu ando a tentar falar com a conservatória mas eles para responderem é um castigo...eu só pensei em avançar com o casamento civil para não perder dinheiro....por mim era em qualquer data mas depois há a questão da licença
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Miriam, legalmente, a licença tem obrigatoriamente que incluir o dia do casamento. No próximo ano, farão a festa mas o documento com o assento de casamento terá a data deste ano. Digo isto porque percebo a vossa intenção e se a empresa concordar é incrível. Legalmente não estarão a cumprir porque ao gozares a licença no próximo ano, não existe justificação de ausência válida naquelas datas. Isto para dizer que às vezes não é má vontade das empresas, é mesmo porque é difícil. Espero que tudo se resolva como pretendem 😘
    • Responder
  • Miriam
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Bruna ☺️
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Ativa Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O código do trabalho não refere a obrigatoriedade de gozar a licença de casamento com o casamento civil.
    Apenas há o requisito de ser gozada apenas uma vez por casamento com o mesmo conjuge.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida, na minha situação relativamente ao processo de casamento não irei pagar de novo apenas irei "renovar" em Janeiro para dar novamente para Maio... ou seja terminou em julho e agora so peço renovação em janeiro para ter de novo :/ nao sei bem se foi isso que referiste.. Smiley smile mas pronto fica a minha situação ... quando a licença nao sei bem como funciona... e como tenho uma boa relação com a empresa onde trabalho seria facil se tivesse nesse caso :/ por isso nem me pesquisei muito sobre isso. espero que consigas. beijinho

• Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, são 15 dias seguidos e tem que incluir a data do casamento civil.

espero que consigas a data que pretendes. também estou com esse problema, mas acho que sem acordo -_-'

• Responder
  • Miriam
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi oi Krizitah 😊
    Pois eu tinha ideia de que a licença tinha de apanhar o dia do casamento civil...vou insistir com eles, pelo menos que fique escrito para me salvaguardar... obrigada ☺️
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A licença de casamento por lei, deverá ser gozada, no casamento civil. mas se houver acordo entre a empresa, poderá ser gozado na vossa data pretendida.

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração