Sao 15 dias seguidos!! O inicio vaaria consoante a entidade empregadora.. (Ha uns que so querem dar depoia..mas nao é bem assim...) como a lei n esta completamente explicita a data do casamento tem de estar inserida na licença maa ate pode ser o ultimo dia, se quiseres lol. Lei 7 do casamento diz q podes tirar "por volta da altura" do casamento.
Olá, Ângela! Tenho boas notícias para ti Podes, sim, tirar uma semana antes e uma depois porque o Código do Trabalho não é claro quanto ao período. Consulta o artigo 249.º da Lei n.º 7/2009 de 12 de Fevereiro. São 15 dias de faltas justificadas dadas "pela altura do casamento". Como a Lei não é clara depois cada empresa trata "como quer". Fala com a tua entidade patronal e tenta chegar a um acordo.
De acordo com o Diário da República, 1.ª série — N.º 30 — 12 de Fevereiro de 2009, o Artigo 249ª, especifica que tem direito a " a) As dadas, durante 15 dias seguidos, por altura do casamento;".
Ou seja a Lei refere apenas "por altura do casamento", na minha empresa só após a apresentação deste artigo é que me permitiram utilizar uma semana antes, e uma depois do casamento.
Terá sempre que tirar os 15 dias corridos.
Derivado à situação precária vivida actualmente, vai depender da flexibilidade do seu local de trabalho.
Fala com a tua entidade patronal, porque pode ser que deixem tirar uma semana antes e outra depois do casamento. Eu falei com a minha chefe e o departamento de recursos humanos da minha e consegui que me deixassem fazer dessa forma
Tens aqui um debate que abri Licença de casamento - o que saber. e poderás entrar no link http://www.e-konomista.pt/artigo/licenca-de-casamento/
Nunca poderás gozar de algo se isso não existir... é a lei. Tens aí nesses 2 links. Beijinho. De nada
Noiva VIP
Junho 2022
Faro (Concelho)
Carina ·
Denunciar
Ocultar conteúdo
Correcção: são 15 dias lembrei me agora
Noiva VIP
Junho 2022
Faro (Concelho)
Carina ·
Denunciar
Ocultar conteúdo
Podes tirar antes e Depois e são 11 ou será 12 já não me recordo muito bem mas é mais ou menos isso queu já sou casada pelo registo e acho que foi isso
Normalmente são 15 dias consecutivos onde é obrigatório o dia de casamento estar incluido, não interessa se é antes ou depois do casamento. Mas fala com a tua entidade patronal. Beijinhos
Pois isso não sei. A entidade empregadora perguntou lhe se queria tudo junto ou dividia. E ele preferiu dividir. Eu como trabalho por conta própria não faço ideia de como está na lei... 😳
No parágrafo a seguir diz: "após o casamento, cada um dos membros do casal tem direito a gozar de uma dispensa de 15 dias seguidos do respectivo trabalho..."Diz após o casamento, mas já tentas te falar com os recursos humanos da tua empresa?
"...ditando que as faltas dadas por altura do casamento, durante 15 dias consecutivos, são justificadas e remuneradas pelo empregador." - por altura do casamento, não diz que é antes ou depois do casamento ou estas faltas não são da licença?
Sim há. Consulta aqui o site, tens toda a informação! https://www.economias.pt/licenca-de-casamento/
Há empresas que te dão a facilidade, como a minha, de começar antes. No entanto, não me Deixam tirar a semana antes de férias, pq não posso ficar 3 semanas fora. Enfim!