Olá noivinh@s!
Como está a ser o vosso confinamento? Espero que estejam todos bem. Apesar de ser difícil nos mantermos em casa, é um sacrifício vital por todo o nosso sistema de saúde e por quem convive connosco...
Eu cá estou a aproveitar os meus últimos dias de isolamento profilático, depois de ter viajado de PT para UK, antes de voltar ao trabalho. E por isso, aproveito este tempinho para vos escrever!
Dentro do modelo mais ecológico, as lembranças são objectos que correm o risco de serem obsoletos, de material não-biodegradável, ou de atravessarem milhares de km até chegarem à nossa morada.
Neste sentido, as lembranças solidárias podem ser uma excelente opção para evitarem alguns destes riscos - que @s eco-noiv@s tanto querem evitar - e ainda adicionarem a grande vantagem de contribuir com o vosso orçamento para causas que precisam muito do nosso apoio (mais ainda em contexto de pandemia).
A página Compra Solidária é a plataforma que vos quero apresentar!
E o que é a Compra Solidária? Nada melhor do que citar da própria fonte:
"é um projeto pioneiro que veio centralizar num só local centenas de formas de ajudar com uma simples escolha.
Tem vindo a desenvolver trabalho voluntário desde 2012 em prol de dezenas de instituições do nosso país e já ajudou a gerar milhares de euros para as causas apoiadas".
Que vantagens a Compra Solidária nos traz como fornecedor para o nosso casamento?
- está sempre disponível ao longo de todo o ano;
- agrega uma enorme diversidade de produtos solidários, e outras formas de contribuirmos para boas causas;
- são produtos nacionais, que precisarão de menos transportes, e portanto com menor pegáda ecológica;
- as instituições, por norma, têm muita flexibilidade em relação aos pedidos que são feitos;
- a maioria produz etiquetas com o nome dos noivos, data de casamento, etc. (menos uma tarefa para se preocuparem);
- os orçamentos são gratuitos.
Deixo-vos aqui um pequeno resumo do que podem encontrar na página das Lembranças Solidárias, dedicada às lembranças para casamentos e baptizados:
Suculentas com Coração ou Estrela + Palavra
Entidade apoiada: Fundação Madre Sacramento - Lar Jorbalán
Entidade apoiada: Ajuda de Mãe
Saquinho de Bolachas
Entidade apoiada: Ajuda de Mãe
Etiquetas para lembranças para eventos
Entidade apoiada: Cruz Vermelha - Delegação da Trofa
Porta-chaves padrão Azulejo Português, fita em crochê
Entidade apoiada: Cruz Vermelha - Delegação da Trofa
Lápis com Catavento
Entidade apoiada: ATACA
Estrela para pendurar
Entidade apoiada: Pata Vermelha
Vela Cáritas '10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz'
Entidade apoiada: Cáritas Portuguesa
Lápis de Cor
Entidade apoiada: Oikos - Cooperação e Desenvolvimento
Caixa em Forma de Coração
Entidade apoiada: ATACA
Entidade apoiada: Fundação Madre Sacramento - Lar Jorbalán
Explorando a página das Lembranças Solidárias e Todas as Categorias vão encontrar muitas mais opções para lembranças não só de casamento e baptizado, mas também para madrinha, padrinho, pais, especial bebés e crianças.
Sei que alguns destes objectos podem ultrapassar um bocadinho o preço dos websites de revenda asiáticos e afins, mas a nobreza de escolher estas instituições para vossos fornecedores preenche o coração de qualquer noiv@ - e vos garanto que dos vossos convidados também 😉
Dica eco-noiv@s: Quando fizerem a vossa encomenda, lembrem-se de pedir para não usarem plástico para embalar a encomenda. Peçam para enviar em caixas, almofadados com jornais, papel de publicidade, ou outro papel/cartão que já não teria utilidade. Tenho a certeza que as instituições irão cumprir o vosso pedido.
Espero que tenham gostado deste debate, e que seja útil aos noivinh@s à procura de lembranças!
Beijinhos 💚