Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Bárbara
Noiva Ativa Junho 2026 Gondomar

Lembranças: considerado imprescindível?

Bárbara, a 26 de Junho de 2025 às 22:49 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 23
Guardado

Olá! Smiley star

Eu sei que este tema - tal como todos os outros - é algo que depende de pessoa para pessoa e claro, de casal para casal! Porém, gostava de perceber se neste momento as lembranças para vocês são consideradas como um elemento imprescindível? Ou se esta questão paira no ar e questionam-se se vale a pena esse gasto de dinheiro que podia ser aplicado noutras coisas?

SIM

32%

15 votos

NÃO

28%

13 votos

Casamento tem que ter...

15%

7 votos

ImprescindívelÑ,MasQuero

25%

12 votos

23 respostas

Última atividade por Maria João, a 15 de Dezembro de 2025 às 21:15
  • Maria João
    Noiva Ativa Maio 2026 Matosinhos
    Maria João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alô! Eu e o noivo não estávamos a chegar a consenso quanto a isto… então lembrei-me de uma ideia e finalmente chegamos a bom porto.
    Infelizmente, o cancro tem estado muito presente nas nossas vidas - a minha mãe, uma prima minha que faleceu com 42 anos, o avô dele faleceu em março deste ano, e temos vários convidados oncológicos, mesmo da nossa idade… então decidimos que vamos pegar nesse dinheiro que íamos investir nas lembranças e vamos fazer uma doação à Liga Portuguesa Contra o Cancro (dá para fazer através do mbway).
    Quando as pessoas entrarem no salão e chegarem aos seus lugares, terão, juntamente com os menus, este cartão. Acho que ficará simbólico e o dinheiro foi certamente bem aplicado 🩷Lembranças: considerado imprescindível? 1

• Responder
  • Bárbara Fazenda
    Super Noiva Agosto 2025 Oliveira de Azeméis
    Bárbara Fazenda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tive iman , abre caricas e toda gente amou Smiley laugh
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá, Catarina! Mas que excelente ideia!

A cereja no topo do bolo seria mesmo a adoção de um animal!

Uma ideia muito original, carinhosa e empática! Muitos parabéns e boas preparações! Smiley diamond Smiley ring

• Responder
  • Catarina
    Noiva Ativa Outubro 2026 Seixal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Bárbara, nós vamos ajudar uma associação de animais. A minha ideia é cada mesa apadrinhar um animal por um mês e ter lá um pequeno cartaz com a foto do cão ou gato. Quem sabe alguém se entusiasma e resolve adotar?

teremos de investir quase o mesmo do que se fosse uma lembrança física mas para nós que adoramos animais vai fazer muito mais sentido.

Beijinho Smiley star

• Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Novembro 2027 Paredes
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho que vai da opinião de cada e da tradição que possa ou não ter.

Por exemplo, no nosso caso, por muito que saibamos que alguém as possa "encostar", para nós faz todo o sentido entregar lembranças Smiley heart

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá, Daniela! Vejo que vamos celebrar o grande dia no mesmo mês eheh

Pensamos igualmente em dar algo às crianças mas nada para os adultos... Até lá ainda vamos decidir, mas devo desde já dizer-te que a questão das gomas faz sentido. Isto porque nunca sabemos se os pais sequer autorizam doces... E no que toca à educação e afins, são os pais/educadores que têm a palavra final! E é tão preferível dar os frasquinhos das bolinhas de sabão (mas esta é a minha opinião e vale o que vale!).

Bons preparativos! Smiley ring

• Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Junho 2026 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá olá!

Por minha vontade, sinceramente acho que não fazia ou no máximo dava algo por casal que fosse funcional ou comestível. Mas a minha mãe tinha uma coisinha má se não pudesse por a mão na massa e ajudar a fazer algo ou mesmo oferecer.

Estamos a pensar nuns saquinhos feitos em tecido para as senhoras (ainda não solidifiquei bem a ideia porque acho estranho oferecer um saco sem nada) e tinha pensado num difusor de aroma para carro para os srs.

No que diz respeito aos mais pequenos, ou um caderno para colorir com alguns lápis ou mesmo aqueles frasquinhos para fazer bolhas de sabão (recuso-me a dar gomas a crianças).

Beijinhos

• Responder
  • Carolina Elias
    Super Noiva Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estou à espera de receber para depois mostrar 😍
    • Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hey, Quirina! Se de facto entraram em consenso, é o que mais importa eheh

Depois queremos ver fotos do que escolheram! eheh

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá, Mafalda! Uma excelente ideia e um ótimo 2 em 1!

É algo que certamente que as pessoas não vão simplesmente guardar na gaveta e sim dar-lhes uso; aliado ao facto que já tens a identificação na mesa eheh

Estão muito giros! Acho que o difícil vai ser escolher!

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá, Alexandra! Sabes, tenho exatamente essa linha de pensamento e estamos a pensar em fazer algo muito semelhante! Pensamos em doar à "Make a Wish" ou outra instituição... Assim sabemos que o dinheiro não está simplesmente guardado num fundo de uma gaveta e sim a ser aplicado na ajuda a alguém! Smiley heart

Bons preparativos!

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hey, Catarina! Tiraste-me as palavras "do teclado" ahah É que eu também detesto acumular coisinhas em casa... Tal como referi noutro comentário, a questão de ser comestível é uma boa ideia, mas não sei... As pessoas tendem sempre a guardar devido à recordação em si...

Ainda indecisos sobre esta questão, mas ambos muito inclinados para não ter lembranças e doar o dinheiro a uma instituição!

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hey, hey, Carolina! Uma boa junção de útil ao agradável! Depois queremos ver fotografias! Smiley gift Smiley ring

• Responder
  • Bárbara
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá, Adriana! Se fosse necessário comprar o azeite, bem que o orçamento para as lembranças tinha que ser grande tendo em conta o preço dele eheh

O que escreveste na última frase faz todo o sentido "de preferência sem as iniciais dos noivos" pois eu acho que mesmo sendo comestível, as pessoas tendem a guardar tudo na mesma devido à recordação em si!

Nós por cá ainda não nos decidimos a 100%, mas estamos mais inclinados para não ter e dar esse dinheiro a uma instituição tipo "Make a Wish". São ideias!

• Responder
  • Quirina
    Super Noiva Julho 2025 Lisboa (Concelho)
    Quirina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Bárbara, para mim não são imprescindíveis e até tive vontade de não fazer, porque, como algumas pessoas já disseram, acabam por ir parar a uma gaveta ou por ir para o lixo. Mas, em conjunto com o noivo, lá conseguimos encontrar umas opções úteis e económicas e então decidimos fazer.

• Responder
  • Mafalda
    Noiva Experiente Novembro 2025 Mafra
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada Catarina Smiley heart

• Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mafalda,

Está lindo Smiley heart tens muito bom gosto!

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois, se for comestível ou bebível, ou consumível de alguma forma já me parece bem! Smiley smile Porque decerto que não vai acabar no lixo!

• Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho um desperdício. Mesmo!!!! Há coisas lindíssimas e originais mas eu dou "zero" valor... Talvez as pessoas mais próximas e diretas guardem verdadeiramente mas eu.... esquece... Sou daquelas que não gosto nada de acumular "coisinhas" então... este género de coisas meto numa gaveta porque tenho pena de mandar fora, mas passado uns tempos é para o lixo que costuma ir... Por isso eu não vou ter. Dói-me a alma pensar que vou gastar muito dinheiro e dispensar amor e tempo para fazer algo que depois só vai contribuir para aumentar o lixo... é um desperdício na minha opinião.
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Experiente Novembro 2025 Mafra
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá !

As lembranças foi uma coisas que decidimos antes de tudo por acaso ! Temos uma amiga que nos fez umas pendentes em cerâmica para a árvore de Natal e então achamos interessante oferecer a cada um com o nome. Vão ser identificadores dos lugares de cada pessoa. Já andamos em testes, atrás vai ter "M Smiley heart G 15.11.25"

Lembranças: considerado imprescindível? 2

• Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Bárbara. Smiley smile

Na minha opinião, não fará sentido estar a oferecer alguma lembrança, que já sabemos de antemão que vai ficar arrumada para canto, sem ninguém se lembrar dela.

Pensámos na opção de lembrança solidária e assim, estamos a contribuir para uma Instituição que seja importante para nós. À partida, será a Vencer Autismo, mas ainda não entrei em contacto com eles.

• Responder
  • Carolina Elias
    Super Noiva Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Na minha opinião, apesar de muitas das vezes as lembranças serem descartadas para nós sempre fez sentido termos. Nunca fez sentido abdicarmos disso. Mas sempre quisemos oferecer algo que considerássemos útil dentro do possível. Então vamos oferecer para os homens abre caricas em bambu redondo q depois é também íman para o frigorífico (muita gente tem iman/ no frigorífico) e para as mulheres uma vela num frasquinho de vidro. É sempre um bom item de decoração 😊
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Experiente Julho 2026 Gouveia
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bárbara! Eu nunca fui grande adepta das lembranças. Acho que é algo que as pessoas acabam sempre por descartar ou enfiar numa gaveta para nunca mais lhes pôr a vista em cima. Mas o meu noivo gostaria de oferecer algo aos convidados, então optámos por ter. Vamos oferecer frasquinhos com azeite, pois está dentro do tema do nosso casamento e o noivo tem um terreno com oliveiras, logo o azeite sai-nos de graça. Penso que se for algo útil ou comestível, de preferência sem as iniciais dos noivos, os convidados poderão aproveitar Smiley smile
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração