Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Daniela
Noiva Ativa Julho 2021 Coimbra (Concelho)

Leituras e missais

Daniela, a 28 de Março de 2021 às 14:02 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 13
Noivinhas, muita ansiedade por aqui... Faltam menos de 4 meses e há ainda muitas pontas soltas. Há imenso tempo que não vou a um casamento e não sei como "se usa" fazer relativamente às leituras. Somos nós que escolhemos e quem lê? A madrinha por exemplo?

Outra questão, vocês vão fazer/fizeram missais? Podem orientar-me como se faz um missal de casamento e batizado?

E mais uma coisa que não tem nada a ver 😅 como deram/pensam dar as lembranças? Usar a cestinha e distribuir ou deixam num local e cada um tira?
Obrigada 🙏🏻

13 respostas

Última atividade por Daniela, a 29 de Março de 2021 às 21:41
  • Daniela
    Noiva Ativa Julho 2021 Coimbra (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada a todas! Já fiquei esclarecida ❤️
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, por aqui escolhemos os irmãos para ler e uma prima para cantar a solo.
    Escolhi as leituras no site da paróquia de Matosinhos, que tem um pdf especialmente para casamentos e as músicas escolhi com o coro.
    Beijinho.
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela! O melhor será falarem com o vosso padre, perceber o que vos aconselha relativamente às leituras. Vai sempre mudando um pouco dependendo do local e do padre.
    Ainda não iniciei os nossos missais precisamente porque não conseguimos ainda falar com ele.
    Quanto às lembranças, vamos distribuir pessoalmente porque é uma forma de falar com todos. 😊
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Daniela 😍

    Quanto às leituras, o ideal é que fales com o vosso Padre porque ele orienta-vos e irá também esclarecer quanto aos leitores, pois há padres que só aceitam leitores da igreja e outros que aceitam que sejam os vossos familiares!

    Quanto ao missal, decidimos ter pois é tradição aqui na zona até em missas "normais"!

    Quanto às lembranças, nós estamos a pensar ir distribuir a cada mesa até para convivermos mais com as pessoas e termos um feedback de como está a correr o dia 😘

    • Responder
  • Doldia
    Noiva Experiente Julho 2022 Vila Nova de Famalicão
    Doldia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hey Daniela, sinceramente não sou católica e nem percebo nada dos "protocolos" da igreja, mas penso que podes escolher quem lê o quê, e em qual momento...


    Em relação às lembranças, acho as duas formas fixes ! Por um lado, passar pelas mesas e distribuir cria um contacto, mas do outro o "open bar" também pode ser um cenário muito lindo !
    Bisouus Smiley smile
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela, nós não vamos fazer missais achamos que não é muito útil! E sim penso que és tu que escolhes quem lê as leituras no nosso caso vamos ser nós a escolher 🙂
    Quanto às lembranças nós não vamos dar nada, apenas a foto 😊
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela!
    A Rita já te explicou das leituras, então terás que ter 3 ou 4 pessoas para ler.
    Das lembranças no meu caso nos iremos distribuir nas mesas. E eu vou fazer missal só porque a família do noivo é italiana e assim eles podem acompanhar a missa 😅
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Daniela. O teu padre poderá ajudar-te a escolher leituras e cânticos e dizer-te quais as regras e restrições. Se entretanto o teu padre não responder poder ir adiantando trabalho com Manualidades (17): Missal – tudo o que precisam para criar o vosso https://comunidade.casamentos.pt/forum/manualidades-17-missal-tudo-o-que-precisam-para-criar-o-vosso--t229789 mas terás sempre que submeter à aprovação do padre! Bjs
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha, numa missa comum tens duas leituras, em que a primeira é do antigo testamento e a segunda é do novo testamento. Ainda tens o salmo (que a maioria das vezes é cantado, mas pode ser lido). E depois tens a oração dos fiéis, já quase no final da missa. Por isso podes ter cerca de 3-4 pessoas diferentes a lerem no vosso casamento 😊
    Beijinhos 😘
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Julho 2021 Coimbra (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! Tens ideia de quantas leituras podemos incluir na cerimónia? 😊
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Julho 2021 Coimbra (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! Já tirei algumas ideias 😊
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela! Respira mulher que em 4 meses tudo se resolve
    Em relax a quem lê, são os noivos que decidem quem é que vai ler no dia. Pode ser gente da família, ou que faça gosto em ter uma participação um bocadinho mais activa no vosso dia! Eu não vou escolher padrinhos, pessoalmente acho que eles já vão ter muito que fazer e tenho mais pessoas que fariam gosto em ler 😊
    Quanto aos missais, já procuraste aqui na comunidade, em debates mais antigos? Lembro-me de já ver bastantes por aqui; pesquisa na 🔍 da Conunidade por “missais” e vais ver que encontras alguns guiões!
    Beijinhos 😘
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha Daniela👰🏻‍♀️

    Acho que aqui tens uma ajuda 😘

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração