Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Angela
Noiva Ativa Agosto 2016 Lisboa (Concelho)

Iva- duvida

Angela, a 10 de Junho de 2015 às 23:44 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 18
Ola meninas..

A prima do meu noivo casou se a dois anos e disse k so pagou o iva a 30% dos convidados, pois como ela vive no estrangeiro( que e tbm o meu caso) nao precisa de factura! Eu xeguei a perguntar a senhora da quinta aonde irei celebrar o meu casamento por email mas ela nao me deu nenhuma responsta concreta! E quando lhe telefonei para tratar de alguns detalhes tornei a perguntar mas ela disse k teria k falar pessoalmente! Alguem ja passou por isso? Alguem ja foi dada a opcao de pagar so um percentagem com IVA?

18 respostas

Última atividade por Mónica, a 15 de Junho de 2015 às 15:38
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Angela!

    O IVA não é opcional é obrigatório... Em Portugal durante muitos anos havia uma serie de fuga em casamentos e atualmente até pode acontecer de a autoridade tributária e aduaneira ir visitar o teu casamento no dia para posteriormente verificar a emissão de fatura...

    Só porque vivem fora de Portugal, isso não conta pois a operação é cá realizada!

    • Responder
  • Anna
    Super Noiva Julho 2015 Lisboa (Concelho)
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bem o IVA é obrigatório para qualquer transação em território nacional.

    Não o pagar é fuga ao fisco pelo que é mais que normal que a senhora não te possa responder a essa pergunta oralmente e muito menos por escrito.

    O que acontece é que há muitos fornecedores que só passam IVA numa percentagem da conta. Isto é ilegal e os fornecedores estão realmente a fazer uma "atenção".

    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Julho 2016 Santa Maria da Feira
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No caso típico, em que pagas no final do serviço, a única hipótese é uma denúncia, que teria sempre que ser muito bem fundamentada.
    • Responder
  • Angela
    Noiva Ativa Agosto 2016 Lisboa (Concelho)
    Angela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E como podem descobrir k nao paguei! Desculpem mas eu nao percebo nada dessas coisas! Pois se houver a hipotese de ter algum problema pra nos e para a quinta entao prefiro pagar na totalidade Smiley sad
    • Responder
  • Nocas
    Noiva Constante Setembro 2015 Almada
    Nocas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca te irão responder a isso por telefone ou escrito. O IVA é obrigatório na totalidade do pagamento pelo que nenhuma empresa irá deixar uma prova em como n passou fatura total deixando hipótese de coima.
    • Responder
  • Teresa
    Noiva Experiente Junho 2016 Maia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso é bastante comum. Não faturam a totalidade dos convidados com iva.. Pq assim foca bem mais acessível a conta.
    • Responder
  • Joana
    Noiva Constante Outubro 2016 Barcelos
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muitas quintas em concordância com os noivos acabam por apenas faturar uma parte do serviço. Acabando por fazer um melhor preço por pessoa, o que normalmente agrada a todos. E como nornalmente a fatura também não tem grande interesse para os noivos, agrada a todas as partes.

    Mas é um assunto que deve ser falado pessoalmente Smiley smile

    • Responder
  • Angela
    Noiva Ativa Agosto 2016 Lisboa (Concelho)
    Angela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oh suzana eu sempre paguei os meus impostos enquanto vivi em portugal! E o que valeu? Tive na mesma de sair do pais! Eu nao devo e nc devi nada a Portugal!
    • Responder
  • Susana
    Noiva Constante Agosto 2015 Aveiro (Concelho)
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O que se passa é que isso é ilegal....por isso é que não te responderam por escrito. Vão me desculpar mas isso é umdos problemas da crise! E de tantas pessoas terem saído do país...essa situação nem sequer devia ser possível...s cada um pagasse os seus impostos...
    • Responder
  • Kellyads
    Noiva Master Agosto 2016 Amares
    Kellyads ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nao sabia! Tb vivo no estrangeiro, vou preguntar a minha quinta!

    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. O que se passa é que há quintas que não passam faturas no valor total que vais pagar. Escolhem um valor a faturar e 23% desse valor é o iva! Se não faturarem nada, não há IVA nenhum! Smiley smile
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ângela,

    Essa resposta só te será dada pessoalmente de certeza Smiley laugh

    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Setembro 2015 Santa Maria da Feira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ângela,

    Dado que o serviço é executado em território nacional, a empresa terá de liquidar IVA.

    Agora, uma coisa é quererem fugir ao IVA e é normal que não queiram falar por e-mail ou telefone, pois tudo indica provas de fuga ao fisco.

    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Angêla, os fornecedores não podem falar dessas coisas por telefone. Supostamente deveriam faturar o valor total, mas a realidade é que muito tentam fugir disso e os noivos agradecem porque fica-lhes muito mais em conta. Mas isso tem que ser falado mesmo pessoalmente para não haver chatices para ninguém.

    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Angela,

    Eu nao estou bem dentro do assunto, mas se funcionar como produtos acho que tens de pagar tudo, pedir um papel especial na loja para depois reaveres o dinheiro do IVA porque morando no estrangeiro nao tens de pagar IVA de Portugal mas pode ser-te pedido depois que pagues IVA do teu país de residencia. No meu caso compensa, mas sou preguiçosa e nunca me a esse trabalho.

    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Julho 2016 Santa Maria da Feira
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O IVA tem de ser pago, por isso a faturação é obrigatória. Agora, já se sabe como são as coisas na realidade. O facto de ela não te ter respondido ao mail, acrescido de te não te dizer por telefone, é um forte indicador que factura só uma parte. Não te respondeu porque não pode correr o risco de existirem provas.
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Como disse bem o Jorge IVA é aplicado sobre todas as transações de bens e prestação de serviços, seja de onde for a pessoa que vai pagar pelos serviços. Agora, a factura/recibo são obrigatórios, portanto o pagamento de IVA é obrigatório também.

    • Responder
  • Jorge
    Top dos Noivos Agosto 2015 Figueira da Foz
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O iva tem de ser pago na totalidade, se o servico for realizado ca em portugal

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração