Boa tarde comunidade! Como estão hoje?
Sei que há muita gente por aí que, tal come eu, está a planear um casamento que não só vai unir 2 famílias mas também 2 países ou 2 culturas diferentes. Assumindo que só vamos fazer 1 casamento, a questão é: como incorporar outra cultura no nosso casamento em Portugal para honrar a cultura do nosso amor?
Para quem ainda não sabe, o meu noivinho é do México e eu sou portuguesa, vamos casar em Portugal e estamos a pensar em maneiras de incluir a cultura mexicana no nosso casamento sem perder a "essencia" do casamento que nós queremos.
Para os que vão incorporar outra cultura no casamento, adoraria ler as vossas perspectivas também. Que elementos de outras culturas vão incluir e como? Se quiserem partilhar também a história dessas decisões, acho super interessante! Vamos aprender juntos!
NOTA: Este post vai ser um bocado mais focado na cultura mexicana específicamente MAS...as secções serão temas gerais por isso no fundo, podem aplicar-se a qualquer país ou cultura!
1. Na palete
Uma das maneiras mais óbvias de incluir a cultura do nosso amor é na palete e tema geral do casamento. Pode ser com as cores da bandeira ou com elementos específicos que estão muito presentes na cultura.
No nosso caso, foi meio acidente mas acabou por ser um "happy accident". As cores que mais gostávamos para o casamento eram verde esmeralda e dourado OU vermelho bordo e dourado. É muito interessante porque tanto o verde como o vermelho estão muito presentes nas nossas duas bandeiras por isso acabou por ser um detalhinho muito especial.
Acabámos por escolher vermelho e dourado. O "tema" que queríamos para o casamento era o Outono e temos um estilo rústico-elegante que por acaso encaixa super bem com a cultura mexicana! O México é famoso por esse estilo rústico, por manualidades, artesanato, cores vivas e FLORES!
Embora o nosso casamento tenha cores mais escuras de Outono, vai sem dúvida incluir esse tema de natureza, cores quentinhas e manualidades muito fofas!
2. Na cerimónia
O Outono é a altura em que acontece o famoso Dia dos Mortos no México (uma das primeiras festas em que nos conhecemos) por isso é típicamente uma altura de estar com a família e com as pessoas que mais amamos. A cultura portuguesa também é muito á base de família por isso é algo que temos em comum!
No nosso casamento, as minhas damas de honra vão ser as minhas primas, e os nossos irmãos vão ler as leituras e levar as alianças! Queremos que as nossas famílias estejam envolvidas no nosso casamento, que tenham cada um a sua função e que seja verdadeiramente uma festa que nos une não só a nós mas as nossas famílias, de dois continentes diferentes que desde esse dia vao ser uma só. A própria cerimónia vai incluir leituras e músicas em espanhol dentro do possível e vamos dizer os nossos votos no idioma do outro (ou seja, eu em Espanhol e ele em Portugues).
Outro detalhe muito especial e muito mexicano que vamos ter na nossa cerimónia é uma mesinha com as fotos dos nossos familiares já falecidos. Fazer altares para os familiares que já partiram é muito comum no México, não só no dia dos mortos mas mesmo no dia-a-dia, ter um cantinho da casa para lembrar os que já partiram é muito normal.
Por curiosidade, também existem algumas tradições de casamentos mexicanos que ainda não decidimos se vamos incluir: as arras, o laço e os mariachis! As arras são umas "moedinhas" que os noivos se entregam um ao outro, o número de moedas tem a ver com os discípulos de Cristo e é um símbolo de que os noivos vão compartir as suas riquezas um com o outro. O laço é uma tradição em que os pais ou padrinhos poem um laço á volta dos noivos durante a cerimónia que pode ser de flores, um terço gigante ou literalmente só uma corda muito simples. Simboliza que os noivos agora estão unidos e são como um só. Os mariachis imagino que já todos sabem...é uma música tradicional mexicana presente regularmente em celebraçoes...é um estilo de música muito alegre e divertido e os mariachis usam tipicamente o sombrero mexicano que é tão associado com o México!
3. No look de casamento
Como mencionei antes, a cultura mexicana é muito de flores. Os vestidos tradicionais são off-the-shoulder com rendas e detalhes floridos. Que surpresa então que o meu próprio vestido vai ser off-the-shoulder, bicolor (a parte de cima mais rosa e a de baixo mais marfim), com um corpete com florzinhas. O meu cabelo irá apanhado com um toucado de flores vermelho e rosa que eu diria também tem um estilo bastante mexicano.
NOTA: O meu vestido não é nenhum destes, são só inspirações mas a foto do toucado é verdadeira.
No entanto, o detalhe mexicano mais especial vai ser um acessório que o noivo vai levar para complementar o seu fato comprado no México. Chama-se copilli e é um acessório de penas tradicional que se usa na orelha. Hoje não vou contar toda a história por detrás do acessório mas deixo aqui uma foto para verem o que é. Foi iniciativa do noivo querer usá-lo e para dizer a verdade estou muito entusiasmada porque é um detalhe tao diferente e único e vai faze-lo parecer um príncipe de fantasia.
4. Na decor
Quanto á decoração da cerimónia já partilhei um bocado mas falta um detalhe bem importante...as flores do casamento! A minha segunda flor favorita (para além dos nenúfares que nao se podem agarrar) é a dália. E qual não é a minha surpresa quando descubro que é também a flor nacional do México! Uma flor que é mesmo da estação em que vamos casar, a minha favorita e um símbolo da cultura mexicana. Parece que o destino está do nosso lado. Era também a flor favorita da minha bisavó que já morreu, um detalhe que a minha avó me contou mais tarde que só o fez ainda mais especial.
A flor nacional de Portugal já agora, é alfazema e quanto a cores não encaixa tão bém, mas é possível que ainda apareça no lançamento de flores á saída da igreja.
Outro detalhe especial de decoração mexicana para além do estilo rústico é o papel picado, utilizado no México em várias celebrações. Na Etsy tenho encontrado versões em branco bastante fofinhas que somos capazes de incluir em algum lugar na quinta.
5. Nas lembrançinhas
Finalmente, o detalhe que vai ser 100% mexicano na nossa cerimónia...as lembrançinhas! Encontrei esta ideia na Etsy e pareceu-me muito fofa, são caixas de fósforos decoradas com as cartas do clássico jogo loteria e podem encher-se com docinhos mexicanos. Também teremos mini alebrijes, estes animais coloridos feitos á mão, muito clássicos na cultura mexicana por guiar as almas na sua viagem para o outro lado. Achámos um detalhe divertido porque cada um é diferente por isso acaba por ser como um jogo, ver qual calhou e até trocar entre os convidados.
Gostaram das minhas inspirações? Entretanto tiveram mais ideias de como incorporar outra cultura no casamento? Vamos partilhar!