Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Andreia
Noiva Constante Maio 2021 Guimarães

Iniciar processo casamento

Andreia, a 6 de Janeiro de 2021 às 10:46 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 25
Olá a todas as noivinh@s e novinhos ❤️

Como têm passado estes últimos dias???
Por cá faltam pouco mais de 100 dias, casamos a 8 de Maio e temos o coração apertado porque não sabemos como será até lá. Não queria ter que adiar, mas se tiver que ser será. O meu maior desejo para este ano 2021 seria poder casar com todos os meus convidados, são serva de 130 convidados, não queria mesmo ter que desconvidar 😪. Afinal são todas especiais para mim. Já não peço um dia "normal", sem restrições porque sei que isso não vai acontecer. Mas ao menos poder levar toda a gente, pois já estão todos convidados. Também já tenho tudo muito bem adiantado. Já tenho quase tudo feito.
Mas hoje surgiu uma dúvida. Nós vamos casar pela igreja no dia 8 de Maio 2021, marquei no último dia na freguesia da minha igreja, por mim já tinha marcado à muito mais tempo (uma vez que a quinta está reservada desde Agosto de 2019), mas sempre que falava com o padre ele dizia "menina, é muito cedo, só em Janeiro aceito marcações para o ano 2021". Entrou 2021, e a primeira coisa a fazer foi marcar na igreja. Mas eu pensava que era o padre que tratava de todos os papéis, inclusive dos papeis para o civil. Mas ele disse me que não. Então como faço para tratar dessas coisas? Faltam apenas 4 meses, é tempo suficiente? Tenho que ir à conservatória? Ligar para lá? Mas, por exemplo nós casamos a 8 de Maio e então temos que casar pelo civil primeiro? Tipo 1 mês antes? Mas depois como fazemos com as luas de mel? Contam a partir do dia do casamento civil ou do casamento pela igreja? Eu pensava que no dia do casamento o padre trazia esses papeis da conservatória e era só assinar e pronto. Estava bem enganada. Obrigado 😘😘

25 respostas

Última atividade por Diana, a 20 de Janeiro de 2021 às 12:39
  • Diana
    Noiva Ativa Agosto 2021 Sintra
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também iniciámos o processo online e na hora que fica concluído é a conservatória que escolheste que vai entrar em contato no nosso caso não vai ser pela igreja então nos vamos a conservatória na data agendada e casamos primeiro lá depois em em Maio será a festa simplesmente simbólica com uma celebrante. Beijinhos
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigado
    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Maio 2021 Santarém (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/site/faqs.jsp#casamento



    Vê aqui a ajuda. Eu não fiz online. Mas agora de certeza que a conservatória vai emitir a declaração para casamento no vosso nome. Devem enviar online ou com os dados aceder ao estado e ver a mesma.
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Iniciar processo casamento 1
    Foi apenas isto que mandram
    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Maio 2021 Santarém (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então ainda vos vão enviar. Deixaram e-mails ? Têm algum papel para levantar ?
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas não temos documento nenhum.
    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Maio 2021 Santarém (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Agora é ir falar com a paróquia e levar esse documento 🙏😍 e inicia-se o processo religioso do casamento. Beijo grande 🌸
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada.
    Mas nós tratamos online.
    Abrimos o processo de casamento online. Pagamos 120€. E agora ficamos perdidos. Sem saber o que fazer a seguir 😅
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida. Aconselho a fazeres marcação online ou lifares para lá porque só devem atender por marcação. O padre depois vai necessitar desse papel para dar continuação ao processo 😁
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi oi Andreia!!!
    Olha primeiro que tudo tens de ligar ou mandar e-mail para a conservatória para dar início ao processo civil...neste momento só por marcação... Depois normalmente a parte religiosa trata-se na paróquia da noiva... é necessário os certificados de batismo dos noivos, o papel da conservatória e no meu caso o certificado do CPM...depois a igreja envia para o patriarcado para emitirem um papel que se chama nada obsta. Ainda tivemos que fazer uma entrevista com o padre em separado 🤣
    • Responder
  • Ana
    Noiva Constante Maio 2021 Sintra
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola boa noite!caso no mesmo dia posso tentar ajudar no que ja tratei...
    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Maio 2021 Santarém (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E tens tempo! Estás muito a tempo!! ❤️❤️❤️🌸🌸🌸
    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Maio 2021 Santarém (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida 🌸😘 também caso a 8 de Maio 🙏🥰 já tratei dos papéis! É assim primeiro tens de ir à conservatória pedir uma declaração para poder ser realizado o casamento , que indicas que será religioso na freguesia X. Com essa declaração, número de CC e morada de duas testemunhas ( padrinhos) , vais ter com o Padre e ele trata dos papéis do casamento religioso. No dia do casamento religioso assinam os papéis todos e o padre ou alguém da paróquia tem 3 dias para entregar tudo no registo civil. Mas agora o primeiro passo é teres a declaração para casar. Tive de marcar por e-mail e fomos presencialmente, mas também dá para fazer o processo on-line. Beijo grande
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Experiente Maio 2022 Sintra
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite Andreia! Não te preocupes, ainda tens tempo... penso que até podes abrir processo de casamento online. Mas informa-te com a conservatória. Não casas primeiro no civil, ou seja, só vais dar início ao processo, a data do casamento é a data em casas pela igreja. Beijinhos e bons preparativos! ❤️
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Andreia,
    O Padre que me vai casar fez-me exatamente o mesmo, enfim! Quanto ao abrires o processo civil ainda tens tempo sim querida, liga para a conservatória e informa-te como tens que proceder 🙂
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Deus queira 🙏🙏 obrigado
    • Responder
  • Marta
    Noiva VIP Maio 2021 Lisboa (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Andreia! Caso no mesmo dia do que tu! E quando fui à minha igreja o ano passado o padre disse me exatamente a mesma coisa, para passar lá em Janeiro Smiley xd para a semana vou lá e depois tambem vou dar inicio à abertura do processo de casamento na conservatória! Mas como vamos casar pela igreja não vai ser necessário casar pelo civil antes!

    Beijinho e vai tudo correr bem! Vamos casar dia 8 de Maio eeeheh Smiley love

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado ❤️
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigado pela ajuda
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigado
    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Os cartões de cidadão tem validade até Março, por isso penso não haver problema. A partir de Março tens tempo para abrir o processo na conservatória.

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Andreia, não deve de haver problema porque diz que os cartões expirados têm validade excepcionalmente até março. O não teres conseguido renovar antes não foi culpa tua 😅
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Andreia 😍

    Antes demais, calma! Tens tempo para tudo eheh

    Eu era noiva de Agosto'2020, e em Junho fomos à conservatória abrir o processo (se ambos forem de nacionalidade Portuguesa apenas necessitam dos CC). Trouxemos um certificado para entregar na paróquia onde vamos casar (na paróquia da noiva). Entretanto na paróquia solicitaram-nos uns documentos do noivo que tivemos de ir à paróquia dele buscar.

    Quanto ao civil, como abres a mencionar que vais casar pela igreja não precisas de casar antes, no próprio dia na igreja assinam os papéis do civil!

    Quanto à licença, conta por altura do casamento civil, que como casas na igreja é no mesmo dia 😘

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Maio 2021 Guimarães
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado pela ajuda.
    Mas o meu cartão de cidadão expirou em Novembro.
    Só tenho vaga para o ir renovar em Março com tudo isto do Covid. Haverá problema?
    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Andreia.

    Eu caso no dia 15 de Maio e ainda não abri o processo na conservatória. Pelos vistos há padres que tratam também do processo na conservatória, mas a maioria não o faz, por isso tem que ser os noivos a tratar. Para te casares , tens que abrir o processo na conservatória. É uma formalidade obrigatória, mas isso não significa que te cases pelo civil um mês antes. Liga para a conservatória da área de residência e faz uma marcação para abertura de processo de casamento. Tens que levar os documentos de identificação dos noivos e a partir daí eles tratam do processo. É simples e qualquer dúvida que tenhas eles ajudam-te.

    E relaxa...2021 vai ser o ano de todas nós Smiley heart

    Beijinhos

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração