Olá comunidade 💖💖
Vamos viajar?
Há imensos destinos mais populares para Lua de Mel e a Grécia é um deles.
A nossa (agora) casada Heloísa – que está por estes dias a ter a merecida lua de mel com o seu marido, fez um debate sobre a viagem romântica às ilhas gregas de Santorini, Folegandros e Milos e o debate dela inspirou-me a fazer este debate.
Afinal, apesar desta pademia, quem tem este bichinho das viagens tem-no sempre 😍
A Grécia é composta por imensas ilhas e o difícil é escolher.
Claro que há as ilhas mais conhecidas, mas nem só de Santorini, Zakhyntos ou Mykonos é feita a Grécia, daí que tenha decidido fazer este debate.
Pois bem, eu nunca fui à Grécia e é um destino que está na minha (longa) lista há imenso tempo. O custo da viagem leva-me sempre a ir para outros sítios, para além de que por muito tempo viajei sozinha mas nunca quis ir sozinha para a Grécia (Grécia para mim é sinónimo de namorar e romance, ahah). 💖💖💖💖
Então no ano passado em Maio ia realizar esse objectivo de ir à Grécia, finalmente...
até que... sabemos o que aconteceu! 😭
Mesmo eu não tendo ido, o facto de ter a viagem programada e planeada fez com que eu ficasse a saber o básico das ilhas que iria visitar e é isso que venho partilhar convosco.
Again, não visitei e as fotos não são minhas, a experiência não é minha. O que apresento aqui é o que eu sei das ilhas que iríamos visitar: Corfu, Paxos e Antipaxos (se o Reino Unido deixar, talvez fique para a Lua de mel...).
Então vamos lá:
💙 Corfu - Kerkyra
Corfu é a segunda maior e das ilhas Jónicas (às quais pertencem Kefalonia ou Zakhyntos). Tem 200km de costa e 92 praias. É conhecida na Grécia como a ilha esmeralda, por ser uma das ilhas mais verdes, tendo 4 milhões de oliveiras.
Corfu está tambem muito perto da Albânia, havendo ferries diários entre os dois países (na verdade a nossa viagem iria incluir tambem a Albânia – uma versão igualmente bonita mas muito mas barata que a Grécia).
🌴 Locais a visitar:
Cidade de Corfu, cidade património da UNESCO
Praias:
Paleokastritsa – uma das praias mais piturescas, tem 6 praias/ baías (Agia Triada, Alipa, Agios Spyridonas, Agios Petros, Ambelaki e Platakia) e imenso verde
Agios Gordios
Myrtiotissa
Glyfada – popular para jovens cheia de bares à noite
Nissaki beach – popular para mergulho ou snorkel
Avlaki beach
Logas beach
Sidari
Kassiopi
Paradise beach – acessível apenas de barco – a viagem custa à volta de 25€ tanto quanto sei (na minha pesquisa concluí que as melhores praias de Corfu são as praias à volta da Paradise beach (de Plaka até Paleokastritsa), no centro oeste da ilha.
Outra
das coisas que dá para fazer é alugar um barco e percorrer a costa (sim dá para
alugar barco só com a licença de carro).
💙 Paxos (ou Paxo – Paxoi – Paxi)
Das ilhas Jónicas habitadas, Paxos é a mais pequena. A única forma de chegar é de basco desde Corfu ou desde Igoumenitsa, parte do continente grego.
🌴 A visitar:
Gaios – a “capital” de Paxos. É aqui e daqui que partem os barcos para Corfu ou outras ilhas
Arco Tripitos no sul de Paxos
Blue Caves – só podem ser visitadas de barco e normalmente as caves são grandes o suficiente para os barcos entrarem
Erimitis beach – até 2007 só era acessível de barco mas o colapso de uma arriba permitiu a passagem por terra
Kipiadi beach – a praia mais longa de Paxos
Há muitas mais praias:
Levrechio, Poundi, Marmari... difícil é escolher
A ilha é também ideal para caminhadas (tem 13km por 5km) e merguho.
💙 Antipaxos ( ou Antipaxi/Antipaxoi)
A pequena “irmã” de Paxos, fica a 15/20 minutos de barco.
Não é habitada apesar de ter algumas casas e um bar de praia.
Só tenho a dizer que eu tenho sempre dúvidas quando vejo imagens belíssimas na internet, penso sempre se foi adulterado ou hiper saturado e pesquiso sempre várias imagens do mesmo sítio para me certificar... e Antipaxos é provavelmente o paraíso na terra:
Voutomi Beach
Mesovrika beach
Notas:
Durante o verão a maior parte das cidades europeias tem voos directos para Corfu (óbvio neste caso com a pandemia pode ser diferente).
De novembro a abril é preciso voar para Atenas e depois para Corfu.
Ferries de Corfu para paxos custam uns 20€ por pessoa e demoram de 60 a 90 minutos dependendo do barco. Entre Junho e Setembro há 3 barcos diários para casa lado, em maio e outubro só um barco diário.
De Paxos para Antipaxos a viagen demora 15/20 min de taxi boat também por 20€ ida e volta – atenção para verificar horário do último barco já que não há alojamento em Antipaxos. Também dá para se alugar um barco inteiro até Antipaxos
E então, que acham? Iriam? Já foram?