Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Verónica
Noiva Ativa Novembro 2019 Maia

Igreja para casamento e batizado na Maia ou Ermesinde

Verónica, a 12 de Março de 2019 às 11:43 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 7
Olá a todas! Ontem fui à igreja da minha zona de residência para marcar o meu casamento e batizado do meu filho. Quando disse que o meu irmão que vai ser o padrinho do pequeno, não tem crisma, porque há padres que pedem, o sacristão disse que para ser padrinho e madrinha só é necessário que seja solteiro ou casado pela igreja. Ora, a madrinha do meu filho será a irmã do meu noivo, é divorciada e a viver em união de facto. Eu fiquei com uma cara de alface enorme e vim embora. Já pensei trocar de igreja porque de madrinha não troco! Aconteceu algo parecido com alguém? Desculpem o testamento :/ deveria ser dos passos mais fáceis nesta logística toda. Conhecem alguma paróquia perto de Águas Santas que não tenha este requisito imbecil?

7 respostas

Última atividade por Jacinta, a 13 de Março de 2019 às 19:34
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada! ☺️ É, para isso, que "aqui" estamos! 😉

Na verdade, os únicos requisitos para se casar pela Igreja é nunca ter casado antes, claro, e um dos nubentes ser baptizado, o outro não tem de ser. Mas, nesse caso, é uma cerimónia diferente e com disparidade de culto. Além disso, também é obrigatório fazer o CPM, embora haja padres que deixem os noivos casar sem o fazer. Mas, na opinião pessoal, é algo muito mais importante e impactante do que o que parece. Acho que, todos, deveriam fazer.
    O que acontece é que, há padres um pouco implicativos e insistem em que os noivos preencham certos requisitos que não são obrigatórios... Infelizmente, também é preciso ter um bocadinho de sorte com o padre. Por outro lado, nós também temos de saber dar um bocadinho de graxa, se for o caso dum padre mais "difícil", de modo a levar as coisas de modo mais fácil e como nós queremos! 😉

Bons preparativos!
    • Responder
  • Verónica
    Noiva Ativa Novembro 2019 Maia
    Verónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela ajuda 😁. Na verdade senti-me tão pouco à vontade que parecia um filme. Perguntou se já tínhamos sido casados, se tínhamos filhos de outras relações, etc etc etc. Sempre pensei que para casar pela igreja, o requisito era ser batizado e nunca ter casado antes pela igreja. Mas quem sou eu!
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Verónica! ☺️

A regra, para se ser padrinho de Baptismo, é preciso ter o Crisma. No entanto, há padres que "deixam passar", mas, quanto ao estado civil, não há regra.
    Para o casamento, não é necessário, nem serem crismados, nem qualquer "requisito", a nível de estado civil.
    Por isso, o melhor é falares, directamente, com o padre e perguntar o que é necessário e como podem fazer! 😉
    • Responder
  • Sofia
    Noiva VIP Maio 2019 Maia
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Verónica !

Fala com o Padre Godofredo da Paróquia de Santo António do Corim. Ele é super acessível!

• Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Verónica, por norma se os padrinhos (tanto baptismo como casamento) não tem o crisma os padres deixam passar mas quando são divorciamos é pior... muito raramente aceitam. Digamos que o divórcio é o oposto daquilo que a igreja defende e por norma não permitem, no entanto há padres mais compreensivos que outros e que não se importam com isso. O ideal mesmo é procurar outra paróquia.
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Verónica! Concordo com a Patrícia! Acho que deverias ir e falar com o padre e esclarecer todas as dúvidas

• Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Veronica ! Não sei se falaste com o padre sobre essa questão mas há locais que não permitem. O que me disseram na minha paróquia foi que podem ser solteiros e não precisam de ser casados, não me falaram de nao poderem ser divorciados! Acho que devias de voltar a falar com o padres !

Beijinho
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração