Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sophia
Noivo Constante Agosto 2022 Águeda

Hora igreja

Sophia, a 5 de Janeiro de 2022 às 20:21 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 17
Olá noivinhas!
Hoje resolvi um capítulo que há muito me andava a preocupar, mas confesso que não resolvi da melhor forma e como queria.
Estou noiva desde 2019, na altura decidimos casar em 2021 e com a pandemia acabamos por adiar para 2022.Neste período fui 3 vezes à paróquia tentar marcar igreja e o padre simplesmente nunca deixou, dizendo que só no próprio ano. Ainda assim voltei lá no início de dezembro e insisti muito porque não acho normal não me deixar marcar. Voltou a dizer que não tinha ainda agenda para voltar só la para fevereiro de 2022 (wtf?). Como insisti ele foi buscar a agenda de 2021 e no final tinha coisas escritas à mão e poracaso vi um casamento e batizado marcado no mesmo dia que eu e disse: Sr.padre mas já tem aí coisas marcadas! E ele: ah isto não quer dizer nada, venha depois.Depois de ver que não valia apena insistir mais vim embora e fui lá hoje (Primeiro dia do ano de atendimento na paróquia). Fui a primeira a entrar (fui 1 hora mais cedo para garantir que era, quando cheguei a porta ainda estava fechada). Qual o me eu espanto quando o padre vai buscar a agenda e já tem uma data de marcações inclusive o casamento e batizado no meu dia (óbvio que ele passou tudo a limpo dos rascunhos que tinha a mão na outra agenda- provavelmente de conhecidos/cunhas).Bem, resumindo quase me passei com o padre. Ele basicamente teve a lata de me dizer: fale com a quinta marque para outro dia, tenho ainda o dia x, y…. Devo ter ficado azul…eu já nem sei bem o que lhe respondi.Depois de eu já estar para desistir da igreja ele diz: pode marcar as 11:00. Eu sempre quis 12:00/13:00. Acho 11:00 muito cedo mas também sempre quis muito aquela igreja por ter sido onde diz a catequese, onde era acolita em criança.Acabei por marcar as 11:00. Mas o outro casamento está marcado para o 12:00.Acham que vai haver cruzamento de convidados? Acham 11:00 muito cedo?Ainda estou a tempo de procurar outras igrejas, é só mesmo por dizer que aquela é a igreja onde sempre quis casar.

17 respostas

Última atividade por Rita, a 12 de Janeiro de 2022 às 12:56
  • Rita
    Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Sophia! ❤️

    Espero que consigas resolver a tua situação.

    Vai tudo correr bem!

    Como estão a correr os preparativos?

    Beijinhos

    • Responder
  • Sophia
    Noivo Constante Agosto 2022 Águeda
    Sophia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Catarina! Eu tinha que tomar uma decisão rápida antes que fique sem alternativa nenhuma. Face a esta situação toda não me estava a sentir bem em casar ali com aquele padre. É mesmo que arranjasse outro padre já estava a ver o filme. Com o meu casamento as 11:00 e outro logo ao 12:00… ia estar a stressar com eventuais atrasos de alguém, pressão para sair rápido, sei lá! Olha acabei por procurar outra igreja e encontrei outra solução. Vou casar na Catedral Sé da cidade onde eu e o meu namorado boa conhecemos, por isso acaba por fazer sentido para os dois e estamos na isa descansados, já para não falar que este padre foi completamente diferente no tratamento connosco!
    Obrigada pela tua opinião, foi importante ler várias opiniões para decidir procurar alternativas Smiley smile
    Beijinho
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Julho 2022 Tarouca
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aqui o nosso caso è so mesmo procurar um padre que faça o casamento naquela igreja, pk a igreja esta tudo ok, so que aquela igreja nao tem padre, è no quartel onde o noivo fez a tropa, e nao tem padre tens que levar tu um, e la esta o
    Primeiro disse que sim a dois meses disse k ja nao sabia, o da terra do noivo prontos diz k nao sabe pk se ouver algo na sua paroquia que nao pode dizer que nao, mas è uma aldeia ninguem se casa ali, mas tem que tar sempre a mandar piadas..
    o da minha terra nem vale a pena perguntar, pk aquele ta sempre a mandar piadas do altar pra baixo.. as vezes oPior problema e tratar das coisas a distancia, pelo telemovel.. mas agora disseram me que o processo de casamento tem que ser aberto “por norma” na terra da noiva, alguma de voces sabe que documentos sao necessarios? A quem diga o papelDo batizado, quem fale do papel do crisma, dos cursos de preparação matrimonio
    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito bem, Sophia. Ótima solução. Parabéns pela resiliência e flexibilidade. Vais ver que será um dia abençoado. Beijinhos.
    • Responder
  • Sophia
    Noivo Constante Agosto 2022 Águeda
    Sophia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá isa! Pois, eu pensei pensei e fui a outras igrejas. Claro que a minha data mais do que ocupada em todo o lado. Poracaso a segunda igreja que mais gostava tinha vaga numa outra data, por descargo de consciência liguei para a quinta (sem esperança nenhuma) para ver se tinham aquela data e milagrosamente tinham. Então troquei a data na quinta e marquei noutra igreja.
    Vou ter imensas chatices porque fiquei sem fotógrafo e já tinha pago caução de 250€, ele não tem a nova data disponível. Já tinha mandado fazer imensas coisas com a data e agora vai tido para o lixo e vou ter que mandar fazer novamente com a nova data. Mas foi o que o meu namorado disse: o casamento vai-nos ficar em 20000 mil € pelo menos. O que são 500€ no meio disto, se for para realmente mudarmos por um bom motivo e termos um dia feliz e sem stress?
    Assim conseguimos marcar a hora que queríamos (12:30) e é o único casamento naquele dia. E a igreja em vez de ser na minha terra, vai ser na cidade onde nos conhecemos na universidade e onde a nossa história começou por isso faz sentido (o meu namorado até ficou mais contente com esta opção). Só é mesmo chato ter que mudar a data, o € que entretanto vou perder e trabalho a encomendar coisas novamente, mas se é para que tudo corra bem mais vale assim. Penso que tomei a decisão mais correta!Quanto a tua situação eu optaria por entretanto ver realmente outra opção, outra igreja e marcar o quanto antes. Depois consoante a resposta que receberes da que estás à espera decides. Se não tiverem disponibilidade peloMenos já tens uma marcada, se tiverem depois desmarcar a outra. Pois podes vir a ter o mesmo problema que eu, as igrejas todas não terem disponibilidade na minha data. beijinhos e boa sorte
    • Responder
  • Sophia
    Noivo Constante Agosto 2022 Águeda
    Sophia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Smiley smile é verdade tens razão! Fiz bem partilhar o post para ouvir as vossas opiniões porque pensei pensei e fui a outras igrejas. Claro que a minha data mais do que ocupada em todo o lado. Poracaso a segunda igreja que mais gostava tinha vaga numa outra data, por descargo de consciência liguei para a quinta (sem esperança nenhuma) para ver se tinham aquela data e milagrosamente tinham. Então troquei a data na quinta e marquei noutra igreja.
    Vou ter imensas chatices porque fiquei sem fotógrafo e já tinha pago caução de 250€, ele não tem a nova data disponível. Já tinha mandado fazer imensas coisas com a data e agora vai tido para o lixo e vou ter que mandar fazer novamente com a nova data. Mas foi o que o meu namorado disse: o casamento vai-nos ficar em 20000 mil € pelo menos. O que são 500€ no meio disto, se for para realmente mudarmos por um bom motivo e termos um dia feliz e sem stress?
    Assim conseguimos marcar a hora que queríamos (12:30) e é o único casamento naquele dia. E a igreja em vez de ser na minha terra, vai ser na cidade onde nos conhecemos na universidade e onde a nossa história começou por isso faz sentido (o meu namorado até ficou mais contente com esta opção). Só é mesmo chato ter que mudar a data, o € que entretanto vou perder e trabalho a encomendar coisas novamente, mas se é para que tudo corra bem mais vale assim. Penso que tomei a decisão mais correta!Obrigada beijinhos
    • Responder
  • Sophia
    Noivo Constante Agosto 2022 Águeda
    Sophia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Daniela! Nossa, a tua história ainda é pior que a minha. Depois de marcar vir dizer que afinal já não sabe se pode? Que mau… A primeira vez que falei com o padre em 2019 ele disse a rir-se: “até la muita coisa pode acontecer” do género: não vos marco o casamento porque entretanto ainda se separam. Também achei muito mal ele fazer esse tipo de comentários. Não ligues aos comentários que ele fez, ele devia era elogiar e dar valor por vocês serem trabalhadores e irem à busca de uma vida melhor mas mesmo assim nunca esquecendo a vossa terra. Há padres que só devem ser padres porque sim… a vocação não existe!
    Olha eu fiz bem partilhar a minha situação porque pensei muito e decidi ir procurar outra igreja, outro padre, e com muita ginástica e muitos telefonas arranjei uma solução. Tive que mudar a data do casamento porque naquele dia não encontrei nenhuma igreja disponível. Mas felizmente a minha quinta teve uma desistência no mesmo mês que eu já tinha marcado, mas umas semanas antes e olha mudei. Estava farta daquela situação, do padre, da desonestidade e assim vou casar na cidade onde eu e o meu namorado nos conhecemos e o padre foi super amável, nada a ver com o outro.
    Pondera bem, vê se não tens outro padre que seja mais confiável e que possa celebrar o vosso casamento. Em alternativa tenta ver outra igreja só pelo sim pelo não.Beijinhos e que corra tudo bem
    • Responder
  • Sophia
    Noivo Constante Agosto 2022 Águeda
    Sophia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Smiley smile é verdade tens razão! Fiz bem partilhar o post para ouvir as vossas opiniões porque pensei pensei e fui a outras igrejas. Claro que a minha data mais do que ocupada em todo o lado. Poracaso a segunda igreja que mais gostava tinha vaga numa outra data, por descargo de consciência liguei para a quinta (sem esperança nenhuma) para ver se tinham aquela data e milagrosamente tinham. Então troquei a data na quinta e marquei noutra igreja.
    Vou ter imensas chatices porque fiquei sem fotógrafo e já tinha pago caução de 250€, ele não tem a nova data disponível. Já tinha mandado fazer imensas coisas com a data e agora vai tido para o lixo e vou ter que mandar fazer novamente com a nova data. Mas foi o que o meu namorado disse: o casamento vai-nos ficar em 20000 mil € pelo menos. O que são 500€ no meio disto, se for para realmente mudarmos por um bom motivo e termos um dia feliz e sem stress?
    Assim conseguimos marcar a hora que queríamos (12:30) e é o único casamento naquele dia. E a igreja em vez de ser na minha terra, vai ser na cidade onde nos conhecemos na universidade e onde a nossa história começou por isso faz sentido (o meu namorado até ficou mais contente com esta opção). Só é mesmo chato ter que mudar a data, o € que entretanto vou perder e trabalho a encomendar coisas novamente, mas se é para que tudo corra bem mais vale assim. Penso que tomei a decisão mais correta!Obrigada beijinhos
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sophia, eu só agora estou a começar a saga da igreja e ja estou a ter informações trocadas 😑 infelizmente é a lei deles e nunca é coerente entre eles. Visto que mesmo tu insistindo com antecedência, ele já tem outras reservas não podes fazer mais nada senão aceitar as 11h ou mudar de igreja. No meu caso não sou apegada a nenhuma igreja, mas não te posso dizer para mudares, só tu podes decidir. Quanto a ser muito cedo ou não, é uma decisão subjectiva, eu vou casar às 15h, porque não gosto de casamentos cedo/de manhã, mas tal como a opinião de mudar de igreja a mudança de horário só poderão ser vocês. Será que poderias alterar para depois do outro casamento? Não dá para as 12h/13h, dá para as 13h/14h? No fundo é só mais uma hora. Senão, mantém as 11h, pensa que és o primeiro casamento, ninguém vai atrasar a tua cerimónia senão tu 😉 percebo a tua frustração mas há que avançar ou damos em malucas 🤣 beijinhos e boa sorte
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi oi Sophia!
    Lento toda a situação 😔
    Na altura quando decidi casar também tinha uma igreja que queria mas a agenda só abria no mês de setembro...marquei a quinta e estive até setembro à espera, pelo que no primeiro dia lá estava eu na fila toda a noite para conseguir a minha data 🤦🏼‍♀️ consegui...mas depois com o covid acabei por adiar a data várias vezes e foi sempre uma tormenta...posso dizer-te que não queria casar nem muito cedo nem muito tarde...acabei por casar a um domingo onde o único horário praticado era às 14h...para mim foi muito tarde...cheguei tarde à quinta e o dia passou a correr...Quanto às situação de casares às 11h e haver um casamento às 12h, há sempre mais stress, no entanto é questão de a celebração não demorar tanto tempo...no convento de Mafra fazem 3 casamentos com intervalo de 1h30 minutos e costuma correr bem...
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Sophia!

    Realmente é uma situação muito chata.

    Eu por acaso tive muita sorte porque foi precisamente o contrário, a pessoa que me atendeu disse que por norma só abrem agenda em Outubro mas com o COVID e os adiamentos já estavam a anotar (isto em Agosto deste ano) e anotou logo o meu pedido dizendo que receberia em Outubro um e-mail a confirmar, o que realmente aconteceu.

    Compreendo a tua questão pois também era muito importante para mim casar naquela igreja, pois fui ali batizada, fiz a catequese, a primeira comunhão, e tem importância para mim.

    Mas concordo que acima de tudo o que faz um fornecedor, local, etc, são as pessoas, acredito muito que devemos sentir que quem está do outro lado faz sentido para nós e no teu caso pareceu-me que houve logo uma quebra de confiança... isto não significa que se avançares que vai correr mal claro! Acho que deves procurar outras opções mas também tentar perceber melhor como seria a cerimónia, a decoração, até tentar falar com o outro casal e perceber se seria possível.

    Boa sorte, bons preparativos!

    • Responder
  • IsaR.
    Noiva Curiosa Setembro 2022 Palmela
    IsaR. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Sophia!

    Estou a passar por algo semelhante na localidade onde irei casar (Palmela). Vou-me casar a 24 de setembro de 2022 e contactámos a Paróquia em meados de Outubro/Novembro e o Sr Padre disse-nos que só abria a agenda agora, em Janeiro de 2022. Pior que isso, foi ter dado a entender de que, como atualmente eu não já resido em Palmela, seria uma enorme exceção casarmo-nos lá e que, dado o número de casamentos que têm, para procurarmos outra alternativa! Smiley surprise Ora, eu vivi durante 26 anos em Palmela, tive uma educação religiosa, os meus pais casaram-se precisamente na Igreja onde queria casar mas parece que vai ser difícil. O Sr Padre podia ter facilitado dizendo ao menos se a nossa data ainda estava disponível ou não, mas nem isso Smiley atonished De momento, aguardamos uma resposta mas pareceu-nos tão pouco flexível em aceder ao nosso pedido que não estou com grande fé.

    Percebo por isso, e perfeitamente, a importância de casar na Igreja que queiras. Podes sempre procurar uma outra Igreja/Paróquia para avaliar outros horários disponíveis... Infelizmente na organização do casamento há sempre percalços. Qualquer decisão que tomes será a correta e a mais apropriada para o dia que pretendes ter. Boa sorte e beijinhos.

    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sophia,
    É uma situação realmente muito chata.
    Entendo quando dizes que queres muito casar naquela igreja, e no fundo é uma decisão tua.
    Eu não aceitaria que esse padre me casasse. Não estou a julgá-lo, até pode ser a melhor pessoa do mundo, mas depois da atitude que teve contigo, preferia escolher outro local para fazer a cerimónia.
    Analisa bem a situação, tenho a certeza que vais escolher o melhor para ti. Beijinhos
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Julho 2022 Tarouca
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Sophia,
    Na minha opiniao se fosse o outro casamento as 12:30 estavas mais descansada..
    os padres esquece nao consigo perceber, depois queixam se que a malta se distancia da igreja, eu mais o menos como tu, noivado em 2019, primeira data agosto 2021 mas vamos casar so este ano. A primeira vdz que fui ao padre era dezembro 2020 mandou me embora com estas palavras “ ainda nem fabricaram agendas para 2021 onde vou marcar p casamento” fui la posteriormente e nem dava pra ser ali o casamento pk era a festa da aldeia e nao fazia casamentos.. fomos a outra igreja so tinha vaga as 14 mas nao quisemos..Para acabar encontramos uma igreja, que eu nem sabia que faziam ali casamentos, mto bem igreja marcada mas nao tem padre fixo, tem que ser outro, una amiga minha falou com um conhecido que foi ele que a casou e mto bem faz o casamento ficou marcado, a cerca de 1 mes e meio enviei lhe mensagem pk tinhamos que nos encontrar agora em janeiro responde me que nao sabe se pode fazer o casamento pois parece que tem uma ida a santiago nakele fim de semana, la estamos nos na estaca zero, estes dias fomos falar com o padre da paroquia do noivo, ha e tal sim posso fazer o casamenro mas nao dou a certeza, pk eu tenho k tar disponivel para a minha paroquia se ouver algo aqui nao posso ir a outra paroquia fazer o casamento ( e mto bem è legitimo) mas depois diz ele ( nos vamos fazer casamento e batizado) diz me ele pois kerem fazer casamento e batizado mas vir morar em portugal ( somos emigrantes ) nao querem vir, em 2021 fiz 8 funerais e 2 batizados, esquecam aquela conversa calhou me mesmo mal, somos emigrantes por opcao pk fomos em busca de uma vida nelhor, e ate estamos a construir casa e tudo, pra um dia voltarmos a casa, mas esquece perdi a vontade em ser este padre pk ja estou a ver k depois ainda se poe no casamento a fazer um discurso de M
    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Sophia... Essa é uma situação mesmo complicada! Claro que é muito pessoal a decisão, e entendo a questão de quereres fazer lá por toda a afinidade com o local e pelas memórias do que lá viveste, mas no teu lugar, eu optaria por procurar outro sítio por várias razões e a primeira delas é simples: o padre não foi honesto desde o início. Com toda a sinceridade, eu não gostaria de ser casada por uma pessoa dessas. Não acho que os padres têm que ser perfeitos nem nada... são homens e podem falhar, mas há limites. Além disso, não vais estar descansada durante a cerimónia, já para não falar da decoração, que provavelmente terá que ser partilhada. Boa sorte para tudo. Beijinhos.

    • Responder
  • Sophia
    Noivo Constante Agosto 2022 Águeda
    Sophia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Alexandra! Obrigada pela tua opinião 😊 pois essa é outra questão, nem pensei na decoração! Estava tão chateada que nem perguntei nada sobre isso ao padre. Só perguntei se podia escolher músicas livremente e ele disse que sim, que nós é que organizamos a cerimónia.
    Pois isso das fotos já pensei. Mas também enquanto la estivermos dentro não nos podem expulsar 😅
    Não sei que faça! Mas agradeço mesmo a tua opinião! Obrigada! Beijinhos
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva VIP Agosto 2023 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá minha querida


    Isso de facto é um assunto mesmo delicado
    Eu na minha opniao acho que iria optar por procurar outra igreja paróquia porque 1h de missa onde vai fazer quase tudo à pressa que depois mesmo para as fotos e assim já vai chegar o outro casal os convidados e assim e mesmo para vocês não vão estar descansados em pensar nisso que irá vir outro casal outro casamento mesmo para a vossa decoração ( se caso tiverem ) eu acionais preferia procuras outra igreja e poder ter as coisas mais tranquilas isto a minha opniao pessoal 😊
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração