Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Alexandra
Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)

Homenagens no dia: aceitam-se dicas e ideias. ☺️

Alexandra, a 29 de Setembro de 2025 às 14:35 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 10

Olá olá, novamente. Smiley heart

Aqui vai um pedido de entreajuda. De uma forma muito resumida, fui criada desde os meus 4 meses por uns tios paternos. Foram - e são -, a minha referência, o meu exemplo e os meus pais. Quem me acompanhará ao altar será a minha querida mãe. Não faria sentido se fosse de outra forma. No entanto...

O meu pai está acamado há 24 anos, vítima de um AVC. É cuidado pela esposa, minha mãe, que é um anjo na Terra, nunca mais andou e com o passar dos anos, foi perdendo muitas faculdades mentais e muita massa muscular por consequência daquilo que o vitimou. Ainda nos reconhece, mas quase não fala. Não se equilibra numa cadeira de rodas e levá-lo ao casamento foi logo uma hipótese anulada. Tenho as melhores memórias com ele. Lembro-me de ser pequenita e ser fascinada por noivas. Então, quando ele ouvia os sinos da Igreja da freguesia a tocar, a anunciar casamento (a mesma onde vou casar), pegava em mim e levava-me até ao gradeamento só para ver as noivas. Uma delas ficou tão encantada com o meu encantamento que até quis tirar uma fotografia comigo. (Nunca tive acesso a ela, naturalmente).

Eu vestir-me-ei na minha casa e já conversei com o fotógrafo: antes de ir para a Igreja, quero passar na casa dos meus pais e tirar uma fotografia com ele. E ele disse-me logo: "Alexandra, tens o meu apoio a 200%. Só não me responsabilizo se eu me desmanchar em lágrimas e tiver de passar a máquina fotográfica ao meu colega do vídeo".

Para mim, sinto que não é suficiente. Quero tê-lo presente comigo no meu dia, de outras formas. Mas como? Ajudem-me, please.

10 respostas

Última atividade por Raquel, a 29 de Setembro de 2025 às 22:33
  • Raquel
    Super Noiva Agosto 2026 Sintra
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Alexandra
    Eu perdi o meu pai há 1 ano, e disse logo que não queria homenagea-lo com nada que fosse muito visual (por exemplo uma fotografia numa cadeira) pq para mim ia ser muito forte.
    Na altura vi uma noivinha que encontrou (que me lembre) 2 formas de homenagear o pai:1. A cerimónia foi ao ar livre e ela deixou chapéus nas cadeiras e pediu que todos os convidados usassem na entrada dela porque o pai andava sempre de chapéu e ia senti-lo presente;2. O pai fazia coleção de gravatas e ela usou as gravatas como centro de mesa e parte da decoração.
    Procura formas não tão visuais para não se tornar um momento (ainda mais) triste para ti, mas que consigas sentir que ele ia adorar ver se estivesse lá.
    Boa sorte🥰
    • Responder
  • Maria
    Noivo Experiente Junho 2026 Santa Maria da Feira
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Noivinha!
    E a possibilidade de quem for ficar com ele, porque acredito que alguém terá de ficar, possa fazer uma video chamada com a tua mãe ou alguém da família que possa ajudar e assim passar a missa com o telemóvel virado para ti. Assim tu podes vê-lo quando sentires que precisas e ele pode assistir como se estivesse lá.
    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, parece-me muito bem a ideia de uma fotografia nossa. E não apenas dele. Obrigada pelas tuas sugestões! Smiley heart

    • Responder
  • Maria João
    Noiva Ativa Maio 2026 Matosinhos
    Maria João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu confesso que sou capaz de levar uma medalha com os meus avós falecidos e com uma prima que, infelizmente, faleceu há 3 anos com cancro aos 42 anos. Mãe de uma das minhas meninas das alianças. Mas ora bolas, o ramo é meu, concordamos né? Eu ponho lá quem quiser e pronto 😂😂 se eu visse a tua situação de fora, acharia totalmente natural e compreensível, e o mesmo será com a minha avó, não é porque os outros já faleceram e ela não que ela não pode ter uma simbólica homenagem num dos elementos mais importantes da festa, que é o nosso ramo, juntamente com o marido e os compadres. Pelo menos eu vejo assim! 😅 e é exatamente isso, as homenagens são para ser feitas em vida! E tenho uma ideia melhor, pega numa foto vossa em que sejas miúda e estejas ao colo dele e levas essa, assim não há cá dúvidas nem estranhezas e é uma homenagem a ele e às memórias que tens juntos!
    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Já tinha pensado nessa hipótese, sabes? E depois logo a seguir pensava para mim: ele ainda está vivo. Será que não vai causar estranheza em quem vir o bouquet?

    Mas acho que tens toda a razão! As homenagens, seja elas de que forma forem, devem ser feitas em vida. Smiley heart

    • Responder
  • Maria João
    Noiva Ativa Maio 2026 Matosinhos
    Maria João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ok… e que tal levares uma medalhinha no teu bouquet com a foto dele? Se a minha avó não conseguir vir ao casamento (que é o mais provável) em princípio devo levar (mesmo estando ela vivinha da Silva e a mandar vir com os enfermeiros no hospital 😂😂)
    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pelas tuas sugestões, querida Catarina. Smiley heart São, sem dúvida, uma ajuda.

    Tal como na resposta à Maria João, infelizmente mas para o seu bem-estar, sabemos que há alternativas que não são compatíveis com ele.

    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2026 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Infelizmente, é mesmo humanamente impossível para ele. Smiley sad

    Tem muitos problemas de saúde. O corpo está muito propenso a escaras, temos de ter sempre um cuidado redobrado e estar constantemente a mudá-lo de posição. Está cego de um olho e também tem doença pulmonar e brônquica. Qualquer arzinho que apanhe, mesmo que esteja calor, é o suficiente para ficar gravemente doente. Depois na parte mental, é um caso sério... tem muitos delírios, não se consegue situar no espaço/tempo. É mesmo muito complicado.

    E sei que muito provavelmente um ambiente a que ele já não está habituado há tantos anos, ia desestabilizá-lo. Tem sido muito difícil aceitar a realidade que não o terei presente, mas sei que é o melhor para ele. E que nós, não temos forma de fazer as coisas de forma diferente.

    • Responder
  • Maria João
    Noiva Ativa Maio 2026 Matosinhos
    Maria João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alô! Ia dizer o mesmo que a Catarina, apesar da fragilidade dele, não há mesmo qualquer hipótese de ele ir só à cerimónia? Existem pessoas cuidadoras de idosos e assim que acompanham as pessoas nessas situações (a pagar, claro) e que podiam prestar apoio para maior conforto de todos durante aquela horinha… Eu sei disso porque a minha avó está muito frágil e, se vier ao casamento, vamos precisar de uma senhora desse género durante o dia e noite…
    O meu noivo comercializa cadeiras de rodas, precisamente, e sei que existem alguns materiais nas lojas de ortopedia para ajudar a manter o equilibro na própria cadeira do tronco e cabeça, para ele estar mais confortável. Se calhar era o que eu tentaria fazer. Estando ele tão frágil, é natural que ele próprio nem queira ir ao copo d’água, mas com alguma pesquisa se calhar ele conseguia ir à missa! E mesmo para ti, estava presente na parte mais simbólica do dia, atirava o arrozinho e tal (ou assistia) e pronto 🥰

    • Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2026 Mira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estas situações são sempre muito complicadas!

    Não conhecendo a realidade aprofundadamente, sei que existem cadeiras com suportes superiores de forma a que pessoas tetraplégicas, por exemplo, tenham suporte e se consigam manter direitas na cadeira. Mesmo que não seja viável ele estar no almoço porque será uma logística complicada para ele e para todos ao redor, talvez ele pudesse assistir à cerimónia na igreja.

    Caso contrário, leva uma fotografia dele, para estar sempre perto de ti! E pede para que o pessoal do vídeo faça um vídeo especificamente para ele, um vídeo curtinho com o foco em ti e no teu marido e filhos, para lhe mostrares depois.

    Caso ele fique acompanhado por alguém da vossa confiança, até podes pedir a alguém que fique com o teu telemóvel e lhe vá enviando umas fotos ou vídeos durante o dia para que ele veja e se sinta parte!

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração