Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

S
Noiva Constante Agosto 2017 Santo Tirso

Help... papelada suíça-portugal !!!

Stéphanie, a 21 de Fevereiro de 2017 às 17:10 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 16
Ola noivinhas espero que esteja a correr tudo bem com os preparativos.Estou completamente perdida com a papelada. Eu tenho dupla nationalidade Suíça-portuguesa, nasci na Suíça e sempre vivi ca na Suíça. O meu noivo é portugues, nasceu em Portugal e esta ha poucos anos ca.Nos vamos casar pelo civil e pela a igreja em Portugal. Os papeis para a igreja foram faceis, foi "so" mandar de Portugal, certidoes de batismo e de Crisma. Agora pelo civil estou mesmo perdida. Fui ao consulado português aqui disseram que é so preciso o atestado de residencia. Quando perguntei o que era preciso como papeis sabendo que sou Suíça e que tenho que fazer as coisas direitinhas pra ser tudo reconhecido nos dois países, eles disseram me que não sabiam mas que as vezes pediam o certificado de capacidade matrimonial.Não sei se devo ir buscar ou não esse papel, depois vi em sites que é preciso fazer uma declaraçao para mudar de nome e vi que era preciso ir ao consulado suíço em Portugal fazer não sei o quê.
Desculpem me pelo testamento, espero que haja uma noivinha que me possa ajudar que ja não sei o que fazer. 😘😘😘

16 respostas

Última atividade por Stéphanie, a 21 de Junho de 2017 às 16:42
  • S
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu na suiça disseram me que tinha que abrir o processo de casamento tambem na suiça que era mais facil... porque depois tinha que se registar em portugal trazer papeis pra suiça e nao sei que mais. O certificado de capacidade matrimonial eu pedi porque o consulado tinha dito que era preciso mas o padre nao o pediu. Penso que deve dar das duas maneiras nos preferimos fazer a papelada toda antes e so ter que entregar o certificado de casamento do que tratar de legalizar e traduzir todos os documentos
    • Responder
  • Fabio
    Noivo Novato Agosto 2017 Porto (Concelho)
    Fabio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado pela sua resposta. Não compreendemos a necessidade de abrir o processo no registo civil suíço. Foi-nos informado que sendo os dois portugueses podiamos fazer da forma seguinte : pedir ao consulado o certificado de capacidade matrimonial que de seguida entregaremos ao Padre. Uma vez realizado o casamento, é ele que envia a acto do matrimónio católico ao registo civil, ficando o casamento registado. De seguida teremos de enviar o acto de matrimónio a Embaixada Suiça de Madrid para a transcrição do assento na Suíça.
    Não sei se foi dessa forma que procederam, mas em Portugal foi-nos informado desta forma, mas foi o consulado português da Suiça que nos balharou as ideias, que tinhamos de fazer atenção que este procedimento podia não ser válido para as entidades suiças...

• Responder
  • S
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No consulado é so preciso as pecas de identidade e ter pensado em que contrato de bens quer porque é feito ao mesmo tempo.
    • Responder
  • S
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Abrimos o processo de casamento suíço no estado civil, os documentos que nos deram nao servem para nada eles fazem tudo pelo pc. O que é feito no estado civil não tem nada a ver com o consulado. No estado civil foi preciso levar o acto de residencia e a peça de identidade para os suiços. Para os estrangeiros foi preciso levar o certificado de estado civil ( tirado no office cantonal de la population), o acto de nascimento ( tirado no consulado se nasceu em Portugal senao nao é preciso se nasceu na suíça) e a peça de identidade.
    • Responder
  • Fabio
    Fabio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado pela sua resposta. Estamos mais esclarecidos. Você fez o seu processo na comuna certo? Mas que documentos pediu concretamente para entregar ao consulado?Obrigado
    • Responder
  • S
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nos a niveis de papeis nao tive problemas.Fiz o processo de casamento na junta porque sou suiça e no consulado ca na suiça porque somos portugueses. O consulado entregou nos um certificado que dei ao padre para fazer ao mesmo tempo o casamento civil e religioso. Depois de casar é que tenho que pedir ao padre o acto de casamento e entregar ao consulado suiço em Portugal. Convem sempre fazer copias antes de mandar.So tive problemas com os nomes pois na suica posso fazer de uma maneira e em portugal tem que ser de outra.Qualquer coisa ajudo sem problema.
    • Responder
  • Fabio
    Fabio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, nós estamos exatamente com os mesmos problemas. Eu sou português e jà vivo cà na suiça hà 20 anos e a minha noiva é portuguesa/suiça. O nosso casamento sera no dia 6 de Agosto na Igreja e là foi nos informado que bastava pedir o certificado para casamento ao consulado que no dia 6 tudo ficava tratavado religiosamente e pelo civil porque era aberto pelo consulado um processo de casamento no registo civil.

No entanto quando fomos ao consulado a semana passada, a pessoa que nos atendeu disse que era uma complicaçao casar atualmente em Portugal, porque a embaixada suiça de Portugal era agora em Madrid e que esse certificado podia nao ser valido etc...

Ficamos muito baralhados e nao sabemos o que fazer... Queriamos apenas ter um data de casamento que sera no 6 e basta e depois enviar os papeis necessarios para a embaixada suiça em Madrid para legalizar o casamento.

Se tiverem mais informaçoes para nos ajudar obrigado.

• Responder
  • S
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela partilha,Vou tentar ligar ou passar na junta e etc para ver o que é preciso 😘
    • Responder
  • Micaela
    Noiva Constante Maio 2017 Valais
    Micaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ah ok, melhor ainda ficaste logo despachada Smiley smile de nada. Felicidades Smiley smile

• Responder
  • S
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou em Genebra, eu ja fui ao consulado da pra initiar o processo logo na hora...Obrigada por tudo
    • Responder
  • Angela
    Noiva Constante Agosto 2017 Mira
    Angela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, a minha situaçao é um pouco diferente da tua porque estou em frança e somos os dois portugueses e franceses, nascidos em frança.

Mas uma vez que estaremos casados por civil (que é em frança), no dia a seguir vamos ir ao consulado portugues em paris para abrir o processo do casamento, vamos ter que levar a "copie intégrale de l'acte de mariage", cartao do cidadao portugues e bilhete de identidade francês, "acte de naissance" dos dois e "justificatif de domicile", acho que é tudo.

Sei que quando a minha irmã casou com o marido que é portugues, eles foram ao consulado depois do casamento civil que foi em frança tambem, e eles no consulado comunicaram com portugal para verificar que o marido nao estava casado... nao sei se ajudei muito, sobretudo que na suiça pode ser um pouco diferente, mas nao me lembro do meu cunhado ter ido ao consulado francês de portugal... até porque ele nao é francês por isso nao acho logica nehuma... só se for porque o teu civil é em portugal...

Mas tenta telefonar ou voltar là e pedir a outra pessoa, se caillar a pessoa que te "informou" nao estava ao corrente de nada...

Boa sorte !

• Responder
  • Micaela
    Micaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu a minha pedi no consulado português (mas eu não tenho dupla nacionalidade, sou só portuguesa) mas para o meu noivo (que é suiço) pedi tudo no "état civil" em Sion, Valais.

Quando abrimos o processo no consulado para ele como é suiço foi preciso: acte de naissance + attestation de nationalité et état civil (pedes no état civil foram 60.- os 2 documentos) attestation de domicile (pedes na comuna onde vives por volta de 10.-) 1 foto e a carta de identidade. Os documentos só são validos 6 meses, Não sei em que zonas estás mas aqui no Valais eu tive 4 meses à espera para ter o encontro no consulado para abrir o processo (são 230.- para a abertura).

• Responder
  • S
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou iniciar o processo no consulado portugues. A atestacao de capacidade matrimonial tenho que a pedir em que consulado ? Porque no portugues disseram me que nao sabiam como era pras pessoas suíças e pra ir a junta perguntar. O problema é que nao tenho tempo de andar pra tras e pra frente pra saber o que preciso. Gostava de saber diretamente é preciso x documento em tal sitio era bem mais facil.
    Obrigada ajudaste me bastante
    • Responder
  • Micaela
    Micaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida eu também estou na Suiça mas caso aqui. No meu caso também precisei da tal atestação de capacidade matrimonial e pedi no consulado (atenção que só é válida 6 meses). Não te falaram em abrir um processo de casamento no consulado? Eu tive que abrir e quando tiver casada tenho que enviar o "extrait de mariage civil" para eles fazerem as modificações necessárias.

Como também es Suiça aconselho-te a passar directamente no "état civil" da tua zona e de certeza que eles te vão informar. Quanto ao mudar de nome que aqui na Suiça normalmente quando casas ficas só com o nome do teu marido e o teu nome de "jeune fille" desaparece.

Espero ter ajudado, se precisares de alguma coisa diz. Smiley smile

• Responder
  • I
    Top das Noivas Junho 2017 Nazaré
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha! Penso que em Portugal não haverá problema porque são os dois portugueses e casam lá. Na Suíça talvez seja preciso levares ao registo civil de la um papel da embaixada a dizer que estão casados, acho eu.. o melhor mesmo é perguntares lá directamente Smiley smile
    • Responder
  • Maria
    Noiva VIP Agosto 2017 Lisboa (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha, não faço ideia, mas há aqui noivinhas de fora que te poderão ajudar melhor que eu de certeza. Beijinhos e boa sorte!
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração