Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catarina
Noiva Curiosa Setembro 2022 Vila Nova de Gaia

Há algum passo a passo para tratar disto Tudo? ajuda pls

Catarina, a 5 de Junho de 2022 às 16:50 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 15

Olá a todas!

Caso a 3 de Setembro e estou a começar a ficar muito muito stressada...

Ainda só tratei de contratar a quinta, escolher a igreja e escolher o meu vestido. Não tenho mais nada tratado e estou muito muito à nora...

Alguém me pode indicar um "fio condutor" do que tenho de fazer?

Casamento Civil, o que tenho de tratar?

Recebi da paróquia o seguinte documento:


Há algum passo a passo para tratar disto Tudo? ajuda pls 1

O que é "ATESTAÇÃO DA CÚRIA DIOCESANA"?


Desculpem, mas estou mesmo nervosa... Só tenho pessoas a dizer "já trataste disto? Estás a deixar tudo para o fim..." mas não tenho ninguém que diga "Eu ajudo-te com isto" ou "Que precisas que trate?"


Mais umas questões, na minha paróquia eu tenho de escolher os salmos e as leituras... alguém já passou por isto?

Podem vocês ajudar-me?


Há algum passo a passo que eu possa seguir? Ajudava imenso...

15 respostas

Última atividade por Carla, a 16 de Junho de 2022 às 12:29
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Catarina, aqui na app tens a lista de tarefas que pode ser a melhor ajuda que podes ter. Tens de abrir processo no registo civil (sob forma religiosa); tens de decidir padrinhos, lembranças, decoração, lua-de-mel, etc. Mas lembra-te nada é obrigatório. Mas diria que o mais "urgente" é o processo civil e religioso (e respetivos pagamentos). Aconselho-te a seguir a lista de tarefas da app, porque ajuda imenso nos timings para além de sugerir posts com dicas e fornecedores correspondentes ao que precisas. Beijinhos e boa sorte.

    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Maio 2022 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah, esqueci me de lembranças, se optarem por ter, alianças (muito importante, mas normalmente nao demoram mto a ficar prontas por isso nao é o mais urgente) e claro, lua de mel ☺️ isto se pretenderem ir, e logo após o casamento. Se forem também é urgente tratar pq os preços só tendem a elevar se de dia para dia.
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Experiente Julho 2022 Porto (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina
    Tranquila, ainda tens tempo para tudo!
    Na questão de igreja n te consigo ajudar pois vamos só fazer cerimónia civil. Mas qt ao registo civil podes fazer tudo online dd k tenhas leitor de cartão de cidadão em casa. É mto simples Bjix e faz tu a tua lista para q não vás colocar coisas q para ti n façam sentido Bjix
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Maio 2022 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Assim que me lembre de mais importante a ver urgentemente: dj se a quinta não tiver incluído, fotografo e videografo (isto sim é urgente por causa das datas), maquilhadora, cabeleireira, abrir processo no civil (pode se abrir até 6 meses antes por isso está na altura, são 120 euros se quiserem comunhão de bens adquiridos)... Depois, não tão urgente, acessórios de noiva (brincos, Véu, tiara, liga, o que seja que queiras levar), sapatos de noiva, florista... E convites. Não sei se já os fizeste, se já entregaram, mas era importante também. Em relação à igreja, a nós o qe pediram foi abertura do processo no civil, cartões de cidadão, certidão de nascimento do meu marido pq ele não é português e penso que tenha sido isso. Depois tivemos que preencher uma papelada com o padre e sim, escolhemos as leituras. O padre enviou nos as possibilidades dentro do antigo testamento etc e nós escolhemos. Foram 3.
    Depois a degustação do menu penso que seja a quinta a marcar isso convosco, tal como o showroom ☺️
    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O processo civil deve ser tratado no máximo 6 meses antes da data escolhida para casarem. Nessa altura, podem fazer online ou, em alternativa, ir ao registo civil pessoalmente. É um processo rápido, que só requer os vossos cartões de cidadão. Não tem que ser no registo civil da vossa área de residência.

    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Catarina.

    Esqueci de acrescentar: quanto às leituras, há um documento na igreja que fala quais as leituras possíveis para cada celebração. As do casamento são específicas para casamento e há um leque variado. É muito interssante fazer essa escolha, pois cada uma pode ter ou não ter a ver com vocês.

    Beijinhos.

    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Catarina. Bem-vinda e parabéns pelo noivado!

    Deixo aqui um post para vos ajudar.

    CHECKLIST para organização do teu casamento

    Quanto ao que questionas, não há lugar melhor do que o cartório da igreja para tirar essa e outras dúvidas. Não deves ter medo de perguntar.

    Um beijinho!

    • Responder
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina,
    Espreita a checklist de casamentos.pt para veres como estas:
    - https://comunidade.casamentos.pt/forum/checklist-para-organizacao-do-teu-casamento--t261153
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina. Antes de mais,escolheste uma óptima data. 😊 Aqui na App encontras um lista de tarefas com antecedências aproximadas. Pode ajudar-te a estabelecer o que é importante tratar já. Quanto ao processo civil/religioso, primeiramente antes o processo civil na Conservatória ou Online. Vão emitir um Certificado de Capacidade Matrimonial e com esse, e os demais documentos que te pede a Igreja, tratam do religioso. A atestação da Cúria Diocesana no meu caso foi o padre que tratou. Se tiverem de ser vocês,eles explicam o que fazer. Quanto às leituras e salmos,tenho o meu missal que te pode ajudar,caso precises posso enviar-te. Tens três meses para agilizar o que faltar. Sem stress mas com organização tudo se consegue. Alguma coisa específica que necessites, envia mensagem privada. Tudo se vai compor. 😊
    • Responder
  • Raquel
    Noiva VIP Outubro 2022 Mafra
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina,
    Aconselho-te a tratar já do fotógrafo, dj e florista. E quando digo já, é agora mesmo ahah
    Quanto ao processo podes tratar disso online e é uma coisa rápida, mas é suposto tratares disso o quanto antes e entregares na igreja.Tens muito trabalho pela frente
    • Responder
  • Marlene
    Super Noiva Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina!
    Penso que no civil tens de abrir o processo e depois entregar algum documento na igreja onde vais casar. Mas alguma menina que case pela igreja será a melhor pessoa pra te ajudar.

    Quanto ao resto, tens uma check list na app que te ajuda a seguires e veres o que tens de fazer/falta fazer.

    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu ainda estou muitissimo longe dessa data, então ainda não sei os passos todos ao certo, mas talvez este artigo possa ajudar: https://www.casamentos.pt/artigos/requisitos-para-o-matrimonio-o-casamento-civil--c1189

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Curiosa Setembro 2022 Vila Nova de Gaia
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Esse pedido eu posso fazer através deste site? https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Casamento/legislacao.jsp

    E o que tenho de fazer depois relativamente ao casamento civil? Temos de ir lá? É tudo online? Eu não percebo mesmo nada disto...

    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Desculpa, enviei sem terminar.
    Aqui na App há uma parte de fornecedores onde podes procurar aquilo que a quinta não tenha incluído.
    Tudo desde lembranças ao cabelo e maquilhagem podes encontrar aqui.E tens-nos a nós para ir dando dicas e opiniões, claro. O meu casamento não é religioso, por isso vou deixar outras noivas virem cá ajudar nesse ponto. Mas para o civil tens de abrir um pedido na conservatória a partir de 6 meses antes do casamento, ou seja, já podes
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem vinda Catarina!
    Realmente tens trabalho pela frente.
    O que é que a quinta tem incluído? Tem decoração? Banda ou dj? Fotógrafo? Já pensaram na lua de mel?Padrinhos? Meninas ou meninos das alianças? E floristas?

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração