Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

S
Noiva Curiosa Maio 2024 Lisboa (Concelho)

Frustração com fornecedores

S., a 16 de Julho de 2023 às 20:21 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 16
Olá a todos.

Hoje venho para aqui partilhar os sentimentos que tenho desde que estou a preparar o meu casamento, porque honestamente, penso que só quem está na mesma situação conseguirá perceber.
Desde sempre quis casar. Houve alturas da a minha vida em que julgava ser impossível, porque o "príncipe" não aparecia.Entretanto já há uns anos conheci o homem que me fez voltar a sonhar com esse dia!Ficámos noivos após anos de namoro e comecei (finalmente) a concretização de um sonho (julgava eu).Como todas as noivas, imaginava o dia perfeito!No entanto, tenho-me defrontado com uma realidade que não conhecia. Julgava eu que conseguiria pagar um casamento como sempre quis! Santa ignorância!Queria entrar numa loja da avenida da liberdade há anos - assim que soube os valores dos vestidos, desisti. Convenci-me que nem lá devia entrar, para não me sentir pior. E assim fiz - encontrei uma alternativa dentro das minhas possibilidades.Em relação aos fornecedores estou a ser surpreendida pela incapacidade de não compreenderem que não sou rica. Peço orçamentos, que me são prontamente dados. Analiso e posteriormente dou feedback. Habitualmente perguntam -me porque recuso e eu respondo o real motivo :"está acima do orçamento que definimos". Nem tento ragatear preços porque também não gosto que o façam comigo.Eis que a maioria dos fornecedores tem uma abordagem deprimente:"não se esqueça que o seu casamento é um dia na sua vida".E eu penso:"JURA?? TAMBÉM SO ME QUERO CASAR UMA VEZ!" Mas a pressão continua e fazem com que nos sintamos consecutivamente uma M* porque não conseguimos contratar aquele serviço que tanto queríamos!A mais "engraçada" é, em relação aos fotógrafos, quando argumentam :"nao se esqueça que as fotografias são o que fica para recordação, veja bem se não vale a pena fazer o esforço" - mas as pessoas não compreendem que 400-500€ de diferença é o pão de muita gente? Em que mundo estamos, que vale tudo? Querem que roube para pagar A ou B?Não compreendo!...
Enfim, a odisseia de casar é consecutivamente relembrar-me que o meu ideal de casamento era noutra realidade, em que nascia rica, ou ganhava o Euromilhões.

16 respostas

Última atividade por S., a 21 de Julho de 2023 às 13:48
  • S
    Noiva Curiosa Maio 2024 Lisboa (Concelho)
    S. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada a todas pelo feedback que me deram!

Como é obvio, cada um pede o valor que quer, e só aceita também quem quer!

A questão aqui não é os valores que pedem ou não, mas sim uma certa incompreensão quando o outro lado recusa porque excede o orçamento para o efeito.

Acho feio reforçar-se a uma noiva que aquele dia é único - caramba, não sabemos todas isso?

Mais uma vez, é só um desabafo.

• Responder
  • Patricia
    Noiva Constante Julho 2023 Sintra
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha querida, tens bons conselhos por aqui. Manter-te no orçamento e ignorar fornecedores que pressionam porque esses são os que têm menos clientes e são mais caros normalmente. Fazer pesquisa em várias zonas nos arredores da tua área que devem estar incluídas na distância acordada ou negociar a deslocação e pensamento positivo 👍
    O resto é só focar no que realmente interessa e não dar o passo maior que a perna. A única coisa que eu mudava era contratar video mas os convidados tiraram momentos lindos e enviaram e podemos fazer nós agora com tempo um filme com tudo ( ainda não sei bem como 😂 )
    Fazer trocas com fornecedores, por exemplo troquei degustação na quinta pela cerimónia civil porque já conhecia. Pedi fotos de lembrança para os convidados sem custo adicional ao fotógrafo..Não comprar mais decoração do que a quinta proporciona ( talvez só uns cortes de tule para decorar) e confiar nos contratos celebrados. Também vai existir sempre coisas que não correm como planeado e é normal, não vale pena stressar. 😊Posso dizer agora que nós, pelo menos conseguimos cingir ao orçamento inicial e ficamos acima cerca 700€Força e não desistam do que querem mesmo, negoceiam e procuram melhor 😘
    • Responder
  • Vanessa Alexandra Pereira
    Noiva Experiente Junho 2024 Seixal
    Vanessa Alexandra Pereira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, S.

Compreendo perfeitamente o teu ponto e partilho da tua opinião em muitas coisas.

Por aqui nunca existiu esse sonho de casar e ter um dia perfeito e tanto eu como o noivo encaramos o dia do casamento mais como uma festa "mais arranjadinha" e com mais pessoas do que fazemos habitualmente na nossa casa.

Muitas coisas estamos a optar por sermos nós a fazer... Convites, planners para as mesas, estacionários, lembranças...

Também estou a pensar seriamente fazer o meu bouquet, afinal de contas só quero um ramo de cravos vermelhos e para mim, dar 100€ por 3 ou 5 cravos é algo impensável. No valor da quinta, está incluída a decoração floral das mesas. Decoração floral no exterior não vamos ter, porque a Quinta tem imensas arvores de fruto e flores.

Também vou poupar na parte do cabelo. Quero um penteado simples, um trança ou algo assim. Já fui como convidada de casamentos, fiz penteados lindíssimos por cerca de 30€. É impensável para mim pagar 100€ ou mais por um penteado. Mas pronto eu nunca tive o sonho de casar e ir uma autêntica princesa. Quero ir arranjada, mas não quero gastar balúrdios nisso, principalmente quando sei que não são os preços praticados para outros eventos.

Sinceramente, acho que os preços são bastante inflacionados apenas por ser para casamento, porque "se sabe" que as pessoas querem um dia perfeito e pagam para terem tudo de acordo com o que sonharam.

Infelizmente, casar nos moldes convencionais, não é algo acessível a todas as pessoas Smiley sad !.

Força e se precisares de alguma ajuda, conta comigo!

• Responder
  • Inês
    Noiva Master Maio 2024 Póvoa de Varzim
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Entendo perfeitamente o que estás a dizer, quando decidimos casar nunca pensámos que as coisas fossem sair todas fora do budget ... Felizmente marcámos com quase 2 anos de antecedência o que nos permitiu juntar dinheiro durante mais tempo. A nossa familia está também a dar nos uma ajuda, sem eles ia ser ainda mais difícil. Qualquer coisa que se diga que é para casamento os preços disparam e acabamos a pagar verdadeiras fortunas para termos algo que não vale o que pagamos minimamente

• Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Abril 2024 Porto (Concelho)
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Enfim

ola querida , penso que quase todas passamos por isso , mal digas a palavra casamento tudo aumenta do preço de tudo .

tenha calma, tenta ver outras soluções, o importante é que sejam feliz

• Responder
  • Leticia
    Noivo Experiente Setembro 2024 Madeira
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Calma, no início pode ser frustrante, mas é melhor ser positivos e procurar soluções em vez de se afogar com os comentários dos fornecedores, é simples marketing... afinal vão realizar dentro das vossas possibilidades e será um dia inesquecível igualmente.. peçam muitos orçamentos e vão adaptando

• Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Outubro 2023 Setúbal (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá bonita!!
    Compreendo muito bem a tua frustração, afinal é o dia de sonho de todas nós (ou pelo menos a maioria, porque há quem ligue mais ou menos!)
    Porém, deixa-me dizer-te algo que tenho vindo a dizer a mim própria: os fornecedores precisam mais de ti do que tu deles. Porque fornecedores existem em todo o lado para te dar aquilo que querem, então parecendo que não, são “7 cães a 1 osso” e lamento a comparação mas o osso és tu 😂Eu também sonho casar desde que me lembro de ser gente, mas também sempre fui muito ciente de que, por exemplo, era incapaz de pagar um balúrdio por um vestido (nota: para mim, 400€ é um balúrdio- eu sou mesmo mão de vaca)E entrei em muitas lojas, com quem inclusive me chateei e não tenciono voltar/recomendar precisamente por não entenderem que, não só não queria gastar acima dos 350€ num vestido, como o facto de me dizerem “nunca irá encontrar o que pretende” não é uma coisa que se diga a uma noiva. E foi revoltante. E sabes que mais? Comprei um vestido por 50€ (numa casa de noivas sim) simplesmente porque estava “fora de época “ (precisamente o tema do meu casamento) com luvas, véu e arranjos e paguei 340€, com vontade de esfregar na cara deles todos.A dona da quinta onde me vou casar disse-me “Daniela, houve aqui um casal que pagou 8.000€ por flores! Não precisa de ser tão mão de vaca, (isto porque eu quero ir comprar as flores diretamente ao mercado e fazer eu mesma o bouquet) não se esqueça que é um dia único na sua vida!” E eu, como sempre respondo: “é apenas um dia na minha vida.” E é verdade. É único sim, mas é um dia. 8000€?!? Em flores?!? Quantas vezes ia eu ao Dubai com essas flores?! 😂😂😂Filhinha, step up. Sê arrogante. Quem manda és tu e quem decide és tu, quem paga és tu. Já dizia a Ariana Grande: “thank u, next!” 😘
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2024 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Felizmente ainda não encontrei fornecedores assim. Lamento muito que estejas a ter essa experiência 😔
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Julho 2023 Madeira
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha! Entendo perfeitamente a tua frustração pois no inicio também ficámos chocados com os valores que pediam. Infelizmente tudo o que tenha as palavra "casamento", "noivo", "noiva", vêm com o preço a triplicar...no nosso caso decidimos alargar um pouco mais o budget e pedimos muitos orçamentos. Tenta não desanimar e pensar em manualidades que possam fazer a diferença

• Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá S!
    Realmente tudo o que esteja ligado a casamentos vem com uma etiqueta de muitos €€€.
    Nós inicialmente estabelecemos um budget, depois pedimos muitos orçamentos para perceber exactamente com o que podíamos contar e acabámos por perceber que íamos ter de fazer concessões. Acabámos por decidir cortar na lista de convidados e não estamos nada arrependidos. No início custou um pouco, pois estamos habituados a casamentos de 100 pessoas para cima, mas com o tempo acabámos por perceber que mais valia ter um dia fantástico com aqueles que nos são mais próximos e acabámos por conseguir baixar bastante o nosso orçamento inicial. Há coisas que não há como escapar e o fotógrafo acabou por ser uma dessas coisas, pois seja um casamento de 50 ou de 200, o valor não vai variar muito, mas mesmo assim decidimos optar pelo pacote mais baixo, mas estamos muito felizes com a nossa escolha. Vão haver sempre fornecedores que vão colocar pressão e esses para nós ficaram logo descartados, mas com muita pesquisa, muito malabarismo e criatividade, estamos a conseguir organizar um casamento do qual nos sentimos orgulhosos e que antecipamos com muita alegria.Pensa nisso como um desafio, respira fundo, põe mãos à obra e verás que conseguirão ter o vosso lindo dia.E as coisas que não conseguirem ter, pensa nelas como meros pormenores, que no final só terão a importância que vocês deixarem ter, pois o que é realmente importante são vocês os dois e a celebração do vosso amor.Beijinho e boa sorte 🍀
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha, compreendo o que sentes e realmente é algo que devemos ponderar. Nós por exemplo escolhemos uma quinta que já tinha vários serviços incluídos e poupamos imenso! Podes sempre ir às feiras dos noivos que ganhas descontos que compensam nos valores finais

• Responder
  • Ana
    Noiva Constante Maio 2023 Setúbal (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, percebo perfeitamente a tua frustração. Quando começamos a preparar o casamento sabíamos que ia ser caro, mas quando recebemos os primeiros orçamentos tivemos de repensar valores e fazer alguns ajustes e muita pesquisa. E gerir um pouco as nossas expectativas. Porque realmente uma diferença de 500/600 pode ser difícil para um orçamento já apertado. No nosso caso apesar de ter desesperado um pouco com os primeiros orçamentos, fui pedindo vários! Um ficheiro de Excel também ajudou a colocar os vários orçamentos e deu para perceber até onde podíamos ir. Boa sorte e não desistas 🥰
    • Responder
  • Patrícia M
    Noiva VIP Julho 2023 Braga (Concelho)
    Patrícia M ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noivinha, compreendo o teu ponto de vista, mas vou discordar na parte especialmente dos fotógrafos. Nao sou fotógrafa mas tenho amigos que o são, e deixa-me que te diga que os bons profissionais gastam muito tempo e dinheiro para capturarem o vosso dia da melhor maneira, e tendo em conta os preços de lentes para máquinas fotográficas que custam mais do que o meu telemóvel ou o meu computador, os preços praticados são em conta. Há realmente certas coisas que nao compensa de todo poupar dinheiro em, são esses o local, a fotografia e a animação, essas são as coisas que nós vamos lembrar sempre, o resto podes fazer tu ou omitir em certos casos 😊 somos nós que nós temos que adaptar ao mercado dos casamentos e nao o contrário. Sempre ouvi dizer que quem compra barato, compra duas vezes e no caso não podia concordar mais.
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Experiente Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Entendo o que sentes, se bem que no meu caso eu e o noivo já haviamos falado dos fornecedores que queriamos ter, especialmente fotógrafo e Videografo pois o noivo é dessa área. Posteriormente também não tivemos dúvidas com a animação tendo em conta o feedback. Infelizmente é mesmo como disse a Andreia, o bom paga se caro 🙈 o truque é ter um noivado longo para ir juntando dinheiro!
    Valha nos ser giras em vez de ricas😂 Vais conseguir, bons preparativos ❤️
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida noiva,
    Inicialmente tambem queriamos algo mais em conta mas rapidamente percebemos que nem tudo conseguimos que seja mais barato...contudo temos 2 anos de noivado que da para ir juntando mais dinheiro e pensar e repensar o orcamento..ha fornecedores que tens mesmo que largar a nota se queres algo bom para nao sair barato e caro..mas tens que adaptar a tua carteira à realidade do mundos dos casamentos..mas principalmente tens que relaxar e pensar que vai correr tudo bem..o que interessa no dia é que todos sejam felizes!!! Ninguem se vai lembrar se a flor era uma rosa ou margarida...ha coisas em que podes cortar e outras nao!!
    Beijinhos*
    • Responder
  • Margarida
    Noiva VIP Junho 2024 Santarém (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Compreendo perfeitamente. Eu acho que sou uma das felizardas que nunca idealizou o dia e também sou a primeira da minha família a casar, portanto não tenho nada com que comparar, nem real nem imaginário. Mas quando se têm expetativas até o que se conseguia fazer à uns anos não se consegue fazer agora pelo mesmo preço. Por isso mesmo eu e o noivo vimos as 3 prioridades no início e isso é o que estamos a contratar primeiro. O resto vai com o dinheiro que sobrar!
    Força nisso e tenta pensar em detalhes pequeninos que sejam pessoais e só vossos porque disso é que as pessoas se vão lembrar ❤️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração