Olá comunidade Linda e Maravilhosa !
Confesso que é estranho voltar cá depois de 1 ano e pouco🥲 O tempo passa mesmo a correr!
Esperei algum/ muito tempo para fazer debates sobre o nosso feedback dos fornecedores que contratamos porque estava à espera que o trabalho de alguns nos fosse entregue completo e porque, só assim, é possível fazer uma review sincera na minha opinião e vou tentar ser o mais sucinta possível ( qualquer questão podem perguntar).
Para primeiro debate, decidi começar pela experiência menos positiva que tenho do casamento - OS FOTÓGRAFOS.
Sou madeirense, casei no Funchal e, após reunião onde correu tudo às mil maravilhas, a nossa opção foi contratar os IMart8 para registrarem o grande dia. Até ao fim do dia do casamento, não tenho nada a apontar. O pior veio depois.
A nível de contrato, escolhemos um pacote com direito a 1 sessão " gratuita" ( ninguém dá nada a ninguém e os valores já são feitos para cobrir nem seja parte destas coisas ditas gratuitas ), no nosso caso escolhemos Trash the Dress, e em conversa no próprio dia do casamento e por morarmos fora do país e só regressavamos em Maio deste ano (2022), disseram-nos que seria muito tempo de espera e que nos iam fazer a sessão na semana seguinte ao casamento .
A comunicação por parte deles já começou a falhar nessa mesma semana : não respondiam às mensagens, sem contar que nos tinham garantido que nos iam mandar 2/3 fotos do casamento para matarmos a curiosidade e nunca, repito NUNCA nos enviaram 1 única foto no período de 8 meses. Leram bem minha gente, 8 MESES, tempo estipulado pelo contrato que os ditos fornecedores tinham para nos entregarem o trabalho pronto! Já lá vamos🙃
Antes de viajarmos de volta para o país onde vivemos, pediram desculpa por não terem conseguido fazer a sessão TTD porque estavam basicamente atolados de trabalho. Ok, tudo bem, compreensível 🤙
O que não é compreensível é a falta de consideração que se tem pelos clientes, que os escolhem ( e pagam) para um dia tão especial como este, deixando de responder a emails, mensagens enviadas por redes sociais e a falta de honestidade. Quando se faz promessas vazias a alguém isso é o quê?
Nunca fomos aqueles noivos chatos que enviam mensagens a todas as horas com milhentas perguntas, antes ou após o casamento. Tanto que, depois de promessas vazias de que nos iam enviar 2/3 fotografias , que é o mínimo que todos os fotógrafos enviam para os seus clientes, e nada nos chegava, acabamos por "deixar para lá" e, visto estar estipulado pelo contrato que tinham 8 meses para entregarem o trabalho COMPLETO, não tínhamos direito a exigir nada ne?
Pois no sétimo mês, após uma situação delicada na família, envio eu uma mensagem a perguntar se seria possível enviar-me uma foto para mostrar a um ente querido. Depois de palavras bonitas ( tenho de reconhecer que quando lhes convém são bons nisso ) disseram que final do mês, início de Abril, enviavam-nos as fotos. Sabem, é muito difícil e demora muito tempo enviar uma foto em específico a um cliente😮💨
Mas devo dizer que lá perspicácia e inteligência não lhes faltam sabem porquê? 1 semana e pouco antes do fim do contrato, mandam mensagem a informar que está tudo pronto a entregar e que tinhamos que fazer a transferência do montante em falta para iniciarem a transferência dos albuns com as fotos. E nós a respirarmos de alívio.
No mesmo dia cumprimos a nossa parte e o que recebemos em troca? As fotografias? Claro que sim! Mas às prestações 🤦♀️Passou o prazo do contrato e não tínhamos os albuns todos connosco...O tanto que tivemos que correr atrás!
Demoravam imenso a responder às mensagens/emails, sempre com a desculpa de que estavam com problemas de internet meu deus " a culpa não é nossa, têm de compreender"... tanto que deram a ideia de entregar o trabalho numa pen a alguém da nossa confiança e quando respondemos que podiam nos entregar a nós pessoalmente pois estávamos na Madeira de férias até nos deixaram de responder 🤣 Gente, rir para não chorar!
O pior é a falta de reconhecimento dos erros que cometeram, problemas que deviam ser assumidos pelos próprios. O que mais ouvi/li nas mensagens enviadas por eles foi: " têm de compreender", " o problema é da net", " não temos culpa", " a culpa foi do covid" 🤦♀️
Claro que depois de uma situação destas, que não foi uma em específico, foram várias, foi toda a falha de comunicação por parte deste fornecedor, etc decidimos em casal que não havia confiança nenhuma para avançarmos com a sessão TTD. A confiança foi totalmente quebrada!Provavelmente veria essas fotos daqui a uns anos e com sorte. E isto é recorrente com outros casais. Nós não somos uns maluquinhos que "decidiram" implicar com estes fornecedores. Os casais falam entre si e sei de uns quantos que .. enfim.
Realmente a falta de noção, honestidade e de consideração pelos clientes reina. E contra provas não há argumentos. O que não nos faltam são provas !
Decidimos que era mais do que justo fazerem a devolução do valor de uma sessão TTD devido a todo o constrangimento causado. Basicamente não quiseram entrar em acordo, nem pelo valor de uma sessão nem por menos e continuam a não querer entrar em acordo apesar das provas que temos em como o contrato acabou por não ser cumprido pois não nos entregaram as fotos até à data estipulada pelo contrato e o processo de reclamação está a seguir o seu curso.
O objectivo do meu debate é ALERTAR outros noivos. Tenham atenção aos contratos. Não tenham receio de pedir para adicionar X ou Y alínea no mesmo para se protegerem de situações deste tipo. Porque os nossos sublinham muito o facto de estar no contrato que a sessão é gratuita e bla bla bla. E quanto a nos terem iludido que o trabalho estava pronto a ser entregue quando não estava para receberem o montante em falta? Mesmo com problemas de internet, o trabalho a estar pronto, é, no mínimo,passar para uma pen e entregar . Não andamos a comer gelados com a testa e também temos amigos que trabalham no meio. ✌️
Os fornecedores têm de perceber que não podem fazer o que bem lhes dá na cabeça aos seus clientes. Tem de haver respeito. Preferíamos 1000x que, se não nos conseguiam entregar o trabalho a tempo, que nos comunicassem e fossem sinceros como aconteceu com outros e não nos chateamos.
Houve sem dúvida falta de organização, comunicação e sinceridade.
Uma das maiores gafes que cometeram foi ontem à noite, terem nos ligado pelo whatsapp ( sem querer obviamente pois a chamada durou 3 segundos) pois deviam de estar à procura de alguma coisa para justificarem o injustificável à organização que está a tratar da mediação 🤦♀️ Mas fico feliz porque significa que, pelos vistos, já resolveram o "problema" da internet depois de tantos meses🤭
NOIVOS, pesquisem bem as informações sobre quem querem contratar porque o que há mais são comentários super positivos de casais super satisfeitos mas, normalmente, são feedbacks dados antes dos trabalhos serem entregues a 100% e isso pode vos induzir em erro.
Um beijinho enorme a todas/os e os próximos debates serão bem mais felizes 🤗
❤❤❤