Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catarina
Noiva Novata Setembro 2023 Alcochete

Fotógrafo...essencial ou não?

Catarina, a 15 de Novembro de 2022 às 13:23 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 19
Guardado
Meninas, vou-me casar em Setembro de 2023, e já tenho local a realizar o casamento. Estou a organizar sozinha, a realidade é que estamos a apertar todos o cinto, e o que realmente gostava de ter uma weeding planner a organizar tudo sem ter que me chatear com nada, mas na verdade não dá. Estou a ver coisas essencias para uma festa de casamento, entre elas está o fotógrafo. Comecei por ver preços que fiquei horrorizada, 1000€ um abuso, depois recorri a pessoas que conhecia e consegui chegar a uma pessoa que fazia por 400€. Mas ainda assim acho um exagero. Sei que é um dia memorável, que merece fotos à altura, mas acham mau pedir aos convidados que dêm conta do recado? Obrigada 😉

Fotografo sim ou não?

95%

39 votos

Convidados tirarem fotos?

2%

1 voto

19 respostas

Última atividade por Carla, a 29 de Maio de 2023 às 19:36
  • Carla
    Noiva Experiente Maio 2023 Sintra
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, sei bem o que é apertar o cinto e com orçamento apertado, Casei a 1 semana, e o fotografo foi algo que decidi que iamos ter, contratei a JS produções e gostei muito do trabalho, tambem tratei de tudo sozinha, se precisares de mais dicas eu ajudo ...
    • Responder
  • Ines & Fernando
    Noiva Master Agosto 2024 Póvoa de Varzim
    Ines & Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Para mim o fotografo é um dos fornecedores importantes para o nosso grande dia pois vao captar todos os nossos momentos e é dai que vamos criar as nossas memorias e recordações desse dia unico

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Fotografo Sim

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fotografo SIM
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Constante Agosto 2022 Coimbra (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida noiva. Daqui fala uma já casada que também apertou uma cordões à bolsa por causa de problemas familiares. Nós tivemos que reduzir para tudo o mais barato possível inclusive não pudemos ficar com a quinta que nós queríamos por causa disso mesmo. E posso te dizer que a única coisa que gastei foi na quinta e no fotógrafo. Tivemos a sorte de o som ser um grande amigo nosso que é profissional da área e nos ofereceu e o meu vestido ter sido a minha madrinha a oferecer. O fotógrafo foi um amigo conhecido da nossa zona de residência e também foi o mais barato que encontramos e o foi a única coisa que não olhamos mais a preços porque sabíamos que queríamos uma coisa bem feita e não nos arrependemos de nada. Nós pagamos 750€ por dois fotógrafos desde o início da preparação até já não estar mais ninguém na quinta e fizeram um excelente trabalho. Fizemos alguns sacrifícios mas também é importante termos algumas coisas ‘em condições’ no nosso dia apesar de tudo são pessoas que já tem experiência e sabem o que estão a fazer e depois faz a diferença 😉
    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Catarina!
    Organizar um casamento não é fácil, e claro que com um orçamento mais reduzido, as coisas complicam-se mais. No entanto há coisas que a meu ver são essenciais. O fotógrafo sempre foi uma delas!

Queria fotos lindas de um dia especial para nós! Há coisas que passam, como o vestido, os sapatos, as lembranças, o carro para os noivos... Mas as fotos e vídeo ficam para sempre!

Os preços são realmente exagerados, mas depende muito do que tu queres para o teu casamento. Achas que vale a pena pagar por este tipo de serviço com qualidade? Ou seria algo para segundo plano e confiares apenas nos convidados? Pondera no que é mais importante para ti.

Boa sorte 🍀

• Responder
  • Lídia
    Noiva Master Outubro 2023 Lisboa (Concelho)
    Lídia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina
    Eu compreendo que aches muito caro, tudo depende do que é importante para vocês , eu por exemplo quero fotos de todos os momentos , por isso tentei escolher um bom fotógrafo! Vou poupar em outras coisas ! Mas sim casar é caro… eu também não fazia ideia dos preços !
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela ajuda 😊
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Master Maio 2023 Maia
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Eu vou ter um mix. Já contratei fotógrafo e vídeo e a preços nada exorbitantes (por acaso a parte de fotografia vai ser os 400€ que falaste) mas já criamos um álbum para os convidados partilharem fotos e vamos pedir no dia para o fazerem. Claro que não vão ter o mesmo efeito que de um profissional, mas neste momento há telemóveis que tiram fotografias com melhor qualidade que muitas câmaras fotográficas, por vezes pego em telemóveis de amigos que me pedem para tirar fotos e até me assusto com a imagem 😅
    Por isso vai com o que para vocês for mais importante. Ter fotógrafo é bom, mas se não for algo que idealizem, porque não pedir aos convidados?
    • Responder
  • Sara
    Noiva VIP Maio 2023 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fotógrafo sim a qualidade, as belíssimas fotos. Faz mesmo falta um fotógrafo, as fotos que os convidados tiram com os telemóveis não tem nada a ver
    • Responder
  • V
    Noiva Constante Janeiro 2023 Cartaxo
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isto mesmo, num casamento nada é obrigatório. Depende de cada um (nós não vamos ter vídeo nem animação para os convidados além da música, por exemplo) . E é bom ver que não estou sozinha com o preço do vestido (o meu foi ligeiramente acima de 500, mas também estava a apontar para valores baixos e não queria gastar muito dinheiro num vestido)
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela ajuda ! Sim, eu também não sou capaz de dar mais do que 500€/600€ por um vestido. Também vou ser eu a tratar da decoração para poupar também nessa área. Flores é que ainda não sei!
    • Responder
  • Marlene
    Super Noiva Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina!
    Organizar um casamento não é fácil, e com um budget apertado (fora do que acham normal vá) ainda menos, mas é possível! Eu consegui.

Quanto ao fotógrafo… os preços vão sempre rondar isso, e agora com a inflação até esses serviços sofreram aumentos. No fundo, tens de pesar na balança se as fotos são ou não importantes para ti e o quão valores das a isso! Vais ouvir pessoas dizerem-te que nunca pediriam aos convidados, outras que nunca contrariam alguém por €400 por causa da qualidade, assim como vais ouvir pessoas a dizer que não tiveram fotógrafo. Vai sempre depender da tua disponibilidade monetária e do valor que das a esse serviço em específico.
    Eu, por exemplo, nunca gastaria mais de €500 num vestido de noiva… tu se calhar até gastarias, e há quem tivesse gasto 4000€ Vai da carteira e importância de cada um.
    Pessoalmente, não poupei na fotografia. Contratei um fornecedor do qual gostei muito e não me arrependo; mas eu dou valor a isso. Imenso valor! Então saberia que se tivesse algo fraco ou amador não ia ficar contente.
    No entanto, poupei em muitas outras coisas como decoração, vestido, fato do noivo, jóias, flores, etc etc
    Boa sorte 🍀
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida noiva,
    Não so é essencial como crucial funtamental importantissimo!!!
    E video tambem!!!Caso contrario vais ter muita pena depois!!!É um serviço caro? Sim!Mas nao me faz sentido nenhum nao haver num casamento.Beijinhos*
    • Responder
  • V
    Noiva Constante Janeiro 2023 Cartaxo
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,
    Nós vamos ter fotógrafo, mas não é um fotógrafo de casamentos. Temos uma amiga que fotografa muito bem e já trabalhou conosco noutros projectos e vai ser ela a fazer a fotografia, mas nós queremos uma coisa mais no género de reportagem fotográfica sem grandes poses. Vamos estar a conviver e ela vai tirando fotografias, muito descontraído e sabemos que ela faz isso tal e qu como nós queremos. E vamos pedir aos convidados para partilharem connosco as fotografias que tirarem (até para também ficarmos com as fotografias das mesa)
    Tudo depende do que se pretende, mas o trabalho de fotografia e posterior edição é um trabalho caro porque são precisas muitas horas por isso é normal que os preços sejam mais altos
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pela sinceridade 🙂 é sempre muito difícil esta tomada de decisão. Tendo um orçamento apertado, optando por um casamento mais low cost. Dou mais importância ter música do que ter boas fotografias. Claro que se pudesse tinha tudo obviamente, mas se me perguntassem o que preferia seria a minha opção. Tenho plena consciência que uma pessoa que goste de fotografia, não sendo fotógrafo, e que não se importe de tirar fotografias na cerimónia, não será a mesma coisa.
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pela resposta tão pormenorizada Smiley smile
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina. Acredito que se pedires aos convidados fotografias que vão adorar participar num dia tão especial, contudo acredito que não irás ficar com a qualidade ou detalhes de um fotógrafo profissional.

Quando falamos em valores temos que pensar no que isso realmente está a pagar: um fotógrafo além do tempo que está a despender (habitualmente são mais de 12 horas de trabalho), tem ainda o material que usa, a edição das imagens (que também leva o seu tempo), as formações que teve para chegar a profissional, toda a experiência que precisou para chegar a um bom nível e qualidade de trabalho. Tudo isso se paga. 🙂
    Irás ter essa qualidade com alguém que leva 400€? Sinceramente, do que vejo de outras noivas, acredito que não. 😔 A qualidade paga-se.
    Agora tudo depende do que pretendes para o teu dia. Se estás confortável em ter qualidade média para a única coisa que irá recordar o teu dia, então tudo bem.
    Mas se realmente queres ter uma boa qualidade de imagem para teres gosto em ver as fotos daqui a uns anos, então aconselharia a investir num bom fotógrafo. É caro? É. Mas também é o único fornecedor que irá trabalhar para captar todos os momentos e detalhes do teu dia. 😊
    É uma decisão muito pessoal e apenas tu e o noivo poderão decidir a qualidade que querem ter.
    • Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina,
    Um casamento dito mais tradicional acaba por ficar com um preço bem salgado…
    Acho que depende da tua expectativa é do valor que das as fotografias. Penso que nenhum convidado vai achar mau se pedires para partilharem todas as fotos que tirarem e informares que não vais ter fotógrafo e pedires para tirarem mais fotos. A questão é que os convidados não vão estar com a mesma atenção aos detalhes e a certos momentos que alguém pago para o serviço estaria. Por isso se optares por ter os convidados a tirarem fotos tens que ir preparada que podem haver momentos que vão ficar sem fotos. Porque as vezes o convidado que foi tirar não apanhou o momento certo ou desfocou a foto…Acho que é uma decisão muito pessoal de qual a importância que das para as fotos.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração