Olá noivas, noivos e casad@s!
- a primeira: a crónica do nosso casamento já está no site 😍😍
💖
- a segunda:
Vim falar dos meus fornecedores em Portugal.
Apesar de estar a fazer as reviews nas páginas dos fornecedores (ando a fazê-lo a conta gotas, para dizer a verdade), com tanto fornecedor, nem sempre ao pesquisarmos chegamos a todos, por isso se alguém daqui é da zona, quem sabe encontre alguma utilidade neste debate.
Meti fornecedores na zona de Leiria e Santarém porque sou de um concelho no limite de distrito. Apesar de pertencer a Santarém, estamos a 5km do limite do concelho de Leiria e na minha cabeça sou muito mais do Oeste do que ribatejana...
Os nossos fornedores, inclusive, podem servir também a área do distrito de Lisboa. 😉
Na minha cidade há varios fornecedores muito populares para casamentos: a quinta é quase sempre a mesma (era muito cara para mim e mais do mesmo), os fotógrafos também são sempre os mesmos (são optimos, na verdade, mas vejo aquele estilo de fotografia há 15 anos e já estou estafada daquele modelo) um músico é super popular e custou-me imenso dizer-lhe que afinal iria contratar outra equipa.😨
Não falo de lojas de vestidos, fatos, lembranças ou alianças porque não os comprei em Portugal.
Preparem-se que é longo.
* Quinta e catering: Quinta Nova, Pernes - Santarém
Aqui pela casamentos.pt pedi muitos (mesmo muitos) orçamentos nas zonas periféricas (Santarém, Caldas da Rainha, Alcobaça...) e esta foi uma das quintas que encontrei com a melhor relação qualidade-preço.
Na altura ainda estava na dúvida se faria um casamento mais pequeno (30 pessoas) ou um maior (75-85 pessoas). Muitos locais pediam no mínimo 100 pessoas (esta não tem limite mínimo), outros eram caríssimos, outros começavam com um menu a bom preço mas bem básico (eu tinha que ter mesa de marisco, não ter não era opção) e com isso já ficava imenso.
Depois de ter pedido alguns orçamentos em fevereiro de 2020, as coisas ficaram em stand by com a pandemia e, mais tarde, uma amiga minha falou-me desta quinta, “que a comida era muito boa, etc“ (eu já a tinha “salvo” como uma das favoritas) e isso foi mais um ponto a favor.
Como tinha capela no local, achámos mais fácil fazer tudo ali.
Foi a única quinta que visitámos pessoalmente (sou bem decidida em certas coisas) e só mais tarde descobri que quase toda a gente que conheço já conhecia a quinta, menos eu.
Lembro-me que antes de visitar a quinta ter visto as reviews sobre a gerente e achar que era um exagero, mas não, a Margarida é excelente, sem dúvida que nasceu para isto. Ela trabalha euxastivamente para que todos os noivos possam ter o dia perfeito. O staff é incrível e super profissional, a comida é maravilhosa, o espaço é lindo, com vários espaços verdes, no meio do campo.
Se não tivesse já decidido que os filhos serão batizados em Itália, regressaria aqui para essas festas.😂😂😂😂 (verdade verdadinha).
Tantas coisas que se ouviram em tempos de pandemia com quintas a abusarem da posição delas para limitar regras, horários sem bases legislativas que só tenho a agradecer por não ter passado por nada disso. 🙏🙏🙏
Fotógrafa: Multifoto, Handmade Love Stories
São de Torres Novas.
Descobri a Margarida da Multifoto pelas fotos do casamento de um vizinho. Na altura pensei logo “Meu Deus é isto que eu quero”. 😂😍
Também em fevereiro de 2020 pedi orçamentos e em setembro, quando marcámos a data, não falei logo com ela porque achei que a 9 meses da data já não teria sorte... procurámos outros fotógrafos mas nada nos enchia o olho. Voltei à Margarida e ELA TINHA a DATA LIVRE! O meu amor à primeira.💖
A Margarida é super boa onda, muito bem disposta e super profissional. Quando vi as fotos da sessão de solteiros só me ocorria “como é que ela conseguiu esta proeza”. 😂 Mas quem sabe, sabe.
Foi através da Multifoto que reservámos o videógrafo, o José da Soulmedia, que, pelo trailer, também fez um ótimo trabalho.
No dia tivemos dois fotógrafos e um videógrafo, tivemos algumas fotos logo passados 2 ou 3 dias e o trailer passado um mês. O resto à partida, demorará 6 meses (filme, álbum e as fotos todas na mão).
Animação: R. Eventos
Esta tarefa foi das mais complicadas. Pedimos vários orçamentos aqui na app e passámos horas a ver vídeos de casamentos do portfólio das empresas.
Queríamos algo que fizesse três coisas: música na igreja, cocktail de boas vindas (com saxofone) e animação no salão.
Sendo que tudo era no mesmo local, para nós não fazia sentido ter três fornecedores diferentes.
De tudo o que vimos acabámos por pré-selecionar três empresas que fariam as três coisas, vimos mais vídeos e reviews e selecionámos a R.Eventos.
Foi depois de uma vídeo chamada que decidimos que sim, esta era a escolha.
A empresa é gerida pelo Fábio mas quem animou o nosso casamento foi o Mário e o Paulo. Todos adoraram a animacão que eles fazem, as músicas que escolhemos foram todas colocadas irrepreensivelmente... nem consigo descrever o que senti quando entrei na capela e comecei a ouvir a música que sempre quis mas que só pude escolher quando mudei de padre, talvez tenha ajudado à lagrimazita que larguei ao chegar ao altar.😂😂
Sei que estaríamos descansados se tivessemos optado por um casamento com almoço que tivesse que ser animado durante a tarde. Alguns primos meus iam embora, e acabaram por largar as coisas noutra mesa para ir continuar a dançar. A única coisa que acho que poderiam ter feito mais foi a animação entre pratos.😅
Eles tiram também várias fotos durante o dia, que depois vão mostrando nas televisões. Essas fotos também nos serão dadas, mas estamos na silly season, e vou esperar até o verão acabar para lhes pedir.
A R.Eventos está na Marinha Grande e sei que não cobram deslocação até aos 100km.
Maquilhagem: Ana Santos
Esta foi das poucas fornecedoras da minha cidade.
Foi a primeira pessoa que pensei para este serviço e felizmente ela ainda tinha o dia. A Ana é super profissional, ela começou há muitos anos com as unhas de gel e depois alargou-se à maquilhagem.
A Ana ouviu e respeitou tudo o que pedi e ainda reforçou as minhas ideias. Quando eu disse que não queria preto nos olhos porque não me favorece, ela explicou logo o porquê. Soube ainda identiticar os vários “problemas”, mesmo sem eu ter dito nada (como eu ter a tend–ncia a lacrimejar, por exemplo) e contornar o possível problema.
As unhas ficaram exactamente como eu tinha pedido, a maquilhagem ficou ainda melhor, com as cores que pedi. Quando fiz a prova, ao ter que ir a vários locais de máscara, no final, tinha zero maquilhagem na máscara.
Eu sei que a noiva é o conjunto de tudo: o vestido, a maquilhagem, o cabelo, as jóias... mas quando eu me vi ao espelho depois da maquilhagem, no dia do casamento, soube que já ninguém me parava, e nem estava com o vestido ainda!!
Cabelo: Modimage
Este fornecedor não está aqui na app.
Existe uma cabeleireira na minha freguesia que nunca me corta o cabelo como eu peço, o meu cabeleireiro preferido está em Itália, e neste campo demorou um tempo até encontrar a solução. Uma amiga minha, do último casamento a que fui, tinha feito o cabelo neste espaço em Rio Maior. Apesar do conceito ser um pouco diferente ao que estou habituada, fiz balayages para o dia e o meu penteado aguentou-se a noite toda!
O dono deste espaço, o João, tem também a sua marca de shampoos e máscara milagrosos, e é uma ótima opção para quem tem problemas capilares e quer resolver antes do casamento.
Sparkles: Nunes Sparkler/ Sparkler Man
Bem aqui houve um pouco de confusão: a Quinta tinha-me dito que ficava mais em conta eu comprar os sparklers... Mais perto do casamento, ao tratar das coisas, decidi comprar os sparkers aqui ao Nunes, através do facebook e uns dias a seguir a quinta falou-me do pack do fogo, que também incluía os sparklers...
No final, os sparklers ficaram mais caros fora do pack, não eram maus mas também não eram bons, não tinham muita luz. Comprei os de 70cm mas acho que efectivamente metade disso chegava.
Não voltaria a comprar, mas pode ter sido a minha experiência.
O bouquet foi comprado na Glória, a florista do Intermarché de Rio Maior, encomendei na semana do casamento (na verdade esqueci-me de encomendar antes) e quando vi o ramo achei-o muito mais bonito que o que a minha mente tinha criado (estava com receio que as flores azuis ficassem pirosas).
Concluo com o alívio de estarmos no querido mês de Agosto e ver-vos todas a casar.
Vai ser lindo, e provavelmente vai ser melhor do que imaginaram! 💖💖💖