Ir para o conte煤do principal

O conte煤do do post foi ocultado

Para desbloquear este conte煤do, por favor clique aqui

In锚s
Noiva VIP Setembro 2022 Beja (Concelho)

Ficar com o sobrenome do futuro marido? 馃

In锚s, a 25 de Julho de 2020 脿s 15:22

Publicado em F贸rum Antes do casamento 64

Ol谩 noivinhas 馃懓馃徎 H谩 algum tempo que tenho andado a pensar nisto 馃 Aceito opini玫es vossas, embora saiba que depende de pessoa para pessoa. A quest茫o 茅...ficar com o sobrenome do futuro marido ou n茫o? Por um lado sim, ficar a fam铆lia toda com o mesmo nome, 茅 tradi莽茫o e h谩 anos atr谩s pensava nisso. Por...

Ol谩 noivinhas 馃懓馃徎

H谩 algum tempo que tenho andado a pensar nisto 馃

Aceito opini玫es vossas, embora saiba que depende de pessoa para pessoa.

A quest茫o 茅...ficar com o sobrenome do futuro marido ou n茫o?

Por um lado sim, ficar a fam铆lia toda com o mesmo nome, 茅 tradi莽茫o e h谩 anos atr谩s pensava nisso.

Por outro lado, parece que perdemos um pouco o nosso nome, a vida toda fomos Y e x e agora passamos a y, x e z. 馃槀 (foi s贸 um exemplo)

E voc锚s noivinhas? V茫o adotar o sobrenome do futuro marido ou n茫o? 鈽猴笍

64 respostas

• B谩rbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    B谩rbara
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Eu vou adotar o apelido do noivo
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Julho 2021 Alenquer
    Filipa
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Eu vou adotar o dele e ele o meu. Fez sentido para n贸s. Os dois apelidos v茫o ser a nossa fam铆lia 馃槈
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Ningu茅m ponderou p么r o apelido do marido...
    S贸 os meus primos de Fran莽a.
    • Responder
  • In锚s
    In锚s
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Muito giro 馃槉 pelo menos 茅 melhor para decidir e n茫o pareceu t茫o "mal" por ser diferente 馃槉
    • Responder
  • Claudia
    Claudia
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Mesmo. A minha av贸 n茫o tem o nome do meu av么. E a minha av贸 tem 98 anos, j谩 casaram h谩 quase 80 anos...
    Depois os filhos, al茅m do nome pr贸prio, t锚m um apelido de cada fam铆lia.
    Sempre foi assim. E mesmo os meus primos mantiveram.馃槉
    • Responder
  • In锚s
    In锚s
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Olha algum diferente do comum mas giro 馃槉 na minha fam铆lia todos adoraram o nome do marido, menos a minha tia que n茫o o quis fazer por dizer que perdia a identidade dela. E eu ando a ponderar n茫o ter, mas n茫o sei 馃
    • Responder
  • Claudia
    Claudia
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ol谩 In锚s.
    Na minha fam铆lia materna ningu茅m adotou apelidos dos maridos, a n茫o ser a minha tia mais velha. De resto, mais ningu茅m...
    Para mim, primos e assim 茅 tranquilo que os apelidos 茅 um da m茫e e um do pai... Nunca me fez confus茫o a minha m茫e n茫o ter exatamente os mesmos apelidos que n贸s - ali谩s nunca teria pq mm q tivesse adotado o apelido do meu pai teria sempre ainda um que vinha da m茫e dela ..H谩 uma tradi莽茫o que c谩 n茫o se usa, que 茅 da cria莽茫o de um novo apelido, com h铆fen...talvez a铆 ponderasse... Mas 茅 algo mt pessoal.Eu votei "ficar com o nome de solteiro" apesar de n茫o ser nome de solteira e sim nome de fam铆lia.馃槝
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do

O meu caso 茅 curioso porque o apelido do noivo 茅 o mesmo do que um dos meus apelidos. E vou adoptar o apelido do marido, ou seja vou ter o meu nome + os meus dois apelidos (X e Y) + sobrenome do marido X

Ao in铆cio estranhei mas agora adoro a ideia Smiley laugh

• Responder
  • Filipa
    Super Noiva Setembro 2020 Odivelas
    Filipa
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Eu vou adotar o apelido do noivo
    • Responder
  • In锚s
    In锚s
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Sim, tamb茅m 茅 uma op莽茫o 鈽猴笍
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    H谩 pa铆ses que usam o h铆fen a separar os dois sobrenomes, mas acho que n茫o fica bem em apelidos portugueses. E sei que na realidade eu ficaria com o mesmo 煤ltimo nome que ele, j谩 que o meu apelido ficaria 'escondido' a meio do nome dele mas acho que a igualdade entre n贸s significa mais. E se avan莽ar com esta op莽茫o penso que a n铆vel profissional continuarei a assinar com o apelido de solteira e s贸 usarei o do marido para quest玫es pessoais e mais oficiais (conhe莽o quem o fa莽a).
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Concordo que 茅 estranho mas 茅 como digo n茫o mudaria mesmo 馃槄
    • Responder
  • In锚s
    In锚s
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    脡 mesmo 鈽猴笍 O estranho 茅 s贸 depois os filhos e o pai terem o mesmo sobrenome e s贸 n贸s 茅 que n茫o. Vejo pelos meus primos que perguntam porque a m茫e n茫o tem o nome deles, porque dizem que 茅 a fam铆lia x e a m茫e 茅 a 煤nica com o sobrenome y. Mas pronto, cada um 茅 que sabe eheh 鈽猴笍
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Julho 2021 Mirandela
    Claudia
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Eu n茫o vou adoptar o apelido do noivo
    • Responder
  • In锚s
    In锚s
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Eu tamb茅m acho super estranho. Foi a vida toda a ser In锚s Carmo e passar a ser In锚s Bento. 馃馃
    Por outro lado 茅 estranho os filhos e ele serem Bento e eu a 煤nica a ser Carmo. 馃槀鈽猴笍
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Eu vou manter o nome de solteira. 脡 algo que me identifica h谩 anos, sobretudo no trabalho e para mim, n茫o faz sentido mudar. Os nossos filhos j谩 ter茫o os nomes dos dois 馃槉
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Eu vou ficar com o meu nome de solteira sem pensar duas vezes, era muito estranho passar de Marta Vieira a Marta Santos 馃槀馃槀馃槀
    Nem pensar, mas se gostares da ideia porque n茫o? 馃槈
    • Responder
  • In锚s
    In锚s
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    J谩 pensei no mesmo, tamb茅m era uma boa op莽茫o assim mudariam os dois. 鈽猴笍 Mas tinha que ser falando na fam铆lia y (mulher) e X (marido) e n茫o s贸 na fam铆lia x por ser o 煤ltimo nome dos dois na mesma. 鈽猴笍
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Pois馃榿 mas ainda tens muito tempo para pensar!馃槝
    • Responder
  • In锚s
    In锚s
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Mulher decidida ehehe assim 茅 que 茅 鈽猴笍馃槀 eu tamb茅m estou inclinada para n茫o ficar, ainda tenho 2 anos para pensar ehhe
    • Responder
  • In锚s
    In锚s
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    脡 isso mesmo Catarina! Eu penso o mesmo. Parece que depois 茅 a fam铆lia x, porque 茅 a fam铆lia do namorado e ent茫o e a nossa? Parece que j谩 n茫o vai ser t茫o lembrada, porque passa a ser s贸 falado no sobrenome do marido. Eu ainda tenho 2 anos para pensar eheheh mas estou muito indecisa nisso 馃槀馃槀馃
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ainda n茫o sei se 茅 poss铆vel mas queremos ambos adotar o nome um do outro, sendo que eu fico com o apelido dele ap贸s o meu e ele encaixaria o meu antes do dele 馃榿
    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Jamais mudaria o meu nome. O meu noivo ao inicio nao achava piada 脿 ideia mas entretanto ja se conformou que nao vou ficar com o sobrenome da familia dele. Nunca na vida!!! 馃槤
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ol谩 In锚s. Eu estou na d煤vida confesso.
    Por um lado gostava de adoptad o nome do noivo mas depois sinto que vai ser muito estranho por essa quest茫o da identidade. Sou muito orgulhosa do meu nome e parece que estou a "trair" a minha fam铆lia.
    E o "trair" n茫o 茅 com aquele peso da palavra. S贸 n茫o consigo me lembrar de outro nome agora馃槀 Mas ainda tenho 1 ano pela frente para decidir馃榿
    • Responder
  • In锚s
    In锚s
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada querida 鈽猴笍 E muitas felicidades para o vosso casamento 馃グ beijinhos 馃槝
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Decidas o que decidires, 茅 a op莽茫o correcta! Os teus filhos ter茫o o nome de ambos. E j谩 est谩! Desde que falar cedo sobre esses assuntos e ambos se compreendam. Tudo bem. Bjs e for莽a!
    • Responder
  • In锚s
    In锚s
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    脡 isso mesmo. Depois passa a ser a fam铆lia x e parece que a nossa fam铆lia e nome de solteira desaparecem. S贸 j谩 茅 falado da fam铆lia da parte do marido. Sei l谩 podem ser pensamentos errados 馃榿
    Para n茫o falar em tudo o que 茅 cartas, bancos, cart茫o de cidad茫o, tudo que se tem que mudar 馃
    • Responder
  • In锚s
    In锚s
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ver mensagem citada
    Pois eu penso o mesmo, ainda h谩 pouco tempo tirei o meu cart茫o de cidad茫o e daqui a uns 2 anos ter que ir tirar outro, pagar novamente, acabando por perder um pouco o meu nome 馃 n茫o sei, o meu namorado no in铆cio ficou um pouco triste depois at茅 compreendeu a minha ideia. Mas ainda ando a pensar bem 鈽猴笍
    • Responder
  • Joanna
    Super Noiva Agosto 2020 Oliveira do Hospital
    Joanna
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do

Caso para a pr贸xima semana, e ainda n茫o sei o que fazer.

Por um lado sempre quis adotar o nome do meu marido, mas por outro como dizes, parece que perdemos um pouco da nossa identidade.

Para al茅m disso, s贸 o facto de termos que passar pela burocracia de mudar os pap茅is todos tamb茅m n茫o ajuda muito.

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Eu dispensei o nome do meu noivo, mesmo ficando ele chateado comigo. N茫o faz sentido eu ter de incorrer em gastos para mudar para o meu nome e a minha identidade. Bjs
    • Responder
  • Marta
    Noiva VIP Maio 2021 Lisboa (Concelho)
    Marta
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ol谩, eu vou adotar o sobrenome dele.. mas tal como disseste isso 茅 uma decis茫o bastante pessoal!
    Beijinho
    • Responder
  • In锚s
    Super Noiva Julho 2021 Braga (Concelho)
    In锚s
    • Denunciar
    • Ocultar conte煤do
    Ol谩, eu vou manter o meu nome. Beijinho
    • Responder

Escolheste . Escreve um coment谩rio e adiciona mais detalhes 脿 tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspira莽茫o