Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Inês
Noiva VIP Setembro 2022 Beja (Concelho)

Ficar com o sobrenome do futuro marido? 🤔

Inês, a 25 de Julho de 2020 às 15:22

Publicado em Fórum Antes do casamento 64

Olá noivinhas 👰🏻 Há algum tempo que tenho andado a pensar nisto 🤔 Aceito opiniões vossas, embora saiba que depende de pessoa para pessoa. A questão é...ficar com o sobrenome do futuro marido ou não? Por um lado sim, ficar a família toda com o mesmo nome, é tradição e há anos atrás pensava nisso. Por...

Olá noivinhas 👰🏻

Há algum tempo que tenho andado a pensar nisto 🤔

Aceito opiniões vossas, embora saiba que depende de pessoa para pessoa.

A questão é...ficar com o sobrenome do futuro marido ou não?

Por um lado sim, ficar a família toda com o mesmo nome, é tradição e há anos atrás pensava nisso.

Por outro lado, parece que perdemos um pouco o nosso nome, a vida toda fomos Y e x e agora passamos a y, x e z. 😂 (foi só um exemplo)

E vocês noivinhas? Vão adotar o sobrenome do futuro marido ou não? ☺️

64 respostas

  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou adotar o apelido do noivo
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Julho 2021 Alenquer
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou adotar o dele e ele o meu. Fez sentido para nós. Os dois apelidos vão ser a nossa família 😉
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ninguém ponderou pôr o apelido do marido...
    Só os meus primos de França.
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Setembro 2022 Beja (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito giro 😊 pelo menos é melhor para decidir e não pareceu tão "mal" por ser diferente 😊
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mesmo. A minha avó não tem o nome do meu avô. E a minha avó tem 98 anos, já casaram há quase 80 anos...
    Depois os filhos, além do nome próprio, têm um apelido de cada família.
    Sempre foi assim. E mesmo os meus primos mantiveram.😊
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Setembro 2022 Beja (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha algum diferente do comum mas giro 😊 na minha família todos adoraram o nome do marido, menos a minha tia que não o quis fazer por dizer que perdia a identidade dela. E eu ando a ponderar não ter, mas não sei 🤔
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Inês.
    Na minha família materna ninguém adotou apelidos dos maridos, a não ser a minha tia mais velha. De resto, mais ninguém...
    Para mim, primos e assim é tranquilo que os apelidos é um da mãe e um do pai... Nunca me fez confusão a minha mãe não ter exatamente os mesmos apelidos que nós - aliás nunca teria pq mm q tivesse adotado o apelido do meu pai teria sempre ainda um que vinha da mãe dela ..Há uma tradição que cá não se usa, que é da criação de um novo apelido, com hífen...talvez aí ponderasse... Mas é algo mt pessoal.Eu votei "ficar com o nome de solteiro" apesar de não ser nome de solteira e sim nome de família.😘
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O meu caso é curioso porque o apelido do noivo é o mesmo do que um dos meus apelidos. E vou adoptar o apelido do marido, ou seja vou ter o meu nome + os meus dois apelidos (X e Y) + sobrenome do marido X

    Ao início estranhei mas agora adoro a ideia Smiley laugh

    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Setembro 2020 Odivelas
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou adotar o apelido do noivo
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Setembro 2022 Beja (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, também é uma opção ☺️
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Há países que usam o hífen a separar os dois sobrenomes, mas acho que não fica bem em apelidos portugueses. E sei que na realidade eu ficaria com o mesmo último nome que ele, já que o meu apelido ficaria 'escondido' a meio do nome dele mas acho que a igualdade entre nós significa mais. E se avançar com esta opção penso que a nível profissional continuarei a assinar com o apelido de solteira e só usarei o do marido para questões pessoais e mais oficiais (conheço quem o faça).
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo que é estranho mas é como digo não mudaria mesmo 😅
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Setembro 2022 Beja (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mesmo ☺️ O estranho é só depois os filhos e o pai terem o mesmo sobrenome e só nós é que não. Vejo pelos meus primos que perguntam porque a mãe não tem o nome deles, porque dizem que é a família x e a mãe é a única com o sobrenome y. Mas pronto, cada um é que sabe eheh ☺️
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Julho 2021 Mirandela
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou adoptar o apelido do noivo
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Setembro 2022 Beja (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também acho super estranho. Foi a vida toda a ser Inês Carmo e passar a ser Inês Bento. 🤔🤔
    Por outro lado é estranho os filhos e ele serem Bento e eu a única a ser Carmo. 😂☺️
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou manter o nome de solteira. É algo que me identifica há anos, sobretudo no trabalho e para mim, não faz sentido mudar. Os nossos filhos já terão os nomes dos dois 😊
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou ficar com o meu nome de solteira sem pensar duas vezes, era muito estranho passar de Marta Vieira a Marta Santos 😂😂😂
    Nem pensar, mas se gostares da ideia porque não? 😉
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Setembro 2022 Beja (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já pensei no mesmo, também era uma boa opção assim mudariam os dois. ☺️ Mas tinha que ser falando na família y (mulher) e X (marido) e não só na família x por ser o último nome dos dois na mesma. ☺️
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois😁 mas ainda tens muito tempo para pensar!😘
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Setembro 2022 Beja (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mulher decidida ehehe assim é que é ☺️😂 eu também estou inclinada para não ficar, ainda tenho 2 anos para pensar ehhe
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Setembro 2022 Beja (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso mesmo Catarina! Eu penso o mesmo. Parece que depois é a família x, porque é a família do namorado e então e a nossa? Parece que já não vai ser tão lembrada, porque passa a ser só falado no sobrenome do marido. Eu ainda tenho 2 anos para pensar eheheh mas estou muito indecisa nisso 😂😂🤔
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ainda não sei se é possível mas queremos ambos adotar o nome um do outro, sendo que eu fico com o apelido dele após o meu e ele encaixaria o meu antes do dele 😁
    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Jamais mudaria o meu nome. O meu noivo ao inicio nao achava piada à ideia mas entretanto ja se conformou que nao vou ficar com o sobrenome da familia dele. Nunca na vida!!! 😝
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Inês. Eu estou na dúvida confesso.
    Por um lado gostava de adoptad o nome do noivo mas depois sinto que vai ser muito estranho por essa questão da identidade. Sou muito orgulhosa do meu nome e parece que estou a "trair" a minha família.
    E o "trair" não é com aquele peso da palavra. Só não consigo me lembrar de outro nome agora😂 Mas ainda tenho 1 ano pela frente para decidir😁
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Setembro 2022 Beja (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada querida ☺️ E muitas felicidades para o vosso casamento 🥰 beijinhos 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Decidas o que decidires, é a opção correcta! Os teus filhos terão o nome de ambos. E já está! Desde que falar cedo sobre esses assuntos e ambos se compreendam. Tudo bem. Bjs e força!
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Setembro 2022 Beja (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso mesmo. Depois passa a ser a família x e parece que a nossa família e nome de solteira desaparecem. Só já é falado da família da parte do marido. Sei lá podem ser pensamentos errados 😁
    Para não falar em tudo o que é cartas, bancos, cartão de cidadão, tudo que se tem que mudar 🤔
    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Setembro 2022 Beja (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois eu penso o mesmo, ainda há pouco tempo tirei o meu cartão de cidadão e daqui a uns 2 anos ter que ir tirar outro, pagar novamente, acabando por perder um pouco o meu nome 🤔 não sei, o meu namorado no início ficou um pouco triste depois até compreendeu a minha ideia. Mas ainda ando a pensar bem ☺️
    • Responder
  • Joanna
    Super Noiva Agosto 2020 Oliveira do Hospital
    Joanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Caso para a próxima semana, e ainda não sei o que fazer.

    Por um lado sempre quis adotar o nome do meu marido, mas por outro como dizes, parece que perdemos um pouco da nossa identidade.

    Para além disso, só o facto de termos que passar pela burocracia de mudar os papéis todos também não ajuda muito.

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu dispensei o nome do meu noivo, mesmo ficando ele chateado comigo. Não faz sentido eu ter de incorrer em gastos para mudar para o meu nome e a minha identidade. Bjs
    • Responder
  • Marta
    Noiva VIP Maio 2021 Lisboa (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, eu vou adotar o sobrenome dele.. mas tal como disseste isso é uma decisão bastante pessoal!
    Beijinho
    • Responder
  • Inês
    Super Noiva Julho 2021 Braga (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, eu vou manter o meu nome. Beijinho
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração