Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana Sofia
Top das Noivas Setembro 2015 Montemor-o-Velho

Fatos de noivo

Ana Sofia, a 4 de Maio de 2015 às 19:02 Publicado em Fórum Moda nupcial 0 27
"Apesar da actual variedade de estilos e modelos, quando escolher o fato de noivo lembre-se que a elegância é fundamental. O noivo deve ser sempre o homem mais distinto da cerimónia, mesmo em casamentos mais informais.

Lembre-se que tal como a noiva, o noivo também tem de estar no seu melhor e merece todo o destaque!

Dicas para escolher o fato de noivo

Em primeiro lugar, pense no estilo do seu casamento, na hora, local e estação do ano em que se realiza. Todos estes factores influenciam diretamente a forma como irá escolher o fato de noivo, tanto no modelo como nas próprias cores e tecido. Por isso, mesmo que seja fã dos clássicos fraques, não será o fato de noivo mais confortável e indicado para um casamento na praia.

Há também que ter em conta a estatura e as características físicas do noivo. Assim, retornando ao exemplo do fraque, este não será a melhor opção para noivos de baixa estatura. Neste caso, um fato de três peças ficará mais elegante ou então o meio-fraque, que embora esteja em desuso na Europa, tem um casaco mais comprido do que o normal mas sem as abas do fraque tradicional.

No que diz respeito às cores, o preto e o azul marinho ajudam a tornar a silhueta mais elegante, favorecendo qualquer tipo de corpo, enquanto que um fato de noivo cinzento ou bege pode ser uma péssima escolha para noivos menos “em forma”.

Etiqueta para escolher o fato de noivo

Para os noivos mais tradicionais, a etiqueta varia pouco:

• Para festas até às 18 horas, o fato de noivo deve ser o fraque. Neste caso, também os convidados ou, pelo menos, os padrinhos devem ir de fraque. Mas atenção: o fraque é proibido aos convidados caso o noivo não o vista.
  • Já para casamentos à noite deve-se optar por um fato de noivo escuro completo (cinzento ou azul-escuro) ou, em situações muito formais, pela casaca.

Ainda segundo a etiqueta, as gravatas devem ser de uma só cor e a camisa deve ser branca, pérola, beje ou azul clara.

De qualquer forma, hoje em dia há casamentos de todo o tipo. Por isso, se o casamento for na praia, o noivo pode ir com calças de linho brancas e uma camisa branca fora das calças; para casamentos à noite mas menos rigorosos, o noivo poderá escolher o fato de noivo bege, etc.

Na realidadade, o fato de noivo tem de estar de acordo com a sua personalidade e gosto pessoal. O protocolo pode ser importante, mas a verdade é que será o noivo a vestir o fato durante um dia longo e muito especial.

Tipos de fato de noivo
  1. Fraque: Composto por casaco estilo pinguim, quase até à altura dos joelhos, por calças às riscas, colete, camisa com botões de punho e gravata. Acessórios possíveis: chapéu, chapéu alto (preto ou cinzento claro), luvas, flor na lapela, relógio de pulso ou de bolso (mas nunca ambos).
  2. Fato e gravata: Clássico e elegante, é uma das opções para fato de noivo mais utilizadas. Para um visual mais formal, pode usar com um colete. A camisa deverá ser branca ou de cor clara. Para casamentos pela manhã, as cores do fato podem ser neutras, já à noite, deve optar por tons mais escuros.
  3. Casaca: É dos trajes mais formais para os noivos. O casaco é preto, curto à frente e com uma longa cauda atrás, cortada. Este tipo de fato de noivo usa-se com colete branco e calça da mesma cor e tecido que a casaca. A camisa branca tem um peito plissado, com um colarinho postiço e punhos simples, fechados com botões de punho. O laço é branco. Acessórios possíveis: chapéu alto preto e luvas de cor branca.
  4. Smoking: Embora alguns noivos vistam o smoking para o dia de casamento, não é a opção mais indicada.

Apesar de todas estas dicas e formalidades, a ideia de todos os noivos se vestirem de igual tende a terminar.

Actualmente existem diversos modelos para poder escolher o fato de noivo, de diferentes tonalidades, texturas e brilhos que, combinandos com diferentes acessórios, tornam o noivo o mais especial possível."

Fato de noivo

27 respostas

Última atividade por António, a 31 de Maio de 2015 às 15:41
  • António
    Noivo Ativo Junho 2016 Porto (Concelho)
    António ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Boas dicas... Em todo o caso, acho que as regras do horário não são para aplicar à letra Smiley tongue É o que ficar melhor em cada um Smiley winking

• Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim a Mãe está lá de certeza também sozinho não ia lol Smiley xd

• Responder
  • Teresa
    Noiva Constante Julho 2024 Leiria (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley winking Smiley laugh

• Responder
  • Ana Sofia
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É um conjunto bem bonito Ana Smiley winking

• Responder
  • Ana Carolina
    Super Noiva Outubro 2015 Santarém (Concelho)
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mito boa escolha Jorge, é simples mas super elegante!

• Responder
  • Ana Carolina
    Super Noiva Outubro 2015 Santarém (Concelho)
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O meu vai de fato e gravata e colete.. Não será surpresa pq ele não iria comprar o fato se não fosse comigo! Não teria paciência (é daqueles que começa a bufar só de pensar que tem que ir comprar roupa)! Smiley xd Fizemos a tentativa de irmos com a mãe dele e com a irmã, q é madrinha, e enfim... Não correu bem! Então, lá fui com ele, com muita calma e a coisa até correu bem.

Encontrámos na Elisabeth Videira! Adorei e assenta-lhe que nem uma luva! Sá falta decidir se leva o gravatão ou outra gravata, pq não gostou mto de se ver com o gravatão que o fato traz... Deixo-vos uma foto para ideias. O conjunto dele é o da esquerda.Fato de noivo

• Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que giro! Eu já vi o meu noivo de fato e adorei, mal posso esperar para ver como fica no casamento!:Smiley heart

• Responder
  • Ana Sofia
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sem dúvida! Olhar para um pedaço de tecido em nada ajuda a imaginar como ficará o fato no fim! Mesmo escolhendo os detalhes do fato! Nunca o vi de fato, portante o look será uma boa surpresa Smiley winking

• Responder
  • Ana Sofia
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah vai ter a ajuda da mãe! Isso é bom! Smiley winking

• Responder
  • Ana Sofia
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O mais importante é que os noivinhos fiquem assim... Sexy :Smiley heart

• Responder
  • Mónica
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Fizeste bem... Depois de pronto é diferente!Smiley winking

• Responder
  • Ana Sofia
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Para mi tb vai ser surpresa. Nunca o vi vestido de fato e só o vou ver assim vestido no dia. Faço questão de não ir às provas! Quero ser surpreendida!! Pelo menos no que resta Smiley winking

• Responder
  • Ana Sofia
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu tb só o vou ver vestido no dia! Mas ele queria a minha opinião e fui com ele escolher o tecido Smiley smile

• Responder
  • Ana Sofia
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então vais muito bem vestido Jorge!! Smiley winking

• Responder
  • Ana Sofia
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mhuáááá... Ai não que não seria!! Smiley shame

• Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ai com esse aspecto esse tipo seria sem duvida o mais distinto da festa xD

• Responder
  • Jorge
    Top dos Noivos Agosto 2015 Figueira da Foz
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O meu fato será muito semelhante ao da foto Smiley winking

• Responder
  • Mónica
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelentes dicas para os noivinhos! Eu só vou ver o meu no dia!
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu como disse no outro debate o do meu noivo será surpresa para mim Smiley xd

• Responder
  • Teresa
    Noiva Constante Julho 2024 Leiria (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O meu vai de fato e gravata e eu ADORO vê lo assim, ele tem um que comprou o ano passado na Zara e sendo muito sincera encaixa-lhe que nem uma luva, mas cheira-me que ele ja anda com ideias de comprar um para o casamento, não é algo que me faça grande diferença, só não quero que ele compre algo para ficar no armario.

Acho que tenho de lhe fazer a ideia para o laço gosto de ver ou gravata fina (sexy, looool)

• Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O do meu vai ser surpresa ele é que vai decidir tudo com a mãe Smiley smile

• Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O meu noivo não faço a mínima ideia de como irá, vai ser surpresa Smiley laugh mas acho que aposto no fato e gravata

• Responder
  • S
    Noiva Master Junho 2016 Sintra
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Foi o mesmo que o meu disse, que não tinha lógica eu ver o dele se ele não viu o meu vestido Smiley xd

• Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2015 Trofa
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O meu também Sílvia, ele goza comigo e diz-me que se eu não lhe mostro o vestido ele também não me mostra o fato...Smiley xd

• Responder
  • S
    Noiva Master Junho 2016 Sintra
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ana Sofia

O meu noivo não sei como vai, será supresa Smiley winking mas confio no gosto dele.

Beijinhos

• Responder
  • Ana Sofia
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é Daniela! Eles tb tem direito a usar o que gostam Smiley winking
    • Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu noivo vai de fraque Smiley smile
    Sempre foi a escolha dele apesar de honestamente nao achar muita piada Smiley xd mas como eu vou escolher o q qero ele tmb tem a escolha disso
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração