Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana
Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)

"Eu também..."

Ana, a 29 de Abril de 2022 às 10:16 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 22

Olá comunidade,

hoje venho aqui em modo psicóloga falar de um tema que eu penso ser muito importante - as palavras.

Em psicologia uso muito o termo "pôr palavra", ou seja, muitas vezes nós pensamos coisas, definimos na nossa cabeça, mas elas ficam lá, quando são verbalizadas, faz com que se tornem realidade, ou seja, temos a oportunidade de ouvir os nossos pensamentos. Devem estar a perguntar o que tem isto que ver com os casamentos e relações a dois, eu digo! Na vida a dois (e não só - família e amigos) as palavras começam a desvanecer-se e só aí as pessoas se sentam para conversar ou simplesmente cada uma vai para o seu lado. Quantas vezes ja ouvimos falar de casos em que alguém se queixa que o outro nunca lhe disse "amo-te", mas como assim, o meu companeheir@ diz... Mas será que diz mesmo? Neste caso, acontece mais com os homens pois são mais práticos (dizem eles) e por isso a um "amo-te" da companheira, respondem "eu também".

Chegámos então à questão! "Eu também" é muito diferente de "Eu também te amo". Diferente porque na segunda estamos a colocar intenção e um sentimento. Muitas vezes acontece que um dia alguém deixa de dizer "amo-te" e nessa altura que o outro pergunta "já não me amas?", "amo, porque perguntas?", "deixaste de o dizer", porque nunca obtinha resposta", "mas eu respondia"...


Com isto eu quero dizer que é muito importante expressar sentimentos, não somos mais fracos por isso, pelo contrário! Ao inicio o Pedro era assim mas agora usamos o eu também te amo, eu também gosto de estar contigo...

Ao inicio o Pedro não entendia quando eu dizia aos meus amigos que os amo e que tenho saudades e o quão importantes são para mim, não entendia que tenho um ex namorado que é um grande amigo e em quem confio e de quem gosto muitíssimo e que foi uma pessoa muito importante e ainda é e a nossa necessidade de nos telefonarmos, felizmente já entende, que eu sou de palavras e de gestos claro, mas que é preciso pôr as palavras.


22 respostas

Última atividade por Ana, a 1 de Maio de 2022 às 22:31
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada querida
    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pela reflexão, Ana. É um verdadeiro alerta para pôr-nos a pensar! Bem lembrado esse tema. Parabéns, minha psi favorita! Beijinhos.

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não há nada que te possa dizer para te apaziguar esse coração, mas acho que tens que ter muita calma nesta fase... Eu sou contra drogas e lamento mas quem fuma charros é drogado e quem fuma charros não é um por mês...

    Senta e conversa mas assim uma conversa para deixares o que não te agrada e agrada mesmo sem ser s sobre a mãe... tens que mostrar o que te desagrada mas sempre com:

    o que me desagrada!

    Porque me desagrada!

    Consequências!

    O que devemos fazer para alterar!

    tomar decisões!

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ainda bem querida

    • Responder
  • Raquel
    Noiva VIP Outubro 2022 Mafra
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É verdade!



    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E se faz, muito obrigada noivinha Ana👰🏻‍♀️
    • Responder
  • Ana
    Super Noiva Agosto 2022 Leiria (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E depois sou eu que vou ter que ir buscar as cenas dela a casa do ex namorado e entregar lhas. Quando saímos os três, paga imensas coisas a mãe. E quando sou eu a gastar para o casamento diz que quer poupar. Acho me injustiçada. Ainda por cima quer se dar ao luxo de fumar e ainda querer fumar charros. Acho mal. E ele diz que se ela comprar um charro e para o mês todo... Onde eu nem sequer tenho vícios nenhuns...
    • Responder
  • Ana
    Super Noiva Agosto 2022 Leiria (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida. Eu e o meu noivo somos muito parecidos e não temos problemas em dizer o quanto gostamos um do outro Smiley smile Mas aqui o que não nos falta e o humor. Juro, nunca pensei encontrar alguém tão doido quanto eu 😂😂😂
    Só existe aqui um problemazito que é o mesmo assunto. Ainda hoje a mãe dele lhe ligou para ele lhe carregar o telemóvel e agora vai ser sempre assim.
    • Responder
  • Diana
    Noiva Constante Maio 2022 Porto (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente Ana😊
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sempre! Estamos juntos desde 2014 e só a bem pouco tempo consegui algo. Mas melhor que nada! Smiley catface

    Quanto aos bolos: vão sempre fazer parte! Não tivesse eu a minha mini empresa e claro que preciso de um provador (que é o noivo) Smiley tongue

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Beijinhos, só não esqueças que o processo terá de ser ao teu ritmo e no teu conforto... mas nao deixes de fazer bolos


    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sem dúvida, estou a tentar melhorar esse ponto principalmente por causa do noivo. Da mesma forma que ele me ajuda, quero fazer o mesmo por ele Smiley heart

    Um beijinho!

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Psicólogas, Jéssica, psicólogas!

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não tem mal nenhum demonstrar é verdade mas sabes aquele musica de Caetano Veloso "sozinho"? equilíbrio é a palavra mas espontaneamente e não porque sim.

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tens razão Dani, mas tudo são processos e com eles vamos progredindo... a ideia foi mesmo ajudar na reflexão e só por isso ja se fez a mudança em alguma coisa

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida, cada pessoa tem a sua maneira de demonstrar carinho e a tua maneira é essa... se achas que a deves alterar para teu crescimento pessoal - PRIMEIRO, e também porque quero te rodeia merece, então força, mas não te esqueças que tens a tua personalidade e é isso que importa. Muito obrigada por partilhares as tuas fragilidades e por estares a tentar ser uma pessoa mais de palavras.

    beijos

    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aaaah não poderei estar mais de acordo noivinha Ana👰🏻‍♀️ teu post foi mesmo feito pra mim, aind que não seja relacionado ao lado amoroso 👩🏻‍❤️‍👨🏻 Se desde um princípio a comunicação verbal dos projetos e planos que um chefe tem na cabeça fossem verbalizadas, possivelmente haveria sido concluído como esperava (acho que acredita em transmissão de pensamentos 🫣🤭) viva a coincidência dos atos🥳Viva o aqui e agora 😋
    • Responder
  • Diana
    Noiva Constante Maio 2022 Porto (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É mesmo isso, há pessoas que têm dificuldade em demontrar emoções e sentimentos, mas mostram através de gestos, o que também é importante 😊
    • Responder
  • Jessica
    Noiva VIP Agosto 2021 Braga (Concelho)
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Ana

    Gostei do teu post ! é bem verdade, mostrar a intençao nao ter medo de usar a palavra certa acho importante. O impacto do "eu também te amo" é bem diferente do "eu também".

    Obrigada pela analise. Bjs

    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana!

    Obrigada por trazeres este tema até aqui. E agradeço principalmente por tocares em pontos que eu tenho imensa dificuldade em aceder: sou uma pessoa de impulsos e gestos e adoro escrever... mas expressar sentimento, nem tanto. Já o noivo sim, é super carinhoso e fofo... e eu sou precisamente o oposto (serei o "homem" da relação? Ás vezes penso isso por ser tão desligada de mostrar sentimento através de palavras!).

    Fecho-me com muita facilidade. Mostro que amo através dos meus bolos (tipo "fiz isto para ti"), de prendinhas que vou comprando ou DYI que faço, ou pequenos gestos do dia a dia (uma caricia no cabelo, dar a mão, encostar no sofá)... mas um "amo-te" ou "tenho saudades" não consigo dizer. Custa-me imenso. E o noivo sabe disso e ajuda-me bastante nesse sentido. Normalmente é ele a dizer e eu tento ir atrás disso. No inicio dizia "eu também", como tu referes, e notava a mágoa nos olhos dele. Hoje em dia quando ele o diz já consigo responder "também te amo"... e para mim, acredita, é um passo enorme! Smiley heart

    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana,


    Excelente debate! As palavras têm um peso muito grande. Não só palavras de afecto, mas palavras ditas num momento de raiva ou dor.

    Também acredito que não devemos deixar que a rotina nos faça esquecer de relembrar a quem mais gostamos, o quanto são importantes e queridos para nós.

    Quanto ao "eu também", sou da mesma opinião que tu. Soa mais com concordância, do que propriamente com expressar o sentimento.
    Beijinhos
    • Responder
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana..
    É verdade tudo o que disseste..
    Nunca tinha dado comigo a pensar perspetiva do "eu também".."eu tb o q??".. exacto.. faz sentido..Por aqui eu também gosto muito de falar.. falo falo falo. O noivo nem tanto e às vezes gostava que falasse mais.. andamps falando a ver se devolvemos esta questão.. é tão bom quando falamos e ouvimos 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração